Torneio de Palma de Mallorca 1978

Torneio de Palma de Mallorca 1978

- C.R.FLAMENGO CAMPEÃO DO TORNEIO PALMA DE MALLORCA

- Historia da Conquista:

   Após ser derrotado pelo próprio Real Madrid por 2 x 0 na final do Torneio Teresa Herrera, onde a arbitragem já não foi muito confiável, o Flamengo voltou a encontrar o Real Madrid na final do Torneio de Palma de Maiorca.
   O Flamengo venceu o Rayo Vallecano por 2 x 1, de virada, com gols de Júnior e Cléber e se classificou para a decisão. Naquele tempo, os clubes brasileiros disputavam frequentemente os torneios de verão de países europeus. Nesse jogo, o Flamengo entrou em campo sem medo do grande time do Real Madrid e com gols de Cláudio Adão aos 9 minutos e Cléber aos 38 minutos, o Flamengo derrotava o Real Madrid sem muita dificuldade.
   No segundo tempo, o árbitro espanhol Alscua Sainz vestiu a camisa do Real e foi literalmente o décimo segundo jogador do time madrilhenho. Aos 10 minutos, ele inventou descaradamente um pênalti a favor do Real Madrid, que foi convertido. A partir daí o que ocorreu foi uma vergonha. Ele inventava faltas a favor do Real e não dava as faltas mais nítidas a favor do Flamengo. A revolta começou a tomar conta dos jogadores brasileiros.
   Vendo que o Flamengo lutava com muita garra, ele começou a expulsar jogadores do Flamengo. Primeiro foi Toninho, por uma falta comum.  Com a revolta do time e as reclamações, ele expulsou também Cléber e Eli Carlos.  O banco do Flamengo se revoltou e ele simplesmente expulsou todos os reservas e também o técnico Cláudio Coutinho.
   Seria mais fácil o Flamengo fazer o famoso cai-cai e tirar o time de campo. Mas contrariando a todos, o Flamengo colocou os sete jogadores restantes, mais o goleiro Raul na defesa e começou a dar chutões para todo lado. Foram mais de 20 minutos de uma pressão quase impossível. O jogo ia chegando ao final e o Real Madrid não conseguia marcar o gol de empate. Aos 50 minutos de jogo, com a torcida espanhola já torcendo pelo Flamengo, o árbitro apita o final da partida.
   A conquista do torneio foi muito comemorada por todos. Existe um consenso de que esse jogo teve uma importância muito maior. Muitos consideram que a partir dessa partida, o Flamengo se uniu e começou a caminhada de vitórias que culminaram com as maiores conquistas da história do Flamengo.

- Numeros da Campanha:

Jogos: 02
Vitórias: 02
Empates: 00
Derrotas: 00
GP: 04
GC: 02

- Ficha dos Jogos:

C.R. Flamengo 2 x 1 Rayo Vallecano (ESPANHA) 18/08/1978 - Estadio: Luis Sitjar (Palma de Mallorca - Espanha)
Time: Raul, Toninho, Ramirez, Manguito, Júnior, Jorge Luís(Cleber), Carpegiani, Adilio, Tião(Tita), Eli Carlos e Claudio Adão.
Gols: Júnior e Cleber.

C.R. Flamengo 2 x 1 Real Madrid (ESPANHA) - 19/08/1978 - Estadio: Luis Sitjar (Palma de Mallorca - Espanha)
Time: Raul, Toninho, Manguito, Nelson, Júnior, Cleber, Carpegiani, Adilio, Tita(Ramirez), Eli Carlos e Claudio Adão.
Gols: Claudio Adão e Cleber.