Troféu Copa Super 8

Troféu Copa Super 8

 

A Copa Super 8, é um torneio organizado pela Liga Nacional de Basquete. A competição foi criada oficialmente em novembro de 2018, sendo disputada no período de hiato entre o primeiro e o segundo turno do Novo Basquete Brasil. Em três edições disputadas, o Flamengo chegou em sua 3ª final. Campeão em 2018 e vice da edição 2019/2020, a final da edição 2020/2021, foi disputada contra a forte equipe do São Paulo.

Numa final eletrizante, decidida nos minutos finais, o Flamengo venceu o São Paulo por 79 a 71, no ginásio Antônio Prado Jr, na capital paulista. O craque Olivinha foi eleito o MVP da final, com 19 pontos e 7 rebotes. O primeiro quarto começou com o São Paulo abrindo onze pontos de vantagem no placar. Os primeiros pontos do Flamengo vieram das mãos de Olivinha. Hettsheimeir, na sequência, também acertou uma bola de três para diminuir a diferença e deixar a partida equilibrada. Com um sistema defensivo que passou a funcionar, o Orgulho da Nação mostrou seu poder de reação e igualou o marcador com uma cesta de Balbi, que entrou em quadra no decorrer do período e deu uma consistência maior ao time. No final do quarto, o São Paulo passou novamente a frente e fechou em 19 a 15.

Com apenas 15 segundos do segundo período, Hettsheimeir acertou o arremesso de três e fez a diferença cair para um ponto. A equipe do Morumbi estava bem nas tentativas de três e conseguia converter os arremessos, ao contrário do Flamengo, que desperdiçava as oportunidades no ataque. Com Léo Demétrio e Marquinhos em quadra, o time rubro-negro apresentou uma melhora no aproveitamento das jogadas ofensivas. Muito bem na partida, Franco Balbi comandava o Rubro-Negro em quadra com grandes jogadas de infiltração no garrafão e era o líder em números de pontos, com onze. O segundo quarto terminou 41 a 36 para o São Paulo.

No terceiro quarto, o jogo continuou bastante equilibrado e Marquinhos conseguiu converter duas bolas de três consecutivas. Balbi ditava o ritmo de jogo pelo lado rubro-negro e fazia uma grande partida. Nos minutos finais, o São Paulo voltou a crescer e abriu uma diferença no placar. A equipe do Morumbi fechou o quarto na frente: 61 a 51.

O Flamengo voltou para o último quarto com mais paciência para trabalhar as jogadas ofensivas. Em um jogo rápido de transição da defesa para o ataque, o Orgulho da Nação conseguiu encostar novamente no placar. Olivinha, com sua raça de sempre, era impecável nas bolas de três e nas jogadas de infiltração no garrafão. Marquinhos, num arremesso de três, colocou o Mengão na frente. Olivinha, de forma espetacular, pegou o rebote no ataque e converteu mais dois pontos para o Rubro-Negro.

Na base da raça e da superação no último quarto, onde o Mais Querido conseguiu reverter um cenário desfavorável, o FlaBasquete mostrou toda sua qualidade e venceu a partida, numa virada espetacular, por 79 a 71, conquistando assim o bicampeonato da Copa Super 8 de Basquete e uma vaga na próxima edição da Basketball Champions League Americas.

Campanha:

Flamengo 90 x 79 Franca

Ginasio: Antonio Prado Jr (São Paulo/SP) - Data: 16/01/2021

Time (pontos)

YAGO MATEUS DOS SANTOS (12)

FRANCO NICOLAS BALBI (9) 

JHONATAN LUZ DOS SANTOS  (3) 

LUCIANO AGUSTIN GONZALEZ-Chuzito  (19)

RUAN MICHEL MARQUES MIRANDA  (0)

MARCUS VINÍCIUS VIEIRA DE SOUSA  (13)

RAFAEL FERREIRA DE SOUSA-Mineiro (7)

CARLOS ALEXANDRE RODRIGUES DO NASCIMENTO(CAP)-Olivinha (17)

RAFAEL HETTSHEIMEIR (5)

LEONARDO DEMÉTRIO  (5)

Técnico: Gustavo Antonio de Conti.

 

Flamengo 72 x 65 Bauru

Ginasio: Antonio Prado Jr (São Paulo/SP) - Data: 19/01/2021

Time (pontos)

YAGO MATEUS DOS SANTOS (8)

FRANCO NICOLAS BALBI (13) 

JHONATAN LUZ DOS SANTOS  (0) 

LUCIANO AGUSTIN GONZALEZ-Chuzito  (7)

MARCUS VINÍCIUS VIEIRA DE SOUSA-Marquinhos  (12)

RAFAEL FERREIRA DE SOUSA-Mineiro (2)

CARLOS ALEXANDRE RODRIGUES DO NASCIMENTO(CAP)-Olivinha (10)

RAFAEL HETTSHEIMEIR (14)

LEONARDO DEMÉTRIO  (6)

Técnico: Gustavo Antonio de Conti.

 

Flamengo 79 x 71 São Paulo

Ginasio: Antonio Prado Jr (São Paulo/SP) - Data: 23/01/2021

Time (pontos)

YAGO MATEUS DOS SANTOS (3)

FRANCO NICOLAS BALBI (16) 

JHONATAN LUZ DOS SANTOS  (0) 

LUCIANO AGUSTIN GONZALEZ-Chuzito  (2)

MARCUS VINÍCIUS VIEIRA DE SOUSA-Marquinhos (15)

RAFAEL FERREIRA DE SOUSA-Mineiro (10)

CARLOS ALEXANDRE RODRIGUES DO NASCIMENTO(CAP)-Olivinha (19)

RAFAEL HETTSHEIMEIR (8)

LEONARDO DEMÉTRIO  (6)

Técnico: Gustavo Antonio de Conti.