Taça Guanabara 2008

Taça Guanabara 2008

- C.R.FLAMENGO CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA 2008

- Historia da Conquista:

  Na Taça Guanabara, o Flamengo vence o Boavista por 2 x 0, mostrando um bom futebol. Mas apesar da vitória, o Flamengo vê o jogador Renato Augusto sofrer uma grave contusão, com afundamento de ossos da face, que o leva a sala de cirurgia e o deixa afastado do time por alguns meses. Na segunda partida, o Flamengo vence o Cardoso Moreira por 4 x 1. A seguir, o Flamengo vence o Duque de Caxias por 5 x 1 e o Macaé por 1 x 0, sem maiores dificuldades. Em 2 de fevereiro, sábado de carnaval, o Flamengo joga pela primeira vez no Estádio Olímpico João Havelange, mais conhecido como Engenhão. Com três gols de Obina, o Flamengo derrota o América por 4 x 0. Devido a expulsão do zagueiro Fábio Luciano, o Flamengo joga contra o Volta Redonda com o zagueiro Rodrigo, que fazia sua estréia. Em jogada onde subiu para cabecear, Rodrigo cai e fratura o braço direito. O Flamengo vence por 2 x 1, mas perde mais um jogador. Isso faz o Flamengo contratar o zagueiro Leonardo, para a disputa da Libertadores. Apesar de tudo, o Flamengo se classifica em primeiro lugar em seu grupo, ficando o Fluminense em segundo lugar.
         Em 10 de fevereiro, Flamengo e Fluminense disputam o último jogo da fase de classificação da Taça Guanabara e o Flamengo resolve jogar com o time reserva, pois o jogo não valia mais nada. O Fluminense mescla reservas e titulares e acaba vencendo o Flamengo por 4 x 1. A seguir, o Flamengo vai ao Peru, para iniciar sua participação na Taça Libertadores da América.
        Em 17 de fevereiro, Flamengo e Vasco vão decidir uma vaga na final da Taça Guanabara. No dia anterior, o Botafogo desbanca o favoritismo do Fluminense e o derrota por 2 x 0. Para o jogo contra o Vasco, Edmundo faria sua reestréia com a camisa cruzmaltina. A torcida do Vasco até esqueceu a freguesia para o Flamengo em jogos decisivos e foi ao Maracanã, na esperança de ver a freguesia se acabar. E a esperança aumentou, quando o Vasco fez 1 x 0, por intermédio do jovem Alan Kardec. Só que a alegria durou pouco. Em cobrança de falta, Juan coloca a bola na cabeça de Fábio Luciano, que com categoria manda a bola para o fundo das redes. No segundo tempo, logo aos 6 minutos, ocorre o lance capital do jogo. Morais invade a área pela esquerda e é derrubado por Ibson. Pênalti para o Vasco. A torcida vascaína fica em delírio, pedindo Edmundo. Ele pega a bola, ajeita na marca e bate o pênalti. Bruno pratica a defesa, para delírio total dos rubro-negros. Com isso, o Flamengo parte para cima e passa a dominar o jogo. Aos 34 minutos, Leonardo Moura cruza a bola e Ronaldo Angelim cabeceia. A bola toca na trave esquerda e passa pelo goleiro do Vasco, indo morrer na rede. Gol do Flamengo e explosão da torcida rubro-negra. Até o final da partida, o Vasco não consegue assustar e ao final do jogo, o Flamengo mais uma vez ganha do Vasco em jogo decisivo. Assim como em 2001, 2004 e 2007, o Flamengo vence novamente o Vasco na semifinal da Taça Guanabara. Contando com os títulos estaduais de 1996, 1999, 2000, 2001 e 2004 e com o título da Copa do Brasil de 2006, o Flamengo cria uma freguesia, que provavelmente já estava causando um sério complexo nos vascaínos.
       Em 24 de fevereiro, Flamengo e Botafogo decidem a Taça Guanabara. O Maracanã recebe um público de 62 mil torcedores, o que antigamente seria um público ridículo para uma decisão, mas que neste dia, representou a carga total de ingressos colocados à venda. O Botafogo teve uma semana difícil, com alguns jogadores contundidos, tentando recuperá-los para a final. No dia do jogo, apenas Jorge Henrique não foi para o jogo, ficando na reserva. O Flamengo foi a campo com Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Jailton(Kleberson), Christian, Toró(Diego Tardelli), Ibson, Marcinho(Obina) e Souza. A partida começa muito equilibrada, sem chances de gol. Até que aos 27 minutos, Welington Paulista entra na defesa do Flamengo e chuta no canto do gol de Bruno. Gol do Botafogo. A torcida do Flamengo ficou muito preocupada, pois o Flamengo não conseguia dar uma pressão na defesa do Botafogo. Por sua vez, o Botafogo, preferiu manter a postura defensiva, não se aproveitando da instabilidade do Flamengo.
        Para o segundo tempo, Joel Santana manda o time para frente, colocando em campo Obina e Kleberson. E o Flamengo partiu para cima e começou a imprensar o Botafogo em sua defesa. O perigo ficava por conta dos contra-ataques do Botafogo. O jogo seguia em ritmo forte, até que aos  16 minutos, após falta cobrada por Juan, Fábio Luciano é agarrado e quase tem a sua camisa retirada pelo zagueiro do Botafogo. O árbitro marca pênalti. Enquanto a torcida do Flamengo vibra, o time do Botafogo começa a perder a cabeça. Ibson cobra o pênalti com perfeição e empata o jogo. Ao tentar pegar a bola, para dar a saída com rapidez, Souza se envolve em uma confusão com o goleiro alvi-negro e acaba expulso de campo, juntamente com Zé Carlos do Botafogo. Com isso, o Flamengo partiu para cima do Botafogo, que desesperadamente tentava a marcação de um pênalti, com jogadores simulando faltas. A seguir, Lúcio Flávio dá um pontapé em Juan e é expulso de campo. Com isso, o Botafogo se descontrolou de vez. Mesmo com um jogador a mais, o Flamengo atacava, mas a cada contra-ataque, o Botafogo levava muito perigo. Joel Santana tira Toró e coloca Diego Tardelli em campo. E aos 47 minutos, após grande jogada de Leonardo Moura, Diego Tardelli chuta da entrada da área, como se tivesse cobrando uma falta. A bola faz uma curva e morre no fundo do gol do Botafogo. É o gol do título e a torcida faz uma festa maravilhosa. O Botafogo parte para cima e quase empata o jogo, numa jogada que a defesa parou pedindo impedimento. Só para matar do coração, aos 50 minutos, o Botafogo cobra uma falta  e a bola é cabeceada no meio da defesa do Flamengo, indo se chocar com a trave. A defesa do Flamengo chuta a bola para longe e o árbitro termina um jogo extremamente emocionante. A torcida e os jogadores vibram muito com a conquista da Taça Guanabara, que ia para a Gávea pela 18ª vez. O Botafogo completava 15 partidas sem ganhar do Flamengo e perdia a quinta decisão consecutiva para o Flamengo (Taça Rio de 1991, Campeonato Brasileiro de 1992, Taça Guanabara de 1995, Campeonato Estadual de 2007 e agora a Taça Guanabara de 2008), marcando mais uma grande freguesia no Rio de Janeiro. A choradeira dos jogadores e dos diretores do Botafogo chegou a ser patética. O Botafogo mantinha a fama de ser o time “do quase” e sua diretoria buscava explicações estapafúrdias para mais uma derrota. Quanto ao Flamengo, tudo era festa.
 
- Numeros da Campanha:

Jogos: 09
Vitórias: 08
Empates: 00
Derrotas: 01
GP: 23
GC: 09

- Ficha dos Jogos:

1º Turno (Taça Guanabara):
   
1) C.R.Flamengo 2x0 Boa Vista (RJ) - 20/01/2008 - Maracanã (RJ)
Time: Diego, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Jailton, Cristian (Obina), Ibson, Toró, Renato Augusto (Marcinho), Souza. Técnico : Joel Santana.
Gols: Souza, Fabio Luciano.

2) C.R.Flamengo 4x1 Cardoso Moreira (RJ) - 24/01/2008 - Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Jailton (Obina), Jonatas, Toró, Ibson (Rodrigo), Marcinho, Souza (Maxi). Técnico: Joel Santana.
Gols: Ibson, Souza, Juan, Leonardo Moura.

3) C.R.Flamengo 5x1 Duque de Caxias (RJ) - 27/01/2008 - Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano (Rodrigo), Ronaldo Angelim, Juan, Jailton, Jonatas, Ibson, Toró, Marcinho (Maxi), Souza (Obina). Técnico: Joel Santana.
Gols: Marcinho, Ibson (2), Leonardo Moura, Souza.

4) C.R.Flamengo 1x0 Macaé (RJ) - 30/01/2008 - Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Jailton, Jonatas (Kleberson), Ibson, Toró, Marcinho (Obina), Souza. Técnico: Joel Santana.
Gol: Toró.

5) C.R.Flamengo 4x0 America (RJ) - 02/02/2008 - Engenhão (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Jailton (Maxi), Jonatas, Ibson, Toró, Marcinho (Obina), Souza (Rodrigo). Técnico: Joel Santana.
Gols: Obina (3), Juan.

6) C.R.Flamengo 2x1 Volta Redonda (RJ) - 07/02/2008 - Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Luizinho, Rodrigo (Rodrigo Antonio), Ronaldo Angelim, Juan, Jailton, Jonatas, Ibson, Kleberson (Marcinho), Diego Tardelli (Obina), Souza. Técnico: Joel Santana.
Gols: Juan, Diego Tardelli.

7) C.R.Flamengo 1x4 Fluminense (RJ) - 10/02/2008 - Maracanã (RJ)
Time: Diego, Luizinho, Rodrigo Antonio, Thiago Salles, Egidio, Colace (Marcinho), Cristian, Kleberson, Léo Medeiros, Diego Tardelli (Maxi), Obina. Técnico: Joel Santana.
Gol: Kleberson.

8) C.R.Flamengo 2x1 Vasco (RJ) - 17/02/2008 - Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Jonatas (Cristian), Jailton, Ibson, Kleberson (Obina), Diego Tardelli (Marcinho), Souza. Técnico: Joel Santana.
Gols: Fabio Luciano, Ronaldo Angelim.

9) C.R.Flamengo 2x1 Botafogo (RJ) - 24/02/2008 - Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Jailton (Kleberson), Cristian, Ibson, Toró (Diego Tardelli), Marcinho (Obina), Souza. Técnico : Joel Santana.
Gols: Ibson, Diego Tardelli.