Copa Rio

Copa Rio

- C.R.FLAMENGO CAMPEÃO DA COPA RIO 1991

- Historia da Conquista:
 
  O Maestro rege a orquestra. Em 1991, o Flamengo passa novamente por uma reformulação no elenco, efetivando jogadores como Marcelinho, Paulo Nunes, Marquinho, Charles Guerreiro e Piá. E contando com a experiência do goleiro Gilmar, do zagueiro Wilson Gotardo, do artilheiro Gaúcho e do fantástico jogador Júnior, o Flamengo parte para mais um título. Júnior, que voltara ao Flamengo em 1989, após se consagrar na Itália, voltava a vestir aquela que ele mesmo chamava de sua segunda pele: a camisa rubro-negra. E já chegava para ganhar a Copa do Brasil de 1990.
  Em 1991, muitos já acreditavam que seria o seu último ano com a camisa do Flamengo, sem poder sequer adivinhar que um ano mais tarde ainda seria campeão brasileiro, numa campanha sensacional e numa decisão fantástica com o Botafogo. Em 1991 o time chega em  segundo na Taça Guanabara, perdendo para o Fluminense por 1 ponto na contagem final.
  Para a Taça Rio, o time engrena, vence o Vasco e chega à decisão com o Botafogo, que era até então considerado o favorito para ganhar o tricampeonato, já que fora campeão em 1989 e 1990. O jogo começa e o Flamengo faz 2 x 0 com gols de Gaúcho e Zinho logo no início do primeiro tempo. Porém, comete o erro de recuar e o técnico Carlinhos tira Júnior de campo para fechar o meio de campo. O time do Botafogo tira proveito e empata o jogo no último minuto, provocando a realização de uma partida extra. O Flamengo, porém, já havia conquistado o direito de ir às finais, pois conquistara o maior número de pontos no campeonato e não poderia mais ser alcançado. Se ganhasse o jogo extra com o Botafogo, levaria a vantagem de 1 ponto contra o Fluminense na final.
  O jogo extra é muito disputado e termina com a vitória do Flamengo por 1 x 0, gol de Gaúcho, após grande jogada de Charles Guerreiro. No primeiro jogo da decisão, o Fluminense marca o primeiro gol com Ézio cobrando pênalti. Mas 1 minuto após, Paulo Nunes empata o jogo. O que se segue depois é um massacre do Flamengo, que encontra num inspirado Ricardo Pinto, uma parede no gol do Fluminense, fazendo defesas milagrosas. A decisão fica para uma quarta feira chuvosa, no Maracanã. O Flamengo se vencesse levaria o título. Se houvesse empate ou vitória do Fluminense, a decisão iria para um terceiro jogo.
  O jogo começa com o Flamengo partindo para cima, porém é o Fluminense que faz 1 x 0 com Ézio, no final do primeiro tempo. No segundo tempo, quando todos achavam que o Flamengo seria surpreendido, Uidemar empata de cabeça, após cruzamento de Piá. Logo após, Gaúcho desempata, novamente de cabeça e após cruzamento de Piá. O Flamengo massacra o Fluminense, que no desespero, tem o jogador Carlinhos Itaberá expulso após entrada criminosa em Júnior. Logo após, Zinho marca um golaço de fora da área e praticamente encerra o jogo. Porém, após falha do zagueiro Júnior Baiano, o que foi uma constante no campeonato, Ézio marca o segundo gol do Fluminense. Mesmo assim, o Flamengo ainda domina a partida e cabe a Júnior o último gol. Com 4 x 2 no placar, o Fluminense também tem Pires expulso. Ao final, Flamengo novamente campeão. 

- Numeros da Campanha:

Jogos: 04
Vitórias: 03
Empates: 01
Derrotas: 00
GP: 07
GC: 02

- Ficha dos Jogos:

1) C.R. Flamengo 1 x 1 América (Três Rios-RJ) - 04/07/1991 - Estadio: Oldair Gama (Três Rios - RJ)
Time: Gilmar, Ailton, Júnior Baiano, Rogério, Piá, Júnior, Charles Guerreiro(Zé Ricardo), Djalminha(Luís Antonio), Marcelinho, Zinho e Nélio.
Gol: Nélio.

2) C.R. Flamengo 2 x 1 América (Três Rios-RJ) - 07/07/1991 - Estadio: Gávea (RJ)
Time: Gilmar, Fabinho(Selé), Rogério, Júnior Baiano, Piá, Zé Ricardo, Júnior, Luís Antonio(Marquinhos), Marcelinho, Zinho e Nélio.
Gols: Zinho e Nélio.

3) C.R. Flamengo 1 x 0 Americano (RJ) - 04/08/1991 - Estadio: Godofredo Cruz (Campos - RJ)
Time: Gilmar, Fabinho, Júnior Baiano, Gotardo, Piá, Júnior, Zé Ricardo, Marquinhos, Zinho, Paulo Nunes(Marcelinho) e Gaúcho.
Gol: Júnior.

4) C.R. Flamengo 3 x 0 Americano (RJ) - 10/08/1991 - Estadio: Maracanã (RJ)
Time: Gilmar, Fabinho, Júnior Baiano(Rogério), Gotardo, Piá, Charles Guerreiro, Júnior, Marquinhos(Marcelinho), Zinho, Paulo Nunes e Gaúcho.
Gols: Gaúcho, Zinho e Júnior.