A seção de uniformes do Clube de Regatas do Flamengo neste site é atualizada constantemente e esse trabalho só é possível graças as colaborações de incansáveis pesquisadores e colecionadores do clube que fornecem a este site histórias e curiosidades do MANTO SAGRADO, são eles:

 

- Bruno Lucena (In memoriam): Historiador do C.R.Flamengo.

 

- Roberto Assaf e Clóvis Martins: Historiadores e incentivadores deste site.

 

- Mario Barboza da Cruz: Conselheiro do C.R.Flamengo 

 

- Eduardo Garcia: AGRADECIMENTO ESPECIAL https://www.instagram.com/flamengocolecao.segundapele/

 

- Eduardo Vinicius / Vitor Eidelmanhttp://www.flamantosagrado.com/

 

- Mauricio Neves de Jesus: https://www.instagram.com/flapravaler/

 

- Emmanuel do Valle: https://www.instagram.com/flamengoalternativo/

 

- Bruno Nin: https://www.instagram.com/brunonin/

 

- Carol Malachinehttps://www.instagram.com/vestirubronegro/

 

- Marcelo Abinader: Por identificar em suas pesquisas de jogos do Flamengo as ocorrências de uso de uniformes diferenciados, especiais e outras curiosidades.

 

- Paulo Tinoco: https://www.instagram.com/fla_musica/ Por identificar em suas pesquisas sobre músicas do Flamengo as ocorrências de uso de uniformes diferenciados, especiais e outras curiosidades.

 

- Denys Presman: Jornalista e pesquisador.

 

- 1981antigo: https://www.instagram.com/1981antigo/

https://twitter.com/1981antigo

 

 

# SOLICITAMOS QUE QUEM TIVER INFORMAÇÕES/MATERIAL SOBRE OS JOGOS QUE ESTÃO SEM INFORMAÇÃO DE UNIFORME NAS FICHAS TÉCNICAS, ENTRE EM CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DO E-MAIL.

Desde já agradecemos,

Saudações Rubro Negras!

 

 

A história completa dos MANTOS SAGRADOS, do futebol do Flamengo, está organizada da seguinte forma na seção uniformes do menu Historia:

1) Ficha técnica do uniforme, com as seguintes informações:
- Imagem do uniforme;
- Nome do uniforme;
- Fornecedor;
- Características;
- Primeiro jogo;
- Último jogo;
- História;
- Extras.

2) Extras: São elementos que compõe os uniformes do futebol  do C.R.Flamengo ao longo dos anos. Foram utilizados para representar conquistas de títulos, momentos marcantes, fornecedor de material esportivo, características marcantes de designer,  campanhas sociais, campanhas de marketing, patrocínios, dentre outros fatos relevantes da história do clube.  Para visualizar os detalhes de cada item, acessar no menu Multimídia / Fotos / Símbolos dos Uniformes do Futebol.

3) Golas: Consideramos a gola uma espécie de “moldura” do uniforme, ao longo dos anos tiveram algumas variações que registramos no item EXTRAS da ficha técnica do uniforme e no texto abaixo.

4) Fornecedor: De 1912 ao primeiro semestre de 1980, não havia um fornecedor de material esportivo específico. Até meados dos anos 30 as camisas eram confeccionadas por costureiras ou o clube comprava a camisa de alguma malharia. No final dos anos 30 algumas malharias começam a se destacar no fornecimento do material esportivo, tais como CeppoAthletaSuperball, Hering, Penalty, Terres e Dória, foram as principais que passaram pela história do clube. No final dos anos 70, surge a grande novidade. A alemã ADIDAS, chega ao Brasil e inicia a parceria com Flamengo, em julho de 1980. No começo os uniformes rubro-negros e o branco, não exibiam a logo, que só começou a ser exibida na estreia do uniforme branco, na conquista da Taça Guanabara de 1980 em 03 de agosto no empate de zero a zero com o Vasco (RJ). Ao longo dos anos tiveram algumas variações que registramos no item EXTRAS da ficha técnica do uniforme. A seguir a lista de todos os fornecedores de material esportivo do Flamengo.

. Histórico de Malharias/Confecções (Período: 1912 a 1980 Primeiro Semestre):


1912 a meados anos 30: Camisas confeccionadas por costureiras, usando tecido comprado no exterior, Camisas compradas em malharias diversas.

 

Anos 30/40: Surge a Ceppo, fornecendo os uniformes, porém sem regularidade.

 

Anos 50/60: Aumenta a variedade das malharias como fornecedoras e além Ceppo, a AthletaSuperball, Hering, começam a fornecer as camisas, mas ainda sem uma regularidade. As malharias vão se alternando no fornecimento do material ao longo desse período.

 

Anos 70: A partir da segunda metade dos anos 60 até 1971 a Athleta

começa a se destacar no fornecimento apresentando certa regularidade, porém ainda há algumas ocorrências de outras fornecedoras, tais como Penalty, Hering ou Terres. A partir de 1972, as fornecedoras começam a apresentar uma regularidade maior, conforme apresentamos abaixo:

 

1972: Penalty

1973: Athleta

1974: Atlheta

1975: Athleta

1976: Athleta

1977: Athleta e Doria

1978: Doria

1979: Doria

1980: Doria (no primeiro semestre)

1981: Doria em 23/11/1981 – Flamengo 2x0 Cobreloa (Chile), Taça Libertadores da América.


Fornecedoras (A partir do Segundo Semestre de 1980):

- ADIDAS (Segundo semestre de 1980 a Primeiro semestre 1992).
- UMBRO (Segundo Semestre de 1992 a Primeiro semestre 2000).
- NIKE (Segundo semestre de 2000 a Primeiro semestre 2009).
- OLYMPIKUS (Segundo semestre de 2009 a Primeiro semestre 2013).
- ADIDAS (A partir Segundo semestre 2013)

5) Patrocínio: Desde 1984, quando um patrocínio foi estampado pela primeira vez em um uniforme do futebol, todos os detalhes estarão no texto abaixo.

6) Estatísticas: São os números de jogos, vitórias, empates e derrotas, que cada modelo e tipo de uniforme, possuiu ao logo da história. Serão exibidos na seção uniformes no respectivo modelo.

7) Tipos de Uniformes:

- Uniforme 1: É o tipo de uniforme oficial principal ou "titular", da respectiva época. São os modelos Papagaio Vintém 1912/1913, Cobral Coral 1913 a 1916, Rubro-Negro 1916 até os dias atuais.

- Uniforme 2: É o tipo de uniforme oficial, porem reserva. Desde que foi instituído em 1938 para facilitar a visão em jogos noturnos ou contra adversários com cores semelhantes, sempre se caracterizou por ser predominantemente branco, com detalhes rubro negros.

- Uniforme 3: É o tipo de uniforme oficial, e tem por características ser comemorativo ou especial. Surgiu em 1995 com as comemorações do centenário do clube. Suas cores e características são variadas.

- Misto: São ocasiões que o Flamengo usou mais de um tipo de uniforme oficial no mesmo jogo.

- Especial: São ocasiões que o Flamengo NÃO usou dos seus tipos de uniforme oficial.

. Modelos de Golas:

- Os tipos de gola são: Polo, Redonda, V.