Taça Guanabara 1972

Taça Guanabara 1972

- C.R.FLAMENGO CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA 1972

- Historia da Conquista:
 
  O Flamengo começa a disputar Taça Guanabara e logo na primeira rodada, o Flamengo tropeça contra o Olaria, empatando em 1 x 1. Porém, o time se recupera e vence a grande maioria dos seus jogos. Ao vencer o Vasco por 1 x 0 e o Bangu por 2 x 1, o Flamengo fica em igualdade de pontos com o Fluminense, seu adversário na última rodada. Nesse ano, o primeiro turno do campeonato valeria a Taça Guanabara e o seu vencedor estaria automaticamente classificado para a final do campeonato.
   Em 23 de abril, o Maracanã recebe 137.002 torcedores para assistirem à decisão da Taça Guanabara. O espetáculo proporcionado pelas torcidas foi fantástico. O colorido e a vibração foram dignos do maior clássico de futebol do Brasil. Aqueles que não puderam comparecer ao Maracanã, puderam ter uma demonstração fiel do que foi esse jogo, nos cinemas cariocas, vendo mais uma apresentação do Canal 100, que semanalmente apresentava os lances dos jogos,  antes dos filmes. O Canal 100 foi uma realização do rubro-negro Carlos Niemeyer e, como a televisão não mostrava os jogos como hoje em dia, transformava-se assim numa grande atração dos cinemas cariocas. O Flamengo joga com Renato, Aloísio, Fred, Tinho, Rodrigues Neto, Liminha, Zé Mário, Rogério, Caio, Doval, e Paulo Cesar. Logo aos 10 minutos, Liminha fazia 1 x 0, num chute cruzado, no canto direito do goleiro Félix. A partir daí começa o show de Caio. Aos 19 minutos, aproveita o rebote do goleiro tricolor e marca o segundo gol do Flamengo. Ao comemorar, sai dando várias cambalhotas, até ser sufocado pelos abraços dos companheiros. Aos 29 minutos, Caio marca o terceiro gol do Flamengo. E tome cambalhotas. A torcida do Flamengo vai à loucura. Caio ainda marcaria mais um gol, porém o juiz José de Assis Aragão marca impedimento.
   No segundo tempo, Doval marca aos 18 minutos o quarto gol do Flamengo. Aos 31 e 35 minutos, o Fluminense marcaria dois gols, assustando a torcida do Flamengo. Porém, aos 45 minutos, Caio marca o quinto gol e sai como um louco dando cambalhotas. O Flamengo conquista a Taça Guanabara e o gramado é invadido por vários torcedores. Com isso o Flamengo estava classificado para disputar o título do Campeonato Carioca.

- Numeros da Campanha:

Jogos: 11
Vitórias: 09
Empates: 02
Derrotas: 00
GP: 23
GC: 05

- Ficha dos Jogos:

1) C.R. Flamengo 1 x 1 Olaria (RJ) - 23/02/1972 - Estadio: Maracanã (RJ)
Time: Ubirajara Alcântara, Aloísio, Fred, Reyes, Paulo Henrique, Liminha, Zé Mario, Rogério, Caio(Fio), Doval e Paulo Cesar.
Gol: Doval.

2) C.R. Flamengo 1 x 0 América (RJ) - 27/02/1972 - Estadio: Maracanã (RJ)
Time: Ubirajara Alcântara, Aloísio, Fred, Reyes, Paulo Henrique, Liminha, Zé Mario, Rogério, Caio, Doval(Zanata) e Paulo Cesar.
Gol: Caio.

3) C.R. Flamengo 6 x 1 São Cristóvão (RJ) - 04/03/1972 - Estadio: Maracanã (RJ)
Time: Ubirajara Alcântara, Aloísio, Fred, Reyes, Paulo Henrique, Liminha, Zé Mario, Rogério(Zanata), Caio(Fio), Doval e Paulo Cesar.
Gols: Paulo Cesar(2), Doval(3) e Caio.

4) C.R. Flamengo 3 x 0 Campo Grande (RJ) - 11/03/1972 - Estadio: Maracanã (RJ)
Time: Ubirajara Mota, Aloísio, Fred, Reyes, Rodrigues Neto, Liminha, Zé Mario(Zanata), Rogério, Caio, Doval e Paulo Cesar.
Gols: Doval(2) e Caio.

5) C.R. Flamengo 1 x 0 Bonsucesso (RJ) - 16/03/1972 - Estadio: Maracanã (RJ)
Time: Ubirajara Mota, Aloísio, Fred, Reyes, Rodrigues Neto, Liminha, Zé Mario, Rogério, Caio(Zanata), Doval e Paulo Cesar.
Gol: Doval.

6) C.R. Flamengo 2 x 0 Madureira (RJ) - 18/03/1972 - Estadio: Maracanã (RJ)
Time: Ubirajara Mota, Aloísio, Fred, Reyes, Paulo Henrique, Liminha(Zanata), Zé Mario, Ademir(Fio), Caio, Doval e Paulo Cesar.
Gols: Caio(2).

7) C.R. Flamengo 0 x 0 Botafogo (RJ) - 26/03/1972 - Estadio: Maracanã (RJ)
Time: Ubirajara Mota, Aloísio, Fred, Reyes, Rodrigues Neto, Liminha, Zé Mario, Rogério, Caio(Zico), Doval e Paulo Cesar.

8) C.R. Flamengo 1 x 0 Portuguesa (RJ) - 08/04/1972 - Estadio: Maracanã (RJ)
Time: Ubirajara Mota, Aloísio, Fred, Tinho, Rodrigues Neto, Liminha, Zé Mario, Rogério, Caio(Fio), Doval e Paulo Cesar.
Gol: Doval.

9) C.R. Flamengo 1 x 0 Vasco da Gama (RJ) - 16/04/1972 - Estadio: Maracanã (RJ)
Time: Renato, Aloísio, Fred, Tinho, Rodrigues Neto, Liminha, Zé Mario, Rogério, Caio, Doval e Paulo Cesar.
Gol: Caio.

10) C.R. Flamengo 2 x 1 Bangu (RJ) - 19/04/1972 - Estadio: Maracanã (RJ)
Time: Renato, Aloísio, Fred, Tinho, Rodrigues Neto, Liminha, Zé Mario, Rogério, Caio, Doval e Paulo Cesar.
Gols: Caio e Doval.

11) C.R. Flamengo 5 x 2 Fluminense (RJ) - 22/04/1972 - Estadio: Maracanã (RJ)
Time: Renato, Aloísio, Fred, Tinho, Rodrigues Neto, Liminha, Zé Mario, Rogério, Caio, Doval e Paulo Cesar.
Gols: Caio(3), Liminha e Doval.