Campeonato Brasileiro 1983

Campeonato Brasileiro 1983


- Historia da Conquista:

     Em 1983, o Flamengo sofreu algumas modificações no time titular. Com a saída de Nunes, o Flamengo contou com o artilheiro Baltazar, o ponteiro direito Robertinho, e os meias Vítor, Júlio César Barbosa e Elder. E a estréia de Baltazar foi muito boa, pois marcou o primeiro gol contra o Santos, na vitória de 2 x 0. O outro gol foi de Zico. Após o primeiro jogo, o time tropeçou contra os times do Moto Clube e Rio Negro, com empates de 1 x 1. Mas o time se recupera e consegue passar para a segunda fase
     Na segunda fase, o Flamengo enfrentou Tiradentes, Palmeiras e Americano. A princípio, não parecia que o time teria dificuldades, mas as atuações começaram a não satisfazer a torcida. Na partida contra o Tiradentes, no Maracanã, estreava o jogador Bebeto, que veio de Salvador ainda com idade para a categoria de juniores.
     Na terceira fase, o Flamengo enfrentou Goiás, Corinthians e Guarani. Após vencer o Goiás por 2 x 0, o Flamengo contratou Carlos Alberto Torres para ser o técnico do time. Ele já começa causando espanto, pois após uma boa atuação do jovem Bigu, contra o Goiás, ele disse que o time seria Bigu e mais dez. Mas a estréia de Carlos Alberto Torres foi contra o Corinthians. E o Flamengo realizou uma das melhores apresentações no campeonato. O time vence espetacularmente por 5 x 1, com dois gols de Zico e um gol de Adílio, Mozer e Elder. Só não venceu de muito mais, pois a arbitragem foi muito ruim e prejudicou demais o Flamengo.
     Nos chamados jogos de volta, o Flamengo consegue a classificação com uma rodada de antecedência. A última partida contra o Corinthians foi somente um amistoso. Nas quartas de final, o Flamengo iria enfrentar um antigo rival: o Vasco da Gama. No primeiro jogo, o Flamengo marca o primeiro gol, por intermédio de Adílio. O Vasco empata com um gol contra de Mozer. No segundo tempo, Júlio César Barbosa marca o segundo gol, dando a vitória para o Flamengo por 2 x 1.
     Na partida decisiva, o Flamengo jogava pelo empate. Mas viu o Vasco marcar 1 x 0 , gol de Elói cobrando falta. A bola resvalou na barreira e deslocou Raul. O time jogava muito bem e perdia muitas oportunidades com Baltazar, que já ouvia algumas vaias da torcida, pois ele perdia gols demais. No segundo tempo, o Flamengo jogou com o regulamento e o Vasco partiu para cima, tanto que colocou uma bola na trave aos 34 minutos. Aos 44 minutos, quando a pressão do Vasco era muito grande, Leandro lança uma bola na ponta direita para Elder. Ao chegar a marcação, ele dá um passe sensacional de calcanhar para Adílio. Ele entra na área e na saída de Mazaroppi,  toca para Zico, que livre de marcação, toca para o gol vazio. O gol transtornou o time do Vasco e principalmente Roberto Dinamite, que tentava agredir o árbitro Valquir Pimentel, achando que o gol de Zico fora marcado em impedimento, que na verdade não existiu. Após Roberto ser expulso de campo ,o jogo recomeçou e foi encerrado logo depois. Com isso, o Flamengo jogaria a semifinal contra o Atlético Paranaense.
     No Maracanã, o Flamengo venceu facilmente por 3 x 0. Mas, em Curitiba, o Flamengo perdeu de 2 x 0 e teve que suportar uma grande pressão. No final, o Flamengo estava classificado para decidir o campeonato com o Santos. Na primeira partida, no Morumbi, o Santos marcou 2 gols por intermédio de Pita e Serginho. No segundo tempo, Baltazar marca de cabeça o gol que deu tranqüilidade ao time. Tanto que ao chegar ao vestiário, após o final do jogo, Raul encontrou um clima de festa. Ao perguntar a Júnior o motivo da festa, já que haviam perdido o jogo, Júnior disse: “Velho, você acha que dentro do Maracanã, com a nossa torcida, a gente não vai ganhar deles por mais de 1 gol ? ”
     E Júnior estava certo. Com o Maracanã recebendo mais de 155 mil torcedores ( o maior público da história das decisões de Campeonato Brasileiro), o Flamengo não demorou mais que 54 segundos para fazer 1 x 0. Com a saída do jogo realizada por Zico, a bola passa por Baltazar, Vítor, Júnior, Elder e chega na ponta esquerda a Júlio César Barbosa. Ele dá uma série de dribles em Toninho Carlos, seu marcador e cruza para Baltazar, que é prensado na hora do chute. A bola sobra para Júnior, que chuta colocado. O goleiro Marola realiza grande defesa. A bola sobra para Zico, que a toca  para o fundo do gol. O Maracanã explode. O que a torcida não podia esperar é que Zico já estava vendido para a Udinese e realizava sua última partida pelo Flamengo, antes de ir para a Itália.
     O Flamengo continuava a dominar as ações e via Baltazar perder várias chances ou se colocar sempre em impedimento. Aos 40 minutos, ocorre uma falta na lateral direita da área do Santos. Zico cobra a falta e Leandro marca o segundo gol, numa cabeçada sensacional. E Leandro quase marca um minuto depois, mandando uma bomba no travessão, que quicou a um palmo da linha de gol.
     Na segunda etapa, apesar do Santos tentar dar uma pressão, a atuação da defesa foi muito segura, principalmente de Raul,. O jogo foi chegando ao seu final, mas a torcida ainda tinha o receio do Santos marcar um gol e levar o jogo para a prorrogação. Foi quando aos 43 minutos, Robertinho ganha a jogada pela direita e cruza a bola na cabeça de Adílio, que foi sem dúvida a maior figura do Flamengo em campo. Ele cabeceia e marca o gol definitivo. Ao sair comemorando, os fotógrafos e repórteres invadem o campo e começa uma verdadeira guerra campal. O time do Santos começa a agredir os repórteres e o jogo ficou paralisado. Após cenas lastimáveis provocadas pelos santistas, o árbitro Arnaldo César Coelho encerra o jogo e dá números finais ao campeonato. A torcida do Flamengo comemora intensamente o terceiro título de campeão brasileiro do Flamengo.

- Numeros da Campanha:

Jogos: 26
Vitórias: 14
Empates: 07
Derrotas: 05
GP: 57
GC: 30

- Campanha:

PRIMEIRA FASE

23/01/1983 - Flamengo 2 x 0 Santos
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 68.169 pagantes)
Gols: Baltazar (13min1T) e Zico (26min2T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Andrade, Vítor (Édson) e Zico; Robertinho, Baltazar e Lico
Téc: Paulo César Carpeggiani

29/01/1983 - Flamengo 1 x 1 Moto Clube (MA)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 23.774 pagantes)
Gols: Nilton (35min1T) e Zico (38min1T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Andrade (Júlio César Barbosa), Vítor e Zico; Robertinho, Baltazar e Édson
Téc: Paulo César Carpeggiani

02/02/1983 - Rio Negro (AM) 1 x 1 Flamengo
Local: Estádio Ismael Benigno, Manaus (Público: 18.300 pagantes)
Gols: Tiquinho (42min1T) e Zico (11min2T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Robertinho, Baltazar e Lico (Édson)
Téc: Paulo César Carpeggiani

06/02/1983 - Flamengo 3 x 2 Paysandu (PA)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 42.910 pagantes)
Gols: Lico (28min1T), Cabinho (34min1T), Leandro (40min1T), Edésio (7min2T) e Baltazar (29min2T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Robertinho (Édson), Baltazar e Lico
Téc: Paulo César Carpeggiani

09/02/1983 - Moto Clube (MA) 1 x 5 Flamengo
Local: Castelão, São Luís (Público: 44.718 pagantes)
Gols: Adílio (4min1T), Lico (26min1T), Adílio (37min1T), Sarará (5min2T), Baltazar (10min2T) e (17min2T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Figueiredo (Cocada) e Júnior; Andrade (Vítor), Adílio e Zico; Lico, Baltazar e Édson
Téc: Paulo César Carpeggiani

20/02/1983 - Flamengo 7 x 1 Rio Negro (AM)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 25.181 pagantes)
Gols: Aloísio (6min1T), Adílio (39min1T), Robertinho (41min1T), Leandro (43min1T), Zico (20min2T), Baltazar (25min2T), e Cocada (34min2T) e (42min2T)
Time: Raul, Cocada, Leandro, Marinho e Júnior; Andrade, Júlio César Barbosa (Élder) e Zico; Robertinho, Baltazar e Adílio (Felipe)
Téc: Paulo César Carpeggiani

23/02/1983 - Flamengo 3 x 2 Paysandu (PA)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 17.801 pagantes)
Gols: Baltazar (7min1T), (17min1T) e (31min2T), Mesquita (35min2T) e Careca (41min2T)
Time: Raul (Luís Alberto), Cocada, Leandro, Marinho e Júnior; Andrade, Élder e Zico; Robertinho, Baltazar e Édson (Felipe)
Téc: Paulo César Carpeggiani

27/02/1983 - Santos 3 x 2 Flamengo
Local: Morumbi, São Paulo (Público: 111.111 pagantes)
Gols: Serginho Chulapa (17min1T), Robertinho (28min1T), Sérgio (12min2T), Serginho Chulapa (20min2T) e Édson (42min2T)
Time: Raul, Cocada (Ademar), Leandro, Marinho e Júnior; Andrade, Élder (Édson) e Zico; Robertinho, Baltazar e Lico
Téc: Paulo César Carpeggiani

SEGUNDA FASE

13/03/1983 - Tiradentes (PI) 1 x 3 Flamengo
Local: Albertão, Teresina (Público: 60.721 pagantes)
Gols: Zico (27min1T) e (10min2T), Flávio (11min2T) e Andrade (33min2T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Ademar e Júnior; Andrade, Adílio e Zico (Vítor); Robertinho, Baltazar e Lico
Téc: Paulo César Carpeggiani

17/03/1983 - Palmeiras 3 x 1 Flamengo
Local: Morumbi, São Paulo
Gols: Adílio (7min1T), Batista (37min1T), Carlos Henrique (12min2T) e Cléo (43min2T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Vítor (Ronaldo Marques), Adílio e Zico; Robertinho (Édson), Baltazar e Lico
Téc: Paulo César Carpeggiani

21/03/1983 - Flamengo 3 x 0 Americano (RJ)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 12.055 pagantes)
Gols: Robertinho (14min1T) e (27min1T), e Zico (45min2T)
Time: Raul, Cocada (Ademar), Marinho, Figueiredo e Júnior; Vítor, Adílio e Zico; Robertinho, Baltazar e Lico
Téc: Paulo César Carpeggiani

23/03/1983 - Flamengo 2 x 0 Tiradentes (PI)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 6.864 pagantes)
Gols: Zico (11min1T) e (27min1T)
Time: Raul, Leandro, Marinho (Ademar), Figueiredo e Júnior; Vítor, Adílio e Zico; Robertinho, Baltazar e Édson (Bebeto)
Téc: Paulo César Carpeggiani

27/03/1983 - Flamengo 1 x 1 Palmeiras
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 80.151 pagantes)
Gols: Baltazar (27min1T) e Jorginho (33min2T)
Time: Raul, Leandro, Ademar, Figueiredo e Júnior; Vítor, Adílio e Zico; Robertinho, Baltazar e Lico (Édson)
Téc: Carlinhos

30/03/1983 - Americano (RJ) 2 x 2 Flamengo
Local: Estádio Godofredo Cruz, Campos dos Goytacazes (Público: 20.000 pagantes)
Gols: Amarildo (22min1T), Baltazar (26min1T), Sérgio Pedro (35min1T) e Baltazar (4min2T)
Time: Raul, Leandro, Ademar, Figueiredo e Júnior; Vítor, Adílio e Zico; Robertinho, Baltazar e Édson
Téc: Carlinhos

TERCEIRA FASE

11/04/1983 - Flamengo 2 x 0 Goiás
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 21.535 pagantes)
Gols: Robertinho (21min1T) e Zico (16min2T)
Time: Raul, Leandro (Gilmar), Marinho, Mozer e Júnior; Vítor, Élder (Figueiredo) e Zico; Robertinho, Baltazar e Adílio
Téc: Carlinhos

14/04/1983 - Guarani 0 x 0 Flamengo
Local: Estádio Brinco de Ouro, Campinas
Time: Raul, Júnior, Marinho, Mozer e Adalberto; Vítor, Élder e Zico; Robertinho, Baltazar e Júlio César Barbosa
Téc: Carlinhos

17/04/1983 - Flamengo 5 x 1 Corinthians
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 91.120 pagantes)
Gols: Zico (39min1T) e (45min1T), Adílio (7min2T), Mozer (30min2T), Élder (32min2T) e Sócrates (34min2T)
Time: Raul, Leandro (Adalberto), Marinho, Mozer e Júnior; Vítor, Élder e Zico; Júlio César Barbosa (Gilmar), Baltazar e Adílio
Téc: Carlos Alberto Torres

20/04/1983 - Goiás 1 x 1 Flamengo
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia
Gols: Zico (40min1T) e Nei (41min1T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Vítor, Élder e Zico; Júlio César Barbosa, Baltazar e Adílio
Téc: Carlos Alberto Torres

25/04/1983 - Flamengo 2 x 0 Guarani
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 37.966 pagantes)
Gols: Adílio (24min2T) e Ronaldo Marques (36min2T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Élder, Adílio e Zico; Robertinho, Baltazar (Ronaldo Marques) e Édson (Bigu)
Téc: Carlos Alberto Torres

01/05/1983 - Corinthians 4 x 1 Flamengo
Local: Morumbi, São Paulo (Público: 73.884 pagantes)
Gols: Zenon (6min1T), Baltazar (25min1T), Sócrates (19min2T), Zenon (35min2T) e Sócrates (45+1min2T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Vítor, Adílio, Bigu (Adalberto) e Gilmar (Ronaldo Marques); Robertinho e Baltazar
Téc: Carlos Alberto Torres

QUARTAS DE FINAL

05/05/1983 - Flamengo 2 x 1 Vasco
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 111.260 pagantes)
Gols: Adílio (25min1T), Mozer (contra, 39min1T) e Júlio César Barbosa (23min2T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Vítor, Élder (Figueiredo), Adílio e Zico; Júlio César Barbosa e Baltazar (Gilmar)
Téc: Carlos Alberto Torres

08/05/1983 - Flamengo 1 x 1 Vasco
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 121.353 pagantes)
Gols: Elói (11min1T) e Zico (44min2T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Vítor, Élder, Adílio e Zico; Júlio César Barbosa (Figueiredo) e Baltazar (Robertinho)
Téc: Carlos Alberto Torres

SEMI-FINAL

12/05/1983 - Flamengo 3 x 0 Atlético Paranaense
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 109.819 pagantes)
Gols: Zico (39min1T), Vítor (9min2T) e Zico (16min2T)
Time: Cantareli, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Vítor, Élder, Adílio e Zico; Júlio César Barbosa (Figueiredo) e Baltazar (Robertinho)
Téc: Carlos Alberto Torres

15/05/1983 - Atlético Paranaense 2 x 0 Flamengo
Local: Estádio Couto Pereira, Curitiba
Gols: Washington (29min1T) e (31min1T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Vítor, Élder, Adílio e Zico; Júlio César Barbosa e Baltazar (Robertinho)
Téc: Carlos Alberto Torres

FINAL

18/05/1983 - Santos 2 x 1 Flamengo
Local: Morumbi, São Paulo
Gols: Pita (25min1T), Serginho Chulapa (18min2T) e Baltazar (22min2T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Bigu, Élder (Robertinho), Adílio e Zico; Júlio César Barbosa (Bebeto) e Baltazar
Téc: Carlos Alberto Torres

29/05/1983 - Flamengo 3 x 0 Santos
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 155.253 pagantes)
Gols: Zico (50minmin1T), Leandro (39min1T) e Adílio (44min2T)
Time: Raul, Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Vítor, Élder, Adílio e Zico; Júlio César Barbosa (Ademar) e Baltazar (Robertinho)
Téc: Carlos Alberto Torres

- Dados da Campanha:

Time-base: Raul; Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Vítor, Élder, Adílio e Zico; Júlio César Barbosa (Robertinho) e Baltazar
Banco: Cantareli, Mozer, Andrade, Édson e Lico

Artilharia: Zico (17), Baltazar (13), Adílio (8), Robertinho (5), Leandro (3), Lico (2), Cocada (2), Édson (1), Andrade (1), Mozer (1), Élder (1), Ronaldo Marques (1), Júlio César Barbosa (1) e Vítor (1)

Participação:
26 jogos: Júnior e Baltazar
25 jogos: Raul e Zico
24 jogos: Leandro e Marinho
23 jogos: --
22 jogos: Robertinho
21 jogos: Adílio
20 jogos: --
19 jogos: Vítor
18 jogos: --
17 jogos: --
16 jogos: Figueiredo
14 jogos: Élder
12 jogos: Édson
11 jogos: Júlio César Barbosa
10 jogos: Mozer
9 jogos: Andrade e Lico
7 jogos: Ademar
5 jogos: Cocada
4 jogos: Gilmar Popoca
3 jogos: Adalberto, Bigu e Ronaldo Marques
2 jogos: Bebeto e Felipe
1 jogo: Cantareli e Luís Alberto