Consagrado no Gramado

Consagrado no Gramado

 

Título: Consagrado no Gramado

Ano de Lançamento: 2022

Número de Páginas: 678

Autor(es): Roberto Assaf

Editora: Clube dos Autores

Consagrado no Gramado traz informações sobre todos os jogos do Flamengo, desde que o clube aderiu ao futebol, no fim de 1911, até 2021. A investigação esclarece definitivamente os 110 anos de vida dessa história, com as referências de cada partida, incluindo as escalações detalhadas dos adversários e os seus treinadores.

O trabalho consumiu dois anos e chegou ao limite. Foram consultados impressos, com prioridade para jornais e revistas oferecidos pela Biblioteca Nacional, além de sites e livros expostos na internet, e os teipes parciais ou completos de mais de três centenas de partidas. A coleção de livros do autor também teve grande importância. Houve ainda frequentes consultas, por e-mail e telefone, no Brasil e no exterior, aos que poderiam fornecer indicações e esclarecimentos.

Há ainda um texto de apoio para cada década e a relação completa de todos os jogadores que vestiram a camisa rubro-negra pelo menos uma vez, com a identificação de praticamente todos eles, para que não reste alguma desconfiança sobre as suas existências. De agora em diante ninguém terá mais dúvida sobre o futebol do Flamengo.