Deixou Chegar - A Copa Mercosul 1999

Deixou Chegar - A Copa Mercosul 1999

 

Título: Deixou Chegar - A Copa Mercosul 1999

Ano de Lançamento: 2019

Número de Páginas: 342

Autor(es): Gustavo Roman

Editora: eBook Kindle

Havia se passado 18 anos da última grande conquista continental do Flamengo: a Copa Libertadores de 1981. A era de ouro do clube havia se passado e um grande troféu não entrava pelas portas da Gávea desde 1992, no último suspiro da geração campeã mundial, liderada pelo genial Júnior. Os altíssimos investimentos no ano do centenário do clube trouxeram Romário, o melhor jogador do planeta, para o clube, e prometiam uma nova e vencedora era, o que não aconteceu: tropeçando em seu próprio amadorismo, o Flamengo sucumbia ano após ano, dentro e fora de campo.

1999 se apresentou ao Flamengo com diversas oportunidades para recuperar o protagonismo perdido ao longo dos anos, entre elas a jovem Copa Mercosul, competição oficial da Conmebol que unia os maiores gigantes de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Vinte tradicionais equipes, incluindo quinze campeões da América, disputariam a Copa e o cobiçado prêmio milionário, grande atrativo da competição. Cenário perfeito para uma volta por cima, mas a realidade de dificuldades financeiras e brigas políticas definitivamente colocavam o Flamengo fora da lista dos favoritos.

Muito além do gol de Lê: conheça a história de superação da equipe que resgatou os principais valores da mística rubro-negra e recolocou o Flamengo no topo da América. A formação do elenco, a troca de comando, as duras derrotas, as crises política e financeira, a perda de seu maior craque e todos os detalhes que moldaram o Flamengo campeão da Copa Mercosul de 1999. Confira também o que foi a Copa Mercosul: suas origens, seus participantes, os craques que disputaram a competição e as principais estatísticas e curiosidades.