Sedes do Flamengo - Gávea

Sedes do Flamengo - Gávea

  • Sede social do Clube de Regatas do Flamengo


A Sede social do Clube de Regatas do Flamengo, também conhecida como Sede da Gávea, ou simplesmente por Gávea, é onde está localizada a sede principal do Clube de Regatas do Flamengo.
Ao contrário do que as alcunhas podem sugerir, a Sede da Gávea não fica no bairro da Gávea, mas sim no bairro da Lagoa, em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas (a alcunha de Gávea ficou pois o terreno doado ficava na Freguesia da Gávea, conforme antiga divisão administrativa da cidade). No local, está, além da sede social e administrativa do clube, um complexo esportivo, onde os sócios podem usufruir do parque aquático, quadras de tênis, o Estádio de futebol, ginásios de basquetebol e voleibol, brinquedos, restaurantes, além de ter locais para realização de festas.
Em 2011 foi inaugurado no local o Museu do Flamengo.
A Sede da Gávea foi escolhida pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) para ser o local de treinamento de atletas daquele país durante a Olimpíada do Rio de Janeiro.

  • História


Em 14 de novembro de 1931, através do decreto municipal 3.686, o Flamengo ficou com o direito de cessão e aforamento do terreno da Lagoa garantido pelo prazo de 60 anos.
Em 28 de dezembro de 1933, o então presidente José Bastos Padilha pagou a taxa de 497 contos de réis e o Flamengo pôde começar as obras de construção do Estádio da Gávea.
Atualmente, além da parte social, existe no local ginásios para disputa e treinamentos de esportes olímpicos. No Ginásio Hélio Maurício próximo as quadras de tênis há a realização de atividades ligadas ao basquetebol, no Ginásio Togo Renan Soares, o Kanela, debaixo da arquibancada do Estádio da Gávea há realização de atividades ligadas ao voleibol e ao futsal. No Ginásio Cláudio Coutinho, acontecem treinamentos da equipe de ginástica artística. A natação também tem seu espaço nas piscinas do Parque Aquático Fadel Fadel. Além disso, o Estádio José Bastos Padilha, mais conhecido como Estádio da Gávea, é o antigo local onde o time de futebol do Flamengo mandava seus jogos de pequeno porte. Atualmente, o campo é utilizado para treinamentos da equipe. Do outro lado da rua da sede, junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, encontra-se a base de treinamentos do remo rubro-negro.

Na gestão Patrícia Amorim, houve uma consideravel melhora na área social, o que fez com que os sócios voltassem a aparecer.
Em 2018, na gestão Eduardo Bandeira de Mello, uma nova revitalização, que priorizou o ambiente familiar no espaço.

  • Ginásios, Arenas e outros pontos históricos do complexo esportivo


- Arena de Beach Soccer Maestro Júnior

A Arena de Beach Soccer Maestro Júnior fica dentro da sede da Gávea, e foi inaugurada no dia 21 de julho de 2012 para partidas de futebol de areia. Ela recebeu este nome em homenagem a Junior, jogador com o maior número de jogos com a camisa do clube e com passagem pela modalidade após a aposentadoria dos campos.

- Estádio José Bastos Padilha

O Estádio José Bastos Padilha, é o local mais conhecido da sede da Gávea, já que foi, durante muito tempo, o local onde a equipe de futebol do clube fazia seus treinamentos e jogos oficiais até 1997

- Ginásio Cláudio Coutinho

O Ginásio Cláudio Coutinho é onde ficam os equipamentos para a prática da ginástica artística. Em novembro de 2012, o ginásio virou notícia por ter sido atingido por um incêndio. 3 anos depois, o ginásio foi reinaugurado.

- Ginásio Hélio Maurício

O Ginásio Hélio Maurício é um ginásio apropriado para os jogos de basquete. Inaugurado em 1990, ele tem capacidade para 1.000 torcedores.

- Ginásio Togo Renan Soares

O Ginásio Togo Renan Soares, que tem esse em homenagem ao ex-basquetebolista Kanela, é um ginásio poliesportivo onde são disputados jogos de vôlei e futsal. Até 1989 era onde também treinava o time de basquete. Sua capacidade é para 800 torcedores. Sua localização é embaixo da arquibancada do campo de futebol.
Graças a uma parceria firmada no fim de 2011 do Rubro-Negro com o Comitê Olímpico dos Estados Unidos - que usou o espaço como centro de treinamento durante as Olimpíadas de 2016 - o ginásio foi totalmente reformado.

- Parque Aquático Fadel Fadel

O Parque Aquático Fadel Fadel é o espaço no clube destinado à prática de esportes aquáticos. A piscina social foi inaugurada em 1963, durante a gestão do presidente Fadel Fadel. Em 1965, o mesmo presidente inaugura a piscina olímpica, montando o melhor parque aquático do Rio de Janeiro, na época.

- Piscina Daltely Guimarães

A Piscina Daltely Guimarães é uma piscina olímpica que fica dentro do Parque Aquático Fadel Fadel e que começou a ser construída em 20 de março de 2015 foi inaugurada em 23 de julho de 2016, na gestão Eduardo Bandeira de Mello. Ela foi batizada em homenagem a Daltely Guimarães, um dos mais vitoriosos técnicos de natação do país. Além disso, cada uma das dez raias ganhou o nome de ex-atletas da natação do Flamengo, a saber:
•    Raia 0 - Mariana Brochado
•    Raia 1 - Fernando Scherer
•    Raia 2 - Cristiana Lobo / Fernanda Veirano
•    Raia 3 - Ricardo Prado
•    Raia 4 - Patrícia Amorim
•    Raia 5 - Família Rômulo Arantes
•    Raia 6 - Fernando Carsalade
•    Raia 7 - Jorge Fernandes
•    Raia 8 - Maria Elisa Guimarães
•    Raia 9 - Marcelo Jucá

A Piscina Daltely Guimarães teve de ser construída, pois a antiga não tinha as medidas mínimas exigidas pela Federação Internacional de Natação.

- Museu do Flamengo (Fla Memória)

A inauguração foi no sábado, 14 de novembro de 2014, na semana de comemoração dos 119 anos do clube. Dividido em quatro ambientes, o museu do Flamengo, inicialmente chamado de Fla Experience e posteriormente de Fla Memória e um espaço interativo para emocionar o tercedor relembrando grandes conquistas do mais querido.

No primeiro deles os visitantes encontra uma espécie de linha do tempo interativa contando a história do clube e seus fatos mais marcantes. O conteúdo digital bastante amplo é mesclado com acervo de troféus de rara beleza.

No ambiente que segue, em poucos segundos o torcedor será levado em uma viagem no tempo chegando em 1981. Foi concebido um vestiário com as camisas do time campeão do mundo e nele haverá um encontro surpresa com os próprios atletas campeões que se dará através da hologramas. Nesse ambiente ainda poderá ser vista a bola Tango com a qual o Flamengo sagrou-se Campeão do Mundo. Além disso, como em todo vestiário rubro-negro que se preze, não poderia faltar ele: São Judas Tadeu.

Passando para o ambiente seguinte chegamos na “grande área”. Aqui o visitante entra em campo e fica na cara do gol onde pode ver vídeos projetados em uma grande tela e uma série de troféus das mais variadas conquistas rubro-negras. Nessa sala os troféus tomam o lugar da magnética, observando e sendo observados do alto de uma arquibancada.

No último ambiente um corredor de pura arte! Uma série de quadros, fotografias e homenagens feitas por grandes artistas ou por torcedores anônimos e mais uma surpresa: algum dos quadros serão interativos e os ídolos da galera vão conversar com os visitantes de dentro da moldura.

- Auditório Rogerio Steinberg

. O Auditório Rogerio Steinberg é um auditório localizado na Sede social do clube. É lá que eventos importantes para o clube costumam acontecer, como por exemplo, a apresentação de jogadores para a imprensa.

. CineFla

O CineFla, um cinema, fica localizado dentro do Auditório Rogerio Steinberg.

. Samuca (mascote)

Samuca, o urubu mascote do Flamengo, em estátua na entrada da Sede social do Clube.

. Bustos e Estatuas.

Varios personalidades da historia do clube, estão representadas em bustos e estátuas distribuídas pela sede. Segue a relação.
- Estatua do ex-presidente Gilberto Cardoso
- Estatua de Zico
- Busto de José Agostinho Pereira da Cunha (fundador do Flamengo)
- Busto de Carlinhos
- Busto de Leandro (ex-lateral direito/Zagueiro)
- Busto de Junior (ex-lateral esquerdo/Meia)
- Estadua de Buck (Treinador do Remo, esta localizada no Estadio de Remo, também na sede, porém do outro lado da rua, na Lagoa Rodrigo de Freitas)

. Capela de São Judas Tadeu

O santo padroeiro do Flamengo, Sãu Judas Tadeu, possui uma capela na sede social da Gávea.

- Calçada da Fama

Inauguarada em 20 de maio de 2000, na gestão do presidente Edmundo dos Santos Silva, está localizada na entrada principal da sede, composta de placas de mármore com o nome de grandes atletas e técnicos de varias modalidades esportivas da história do clube. Em 10 de novembro de 2012 na gestão de Patricia Amorim, uma segunda fase da calçada, foi inaugurada com novas placas homenageando mais atletas.

. Estadio de Remo

Fica em frente a sede social da Gávea, na Avedida Borges de Medeiros, na Lagoa Rodrigo de Freitas. E usada para a pratica do Remo.

. Escadaria com o hino do clube.

Logo após passar pela calçada da fama, o torcedor se deparara com uma escadaria de 19 degraus que leva até o hall de entrada do clube, e nela está esta escrito nos degraus os versos do hino popular, Uma vez Flamengo, Sempre Flamengo.

- Boca Maldita

Um dos pontos mais tradicionais da Gávea. Local que reúne rubro-negros de várias gerações para contar e cornetar sobre a história do clube. Berço da resenha rubro negra. Há no local muitas fotos e souvenirs da história do clube.

. Sala dos Presidentes

Sala com a foto de todos os presidentes da história do clube.