A História de Todos Os Gols de Zico

A História de Todos Os Gols de Zico

 

Título: A História de Todos Os Gols de Zico

Ano de Lançamento: 2022

Número de Páginas: 280

Autor(es): Mario Helvécio, Bruno Lucena, Marcelo Abinader

Editora: Tinta Negra - Grupo Zit

Livro esculpido pela tríade de rubro-negros Bruno Lucena, Mário Helvécio e Marcelo Abinader, narra de forma inédita e minuciosa a história dos gols de um dos grandes ídolos do futebol brasileiro e mundial, que transformou em arte seu ofício encantando brasileiros, italianos e japoneses.

 

Após exaustivas e complexas pesquisas nacionais e internacionais, os autores contam a história de Arthur Antunes Coimbra, o Zico, com o futebol, saboreando cada gol marcado pelo ?Galinho de Quintino?, como se estivessem a beber um bom vinho. Nesse caso, taças, com ou sem trocadilho, certamente não faltarão.

 

Das peladas de rua ao título de um dos maiores artilheiros da história do Brasil e um dos maiores símbolos do futebol mundial, o craque que marcou gerações, tem sua carreira relembrada nessa obra que enumera os gols feitos na escolinha, no juvenil e no profissional.

 

Cada capítulo é um ano da história da vida profissional do jogador mencionando datas, locais e adversários em ordem cronológica e, para o deleite do leitor, além da relação de gols, os autores apresentam também, estatísticas, rankings, curiosidades e afins.

 

Com prefácios do jornalista e escritor Marcos Eduardo Neves, George Helal e do Maestro Junior, o livro apresenta pela primeira vez os detalhes históricos de todos os gols marcados por Zico com imagens belíssimas e uma narrativa empolgante, capaz de nos transportar a campo ao descrever a destreza de Zico ao colocar a bola nas redes: de falta, rolando, pênaltis, cabeça, calcanhar, de letra e até de bunda, sem querer.

 

Toda essa habilidade é, sem dúvida, fruto, primeiro, do seu dom em jogar futebol com o objetivo sempre de marcar gol, a razão do jogo. Talento, técnica e dedicação conquistaram uma nação e mudaram, para melhor, o cenário futebolístico nacional.

 

Autores:

Bruno Lucena (in memorian) praticamente vivia para as estatísticas do Flamengo. Detalhista ao extremo, foi responsável pela valorização e reconhecimento de ex-atletas rubro-negros, principalmente no futebol, trazendo-os de volta à Gávea e ao clube. Bruno convidou Mário Helvécio e Marcelo Abinader para o projeto do livro.

 

Mário Helvécio, funcionário do Conselho Fiscal do Flamengo, outro que nutria uma paixão comum por fatos históricos referentes ao Flamengo e criou uma empatia imediata, logo virando melhores amigos?

 

Marcelo Abinader, um outro amigo rubro-negro, mestre em pesquisas estatísticas de todos os jogos da história do Flamengo e autor de um importante livro sobre o tema, e os três autores acabaram ficando bem ligados.