Os Flarofeiros

Os Flarofeiros

 

Título: Os Flarofeiros

Ano de Lançamento: 2023

Número de Páginas: 128

Autor(es): Rinaldo Raposo Ribeiro

Editora: Synergia

Crônicas são histórias do cotidiano e, talvez por ter vivido muitas no futebol e adorar ouvi-las e contá-las, são textos que gosto muito de ler. Aproveito principalmente viagens longas como as que faço para o Japão para colocar a minha leitura em dia.

Ao ser convidado por Rinaldo Raposo Ribeiro para escrever este prefácio com histórias de todo o tipo envolvendo torcedores do Flamengo, minha memória imediatamente me transportou para o tempo em que eu também frequentava as arquibancadas do Maracanã e de outros estádios do Rio. Partia de Quintino.

Teve vezes em que o ônibus enguiçou, o trem atrasou. Ir aos jogos do nosso Mengão também foi aventura para mim. Já como jogador, eu lembro de tantos e tantos torcedores que acompanhavam a gente. Certa vez, durante uma excursão pelo Nordeste, um deles seguiu nosso ônibus numa bicicleta. Era emocionante ver o que alguns torcedores faziam para estar ao nosso lado e isso nos dava ainda mais motivação para entrar em campo e vencer.

Esta obra traz boas histórias e, certamente, você vai se identificar com alguns dos personagens da vida real, assim como eu me identifico.

Boa leitura e saudações rubro-negras!


Arthur Antunes Coimbra 

Contar histórias sobre a maior torcida planeta não é uma das tarefas mais simples, pois envolve milhões de corações apaixonados. Mas o autor trata desse desafio com maestria, conhecimento profundo e aquela informalidade que traduz de maneira bastante agradável a alma de todo rubro-negro.

E foi dessa maneira que Rinaldo Raposo Ribeiro construiu mais um Gol de Placa na sua brilhante carreira de escritor. Não bastasse uma vida dedicada ao Direito, com sucesso e ótimos serviços prestados à sociedade, segue uma trajetória impactante, da mesma forma que o Mais Querido, quando entra em campo.

Ao ler cada uma das histórias dos Flarofeiros, você sentirá como se estivesse no meio da massa e, certamente, terá deliciosas recordações de batalhas travadas no gramado, empurradas pela Nação, que não aceita facilmente uma derrota.

Esta obra é uma verdadeira imersão na alma de todo flamenguista.

Gustavo Beroli
jornalista