Campeonato Brasileiro 1987

Campeonato Brasileiro 1987


- Historia da Conquista:
 
  O ano de 1987 é marcado por uma grande confusão no futebol brasileiro. A CBF encontra dificuldades para organizar o Campeonato Brasileiro, principalmente devido a problemas políticos e financeiros. Ocorre uma grande briga pelo poder entre Otávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedid. Ao final, mesmo brigados, Nabi assume a presidência da CBF e Otávio fica com a vice-presidência. Foi com certeza, a continuação da bagunça que veio se instalar no comando da CBF e que teve continuidade com Ricardo Teixeira, anos mais tarde.
  Nesse ano, a CBF estava com os cofres vazios, decorrência das más administrações de anos anteriores. Os clubes, cansados dos campeonatos deficitários organizados pela CBF e com um número cada vez maior de participantes, resolvem se reunir. Os treze maiores clubes do Brasil, liderados pelo presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, decidem formar um grupo denominado Clube dos Treze. Organizam um campeonato racional e lucrativo, conseguindo o patrocínio da Rede Globo e da Coca Cola. O Campeonato seria disputado em turno e returno, com todos jogando contra todos e ao final os quatro melhores disputariam uma semifinal.
  Tudo ia muito bem até a dupla da CBF estragar tudo. Como se mantinham no poder às custas do apoio que davam aos clubes do interior, sendo Nabi o homem forte do Bragantino, de Bragança Paulista, interior de São Paulo, os cartolas resolvem tumultuar tudo e criam o chamado Módulo Amarelo. Com medo de que os clubes se libertassem de vez do domínio da CBF e criassem a Liga de Futebol dos Clubes, como ocorre na Europa, perdendo a CBF o apoio dos clubes pequenos; os maquiavélicos cartolas criam um campeonato com a participação dos clubes do interior, de pouco prestígio no futebol brasileiro e começa a interferir no campeonato do Clube dos Treze, que ficou conhecido como Copa União. Sendo coagido pela CBF e não reconhecendo a força que possuía, o Clube dos Treze acaba cedendo à pressão e concorda em chamar o seu grupo de Módulo Verde. O responsável por isso, foi o Sr. Eurico Miranda, que foi designado pelo Clube dos Treze para negociar com a CBF
  O pior de tudo é que a CBF quis impor o cruzamento dos Módulos para se conhecer o campeão brasileiro. Em qualquer país sério, o campeão do país é aquele que ganha o campeonato da primeira divisão. Como o Módulo Verde seria disputado pelos maiores clubes do Brasil, seria campeão brasileiro aquele que o ganhasse. Mas para a CBF, que queria apenas tumultuar e garantir o poder de seus cartolas, o campeão deveria sair do cruzamento dos dois grupos. Um absurdo. Apenas cabeças medíocres e mal intencionadas poderiam arquitetar tal plano. Como o campeão de um país poderia sair de uma competição entre os campeões da primeira e da segunda divisão? Mas no Brasil tudo é possível.
  Como o Flamengo conquista a Copa União, vencendo o Internacional na final, seria o legítimo Campeão Brasileiro de 1987. Contando com o apoio dos grandes clubes, o Flamengo se recusa a colocar seu título em jogo contra Sport e Guarani. No Módulo Amarelo, nem campeão houve. Na decisão, os dois clubes decidiram dividir o título, depois que se cansaram de bater pênaltis após o tempo regulamentar. Mesmo com o apoio do CND, que era o órgão máximo do esporte no país, o Flamengo se vê prejudicado pela dupla de cartolas da CBF e tem o seu título arrancado das mãos, quando Sport e Guarani decidem o título no ano seguinte, sendo o Sport declarado vencedor. O Flamengo perde também o direito de representar o Brasil na Taça Libertadores. O Flamengo ainda tenta reconquistar o título nos tribunais, mas o Sport é declarado pela CBF como o campeão brasileiro.
  Para todos os meios de comunicação e toda a torcida rubro-negra o campeão brasileiro é o Flamengo. Menos para os torcedores recalcados dos outros clubes, aqueles que vivem de diminuir os feitos do Flamengo. Pena que, com o passar do tempo, o Clube dos Treze acabou perdendo força e tudo continua da mesma forma. Hoje, ao ler conceituadas revistas esportivas como Placar, livros e jornais que tratam de esportes, vemos em grandes letras: Campeão Brasileiro de 1987: Flamengo. Inclusive, no dia seguinte a decisão entre Flamengo e Internacional, todos os jornais estampavam nas manchetes: “Flamengo Tetracampeão Brasileiro”. Se a CBF não concorda, o problema é dela ou de seus cartolas, que nenhum serviço prestam ao futebol brasileiro.
  Finalmente, em 2011, após 24 anos, a CBF, na figura de Ricardo Teixeira, reconhece o título de Campeão Brasileiro do Flamengo. Mesmo assim, a briga na justiça continua.
  Após as explicações necessárias para se entender os acontecimentos, vamos falar de futebol. O campeonato não começa bem para o Flamengo. No primeiro turno, o único jogo de destaque, foi a vitória de 2 x 1 sobre o Vasco, com Zico marcando o gol da vitória aos 44 minutos do segundo tempo, de pênalti. No segundo turno, o Flamengo vence o Botafogo por 1 x 0, gol do lateral direito Jorginho e após vencer o Palmeiras e Bahia por 2 x 0 e empatar com o Corinthians por 1 x 1, o Flamengo teria de vencer o Santa Cruz no Maracanã para seguir em frente.
  A torcida do Flamengo comparece em peso para incentivar o time. Após um primeiro tempo muito equilibrado, com o Santa Cruz perdendo um pênalti, o Flamengo volta melhor para a segunda etapa. Com um gol de Zico, aproveitando um cruzamento do jovem lateral esquerdo Leonardo, o Flamengo vencia por 1 x 0. Mas um cochilo da defesa rubro-negra proporciona o empate. Após uma grande jogada de Zinho, ele é derrubado na área e é marcado o pênalti. Zico marca. Aos 44 minutos, Zico marca um golaço. Ocorre uma falta na entrada da área. Zico ajeita a bola e cobra a falta com extrema categoria. A bola faz uma curva sensacional e entra no ângulo.
  Com isso, o Flamengo chega em segundo lugar, mas como o Atlético já havia chegado em primeiro lugar no primeiro e no segundo turnos, abriu-se uma vaga para o Flamengo ir para a semifinal. E o adversário seria o próprio Atlético Mineiro, que sem dúvida, era o melhor time da competição.
  Em 29 de novembro, o Flamengo entra no Maracanã com Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo, Andrade, Ailton e Zico, Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho. O Atlético possuía um grande time e havia sido a grande sensação da Copa União, ficando invicto até agora. Era tido como barbada para a conquista do título. Nesse dia, porém, o Flamengo consegue enfrentar o Atlético, parando seu ataque, principalmente com a atuação sensacional de Zé Carlos, que fez grandes defesas durante todo o jogo. Na única vez em que foi vencido, Leandro salvou o gol em cima da linha.
  Aos 33 minutos do segundo tempo, Zico dá um toque na bola, colocando Bebeto livre na área. Ele desloca o goleiro João Leite e dá a vitória ao Flamengo. Mesmo vencendo e tirando a invencibilidade do Atlético, muitos não acreditavam que o Flamengo conseguiria segurar o time do Atlético. Além da rivalidade entre os dois times, havia uma em especial. Renato Gaúcho detestava o técnico do Atlético, Telê Santana, desde que ele cortou Renato da Seleção de 1986, após o episódio da fuga da concentração, o que levou Leandro a pedir seu corte, em solidariedade ao amigo Renato.
  O Flamengo vai ao Mineirão em 2 de dezembro para realizar um dos jogos mais emocionantes da história do clube. O time foi escalado com Zé Carlos, Leandro Silva, Leandro, Edinho e Leonardo, Andrade, Ailton e Zico(Henágio), Renato Gaúcho, Bebeto(Flavio) e Zinho. O Mineirão parecia um inferno, com um barulho ensurdecedor praticado pela torcida do Galo. Aos 22 minutos, Bebeto ganha a dividida com o zagueiro do Atlético e cruza na cabeça de Zico, que faz 1 x 0. O Mineirão se cala. Aos 31 minutos, num contra-ataque rápido, Renato é lançado em posição legal, como comprovariam as câmeras de televisão e cruza para Bebeto tocar na saída do goleiro. A bola ainda bate num zagueiro do Atlético antes de entrar. Flamengo 2 x 0 e a panela de pressão explode. Os jogadores do Atlético cercam o árbitro reclamando impedimento de Renato. Logo depois, de cabeça quente, Paulo Roberto entra de forma criminosa em Zico e é expulso pelo juiz Dulcídio Wanderley Boschília. Os torcedores se inflamam e um deles invade o gramado, atingindo Leandro Silva com um soco, pelas costas.  O tempo fecha, o jogo é interrompido. O presidente Márcio Braga exige segurança para continuar o jogo. Enfim, o clima é extremamente pesado e perigoso.
  No segundo tempo, o Flamengo domina o jogo, mas os jogadores passam a perder grandes chances de gol, achando que a fatura já estava liquidada. E foi num contra-ataque rápido do Atlético, que Leandro comete pênalti. Aos 15 minutos, Chiquinho marca o primeiro do Atlético. Aos 19 minutos, Sérgio Araújo marca o empate, botando fogo no Mineirão. Zico tem de ser substituído e sai reclamando que o Flamengo teve o jogo nas mãos e que agora teria de se superar. O Atlético, mesmo com  um jogador a menos, dá um verdadeiro sufoco, já que o empate ainda classificaria o Flamengo. A torcida do Flamengo estava angustiada com a situação e muitos achavam que o gol do Atlético seria questão de pouco tempo. Foi quando aos 34 minutos, com o Atlético todo no ataque, Renato Gaúcho ganha uma bola no meio de campo e parte para o ataque. Ele entra na área, dribla o goleiro e marca o gol da vitória. Ao comemorar, Renato vai na direção da torcida do Flamengo e manda a torcida do Atlético se calar, com o dedo em riste.
  Ao passar pelo Atlético, o Flamengo espera o adversário da final. Jogando no dia seguinte contra o Cruzeiro, no Mineirão, o Internacional consegue um resultado surpreendente e se classifica para a decisão. A torcida mineira, que esperava uma decisão caseira, fica extremamente decepcionada.
  Em 6 de dezembro, o Flamengo joga a primeira partida, no Beira Rio. Bebeto faz 1 x 0 aos 30 minutos, ao escorar de cabeça um cruzamento de Renato. Aos 32 minutos, o Internacional empata com Amarildo. O Internacional não consegue dominar o Flamengo, que por sua vez, também não imprime muita pressão, levando o empate até o final do jogo. O único lance de destaque fica para a bicicleta de Bebeto que bate no travessão.
  Em 13 de dezembro, o Maracanã recebe a decisão do campeonato. A chuva torrencial que castigou o Rio de Janeiro na noite anterior, não desanima a torcida do Flamengo, que comparece em peso para ver o time conquistar o Tetracampeonato Brasileiro. O time jogou com Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo, Andrade, Ailton e Zico(Flavio), Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho. Logo aos 16 minutos, Renato ganha uma bola na ponta-direita e cruza para a área. O zagueiro Aloísio corta. A bola sobra para Zinho, que toca para Ailton, que  passa a Andrade, que lança Bebeto. Ele chega um décimo de segundo antes de Tafarel e manda a bola para as redes. O Maracanã explode. O time vai administrando o jogo e em nenhum momento é incomodado pelo Internacional.
  No segundo tempo, o Flamengo perde chances com Zinho e Renato. Zico pede para sair e aos 30 minutos, Flavio o substitui. Zico é aclamado pela torcida, que agradecida pelo esforço sobre humano que seu atleta havia dispensado para a conquista do título, sem condições físicas para jogar, grita seu nome sem parar. O final do jogo se aproxima e a torcida do Flamengo já realiza uma festa com vários fogos de artifício e cascatas de luz nas arquibancadas. Ao pedir a bola ao goleiro Zé Carlos, o juiz José de Assis Aragão dá por encerrado o jogo e dá início a festa do Tetra.
  O Flamengo é aclamado como Campeão Brasileiro por todas as emissoras de rádio e televisão. No dia seguinte, os jornais mostram em primeira página e em letras garrafais a seguinte manchete: Mengão Tetra Campeão Brasileiro. O que prova que mesmo com a lambança dos cartolas, o Flamengo é campeão de fato e reconhecido por todos. Os times que disputaram a Copa União são unânimes em reconhecer o Flamengo como o legítimo Campeão Brasileiro. Se a CBF não concorda, o problema é dela. Se os torcedores recalcados dos outros times não concordam, o problema é deles também. O Flamengo não se curvou aos dirigentes lambões e manteve a sua dignidade, quando juntamente com o Internacional não disputou um ridículo cruzamento com os times da segunda divisão. A coisa era tão ridícula, que provavelmente Flamengo e Internacional teriam que decidir novamente o título, se participassem do quadrangular, pois tanto Guarani quanto Sport possuíam times muito inferiores.

- Numeros da Campanha:

Jogos: 19
Vitórias: 09
Empates: 06
Derrotas: 04
GP: 22
GC: 15

- Campanha:

PRIMEIRO TURNO

13/09/1987 - Flamengo 0 x 2 São Paulo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 25.630 pagantes)
Gols: Muller (5min1T) e (18min2T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Guto, Zé Carlos II e Aldair (Leonardo), Andrade, Flávio (Zinho) e Zico; Renato Gaúcho, Nunes e Bebeto
Téc: Antônio Lopes

20/09/1987 - Flamengo 2 x 1 Vasco
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 28.682 pagantes)
Gols: Bebeto (31min1T), Roberto Dinamite (4min2T) e Zico (44min2T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho (Aldair) e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho, Bebeto (Nunes) e Zinho
Téc: Carlinhos

24/09/1987 - Santos 0 x 0 Flamengo
Local: Pacaembu, São Paulo (Público: 10.412 pagantes)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Guto, Aldair e Leonardo (Airton); Andrade, Ailton e Zico, Renato Gaúcho, Nunes (Zé Carlos II) e Zinho
Téc: Carlinhos

27/09/1987 - Internacional 2 x 0 Flamengo
Local: Beira Rio, Porto Alegre (Público: 27.247 pagantes)
Gols: Luís Fernandes Flores (13min2T) e Heider (25min2T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Guto, Zé Carlos II e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho, Nunes (Kita) e Zinho
Téc: Carlinhos

04/10/1987 - Flamengo 0 x 1 Fluminense
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 49.327 pagantes)
Gol: Washington (12min1T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Leandro (Zé Carlos II), Aldair e Leonardo; Andrade, Ailton e Zinho; Márcio (Nunes), Renato Gaúcho e Bebeto
Téc: Carlinhos.

08/10/1987 - Flamengo 3 x 1 Coritiba
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 4.855 pagantes)
Gols: Marildo (6min1T), Vágner (contra, 23min1T), e Kita (34min1T) e (39min2T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Zé Carlos II, Aldair e Leonardo; Andrade, Ailton e Zinho; Renato Gaúcho, Kita e Nunes
Téc: Carlinhos

11/10/1987 - Goiás 1 x 1 Flamengo
Local: Serra Dourada, Goiânia (Público: 19.531 pagantes)
Gols: Formiga (4min1T) e Zinho (16min1T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Zé Carlos II, Aldair e Leonardo; Andrade, Ailton e Zinho; Renato Gaúcho, Kita e Nunes (Gérson)
Téc: Carlinhos

18/10/1987 - Flamengo 0 x 0 Cruzeiro
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 7.630 pagantes)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Zé Carlos II, Aldair e Airton; Andrade, Ailton e Zinho; Renato Gaúcho, Nunes (Vandick) e Kita
Téc: Carlinhos

24/10/1987 - Flamengo 1 x 0 Botafogo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 73.461 pagantes)
Gols: Jorginho (41min1T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Airton (Leonardo); Andrade, Ailton e Zinho; Renato Gaúcho, Kita e Bebeto (Flávio)
Téc: Carlinhos

29/10/1987 - Flamengo 1 x 1 Grêmio
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 25.351 pagantes)
Gols: Jorge Veras (1min2T) e Andrade (4min2T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton, Zinho; Renato Gaúcho, Kita e Bebeto (Henágio)
Téc: Carlinhos

01/11/1987 - Atlético Mineiro 1 x 0 Flamengo
Local: Mineirão, Belo Horizonte (Público: 50.483 pagantes)
Gol: Renato Paulista (17min1T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Zé Carlos II e Leonardo; Andrade, Ailton e Zinho, Renato Gaúcho, Kita e Bebeto (Alcindo)
Téc: Carlinhos

07/11/1987 - Flamengo 2 x 0 Palmeiras
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 31.798 pagantes)
Gols: Renato Gaúcho (14min2T) e Ailton (19min2T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Leandro (Zé Carlos II), Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico (Henágio); Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho
Téc: Carlinhos

12/11/1987 - Bahia 0 x 2 Flamengo
Local: Fonte Nova, Salvador (Público: 31.798 pagantes)
Gols: Zinho (14min2T) e Bebeto (24min2T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Leandro (Zé Carlos II), Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico (Henágio); Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho
Téc: Carlinhos

15/11/1987 - Corinthians 1 x 1 Flamengo
Local: Pacaembu, São Paulo (Público: 16.455 pagantes)
Gols: Ailton (36min1T) e Marcos Roberto (29min2T)
Time: Zé Carlos, Leandro Silva, Zé Carlos II, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho
Téc: Carlinhos

22/11/1987 - Flamengo 3 x 1 Santa Cruz
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 67.601 pagantes)
Gols: Zico (1min2T), Cardim (10min2T), e Zico (34min2T) e 45min2T)
Time: Zé Carlos, Leandro Silva, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho (Alcindo), Bebeto e Zinho
Téc: Carlinhos

SEMI-FINAL

29/11/1987 - Flamengo 1 x 0 Atlético Mineiro
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 118.162 pagantes)
Gol: Bebeto (33min2T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho
Téc: Carlinhos

02/12/1987 - Atlético Mineiro 2 x 3 Flamengo
Local: Mineirão, Belo Horizonte (Público: 84.929 pagantes)
Gols: Zico (22min1T), Bebeto (31min1T), Chiquinho (15min2T), Sérgio Araújo (19min2T) e Renato Gaúcho (34min2T)
Time: Zé Carlos, Leandro Silva, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico (Henágio); Renato Gaúcho, Bebeto (Flávio) e Zinho
Téc: Carlinhos

FINAL

06/12/1987 - Internacional 1 x 1 Flamengo
Local: Beira Rio, Porto Alegre (Público: 63.228 pagantes)
Gols: Bebeto (30min1T) e Amarildo (32min1T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico (Flávio); Renato Gaúcho, Bebeto (Henágio) e Zinho
Téc: Carlinhos

13/12/1987 - Flamengo 1 x 0 Internacional
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 91.034 pagantes)
Gol: Bebeto (16min1T)
Time: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico (Flávio), Renato Gaúcho, Bebeto (Henágio) e Zinho
Téc: Carlinhos

- Dados da Campanha:

Time-base: Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton, Zico e Zinho; Renato Gaúcho e Bebeto
Banco: Cantareli, Aldair, Zé Carlos II, Kita e Nunes

Artilharia: Bebeto (6), Zico (5), Renato Gaúcho (2), Zinho (2), Ailton (2), Kita (2), Jorginho (1), Andrade (1) e 1 gol contra

Participação:
19 jogos: Zé Carlos, Andrade, Zinho e Renato Gaúcho
18 jogos: Leonardo e Ailton
17 jogos: --
16 jogos: Jorginho
15 jogos: --
14 jogos: Bebeto
13 jogos: --
12 jogos: Leandro e Zico
11 jogos: Edinho e Zé Carlos II
8 jogos: Nunes
7 jogos: Aldair e Kita
6 jogos: Henágio
5 jogos: Flávio
3 jogos: Leandro Silva, Guto e Airton
2 jogos: Alcindo
1 jogo: Gérson, Márcio e Vandick