Taça Rio 2009

Taça Rio 2009

- C.R.FLAMENGO CAMPEÃO DA TAÇA RIO 2009

- Historia da Conquista:

  Na Taça Rio, o Flamengo começa derrotando o Cabofriense por 3 x 1 e o Duque de Caxias por 4 x 2. O time era acusado de não se empenhar nas partidas, devido ao atraso nos salários. A torcida já mostrava uma certa insatisfação, que só fez aumentar quando o Flamengo empata com o Tigres do Brasil por 1 x 1, no Maracanã. Ao perder de 2 x 0 para o Vasco, numa partida muito truncada, com cinco expulsões, o Flamengo ficou numa situação complicada para se classificar para as semifinais da Taça Rio. Na partida seguinte, o técnico Cuca coloca em campo o jovem Erick Flores para compor o meio de campo. E com uma grande atuação, Erick Flores ajuda o Flamengo a derrotar o Madureira por 4 x 2, com 3 gols de Josiel. Em 28 de março, o Flamengo derrotou o Resende por 4 x 0, com outra grande atuação de Erick Flores e com 2 gols de Josiel, que passava a liderar a tabela de artilheiros do campeonato.  A seguir, o Flamengo vai a Campos e num jogo muito difícil, vence o Americano por 1 x 0, gol de Juan cobrando pênalti aos 42 minutos do segundo tempo. A classificação para a semifinal estava muito próxima.
  Para o último jogo, contra o Fluminense, o Flamengo não contaria com jogadores que tomaram o terceiro cartão amarelo, casos de Juan e Ibson. Como isto não bastasse, entra em cena o TJD, que havia denunciado o goleiro Bruno por uma jogada mais ríspida ocorrida no jogo contra o Vasco. Bruno pega três jogos e ficaria fora da semifinal. Leonardo Moura pega dois jogos e também desfalcaria o Flamengo. Airton e Willians também desfalcariam o time no Fla x Flu. O técnico Cuca pegou trinta dias de suspensão. Os jogadores do Vasco foram absolvidos ou pegaram somente um jogo. Com isso, o Flamengo deveria mais uma vez vencer tudo e todos para ser tricampeão. Durante a semana, chegava ao fim a parceria do Flamengo com a Petrobras. Após 25 anos estampando o nome da empresa em suas camisas, o Flamengo rompe o contrato, pois não conseguia receber o patrocínio. No Fla x Flu, o Flamengo não teria patrocino na camisa. E assim foi até o início de julho.
           O time praticamente reserva joga de igual para igual com o time titular do Fluminense, mas sofre um gol aos 32 minutos do segundo tempo. Quando tudo levava a crer que o Flamengo amargaria uma derrota, o estreante Emerson empata aos 49 minutos. Com isso, o Flamengo terminou em primeiro lugar em seu grupo e iria disputar a semifinal exatamente contra o Fluminense. Antes da partida decisiva, o Flamengo vai a Belém e vence o Remo por 2 x 0, pela Copa do Brasil, com mais um gol de Emerson.
            Em 12 de abril, domingo de Páscoa, o Flamengo vai ao Maracanã, para disputar uma vaga na final da Taça Rio. O Fluminense vinha com todo o favoritismo, tanto que seu presidente afirmou que o Flamengo tremia em decisões contra o Fluminense. A imprensa deixava claro que o Vasco tinha a melhor campanha até então, com um time certinho. O Fluminense tinha Conca, Thiago Neves e o artilheiro Fred. O Botafogo tinha Victor Simões, Reinaldo e Maicosuel. E o Flamengo? O Flamengo era o azarão, o time irregular. que não possuía nenhum grande jogador. Estava do jeito que a torcida rubro-negra gosta. O Flamengo pôs o Fluminense na roda e perdendo um caminhão de gols, vence por 1 x 0, gol de Juan, num frangaço do goleiro Fernando Henrique. A primeira de quatro batalhas para se tornar tricampeão estava ganha. O próximo passo seria decidir a Taça Rio com o Botafogo, que vencera o Vasco por 4 x 0. O Alvi-Negro precisava de somente uma vitória para ser campeão Estadual. 
            O Tribunal de Justiça Desportiva, sempre tão severo com o Flamengo, acaba cedendo efeito suspensivo para Juninho e Alessandro do Botafogo, que foram punidos por um jogo, após agredirem um jogador do Fluminense. O Flamengo também havia solicitado tal efeito suspensivo para Bruno e o técnico Cuca, mas não conseguiu. Dois pesos e duas medidas. E o Flamengo tendo que derrotar tudo e todos.
            Em 19 de abril, o Flamengo foi a campo com Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Willians, Airton, Kleberson, Ibson(Toró), Zé Roberto(Erick Flores) e Emerson(Josiel). A torcida rubro-negra tomou o Maracanã e empurrou o time para frente. O Botafogo jogou na retranca, tentando jogar no contra-ataque. O primeiro tempo terminou 0 x 0. No segundo tempo, o Flamengo partiu para cima e aos 21 minutos, Juan cobra uma falta na lateral da área. A bola é cabeceada por Ronaldo Angelim para o meio da pequena área. O zagueiro Emerson do Botafogo chuta contra as próprias redes. Explosão de alegria no Maracanã. O Botafogo não consegue se encontrar em campo e o Flamengo vai levando o jogo ao seu final. Com a vitória de 1 x 0, o Flamengo conquista o título da Taça Rio e iria decidir o título de tricampeão estadual contra o próprio Botafogo.
 
- Numeros da Campanha:

Jogos: 10
Vitórias: 07
Empates: 02
Derrotas: 01
GP: 20
GC: 09

- Ficha dos Jogos:

2º Turno (Taça Rio):

1) C.R. Flamengo  3  x  1  Cabofriense (RJ) - 07/03/2009 - Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Everton Silva, Welinton, Douglas, Juan(Kléberson). Willians, Toró, Ibson(Everton), Leonardo Moura, Zé Roberto e Josiel(Obina).
Gols: Douglas, Ibson e Everton.

2) C.R. Flamengo  4  x  2  Duque de Caxias (RJ) - 11/03/2009 - Raulino de Oliveira (Volta Redonda - RJ)
Time: Bruno, Everton Silva(Toró), Fábio Luciano, Welinton, Juan, Airton, Willians(Kléberson), Ibson, Leonardo Moura, Zé Roberto e Josiel(Paulo

Sérgio).
Gols: Leonardo Moura(2), Juan e Josiel.

3) C.R. Flamengo  1  x  1  Tigres do Brasil (RJ) - 14/03/2009 - Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Everton Silva(Obina), Fábio Luciano, Welinton, Juan, Airton, Willians, Kléberson(Fierro), Leonardo Moura, Zé Roberto e Josiel(Maxi).
Gol: Josiel.

4) C.R. Flamengo  0  x  2  Vasco da Gama (RJ) - 22/03/2009 - Maracanã - RJ
Time: Bruno, Everton Silva, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Airton(Everton), Willians, Ibson, Leonardo Moura, Zé Roberto(Kléberson) e

Josiel(Obina).

5) C.R. Flamengo  4  x  2  Madureira (RJ) - 25/03/2009 - Giulite Coutinho (RJ)
Time: Bruno, Everton Silva, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Airton, Toró(Kléberson), Ibson, Erick Flores(Jônatas), Zé Roberto(Maxi) e Josiel.
Gols: Josiel(3) e Juan.

6) C.R. Flamengo  4  x  0  Resende (RJ) - 28/03/2009 - Engenhão (RJ)
Time: Bruno, Everton Silva, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Willians, Ibson(Kléberson), Leonardo Moura, Erick Flores(Maxi), Zé Roberto(Jônatas)

e Josiel.
Gols: Josiel(2), Zé Roberto e Kléberson.

7) C.R. Flamengo  1  x  0  Americano (RJ) - 31/03/2009 - Godofredo Cruz - Campos (RJ)
Time: Bruno, Everton Silva, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Willians, Ibson(Jônatas), Kléberson(Maxi), Erick Flores(Fierro), Leonardo Moura e

Josiel.
Gol: Juan.

8) C.R. Flamengo  1  x  1  Fluminense (RJ) - 05/04/2009 - Maracanã (RJ)
Time: Diego, Everton Silva, Welinton, Ronaldo Angelim, Egídio(Lenon), Toró, Kléberson, Jônatas(Emerson), Fierro(Maxi), Erick Flores e Josiel.
Gol: Emerson.

9) C.R. Flamengo  1  x  0  Fluminense (RJ) - 12/04/2009 - Maracanã (RJ)
Time: Diego, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Willians, Airton(Welinton), Kléberson, Ibson, Zé Roberto(Everton) e

Josiel(Emerson).
Gol: Juan.

10) C.R. Flamengo  1  x  0  Botafogo (RJ) - 19/04/2009 - Maracanã (RJ)
Time: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Willians, Airton, Kléberson, Ibson(Toró), Zé Roberto(Erick Flores) e

Emerson(Josiel).
Gol: Emerson(contra).