Taça Colombo

Taça Colombo

 Taça Colombo foi o primeiro troféu do Campeonato Carioca de Futebol de Primeiros Quadros da Primeira Divisão, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital da República. Ela foi entregue sucessivamente aos campeões de 1906 a 1919, quando ficou em definitivo com o Fluminense.
A Taça possui esse nome pois ela foi ofertada pela Casa Colombo, importante loja de artigos masculinos do início do século XX (não confundir com Confeitaria Colombo). Ela tinha algumas características: sua posse era transitória, o clube que a devolvesse não ficaria com uma réplica e a posse definitiva estava condicionada a conquista do campeonato por três anos seguidos. O Fluminense a conquistou em definitivo ao se sagrar tricampeão carioca de 1917, 1918 e 1919.
O Flamengo venceu nos anos de 1914, 1915. Na base e no corpo da Taça Colombo estão gravados os nomes de todos os clubes campeões que a receberam com os respectivos anos de suas conquistas. A Taça Colombo era oferecida pela Liga Metropolitana de Sports Athléticos.