Torneio Internacional de Verão 1972

Torneio Internacional de Verão 1972

- C.R.FLAMENGO CAMPEÃO DO TORNEIO INTERNACIONAL DE VERÃO

- Historia da Conquista:
 
  O Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro ajudou a imortalizar um jogador. A torcida rubro-negra tinha uma relação de amor e ódio com Fio. Capaz de realizar jogadas antológicas e logo depois realizar uma jogada bisonha, Fio acabava não sendo uma unanimidade. E nessa partida, ele estava no banco de reservas.
   O Benfica era um grande time, mas jogou desfalcado de Euzébio, seu principal jogador. A partida foi muito difícil e Ubirajara Alcântara se desdobrava no gol rubro-negro. No segundo tempo, a torcida impaciente pedia a entrada de Fio. Zagallo acaba colocando-o em campo. Aos 33 minutos do segundo tempo, Fio recebe a bola e após tabelar com Paulo César, dribla dois zagueiros portugueses e fica na cara do goleiro. Ele dribla o goleiro e faz um belo gol.
   Nas arquibancadas do Maracanã, um rubro-negro chamado Jorge Ben vê o lance e decide fazer uma música. Essa música acaba fazendo muito sucesso, principalmente na voz de Maria Alcina. Em muito breve, toda a torcida rubro-negra cantava “Fio Maravilha, nós gostamos de você. Fio Maravilha, faz mais um pra gente ver”.
   A decisão do torneio foi contra o Vasco da Gama. O jogo muito equilibrado foi decidido com um gol de Paulo César Lima, aos 32 minutos do primeiro tempo. Era mais um título internacional para o Flamengo. 

- Numeros da Campanha:

Jogos: 02
Vitórias: 02 
Empates: 00
Derrotas: 00
Gols Pró: 02
Gols Contra: 00

- Ficha dos Jogos:

C.R. Flamengo 1 x 0 Benfica (Portugal) - 15/01/1972 - Estádio: Maracanã (RJ)
Time: Ubirajara Alcântara, Aloísio, Fred, Reyes, Paulo Henrique, Liminha, Rodrigues Neto, Rogério,
Caio(Samarone), Paulo Cesar e Arilson(Fio).
Gol: Fio.

C.R. Flamengo 1 x 0 Vasco da Gama (RJ) - 20/01/1972 - Estádio: Maracanã (RJ)
Time: Ubirajara Alcântara, Aloísio, Fred, Reyes, Paulo Henrique, Liminha, Rodrigues Neto, Rogério, Caio(Fio), Paulo César e Arilson.
Gol: Paulo César.