Copa Intercontinental (Mundial Interclubes) 1981

Copa Intercontinental (Mundial Interclubes) 1981


- Historia da Conquista:

 Após vencer a Taça Libertadores da América e de conquistar o Campeonato Estadual numa decisão muito difícil contra o Vasco da Gama, o Flamengo partiu para Tóquio, para tentar ganhar o maior título da história do clube e tudo isso num período de quinze dias. A delegação embarcou para Los Angeles, para iniciar uma preparação quanto ao fuso horário de 12 horas. A preocupação inicial era recuperar Júnior, que saíra contundido da decisão contra o Vasco da Gama.
 Ao chegar ao Japão, o time iniciou treinamentos no Estádio Nacional de Tóquio, para se acostumar com o gramado japonês. Fazia frio e isso preocupava o treinador Carpegiani, pois o time não estava acostumado a jogar em temperaturas muito baixas.
 O Liverpool era um time acostumado a grandes decisões, pois dominava o futebol inglês desde 1978 e era campeão europeu. A torcida rubro-negra passou a semana inteira apreensiva, pois não é todo dia que se decide um título tão importante assim. E não é qualquer time que consegue chegar a essa decisão. Estava tudo pronto para a torcida acompanhar a decisão. Seriam colocados telões nos Arcos da Lapa e ao final do jogo, todos iriam para a Gávea comemorar
 Finalmente chegou o grande dia. No Brasil, ainda era sábado, dia 12 de dezembro, quando os jogadores rumaram para o Estádio Nacional, no domingo dia 13 de dezembro. A partida estava marcada para começar às 12 horas do dia 13, no Japão; meia noite no Brasil. Mas a torcida passou por grandes problemas, pois às 19 horas caiu uma tempestade sobre o Rio de Janeiro, que inundou várias ruas. Com isso, não haveria condições da torcida se concentrar nos Arcos da Lapa para acompanhar a partida. Cada um se virou para assistir o jogo na televisão, que transmitiria ao vivo.
 Em Tóquio, os times estavam perfilados em um saguão que dava acesso ao gramado, quando ocorreu algo muito importante. Vendo que os ingleses faziam chacotas e riam dos brasileiros, Júnior e Zico chamam a atenção dos companheiros e pedem que todos joguem com raça. Os times entram em campo. Fazia sol em Tóquio, apesar do frio. A grama estava muito queimada, mas em perfeitas condições. O Flamengo usou seu uniforme número dois, com mangas compridas. O Liverpool estava todo de vermelho. A torcida rubro-negra estava presente. Muitos se sacrificaram e viajaram. Eles se juntaram a japoneses que se identificaram com as cores rubro-negras.
 A partida se inicia e o Flamengo vai aos poucos tomando conta do jogo. Aos 13 minutos, Lico toca para Zico no meio de campo. Ele vê Nunes e faz um lançamento alto. Ele chega antes do goleiro, e dá um toque, tirando a bola de seu alcance. A bola vai entrando e Nunes já sai para comemorar. No Rio de Janeiro, a torcida quebra o silêncio da madrugada com gritos alucinados de gol. O time do Liverpool não conseguia tocar a bola, pois o Flamengo jogava demais. Aos 36 minutos, Tita recebe uma falta na intermediária. Zico se prepara para cobrar. Ele manda um chute forte e rasteiro. O goleiro inglês rebate a bola. Lico tenta o chute, mas é prensado. A bola se oferece a Adílio que toca para o fundo do gol e sai comemorando, mandando beijinhos para a torcida. A torcida explodiu. Quando todos pensavam que o jogo estava resolvido no primeiro tempo, Zico faz um lançamento para Nunes na ponta direita. Ele entra em diagonal e chuta cruzado, marcando o terceiro gol, aos 42 minutos.
 Teve gente que nem viu o segundo tempo. A comemoração começou no intervalo e apesar da chuva, que nesse momento era um chuvisco, a torcida ganhou as ruas e começou um carnaval. No segundo tempo, o Flamengo manteve o jogo sob controle e quase marcou o quarto gol, com um chute sensacional de Andrade. Ao final da partida, o time do Flamengo se perfilou no gramado. Zico recebe os troféus, erguendo-os para que os brasileiros pudessem ver a maior conquista do clube. Zico e Nunes são premiados com um automóvel, por terem sido o melhor jogador em campo e o artilheiro, respectivamente.
 O Rio de Janeiro só havia visto um carnaval tão grande, quando a Seleção Brasileira foi tricampeã no México em 1970. Foi uma festa sensacional. O domingo ia amanhecendo, o sol saindo após a tempestade e a torcida do Flamengo não parava de comemorar.   

- Numeros da Campanha:

Jogos: 01
Vitórias: 01
Empates: 00
Derrotas: 00
GP: 03
GC: 00

- Campanha:

Jogo Único: 13/12/1981 - Flamengo 3 x 0 Liverpool (Inglaterra)
Local: Estádio Nacional de Tóquio, Japão (Público: 62.000 espectadores (estimado))
Gols: Nunes (13min1T), Adílio (34min1T) e Nunes (41min1T)

Flamengo: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico.
Téc: Paulo César Carpeggiani

Liverpool: Bruce Grobbelaar, Phil Neal, Ray Kennedy, Mark Lawrenson e Phil Thompson; Alan Hansen, Kenny Dalglish e Sammy Lee; Craig Johnston, Graeme Souness e Terry McDermott (David Johnson).
Téc: Bob Paisley.