Taça Rio 2011

Taça Rio 2011

- C.R.FLAMENGO CAMPEÃO DA TAÇA RIO 2011

- Historia da Conquista:
 
  Em 5 de março, em pleno sábado de carnaval, o Flamengo estréia na Taça Rio, enfrentando o Olaria no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Com uma grande atuação de todo o time, principalmente da dupla Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, o Flamengo vence por 3 x 2. O Olaria realizou uma grande partida e dificultou demais para o Flamengo, que teve de realizar sua melhor partida no ano para vencer. Após a vitória, o time foi liberado para o carnaval, que teve em Ronaldinho Gaúcho uma de suas maiores atrações.
  E o carnaval não conseguiu parar o “Bonde do Mengão sem Freio”, como ficou conhecido o time em 2011, inspirado em um sucesso Funk. Em 10 de março, Flamengo e Bangu fizeram, por mais incrível que possa parecer, o melhor jogo do campeonato até então. A partida foi jogada em Macaé e foi muito bem disputada. O Flamengo começou dominando o jogo e com um gol de pênalti de Ronaldinho Gaúcho saiu na frente. Mas logo depois, o árbitro marcou pênalti para o Bangu e a partida ficou empatada. A partir daí, o jogo foi disputado no estilo lá e cá. O Bangu fez uma grande partida e o Flamengo não ficou atrás. Com chances desperdiçadas por ambos, o jogo chegou aos 50 minutos. Foi quando Diego Maurício escorou de cabeça um córner e fez o gol da vitória. E olhe que o Bangu quase empatou na saída de bola. Com a vitória, o Flamengo mantinha uma invencibilidade de 15 jogos e a liderança de seu grupo na Taça Rio.
  A seguir, o Flamengo enfrenta o Fluminense, que enfrentava uma crise, que culminou com a saída de Muricy Ramalho da direção técnica tricolor. O jogo foi muito disputado, mas o placar não saiu do 0 x 0. O Flamengo continuava invicto e líder de seu grupo. Sem contar com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, não passa de um empate de 0 x 0 com a Cabofriense. No jogo contra o Madureira desfalcado de Renato Abreu e Willians. Vanderlei Luxemburgo coloca em seus lugares Galhardo e o jovem Lorran, vindo da equipe júnior que conquistou a Copa São Paulo de Juniores no início do ano. Jogando em Macaé mais uma vez, o time jogou de forma sonolenta e somente acordou quando o Madureira vencia por 3 x 1 aos 20 minutos do segundo tempo. Com uma reação mais na garra do que na técnica, o time consegue empatar e fica numa situação delicada para se classificar para a semifinal da Taça Rio.
  Em 2 de fevereiro, o Flamengo volta a jogar no Engenhão e vence o Duque de Caxias por 2 x 0, com um golaço de Renato Abreu, chutando de fora da área e com a bola entrando no ângulo direito do goleiro. O outro gol foi marcado contra. O time não chegou a fazer uma grande atuação, mas manteve a invencibilidade, que agora chegava a 20 jogos. Após a vitória sobre o Duque de Caxias, o Flamengo viaja para Atibaia, interior de São Paulo, para uma semana de treinamentos. Ao retornar para o Rio de Janeiro, enfrenta o Botafogo no Engenhão. Mesmo sem realizar uma partida brilhante, o Flamengo vence por 2 x 0, gols de Thiago Neves aos 34 minutos do primeiro tempo e aos 43 minutos do segundo tempo. Com essa vitória, o Flamengo estava classificado para as semifinais da Taça Rio. Na última partida, o Flamengo joga com um time misto e empata por 1 x 1 com o Macaé. Com este resultado, o Flamengo iria jogar contra o Fluminense a semifinal da Taça Rio, enquanto o Vasco pegaria o surpreendente Olaria.
   A situação ficou complicada, pois Maldonado sofre grave contusão no treino e ficaria 6 meses parado. Momentos antes do jogo contra o Fluminense, Ronaldinho Gaúcho foi vetado e não jogaria a partida decisiva. E logo no início do jogo, Leonardo Moura sofre contusão no joelho direito e é obrigado a sair. Tudo estava dando errado. E para piorar de vez, o Fluminense faz 1 x 0 aos 22 minutos, com um gol em total impedimento. Alguém acreditaria que ainda dava para vencer ? Somente a torcida do Flamengo, que apoiou o time até o fim.  No intervalo, Vanderlei Luxemburgo coloca em campo o argentino Bottinelli e Deivid. O time cresceu e começou a criar chances. Aos 22 minutos, Willians cruza e Thiago Neves faz um belo gol de cabeça, empatando a partida. O Flamengo passa a dominar o jogo, mas não consegue fazer o gol da vitória. Com o final da partida, a decisão foi para os pênaltis.
   O Fluminense começa as cobranças e Fred faz 1 x 0 para os tricolores. Renato Abreu bate e o goleiro Ricardo Berna se adianta e pega. Araújo bate por cima do gol e devolve a confiança aos torcedores rubro-negros. Na seqüência, Deivid, Galhardo e Bottinelli marcaram enquanto Felipe pegou o último pênalti do Fluminense. A vitória estava nos pés de Thiago Neves, mas ele bate mal e Berna pega. A decisão foi para as cobranças alternadas. Gum bate e marca para o Fluminense. O zagueiro David Braz empata. Tartá bate e Felipe pega. Diego Maurício bate o pênalti e estufa as redes. Gol do Flamengo e a torcida explode com mais uma vitória e a possibilidade de conquistar o título de forma invicta contra o Vasco no domingo seguinte.
   Em 01 de maio, o Flamengo foi a campo no Engenhão com Felipe, Galhardo, Welinton, David Braz, Rodrigo Alvim, Willians, Renato Abreu, Bottinelli, Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho e Deivid. A torcida do Flamengo novamente foi maioria absoluta. Na primeira etapa, o Flamengo teve duas grandes chances com Thiago Neves de cabeça e Bottinelli com um chute a queima roupa que o goleiro Fernando Prass defendeu. No segundo tempo, a partida foi mais equilibrada. Vanderlei Luxemburgo colocou em campo Fernando, Fierro e Wanderley, nos lugares de Galhardo, Bottinelli e Deivid, mas o time não conseguiu fazer o gol do título. Ao final da partida, o placar de 0 x 0 levava a decisão para os pênaltis, assim como fora na semana anterior. O Vasco começou marcando com Alecsandro. Renato Abreu empatou. Bernardo chutou para fora e a torcida rubro-negra vibrou. Mas, Fierro isolou a bola e foi a vez dos vascaínos vibrarem. A seguir, Felipe Bastos chuta para fora também e o Flamengo voltava a ficar em vantagem. Fernando fazia 2 x 1 para o Flamengo. Elton chuta para fora novamente e a torcida do Flamengo explode de alegria. Bastaria Thiago Neves fazer o gol e o Flamengo seria campeão da Taça Rio e do Campeonato Estadual de forma invicta. Thiago Neves corre, chuta e marca o gol, dando início a uma grande festa. O Flamengo conquistava o seu 32º título estadual, o quinto invicto em sua história e mantinha uma invencibilidade de 26 jogos. Novamente se ouviu aquela musiquinha: Ô Ô Ô Ô Vice de Novo.  

- Numeros da Campanha:

Jogos: 10
Vitórias: 04
Empates: 06
Derrotas: 00
GP: 14
GC: 08

- Ficha dos Jogos:

1) C.R. Flamengo  3  x  2  Olaria (RJ)
Campeonato Estadual – 2º Turno – Taça Rio
05/03 – Estádio: Raulino de Oliveira – Volta Redonda – RJ
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Egídio, Maldonado, Willians, Renato(Negueba), Bottinelli(Fierro), Thiago Neves( Jean) e Ronaldinho Gaúcho.
Gols: Thiago Neves(2) e Ronaldinho Gaúcho.

2) C.R. Flamengo  2  x  1  Bangu (RJ)
Campeonato Estadual – 2º Turno – Taça Rio
10/03 – Estádio: Cláudio Moacyr de Azevedo – Macaé – RJ
Time: Felipe, Leonardo Moura(Fierro), Welinton, Ronaldo Angelim, Egídio, Maldonado, Willians(Diego Maurício), Renato, Bottinelli(Wanderley), Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho.
Gols: Ronaldinho Gaúcho e Diego Maurício.

3) C.R. Flamengo  0  x  0  Fluminense (RJ)
Campeonato Estadual – 2º Turno – Taça Rio
13/03 – Estádio: Engenhão – Rio de Janeiro
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Egídio, Maldonado, Willians, Renato(Bottinelli), Negueba(Wanderley), Thiago Neves(Fierro) e Ronaldinho Gaúcho.

4) C.R. Flamengo  0  x  0  Cabofriense (RJ)
Campeonato Estadual – 2º Turno – Taça Rio
20/03 – Estádio: Cláudio Moacyr de Azevedo – Macaé – RJ
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Egídio, Maldonado(Fierro), Willians, Bottinelli(Deivid), Renato, Negueba(Diego Maurício) e Wanderley. 

5) C.R. Flamengo  3  x  3  Madureira (RJ)
Campeonato Estadual – 2º Turno – Taça Rio
27/03 – Estádio: Cláudio Moacyr de Azevedo – Macaé – RJ
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Rodrigo Alvim, Maldonado, Lorran(Diego Maurício), Galhardo(Bottinelli), Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho e Wanderley(Deivid).
Gols: Leonardo Moura, Deivid e Thiago Neves.

6) C.R. Flamengo  2  x  0  Duque de Caxias (RJ)
Campeonato Estadual – 2º Turno – Taça Rio
02/04 – Estádio: Engenhão – Rio de Janeiro
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Rodrigo Alvim(Diego Maurício), Maldonado, Willians, Renato, Thiago Neves(Fierro), Ronaldinho Gaúcho e Wanderley(Deivid).
Gols: Renato e Hamilton(contra).

7) C.R. Flamengo  2  x  0  Botafogo (RJ)
Campeonato Estadual – 2º Turno – Taça Rio
10/04 – Estádio: Engenhão – Rio de Janeiro
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Rodrigo Alvim, Maldonado(Ronaldo Angelim), Willians(Fierro), Renato, Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho e Dievid(Diego Maurício).
Gols: Thiago Neves(2).

8) C.R. Flamengo  1  x  1  Macaé (RJ)
Campeonato Estadual – 2º Turno – Taça Rio
17/04 – Estádio: Raulino de Oliveira – Volta Redonda – RJ
Time: Felipe, Galhardo(Fernando), Jean, Ronaldo Angelim, Rodrigo Alvim, Maldonado, Fierro, Renato, Bottinelli(Thiago Neves), Ronaldinho Gaúcho e Deivid(Diego Maurício).
Gol: Jean.

10) C.R. Flamengo  1  x  1  Fluminense (RJ)
Pênaltis: C.R. Flamengo  5  x  4  Fluminense 
Campeonato Estadual – 2º Turno – Taça Rio – Semifinal
24/04 – Estádio: Engenhão – Rio de Janeiro
Time: Felipe, Leonardo Moura(Galhardo), Welinton, David, Rodrigo Alvim, Willians, Fernando(Bottinelli), Renato, Thiago Neves, Diego Maurício e Wanderley(Deivid).
Gol: Thiago Neves.
Gols nos pênaltis: Deivid, Galhardo, Bottinelli, David e Diego Maurício.

11) C.R. Flamengo  0  x  0  Vasco da Gama (RJ)
Pênaltis: C.R. Flamengo  3  x  1  Vasco da Gama
Campeonato Estadual – 2º Turno – Taça Rio – Decisão
01/05 – Estádio: Engenhão – Rio de Janeiro
Time: Felipe, Galhardo(Fernando), Welinton, David, Rodrigo Alvim, Willians, Renato, Bottinelli(Fierro), Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho e Deivid(Wanderley).
Gols nos pênaltis: Renato, Fernando e Thiago Neves.