Taça Jornal dos Sports

Taça Jornal dos Sports

O troféu do Torneio Rio-São Paulo dos anos 50 e 60.
Mário Filho era jornalista, proprietário do Jornal dos Sports, e um dos maiores entusiastas do futebol brasileiro do seu tempo.
Um dos seus maiores feitos, foi planejar e executar junto às federações de futebol do Rio de Janeiro e São Paulo, um torneio que reunisse os grandes times do Brasil na época. Após um torneio isolado em 1933, com Palmeiras campeão e outro inacabado em 1940, que o Flamengo terminou na liderança do primeiro turno empatado com Fluminense e foi interrompido devido ao fracasso de renda e publico, Mário Filho trouxe de volta em 1949, o Torneio Rio São-Paulo. E para isso, doou um troféu digno para a maior competição de futebol do Brasil: a Taça Jornal dos Sports.
O regulamento previa que o troféu seria de posse transitória e o campeão atual guardaria o troféu e devolveria após o torneio ter um novo campeão no ano seguinte. Quando o mesmo time ganhasse 3 vezes seguidas ou 5 vezes no total, ganharia o direito de conquistar essa taça definitivamente. Na base de madeira do troféu a cada ano era incluída uma plaquinha com o nome do clube campeão.