Campeonato Brasileiro 1980

Campeonato Brasileiro 1980


- Historia da Conquista:

      Desde a conquista do campeonato estadual de 1978, quando o Flamengo montou um grande time, sob a direção técnica de Cláudio Coutinho, que a torcida rubro-negra começou a sentir que a conquista do primeiro título de campeão brasileiro poderia se tornar realidade. O título chegou muito perto em 1979, mas uma derrota de 4 x 1 para o Palmeiras, acabou com o sonho da conquista.
      Em 1980, após o Flamengo conquistar o seu terceiro tricampeonato estadual da história, em 1979, o time rubro-negro parte para o grande desafio de ser campeão brasileiro. A campanha começou no Morumbi, quando com um gol de Zico, o Flamengo venceu o Santos por 1 x 0. No Maracanã, o Flamengo vence o grande time do Internacional, que havia conquistado o título em 1979, por 1 x 0, novamente com um gol de Zico.
      Após um grande início, o time tropeça contra o Botafogo da Paraíba, em pleno Maracanã. O time sentia a falta de um centro avante, pois Cláudio Adão deixara o Flamengo. Após vitórias contra Mixto, Ferroviário e Itabaiana e empates contra Náutico e São Paulo do Rio Grande do Sul, o Flamengo contrata o atacante Nunes. Logo na estréia, contra a Ponte Preta, ele deixa sua marca. Com Nunes, o time se completa. Tanto que o técnico Cláudio Coutinho chega a dizer que se o time jogar tudo o que sabe, ganha de qualquer um em qualquer lugar.
      Na segunda fase do campeonato, o Flamengo cai numa chave com Palmeiras, Bangu e Santa Cruz. Após empatar em 0 x 0 com o Santa Cruz, em Recife, o Flamengo enfrenta o Palmeiras no Maracanã. A torcida ainda estava com a derrota de 4 x 1 ocorrida no ano anterior, engasgada na garganta. E o time realizou uma das melhores partidas do campeonato. Com gols de Tita e Zico, o Flamengo deixa o primeiro tempo vencendo por 2 x 0. No segundo tempo, Zico de pênalti, Toninho, Tita e Nunes marcam uma goleada histórica: 6 x 2.
      Após vencer o Bangu e o Santa Cruz por 2 x 1, o Flamengo empata com o Palmeiras por 2 x 2. Na última partida, o Flamengo vence o Bangu por 3 x 0, com três gols de Tita. Este jogo foi a preliminar de Vasco 5 x 1 Corinthians, quando Roberto Dinamite voltou para o Vasco, após uma passagem rápida pelo Barcelona.
      Na terceira fase, o Flamengo enfrenta Desportiva Ferroviária, Santos e Ponte Preta. Após vencer a Desportiva no Maracanã por 3 x 0, com três gols de Zico, o Flamengo enfrenta a Ponte Preta em Campinas e empata por 1 x 1, com um gol de Nunes no final da partida. A passagem para a semifinal ficou para o jogo contra o Santos. Com uma grande participação de Zico, que fez dois gols, o Flamengo se classifica para a semifinal contra o Coritiba.
      Em Curitiba, o Flamengo vence por 2 x 0, com dois gols de Zico. No Maracanã, o jogo foi histórico. Podendo perder por dois gols de diferença, o Flamengo relaxou e quando acordou, já perdia por 2 x 0. E para piorar, Zico e Júlio César saíram de campo contundidos. A torcida já achava que não ia dar para chegar à final. Foi quando, numa reação espetacular, o time consegue virar o placar ainda no primeiro tempo. Primeiro, Nunes chuta da entrada da área e marca o primeiro gol. A seguir, Andrade cruza uma bola da esquerda. Tita mata a bola no peito e Nunes fuzila o goleiro. Antes do final do primeiro tempo, Carlos Alberto, lateral direito reserva de Toninho, intercepta uma bola na sua defesa e parte para o ataque. Ele dribla quatro jogadores do Coritiba e marca um golaço.
      Na segunda etapa, o Flamengo marca o quarto gol, quando Anselmo dá um drible da vaca no goleiro e marca outro golaço. No final da partida, o Coritiba marca o terceiro gol, mas não deu tempo para mais nada. O Flamengo estava na final.
      E o adversário era um dos maiores times do Brasil na época, juntamente com o Flamengo. O Atlético Mineiro tinha um grande time, com João Leite no gol, Osmar, Luizinho, Cerezo, Éder e Reinaldo. Na primeira partida, o Flamengo foi ao Mineirão desfalcado de Zico e Júlio César. O jogo foi dificílimo e com um gol de Reinaldo, o Flamengo deixa o campo derrotado. Sem contar que o zagueiro Rondinelli deixou o campo com uma fratura grave na mandíbula, graças a uma cotovelada criminosa de Palhinha.
      Para o segundo jogo, a torcida estava com medo de ficar sem Zico e Júlio César para a decisão. O Maracanã recebe um grande público e quando os placares anunciam a presença de Zico e Júlio César, a torcida explodiu de alegria. O time é recebido por um grande foguetório. A torcida mineira ficou num canto das arquibancadas. E para ir à forra das agressões sofridas em Belo Horizonte, a torcida do Flamengo promove um verdadeiro bombardeio na torcia atleticana, lançando foguetes no meio dos torcedores mineiros.
      O jogo começa e Éder e Palhinha perdem duas boas oportunidades. Aos 7 minutos, Osmar lança a bola para o ataque. Andrade intercepta o lançamento e toca para Zico. Ele vê a infiltração de Nunes e faz o lançamento. Nunes corre em direção a bola, enquanto João Leite deixa o gol desesperado. Nunes toca na saída do goleiro e marca o primeiro gol. A torcida do Flamengo vai à loucura. E ainda estava comemorando, quando Reinaldo chuta de dentro da área e a bola entra após tocar na perna de Marinho. Foi um balde de água fria na torcida.
      A partir daí, o jogo ficou muito equilibrado. Mas aos 44 minutos, ocorre uma falta na ponta direita, junto a marca de escanteio. Toninho cobra a falta, lançando a bola alta na área. João Leite afasta a bola para fora da área. Júnior pega o rebote e chuta. A bola toca em Zico, que chuta de primeira, no ângulo. O time corre todo para a lateral para comemorar junto com a torcida. Mas nesse momento, o árbitro José de Assis Aragão dá a nova saída, com o time do Flamengo todo na lateral do campo. Foi um desespero só. O time parte em desabalada carreira e só não toma o gol de empate, pois Raul opera um milagre.
      Na segunda etapa, o Flamengo parte para marcar o terceiro gol. E as esperanças aumentaram, quando Reinaldo sente uma fisgada na parte posterior da coxa direita e vê a torcida rubro-negra chamá-lo de bichado. Aos 23 minutos, Éder cruza uma bola na área. Marinho falha e Reinaldo empata o jogo, capengando. Logo a seguir, ele faz cera e discute com o árbitro, que solicita sua saída de campo para receber atendimento médico. Com isso, Reinaldo é expulso de campo e o tempo fecha. O campo é invadido pelo treinador e jogadores reservas do Atlético. Após muito tempo de confusão a partida recomeça.
      Aos 33 minutos, Andrade intercepta outra jogada do Atlético e faz um lançamento para Nunes. Ele vai até a lateral esquerda da área, com a marcação do lateral Silvestre. Ele tenta cruzar, mas a bola bate em Silvestre e volta para Nunes. Ele dá um drible para a linha de fundo e avança. Na saída de João Leite, Nunes chuta a bola por cima do goleiro e marca o terceiro gol do Flamengo. A torcida vai a loucura com o gol. Logo a seguir, Tita é agredido por Chicão, que é expulso de campo. Palinha xinga o árbitro e também é expulso. Com isso, a torcida do Flamengo comemora o título com toda alegria. Mas um grande susto ainda iria acontecer.
      Com o jogo indo para os 51 minutos, Carlos Alberto atrasa a bola para Manguito, que substituía Rondinelli. Ele tenta atrasar a bola para Raul, mas dá um presente para Pedrinho, que avança. Nesse momento, um silêncio profundo baixou sobre o Maracanã. Raul sai do gol e quase na linha da grande área, prensa a bola com o jogador do Atlético. Marinho vem na corrida e isola a bola na lateral. Nesse momento em que alguns rubro-negros quase morreram do coração, o árbitro José de Assis Aragão dá por encerada a partida.
      A festa foi sensacional. A torcida do Flamengo chega a invadir o gramado. Muitos participaram da volta olímpica. Outros pagaram promessas, percorrendo o campo de joelhos. O presidente Márcio Braga é carregado nos braços dos torcedores. Zico ergue a taça. Estava definitivamente aberta a porta para a América e o Mundo.
             
- Numeros da Campanha:

Jogos: 22
Vitórias: 14
Empates: 06
Derrotas: 02
GP: 46
GC: 20

- Campanha:

PRIMEIRA FASE

24/02/1980 - Santos 0 x 1 Flamengo
Local: Morumbi, São Paulo (Publico: 73.540 pagantes)
Gol: Zico (20min1T)
Time: Raul, Carlos Alberto, Rondinelli, Marinho e Júnior; Andrade, Carpeggiani e Zico; Reinaldo, Tita (Carlos Henrique) e Adílio
Téc: Cláudio Coutinho

02/03/1980 - Flamengo 1 x 0 Internacional
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Publico: 79.223 pagantes)
Gol: Zico (11min2T)
Time: Raul, Carlos Alberto, Rondinelli, Marinho e Júnior; Andrade, Carpeggiani (Carlos Henrique) e Zico; Reinaldo, Tita e Adílio
Téc: Cláudio Coutinho

06/03/1980 - Flamengo 1 x 2 Botafogo (PB)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Publico: 25.496 pagantes)
Gol: Soares (5min2T), Tita (20min2T) e Zé Eduardo (36min2T)
Time: Raul, Carlos Alberto (Toninho), Rondinelli, Nélson e Júnior (Carlos Henrique); Andrade, Carpeggiani e Zico; Reinaldo, Tita e Adílio
Téc: Cláudio Coutinho

10/03/1980 - Mixto (MT) 0 x 2 Flamengo
Local: Estádio José Fragelli, Cuiabá (Público: 23.230 pagantes)
Gols: Carlos Henrique (14min2T) e Zico (17min2T)
Time: Raul, Toninho, Rondinelli, Marinho e Carlos Alberto; Carpeggiani, Adílio e Zico; Reinaldo, Tita e Carlos Henrique
Téc: Cláudio Coutinho

12/03/1980 - Flamengo 2 x 1 Ferroviário (CE)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Publico: 20.979 pagantes)
Gols: Zico (40min1T) e (12min2T), e Almir (26min2T)
Time: Raul, Toninho, Rondinelli, Marinho e Júnior; Carpeggiani, Adílio e Zico; Reinaldo, Tita (Andrade) e Carlos Henrique
Téc: Cláudio Coutinho

16/03/1980 - Náutico 2 x 2 Flamengo
Local: Estádio do Arruda, Recife (Público: 14.189 pagantes)
Gols: Toninho (34min1T), Tita (22min2T), Reinaldo Potiguar (31min2T) e Silvano (41min2T)
Time: Raul, Toninho, Rondinelli, Marinho e Júnior; Carpeggiani, Adílio e Zico (Andrade); Reinaldo, Tita e Carlos Henrique
Téc: Cláudio Coutinho

20/03/1980 - Flamengo 5 x 0 Itabaiana (SE)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Publico: 16.614 pagantes)
Gols: Zico (12min1T), (22min1T) e (25min1T), Tita (38min2T) e Zico (43min2T)
Time: Hélio dos Anjos, Toninho, Rondinelli, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Reinaldo, Tita e Carlos Henrique (Júlio César)
Téc: Cláudio Coutinho

23/03/1980 - São Paulo (RS) 0 x 0 Flamengo
Local: Estádio Aldo Dapuzzo, Rio Grande
Time: Raul, Toninho, Rondinelli, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Reinaldo, Tita e Carlos Henrique (Júlio César)
Téc: Cláudio Coutinho

30/03/1980 - Flamengo 2 x 2 Ponte Preta
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Publico: 75.712 pagantes)
Gols: Nunes (18min1T), Serginho (24min1T), Zico (10min2T) e Odirlei (38min2T)
Time: Raul, Carlos Alberto, Rondinelli, Marinho e Júnior; Carpeggiani, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Júlio César (Andrade)
Téc: Cláudio Coutinho

SEGUNDA FASE

06/04/1980 - Santa Cruz 0 x 0 Flamengo
Local: Estádio do Arruda, Recife
Time: Raul, Carlos Alberto, Rondinelli, Marinho e Júnior; Carpeggiani, Adílio (Andrade) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César (Reinaldo)
Téc: Cláudio Coutinho

13/04/1880 - Flamengo 6 x 2 Palmeiras
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 70.389 pagantes)
Gols: Tita (13min1T), Zico (33min1T), Zico (7min2T), Toninho (16min2T), Tita (26min2T), Baroninho (30min2T), Mococa (36min2T) e Nunes (40min2T)
Time: Raul, Toninho, Rondinelli, Marinho e Júnior; Carpeggiani, Andrade e Zico (Reinaldo); Tita, Nunes e Júlio César (Adílio)
Téc: Cláudio Coutinho

16/04/1980 - Flamengo 2 x 1 Bangu
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 47.118 pagantes)
Gols: Zico (17min1T), Nunes (25min2T) e Ademir Vicente (32min2T)
Time: Raul, Carlos Alberto, Rondinelli (Manguito), Marinho e Júnior; Andrade, Carpeggiani e Zico; Tita, Nunes e Júlio César
Téc: Cláudio Coutinho

21/04/1980 - Flamengo 2 x 1 Santa Cruz
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 84.039 pagantes)
Gols: Andrade (13min1T), Júlio César (12min2T) e Tadeu Macrini (26min2T)
Time: Raul, Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Carpeggiani e Zico; Tita (Reinaldo), Nunes e Júlio César
Téc: Cláudio Coutinho

27/04/1980 - Palmeiras 2 x 2 Flamengo
Local: Morumbi, São Paulo (Público: 86.883)
Gols: Tita (33min1T), Jorginho (36min1T), Baroninho (7min2T) e Carlos Henrique (17min2T)
Time: Raul, Toninho, Rondinelli, Marinho e Júnior; Andrade, Carpeggiani e Tita; Reinaldo, Nunes e Júlio César (Carlos Henrique).
Téc: Cláudio Coutinho

04/05/1980 - Bangu 0 x 3 Flamengo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 107.474 pagantes)
Gols: Tita (9min2T), (36min2T) e (42min2T)
Time: Raul, Toninho, Rondinelli (Nélson), Marinho e Júnior; Vítor, Adílio e Tita; Reinaldo, Nunes e Carlos Henrique (Anselmo)
Téc: Cláudio Coutinho

TERCEIRA FASE

10/05/1980 - Flamengo 3 x 0 Desportiva (ES)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Gols: Zico (11min1T), (15min1T) e (44min2T)
Time: Cantareli, Toninho, Rondinelli, Marinho e Júnior; Andrade (Adílio), Carpeggiani e Zico; Reinaldo (Carlos Henrique), Nunes e Tita
Téc: Cláudio Coutinho

14/05/1980 - Ponte Preta 1 x 1 Flamengo
Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (Público: 23.491 pagantes)
Gols: Humberto Ramos (19min2T) e Nunes (34min2T)
Time: Raul, Toninho, Rondinelli, Marinho e Carlos Alberto; Andrade, Carpeggiani e Zico; Tita, Nunes e Júlio César (Reinaldo)
Téc: Cláudio Coutinho

18/05/1980 - Flamengo 2 x 0 Santos
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 110.079 pagantes)
Gols: Zico (12min1T) e (12min2T)
Time: Raul, Toninho, Rondinelli, Marinho e Júnior; Andrade, Carpeggiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César
Téc: Cláudio Coutinho

SEMI-FINAL

21/05/1980 - Coritiba 0 x 2 Flamengo
Local: Estádio Couto Pereira, Curitiba (Público: 58.311 pagantes)
Gols: Zico (26min1T) e (14min2T)
Time: Raul, Toninho, Rondinelli, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita (Reinaldo), Nunes e Júlio César
Téc: Cláudio Coutinho

25/05/1980 - Flamengo 4 x 3 Coritiba
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 87.934 pagantes)
Gols: Vilson Tadei (21min1T), Aladim (31min1T), Nunes (34min1T) e (37min1T), Carlos Alberto (39min1T), Anselmo (29min2T) e Caludinho (37min2T)
Time: Raul, Carlos Alberto, Rondinelli, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico (Reinaldo); Tita, Nunes e Júlio César (Anselmo)
Téc: Cláudio Coutinho


FINAL

28/05/1980 - Atlético Mineiro 1 x 0 Flamengo
Local: Mineirão, Belo Horizonte
Gol: Reinaldo (9min2T)
Time: Raul, Carlos Alberto, Rondinelli (Nélson), Marinho e Júnior; Carpeggiani, Andrade e Tita; Reinaldo, Nunes (Anselmo) e Carlos Henrique
Téc: Cláudio Coutinho

01/06/1980 - Flamengo 3 x 2 Atlético Mineiro
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 154.355 pagantes)
Gols: Nunes (7min1T), Reinaldo (8min1T), Zico (44min1T), Reinaldo (21min2T) e Nunes (37min2T)
Time: Raul, Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Carpeggiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César (Carlos Alberto)

- Dados da Campanha:

Time-base: Raul; Toninho, Rondinelli, Marinho e Júnior; Andrade, Carpeggiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César
Banco: Cantareli, Carlos Alberto, Reinaldo e Carlos Henrique

Artilharia: Zico (21), Tita (9), Nunes (8), Toninho (2), Carlos Henrique (2), Andrade (1), Júlio César (1), Carlos Alberto (1) e Anselmo (1)

Participação:
22 jogos: Tita
21 jogos: Marinho
20 jogos: Raul, Rondinelli, Júnior e Andrade
19 jogos: Zico
18 jogos: Reinaldo
17 jogos: Paulo César Carpeggiani e Adílio
16 jogos: --
15 jogos: Toninho Baiano
14 jogos: Nunes
13 jogos: Júlio César
12 jogos: Carlos Henrique
11 jogos: Carlos Alberto
3 jogos: Manguito, Nélson e Anselmo
1 jogo: Cantareli, Hélio dos Anjos e Vítor