Copa do Brasil 2006

Copa do Brasil 2006


- Historia da Conquista:

    Após ter perdido os títulos de 1997 para o Grêmio, de 2003 para o Cruzeiro e de 2004 para o Santo André, o Flamengo conseguiu ser campeão da Copa do Brasil mais uma vez.
    No início da campanha, o Flamengo jogou contra o ASA da cidade de Arapiraca, Alagoas. Começou perdendo com um gol feito com a mão pelo jogador do time alagoano. Mas conseguiu o empate com um gol do zagueiro Ronaldo Angelim. No Maracanã, novamente o Flamengo começou perdendo, mas conseguiu a virada. Na segunda fase, o Flamengo venceu o ABC por 1 x 0 em Natal e goleou por 4 x 0 no Maracanã. O próximo adversário era o Guarani, que passava por grave crise. E o Flamengo não teve pena e fez 5 x 1, praticamente garantindo a vaga. Em Campinas, o time jogou de forma desinteressada e perdeu por 1 x 0.
   O Atlético mineiro veio ao Maracanã achando que poderia conseguir vencer, mas voltou para Belo Horizonte com 4 x 1 na bagagem. No Mineirão, o Flamengo somente não venceu, pois teve um gol muito mal anulado no segundo tempo. Com o 0 x 0, o Flamengo se classificava para as semi-finais. E o adversário era a sensação do campeonato. O Ipatinga havia vencido vários adversários difíceis e chegava credenciado a ganhar a vaga para a final. O treinador do time mineiro era Ney Franco, completamente desconhecido de todos.
   Na primeira partida, o Flamengo joga na cidade de Ipatinga. Com um gol de Obina, o Flamengo vence por 1 x 0 e consegue realizar uma boa partida. Quando tudo levava a crer que o Flamengo sairia vitorioso, o Ipatinga empata no último minuto devido a uma falha do jogador Júnior e do goleiro Diego. Em 18 de maio, o Maracanã recebe um grande público para assistir a segunda partida da semi-final. E mesmo com todo o incentivo da torcida rubro-negra, o Flamengo toma um gol, após uma grande falha do zagueiro Fernando. Por sorte, o Flamengo empata logo a seguir com um gol do jogador Marcelinho, um lateral reserva. No segundo tempo, o Flamengo parte para o ataque, mas o Ipatinga era muito perigoso. Aos 32 minutos, Renato recebe passe de Jônatas e de primeira chuta para o gol, marcando a virada. A torcida vai ao delírio. O Ipatinga parte para tentar o empate, mas o Flamengo jogou com muita garra e garante o resultado. Após essa partida, o Flamengo contrata o técnico Ney Franco, demitindo o então técnico Waldemar de Oliveira.
   Na outra semi-final, Vasco da Gama e Fluminense lutavam para chegar à decisão. O Vasco acaba derrotando o Fluminense e se credencia a decidir com o Flamengo a Copa do Brasil. Era a primeira vez que dois times da mesma cidade se enfrentariam numa final da Copa do Brasil. O Vasco estava num momento melhor  que o Flamengo no Campeonato Brasileiro, que era disputado de forma concomitante. Mas a decisão da Copa do Brasil foi marcada somente para acontecer após a Copa do Mundo da Alemanha, isto é, dois meses depois.
   Na primeira partida, em 19 de julho, o Vasco começa um pouco melhor, mas aos poucos, o Flamengo vai equilibrando as ações. O técnico Ney Franco arma o Flamengo no surpreendente sistema 3-6-1, o que fazia pensar numa grande retranca. Mas não foi isso que aconteceu. No segundo tempo, ocorre o lance que iria modificar todo o panorama da partida. O zagueiro Renato Silva se machuca e Ney Franco surpreende mais uma vez, colocando em campo o atacante Obina, que até então não tinha muita aceitação pela torcida. Aos 15 minutos, Obina tenta um chute, que é colocado para escanteio. Renato Augusto cobra o escanteio. A bola é afastada para a entrada da área. Obina chuta de primeira e manda a bola no ângulo esquerdo do goleiro Cássio. O Maracanã explode. E a torcida do Flamengo ainda comemorava o gol de Obina, quando o time parte para o ataque. Leonardo Moura cruza na cabeça de Luizão, que faz o segundo gol. Até o final da partida, o Flamengo colocou o Vasco na roda e não fez mais gols por que preferiu dar olé.
   Uma semana depois, Flamengo e Vasco voltam a se encontrar para a segunda partida. Todos pensavam que o Vasco viria com a faca entre os dentes. Mas com 15 segundos de jogo, Renato Augusto perde um gol na cara do goleiro. O Vasco estava com os nervos a flor da pele e não conseguia trocar mais que três passes. E para piorar, o jogador Valdir Papel toma o segundo cartão amarelo com 18 minutos de jogo. No banco do Vasco, o técnico Renato Gaúcho era a prova do descontrole emocional, tanto que empurra o jogador expulso, quando este dava entrevistas. O Flamengo dominava o jogo e aos 32 minutos, Leonardo Moura tenta um chute a gol que bate na zaga. A bola sobra para Juan, que chuta de primeira, rasteiro. A bola estufa as redes do Vasco. A torcida do Flamengo, maioria absoluta no Maracanã, explode de alegria no gol de Juan.
   Na segundo etapa, o Flamengo domina as ações e começa a dar olé. A torcida gritava o já famoso “Ô Ô Ô. Vice de novo” e a torcida do Vasco ia aos poucos abandonando o Maracanã. Até o final da partida, o Vasco não incomodou. Ao término do jogo, os jogadores se abraçavam em campo, comemorando mais uma conquista importante do Flamengo. A torcida do Flamengo não se continha de alegria. O time recebe a taça e dá a volta olímpica.   

- Numeros da Campanha:

Jogos: 12
Vitórias: 08
Empates: 03
Derrotas: 01
GP: 23
GC: 07

- Campanha:

1ª FASE

22/02 - Flamengo 1 x 1 ASA (AL)
Local: Estádio Coaracy Fonseca, Arapiraca - Público: 9.910 pagantes
Gols: Denilson (33min1T) e Ronaldo Angelim (24min2T)
Time: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Fernando (Ronaldo Angelim) e Juan; Jônatas, Diego Souza, Felipe Gabriel e Renato Abreu; Peralta (Rodrigo Broa) e Luizão.
Téc: Valdir Espinoza

08/03 - Flamengo 2 x 1 ASA (AL)
Local: Maracanã - Público: 7.756 pagantes
Gols: Cascata (14min1T), Renato Silva (22min1T) e Peralta (41min1T)
Time: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim e Juan; Jônatas, Renato Abreu, Felipe Gabriel e Peralta (Rodrigo Broa); César Ramirez (Júnior) e Luizão.
Téc: Waldemar Lemos

2ª FASE

22/03 - Flamengo 1 x 0 ABC (RN)
Local: Estádio Frasqueirão, Natal - Público: 11.819 pagantes
Gol: Ronaldo Angelim (31min2T)
Time: Diego, Leonardo Moura (Felipe Dias), Renato Silva, Ronaldo Angelim (Rodrigo Arroz) e André; Jônatas, Júnior, Diego Souza (Felipe Gabriel) e Renato Abreu; César Ramirez e Luizão.
Téc: Waldemar Lemos

05/04 - Flamengo 4 x 0 ABC (RN)
Local: Maracanã - Público: 6.357 pagantes
Gols: Renato Abreu (18min1T), César Ramirez (29min1T), Luizão (39min1T) e Renato Abreu (41min2T)
Time: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Fernando e André; Léo (Diego Souza), Jônatas (Rodrigo Arroz), Vinícius Pacheco (Deni) e Renato Abreu; César Ramirez e Luizão.
Téc: Waldemar Lemos

OITAVAS DE FINAL

12/04 - Flamengo 5 x 1 Guarani (SP)
Local: Maracanã - Público: 17.059 pagantes
Gols: Luizão (20min1T), Leonardo Moura (23min1T), Renato Abreu (38min1T), Obina (3min2T), Bilu (29min2T) e Juan (35min2T)
Time: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Fernando e André (Juan); Léo, Jônatas (Rodrigo Arroz), Diego Souza e Renato Abreu; Vinícius Pacheco e Luizão (Obina).
Téc: Waldemar Lemos

19/04 - Flamengo 0 x 1 Guarani (SP)
Local: Estádio Brinco de Ouro, Campinas - Público: 2.770 pagantes
Gol: Juliano (15min1T)
Time: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim e André; Léo, Diego Souza, Peralta (Rodrigo Arroz) e Renato Abreu; César Ramirez (Diego Oliveira) e Vinícius Pacheco (Obina).
Téc: Waldemar Lemos

QUARTAS DE FINAL

26/04 - Flamengo 4 x 1 Atlético Mineiro
Local: Maracanã - Público: 27.703 pagantes
Gols: Renato Abreu (12min1T) e (1min2T), Obina (4min2T), Marinho (12min2T) e Jônatas (36min2T)
Time: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva (Rodrigo Arroz), Ronaldo Angelim e Juan; Léo, Jônatas, Júnior (Diego Souza) e Renato Abreu; César Ramirez (Obina) e Vinícius Pacheco.
Téc: Waldemar Lemos

03/05 - Flamengo 0 x 0 Atlético Mineiro
Local: Mineirão, Belo Horizonte - Público: 44.746 pagantes
Time: Diego, Leonardo Moura, Fernando, Ronaldo Angelim e Juan; Léo, Jônatas, Júnior e Renato Abreu (Bruno Mezenga); Vinícius Pacheco e Obina (Deni).
Téc: Waldemar Lemos

SEMIFINAL

10/05 - Flamengo 1 x 1 Ipatinga (MG)
Local: Estádio Ipatingão, Ipatinga - Público: 20.209 pagantes
Gols: Obina (31min1T) e Camanducaia (45+1min2T)
Time: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Fernando e Juan; Léo, Jônatas, Júnior e Renato Abreu; Vinícius Pacheco e Obina (César Ramirez).
Téc: Waldemar Lemos

18/05 - Flamengo 2 x 1 Ipatinga (MG)
Local: Maracanã - Público: 44.645 pagantes
Gols: Camanducaia (10min1T), Marcelinho (13min1T) e Renato Abreu (21min2T)
Time: Diego, Marcelinho, Renato Silva, Fernando e Juan; Léo, Jônatas (Ronaldo Angelim), Júnior (Rodrigo Arroz) e Renato Abreu; Vinícius Pacheco (Diego Souza) e Obina.
Téc: Waldemar Lemos

FINAL

19/07 - Flamengo 2 x 0 Vasco
Local: Maracanã - Público: 43.955 pagantes
Gols: Obina (14min2T) e Luizão (17min2T)
Time: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva (Obina), Ronaldo Angelim, Fernando e Juan; Jônatas, Toró (Júnior), Renato Augusto e Renato Abreu; Luizão.
Téc: Ney Franco

26/07 - Flamengo 1 x 0 Vasco
Local: Maracanã - Público: 45.459 pagantes
Gol: Juan (27min1T)
Time: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva (Obina), Rodrigo Arroz, Fernando e Juan; Jônatas, Toró (Obina), Renato Augusto (Peralta) e Renato Abreu; Luizão (Léo).
Téc: Ney Franco

- Dados da Campanha:

Time-base: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim, Fernando e Juan; Jônatas, Renato Augusto e Renato Abreu; Obina e Luizão
Banco: Marcelo Lomba, Marcelinho, Rodrigo Arroz, André, Léo Oliveira, Júnior, Toró, Diego Souza, Peralta e Vinícius Pacheco

Artilharia: Renato Abreu (6), Obina (4), Luizão (3), Juan (2), Ronaldo Angelim (2), Leonardo Moura (1), Jônatas (1), Renato Silva (1), Peralta (1), César Ramirez (1) e Marcelinho (1)

Participação:
12 jogos: Diego e Renato Abreu
11 jogos: Leonardo Moura, Renato Silva e Jônatas
10 jogos: -
9 jogos: Juan e Obina
8 jogos: Ronaldo Angelim, Fernando e Léo Oliveira
7 jogos: Rodrigo Arroz, Júnior, Diego Souza, Vinícius Pacheco e Luizão
6 jogos: César Ramirez
5 jogos: -
4 jogos: André e Horacio Peralta
3 jogos: Felipe Gabriel
2 jogos: Rodrigo Broa, Toró, Renato Augusto e Deni
1 jogo: Marcelinho, Felipe Dias, Diego Oliveira e Bruno Mezenga