Campeonato Brasileiro 1992

Campeonato Brasileiro 1992


- Historia da Conquista:

     O time inicia o ano de 1992 disputando o Campeonato Brasileiro e o primeiro jogo foi contra o Bahia, na Fonte Nova. Gaúcho faz 1 x 0, cobrando falta. O Bahia empata e, no final da partida, falta energia, as luzes se apagam e o jogo é encerrado. No segundo jogo, o Flamengo vence o Guarani em Campinas por 3 x 1, com um show de Júnior, que decidira não abandonar a carreira e comandava em campo os jogadores mais jovens. A seguir, o Flamengo enfrenta o Botafogo, que durante o campeonato se transformaria no grande favorito ao título. O time contava com os atacantes Valdeir e Renato Gaúcho, atravessando um bom momento. O Botafogo faz 1 x 0, com Valdeir e não permite a reação do Flamengo no primeiro tempo. No segundo tempo, Júnior domina o meio de campo. Aos 4 minutos, a bola é cruzada na área do Botafogo, sendo rebatida pela zaga. A bola vai parar na intermediária. Júnior vem na corrida e acerta um daqueles chutes raros. A bola vai como uma bomba, no ângulo do goleiro Palmieri, que mesmo com seus 2 metros de altura não consegue defender. Aos 24 minutos, Júnior dá um toque de calcanhar para Piá, que chuta cruzado, virando o jogo. Porém, aos 27 minutos, Chicão empata novamente o jogo. O técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, já cogitava a convocação de Júnior, devido ao grande futebol do veterano jogador rubro-negro.
     O Flamengo continua vencendo, como nos 2 x 1 sobre o Palmeiras em pleno Parque Antarctica e nos 3 x 2 sobre o São Paulo, jogando no Maracanã.  Nesse jogo, Júnior dá um novo show de bola e leva o Flamengo a mais uma vitória. Após a paralisação para o Carnaval, o Flamengo não passa por um bom momento, perdendo alguns jogos, como para o Cruzeiro e Santos. No empate com o Atlético Mineiro por 1 x 1, no Mineirão, Júnior marca um golaço de falta.  O time continua a jogar mal e a má fase vai até a derrota para o Vasco por 4 x 2, quando o time literalmente acorda e parte para melhorar a sua situação na tabela. O time vence o Atlético Paranaense por 2 x 0 e vence o Corinthians por 3 x 1 no Pacaembu, numa das melhores apresentações do time e do próprio Júnior no Campeonato. Os resultados dos outros times ajudavam o Flamengo, já que os primeiros oito colocados se classificariam para a segunda fase em dois grupos de quatro. Porém, o Flamengo empata com o Fluminense em 1 x 1 e perde de 2 x 1 para o Sport Recife em pleno Maracanã, dando a impressão de que não daria mais para chegar a classificação.
     Mostrando um grande poder de recuperação, o time volta a vencer seus adversários e após vencer o Internacional por 2 x 0, com novo show de Júnior, que inclusive marca o primeiro gol cobrando falta com maestria, o time se classifica em quarto lugar para a segunda fase do campeonato. O primeiro jogo foi contra o São Paulo. Nessa semana, o Rio de Janeiro recebeu as maiores autoridades mundiais, que se reuniram para discutir diretrizes para o meio ambiente, no que ficou conhecido como ECO92 (infelizmente, a reunião não serviu para nada). No jogo contra o São Paulo, foi disputada a Taça ECO92, com o Flamengo vencendo por 1 x 0, com um gol de falta marcado por Rogério, do meio da rua, com a colaboração do goleiro Zetti. A seguir, o Flamengo perde de 1 x 0 para o Santos no Morumbi, perdendo vários gols.
     O próximo adversário era o Vasco e a partida foi disputada de forma extremamente ríspida, com muitas jogadas desleais, devido à grande rivalidade que aumentou mais ainda com a ida de Bebeto para o Vasco. Cada jogo com o Vasco era disputado com ódio. Nesse jogo, Júnior cobra uma falta na lateral da área e conta com a ajuda do goleiro Régis, do Vasco, que entra com bola e tudo.  No segundo tempo, o Vasco empata e a partida fica ainda mais dramática. Júnior Baiano era a sombra de Bebeto e não aliviava. Ao final o empate foi até justo. Mas o próximo adversário era o mesmo Vasco. E foi mais uma guerra. Aos 40 minutos, Júnior cobra um escanteio e num lance muito parecido com o gol que marcara no jogo anterior, vê o goleiro Régis novamente entrar com bola e tudo.
     A torcida do Flamengo comemora a vantagem de 1 x 0 de forma intensa. No segundo tempo, o Vasco parte para cima e a cada contra-ataque, o Flamengo perdia uma grande chance. Aos 39 minutos, Júnior lança Nélio que chuta de primeira, cruzado e marca o segundo gol. Logo após, Gotardo manda uma bola na trave. O Flamengo tem os jogadores Júnior, Zinho e Nélio recebendo o terceiro cartão amarelo e ficando de fora do próximo jogo contra o São Paulo, no Morumbi. Nesse jogo o Flamengo joga muito mal e perde de 2 x 0, com Gaúcho ainda perdendo um pênalti no final da partida. Para a última rodada, Flamengo, Santos e São Paulo brigavam por uma vaga na final. O Flamengo enfrenta o Santos, no Maracanã e o São Paulo joga contra o Vasco, em São Januário. O Flamengo faz a sua parte e num jogo muito difícil, vence o Santos por 3 x 1, com Gaúcho marcando o terceiro gol no último minuto, quando o Santos mais pressionava. Em São Januário, o Vasco vence o São Paulo por 4 x 1, com três gols de Bebeto, com a torcida do Vasco gritando para o time entregar o jogo. Com isso, o Flamengo estava classificado para decidir o título com o Botafogo, que era o grande favorito para a conquista.
     Em 12 de julho, o Maracanã recebe 102. 547 pagantes, para a primeira partida da final. O Flamengo vai a campo com Gilmar, Fabinho, Júnior Baiano, Gotardo e Piá, Uidemar, Júnior e Zinho, Júlio César, Gaúcho e Nélio(Paulo Nunes)(Marcelinho). O Flamengo começa a todo vapor e Júnior dá uma sequência de dribles desconcertantes em Renato Gaúcho, deixando-o sentado na grama, com a torcida delirando. Aos 15 minutos, Piá vai à linha de fundo e cruza. Zinho deixa a bola passar e Júnior chuta de primeira, marcando 1 x 0. O time continua a jogar uma grande partida, quando aos 34 minutos, Fabinho lança  Nélio, que entra livre e coloca a bola entre as pernas do goleiro Ricardo Cruz. Flamengo 2 x 0 e surpresa geral. Para calar de vez a torcida do Botafogo, aos 38 minutos Júnior lança a Piá, que cruza na cabeça de Gaúcho, que marca 3 x 0.  A torcida do Flamengo vai à loucura e chega ao exagero de pedir de novo 6 x 0. A torcida do Botafogo não acreditava no que estava vendo. O seu time só teve uma chance de marcar, no final do segundo tempo, com Carlos Alberto Dias perdendo o gol cara a cara com Gilmar, chutando por cima. O Flamengo ainda perdeu pelo menos duas outras chances. Ao final do jogo, a torcida do Flamengo já gritava que o time era Penta-Campeão.
     No dia seguinte ao jogo, o jogador Gaúcho  recebeu Renato Gaúcho para um churrasco, em sua casa, já que os dois sempre foram grandes amigos. A diretoria do Botafogo não gostou e afastou Renato definitivamente do time. O clima no Botafogo não era nada bom. No Flamengo, o clima era muito bom e o treinador Carlinhos lutava para evitar o "já ganhou". Em 19 de julho, a torcida do Flamengo lota o Maracanã, para ver a conquista do penta. Momentos antes dos times entrarem em campo, ocorre uma tragédia no Maracanã. A grade que fica no primeiro degrau das arquibancadas, exatamente onde se localiza a torcida Raça Rubro-Negra, cede, fazendo com que vários torcedores viessem a cair sobre as cadeiras e sobre os torcedores que ali estavam. Nesse momento estava sendo disputada uma preliminar entre veteranos, que é interrompida. Desce sobre o Maracanã um silêncio assustador. Os torcedores ficaram sem saber o que estava acontecendo. As notícias eram desencontradas e cada vez mais o drama aumentava. Quando um helicóptero desce no gramado e não consegue prestar socorro, todos ficam mais assustados ainda. Diziam que vários torcedores estavam mortos e que o jogo não se realizaria. Ao final de uns quinze minutos, os times entram em campo ainda com a incerteza do que iria acontecer. Os Bombeiros fazem um cordão de isolamento e o jogo começa, sob um clima desagradável. Ao final, 18 pessoas saem feridas, duas com gravidade, sendo que uma viria a morrer durante a semana.
     O Flamengo consegue controlar a pressão inicial do Botafogo e começa a equilibrar o jogo. Aos 28 minutos, Renê derruba Zinho com violência e como já tinha cartão amarelo, é expulso de campo. Aos 42 minutos, Zinho, que era o maior nome do jogo, é derrubado na entrada da área. Júnior cobra a falta sobre a barreira e marca o primeiro gol do Flamengo. No início do segundo tempo, aos 10 minutos, Piá cruza e Júlio César marca o segundo gol do Flamengo dando início à festa. Mesmo com os gols de Piquete e Valdeir, o time consegue controlar a  pressão e com o apito final de José Roberto Wright, o Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro pela quinta vez. A torcida leva para o gramado uma enorme bandeira que cobre toda a metade do campo do Maracanã. Júnior recebe a Taça  num palanque armado no meio de campo e a torcida do Flamengo comemora intensamente o título.

- Numeros da Campanha:

Jogos: 27
Vitórias: 12
Empates: 08
Derrotas: 07
GP: 44
GC: 31

- Campanha:

PRIMEIRA FASE

29/01/1992 - Bahia 1 x 1 Flamengo
Local: Estádio da Fonte Nova, Salvador (Público: 17.607 pagantes)
Gols: Gaúcho (8min1T) e Paulo Rodrigues (34min1T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Júnior Baiano, Rogério e Piá; Uidemar, Júnior, Djalminha (Toto) e Zinho; Paulo Nunes e Gaúcho
Téc: Carlinhos

03/02/1992 - Guarani 1 x 3 Flamengo
Local: Estádio Brinco de Ouro, Campinas (Público: 5.320 pagantes)
Gols: Anderson (40min1T), Gaúcho (2min2T), Paulo Nunes (11min2T) e Zinho (33min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Júnior Baiano, Rogério e Piá; Uidemar, Júnior (Zé Ricardo), Djalminha e Zinho; Paulo Nunes (Fabinho) e Gaúcho
Téc: Carlinhos

09/02/1992 - Flamengo 2 x 2 Botafogo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 37.834 pagantes)
Gols: Valdeir (12min1T), Júnior (4min2T), Piá (24min2T) e Chicão (27min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Rogério e Piá; Uidemar, Júnior, Djalminha (Fabinho) e Zinho; Paulo Nunes e Gaúcho
Téc: Carlinhos

15/02/1992 - Palmeiras 1 x 2 Flamengo
Local: Parque Antárctica, São Paulo (Público: 31.482 pagantes)
Gols: César Sampaio (contra, 3min1T), Marques (45min1T) e Wilson Gottardo (36min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Rogério e Piá; Uidemar, Júnior (Zé Ricardo), Nélio e Zinho; Paulo Nunes e Gaúcho
Téc: Carlinhos

19/02/1992 - Flamengo 3 x 2 São Paulo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 35.450 pagantes)
Gols: Gaúcho (31min1T), Palhinha (19min2T), Rogério (27min2T), Gaúcho (39min2T) e Wilson Gottardo (contra, 40min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Rogério e Piá; Uidemar, Júnior, Djalminha (Fabinho) e Zinho; Paulo Nunes e Gaúcho
Téc: Carlinhos

24/02/1992 - Flamengo 1 x 2 Cruzeiro
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 24.202 pagantes)
Gols: Charles (3min1T), Paulo Roberto (3min2T) e Toto (44min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Rogério e Piá; Uidemar (Toto), Júnior, Nélio e Zinho; Paulo Nunes e Gaúcho
Téc: Carlinhos

07/03/1992 - Santos 2 x 0 Flamengo
Local: Vila Belmiro, Santos (Público: 13.721 pagantes)
Gols: Paulinho McLaren (26min2T) e (34min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Rogério e Piá; Uidemar, Zé Ricardo, Nélio e Zinho; Paulo Nunes (Júnior Baiano) e Toto (Paulo César Cruvinel)
Téc: Carlinhos

11/03/1992 - Atlético Mineiro 1 x 1 Flamengo
Local: Mineirão, Belo Horizonte (Público: 18.995 pagantes)
Gols: Edu Lima (28min1T) e Júnior (38min1T)
Time: Gilmar, Fabinho, Wilson Gottardo, Rogério e Piá; Uidemar, Júnior, Zé Ricardo e Paulo César Cruvinel (Djalminha); Paulo Nunes e Gaúcho
Téc: Carlinhos

14/03/1992 - Flamengo 0 x 1 Bragantino (SP)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 11.718 pagantes)
Gol: Nei (28min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Rogério e Piá; Uidemar, Júnior, Paulo César Cruvinel (Luís Antônio) e Zinho; Paulo Nunes e Gaúcho
Téc: Carlinhos

21/03/1992 - Náutico 0 x 0 Flamengo
Local: Estádio dos Aflitos, Recife (Público: 11.291 pagantes)
Time: Gilmar, Fabinho (Zé Ricardo), Wilson Gottardo, Rogério e Piá; Uidemar, Charles Guerreiro, Júnior e Zinho; Paulo Nunes (Luís Antônio) e Gaúcho
Téc: Carlinhos

29/03/1992 - Flamengo 2 x 4 Vasco
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 92.982 pagantes)
Gols: Edmundo (7min1T), Bebeto (41min1T) e (21min2T), Flávio (33min2T), e Luís Antônio (42min2T) e (45min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Rogério e Piá; Uidemar (Marcelinho), Júnior, Marquinhos e Zinho; Paulo Nunes (Toto) e Luís Antônio
Téc: Carlinhos

05/04/1992 - Flamengo 2 x 0 Atlético Paranaense
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 10.770 pagantes)
Gols: Toto (24min1T) e (34min1T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Júnior Baiano e Piá; Marquinhos, Júnior, Marcelinho e Zinho; Luís Antônio (Júlio César) e Toto
Téc: Carlinhos

12/04/1992 - Corinthians 1 x 3 Flamengo
Local: Pacaembu, São Paulo (Público: 39.879 pagantes)
Gols: Júnior (23min1T), Marquinhos (25min1T), Fabinho (36min1T) e Ezequiel (28min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Júnior Baiano e Fabinho; Uidemar, Marquinhos, Júnior e Zinho; Luís Antônio (Paulo Nunes) e Toto (Júlio César)
Téc: Carlinhos

19/04/1992 - Flamengo 1 x 1 Fluminense
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 66.876 pagantes)
Gols: Júlio César (41min1T) e Luís Marcelo (39min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Júnior Baiano e Piá; Fabinho, Júnior, Luís Antônio (Paulo Nunes) e Zinho; Júlio César e Toto (Paulo César Cruvinel)
Téc: Carlinhos

26/04/1992 - Flamengo 1 x 2 Sport Recife
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 26.330 pagantes)
Gols: Franklin (3min2T), Júnior (12min2T) e Neco (42min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Rogério e Piá; Uidemar, Júnior, Marquinhos (Toto) e Zinho; Paulo Nunes e Júlio César
Téc: Carlinhos

03/05/1992 - Flamengo 4 x 1 Paysandu (PA)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 14.912 pagantes)
Gols: Nélio (30min1T), Zinho (2min2T), Júlio César (10min2T), Edil (30min2T) e Marcelinho (37min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Mauro, Júnior Baiano e Piá; Uidemar, Júnior, Marquinhos (Marcelinho) e Zinho; Júlio César (Djalminha) e Nélio
Téc: Carlinhos

09/05/1992 - Portuguesa de Desportos 1 x 1 Flamengo
Local: Canindé, São Paulo (Público: 12.335 pagantes)
Gols: Nélio (13min1T) e Maurício (14min1T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Júnior Baiano e Piá; Uidemar, Júnior, Marquinhos e Zinho; Júlio César e Nélio
Téc: Carlinhos

24/05/1992 - Flamengo 3 x 1 Goiás
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 30.384 pagantes)
Gols: Paulo Nunes (45+1minT), Gaúcho (11min2T) e (27min2T), e Cacau (42min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Júnior Baiano e Piá; Marquinhos, Júnior, Nélio (Fabinho) e Zinho; Paulo Nunes (Júlio César) e Gaúcho
Téc: Carlinhos

31/05/1992 - Flamengo 2 x 0 Internacional
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 79.606 pagantes)
Gols: Júnior (37min1T) e Zinho (9min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Júnior Baiano e Piá; Uidemar, Marquinhos, Júnior (Júlio César) e Zinho; Nélio e Gaúcho
Téc: Carlinhos

QUADRANGULAR SEMI-FINAL

14/06/1992 - Flamengo 1 x 0 São Paulo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 48.652 pagantes)
Gol: Rogério (16min1T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Rogério e Piá (Fabinho); Uidemar, Júnior, Marquinhos e Zinho; Nélio (Paulo Nunes) e Gaúcho
Téc: Carlinhos

20/06/1992 - Santos 1 x 0 Flamengo
Local: Morumbi, São Paulo (Público: 28.402 pagantes)
Gol: Guga (8min1T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro (Fabinho), Wilson Gottardo, Gélson e Piá; Uidemar (Júlio César), Júnior, Marquinhos e Zinho; Paulo Nunes e Gaúcho
Téc: Carlinhos

28/06/1992 - Flamengo 1 x 1 Vasco
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 101.343 pagantes)
Gols: Júnior (37min1T) e (contra, 29min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Júnior Baiano e Piá; Uidemar, Júnior, Nélio e Zinho; Paulo Nunes (Marcelinho) e Gaúcho
Téc: Carlinhos

01/07/1992 - Flamengo 2 x 0 Vasco
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 82.532 pagantes)
Gols: Júnior (40min1T) e Nélio (39min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Júnior Baiano e Piá; Uidemar, Júnior, Nélio e Zinho; Paulo Nunes (Fabinho) e Gaúcho (Marcelinho)
Téc: Carlinhos

04/07/1992 - São Paulo 2 x 0 Flamengo
Local: Morumbi, São Paulo (Público: 42.597 pagantes)
Gols: Raí (6min2T) e Palhinha (26min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Gélson, Rogério e Piá; Uidemar, Marquinhos, (Djalminha), Fabinho (Júlio César) e Nélio; Paulo Nunes e Gaúcho
Téc: Carlinhos

08/07/1992 - Flamengo 3 x 1 Santos
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 29.149 pagantes)
Gols: Nélio (22min1T), Bernardo (contra, 7min2T), Marcelo Passos (36min2T) e Gaúcho (45min2T)
Time: Gilmar, Fabinho, Wilson Gottardo, Júnior Baiano e Piá; Uidemar, Júnior, Nélio e Zinho; Júlio César e Gaúcho
Téc: Carlinhos

FINAL

12/07/1992 - Flamengo 3 x 0 Botafogo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 102.547 pagantes)
Gols: Júnior (15min1T), Nélio (34min1T) e Gaúcho (38min1T)
Time: Gilmar, Fabinho, Wilson Gottardo, Júnior Baiano e Piá; Uidemar, Júnior, Nélio (Paulo Nunes (Marcelinho)) e Zinho; Júlio César e Gaúcho
Téc: Carlinhos

19/07/1992 - Flamengo 2 x 2 Botafogo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 122.001 pagantes)
Gols: Júnior (42min1T), Júlio César (10min2T), Pichetti (28min2T) e Valdeir (43min2T)
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Gélson e Piá; Uidemar, Fabinho (Mauro), Júnior e Zinho; Júlio César e Gaúcho (Djalminha)
Téc: Carlinhos

- Dados da Campanha:

Time-base: Gilmar; Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Júnior Baiano (Rogério Lourenço) e Piá; Uidemar, Júnior, Nélio (Fabinho) e Zinho; Paulo Nunes (Júlio César Goiano) e Gaúcho
Banco: Adriano, Gélson Baresi, Marquinhos, Djalminha, Marcelinho Carioca e Toto

Artilharia: Júnior (9), Gaúcho (8), Nélio (5), Zinho (3), Toto (3), Júlio César Goiano (3), Luís Antônio (2), Paulo Nunes (2), Rogério Lourenço (2), Piá (1), Wilson Gottardo (1), Marquinhos (1), Fabinho (1), Marcelinho Carioca (1) e 2 gols contra

Participação:
27 jogos: Gilmar
26 jogos: Piá
25 jogos: Júnior e Zinho
24 jogos: Charles Guerreiro e Uidemar
23 jogos: Wilson Gottardo
22 jogos: --
21 jogos: Paulo Nunes
20 jogos: --
19 jogos: Gaúcho
15 jogos: Fabinho
14 jogos: Rogério Lourenço e Júnior Baiano
13 jogos: Nélio e Júlio César Goiano
11 jogos: Marquinhos
8 jogos: Djalminha e Toto
6 jogos: Luís Antônio e Marcelinho Carioca
5 jogos: Zé Ricardo
4 jogos: Paulo César Cruvinel
3 jogos: Gélson Baresi
2 jogos: Mauro