O Dia D Rubro Negro

O Dia D Rubro Negro

 

Título: O Dia D Rubro Negro

Ano de Lançamento: 2023

Número de Páginas: 132

Autor(es): Gustavo Ajuz, Janssen Murayama, Carlos Emilio de Freitas, Guilherme Coelho de Figueiredo

Editora: LUMEN JURIS

Em 2019, aquele time do futebol mágico comandado por um português de cabelos grisalhos, com nome do santo guerreiro e do salvador, empolgava ainda mais a sua legião de aficionados. Após uma campanha brilhante, a conquista da sonhada Copa Libertadores da América que não ocorria há 38 anos, desde os áureos tempos de Zico e Cia, nunca esteve tão próxima. Ainda mais após a retumbante vitória de 5 x 0 sobre o Grêmio, tradicional adversário, na semifinal. Mesmo tendo que enfrentar em Santiago do Chile, local da decisão, o temível River Plate, da Argentina.
Os imprevistos de última hora com a mudança do local da decisão para o Peru devido às manifestações civis no Chile transformaram em drama os dias e as horas que antecederam a partida. Foram momentos de indefinições, medo, negociações familiares, remarcações de rotas e estadias e até revisão dos planejamentos financeiros. Um autêntico perrengue enfrentado por cada um, a seu modo. Tudo em prol do objetivo maior: ver o seu time de coração conquistar a América.
E é a saga desses abnegados torcedores para acompanhar o seu time de coração na busca pela cobiçada taça que é brilhantemente narrada nesse livro. Um retrato sem retoques em depoimentos cheios de emoção de rubro-negros apaixonados e suas peregrinações para acompanhar in loco o seu FLAMENGO naquela que foi uma das mais brilhantes conquistas de sua história.
Li com detalhe cada depoimento e um me chamou especial atenção: quando a esposa de Alexandre, um dos aventureiros , em meio a tantas intempéries na logística da viagem, que a impedia de acompanhá-lo ao estádio, fala para ele: - É o seu sonho! Vai ver o jogo que eu antecipo o meu retorno de Santiago para o Brasil. Eu sei que sou eu, você e o Flamengo nesse casamento.
Nada exprime melhor o que é essa paixão. (...) Boa leitura e saudações rubro-negras! Victor Kingma, escritor.