Copa Mercosul 1999

Copa Mercosul 1999


- Historia da Conquista:

             A Copa Mercosul veio substituir a Super Copa dos Campeões da Libertadores. Em sua segunda edição, o Flamengo enfrentou uma verdadeira maratona de jogos difíceis para chegar ao título. Na primeira fase, o Flamengo enfrentou o Olímpia, o Colo Colo e a Universidade de Chile. Chegou a última rodada precisando vencer o time chileno por quatro gols de diferença, para poder se classificar. Em 7 de outubro, o Flamengo venceu por 7 x 0, jogando no Maracanã, com Romário marcando 4 gols, inclusive o gol de número 200 com a camisa do Flamengo.
             A fase seguinte seria no estilo mata-mata e o adversário era o Independiente da Argentina. Jogando no estádio de Avellaneda, o Flamengo fez 1 x 0, mas viu a arbitragem expulsar Beto e Reinaldo. Após enfrentar uma pressão infernal, o Flamengo cede o empate, mas consegue levar a vantagem para casa. No Maracanã, o Flamengo vence por 4 x 0 facilmente.
             Na semifinal, o Flamengo enfrenta o Peñarol e uma grande crise, após a diretoria dispensar Romário. A imprensa achava que o Flamengo não conseguiria passar pelo time uruguaio. No Maracanã, o Flamengo vence por 3 x 0. Em Montevidéu, o Flamengo se classifica para a final, mas torna-se vítima da selvageria dos jogadores do Peñarol, que inconformados com a desclassificação, partem para a agressão física. Os jogadores rubro-negros são covardemente agredidos, sob o olhar complacente da polícia uruguaia. O exame antidoping acusou que o jogador Bengoechea, o mesmo que começou toda a agressão, estava dopado. Com isso, o Flamengo disputaria a final com o Palmeiras, que lutava pelo bicampeonato.
             Em 16 de dezembro, a torcida do Flamengo acompanhou um grande jogo, emocionante do início ao fim. O Flamengo fez 1 x 0, com um gol de Juan aos 4 minutos, escorando uma cobrança de escanteio. Mas o Palmeiras empatou no final do primeiro tempo, por intermédio de Júnior Baiano. No segundo tempo, o Palmeiras desempatou aos 23 minutos com um gol de Asprilla. Aos 25 minutos, Caio empatou de novo. Aos 27 minutos, Paulo Nunes fez 3 x 2 para o Palmeiras. Ao dar a nova saída, Caio empatou de novo, aos 29 minutos. Foram quatro gols, um a cada dois minutos. Uma loucura. O jogo ficou empatado até os 39 minutos, quando Reinaldo fez 4 x 3 para o Flamengo. Foi um jogão.
               Em 20 de dezembro, o Palmeiras precisaria vencer o Flamengo por qualquer placar, para provocar uma terceira e decisiva partida. Ao Flamengo, bastava o empate. O Parque Antarctica recebe um grande público. A torcida rubro-negra compareceu, ocupando um canto das arquibancadas. A pressão do Palmeiras foi enorme no início do jogo. Até que aos 21 minutos Arce é derrubado na área e o pênalti é marcado. O mesmo Arce cobra o pênalti e marca o primeiro gol palmeirense. Durante todo o primeiro tempo, o Flamengo teve que suportar a pressão. No segundo tempo, Rodrigo Mendes entra no time e logo a 1 minuto, ele cria a jogada do gol de empate de Caio. Aos 10 minutos, o próprio Rodrigo Mendes faz 2 x 1, com um chute de fora da área. A torcida rubro-negra achava que tudo estava resolvido. Ledo engano. O Palmeiras partiu para cima e com um gol de falta de Arce, que contou com a falha do goleiro Clemer, o Palmeiras empatava. Mas o empate ainda servia. Mas aos 30 minutos, um cruzamento de Zinho pegou Paulo Nunes livre para cabecear e virar o marcador. A torcida do Flamengo já pensava no jogo decisivo.
                Quando tudo parecia mais que resolvido, eis que o Flamengo ataca pelo meio e Reinaldo toca de calcanhar para o menino Lê, que entra livre e toca na saída do goleiro Marcos, aos 38 minutos. Era o gol do título. Mas ainda restavam longos 7 minutos para a conquista. O Palmeiras partiu para o ataque no desespero e o Flamengo se defendeu como podia. Aos 48 minutos, o árbitro dá por encerrada a partida e finalmente o Flamengo comemorou um grande título. Pena que a própria torcida rubro-negra até hoje não dê muito valor a essa conquista, que foi sem dúvida, uma das maiores e mais difíceis da história do Flamengo.

- Numeros da Campanha:

Jogos: 12
Vitórias: 06
Empates: 03
Derrotas: 03
GP: 33
GC: 18

- Campanha:

1ª Fase

1ª Rodada - 27/07 - Flamengo 2 x 1 Olimpia (Paraguai)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Gols: Romário (12min1T) e (44min1T), e Avalos (10min2T)
Time: Clemer, Maurinho, Célio Silva, Fabão e Marco Antônio; Jorginho, Leonardo Inácio, Marcelo Rosa e Rodrigo Mendes (Lê); Caio e Romário.
Téc: Carlinhos

2ª Rodada - 04/08 - Flamengo 4 x 0 Colo Colo (Chile)
Local: Estádio Monumental David Arellano, Santiago
Gols: Rodrigo Mendes (11min1T), Romário (21min1T), Rodrigo Mendes (44min1T) e Fábio Baiano (36min2T)
Time: Clemer, Pimentel, Célio Silva, Fabão e Marco Antônio; Leandro Ávila, Jorginho, Fábio Baiano e Rodrigo Mendes; Caio (Reinaldo (Lê)) e Romário (Maurinho).
Téc: Carlinhos

3ª Rodada - 19/08 - Flamengo 0 x 2 Universidad de Chile (Chile)
Local: Estádio Nacional, Santiago
Gols: Gúzman (15min2T) e Rey (30min2T)
Time: Clemer, Pimentel, Célio Silva, Luiz Alberto e Athirson; Leandro Ávila, Jorginho, Fábio Baiano (Leonardo Inácio) e Beto (Rodrigo Mendes); Romário e Leandro Machado (Reinaldo).
Téc: Carlinhos

4ª Rodada - 08/09 - Flamengo 1 x 3 Olimpia (Paraguai)
Local: Estadio Defensores del Chaco, Assunção
Gols: Leonardo Inácio (13min1T), Esteche (34min1T), Franco (41min1T), e Yegros (43min2T)
Time: Clemer, Pimentel, Fabão, Luiz Alberto e Athirson; Leandro Ávila, Jorginho (Rodrigo Mendes), Fábio Baiano e Leonardo Inácio (Célio Silva); Caio (Iranildo) e Leandro Machado.
Téc: Carlinhos

5ª Rodada - 21/09 - Flamengo 2 x 2 Colo Colo (Chile)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Gols: Caio (20min1T), Marco Antônio (39min1T), Raul Muñoz (34min2T) e Fernando Vergara (41min2T)
Time: Clemer, Pimentel (Beto), Fabão, Ronaldo e Marco Antônio; Leandro Ávila (Maurinho), Marcelo Rosa, Fábio Baiano e Rodrigo Mendes; Caio e Romário.
Téc: Carlinhos

6ª Rodada - 07/10 - Flamengo 7 x 0 Universidad de Chile (Chile)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Gols: Caio (5min1T), Romário (16min1T), (17min1T) e (35min1T), Marco Antônio (3min2T), Romário (10min2T) e Rodrigo Mendes (43min2T)
Time: Róbson, Maurinho, Juan, Ronaldo e Marco Antônio; Leandro Ávila, Fábio Baiano (Marcelo Rosa) e Beto; Caio (Iranildo), Leandro Machado (Rodrigo Mendes) e Romário.
Téc: Carlinhos

Quartas de Final

20/10 - Flamengo 1 x 1 Independiente (Argentina)
Local: Estádio Avellaneda, Buenos Aires
Gols: Fábio Baiano (15min2T) e Calderón (31min2T)
Time: Clemer, Pimentel, Célio Silva, Luiz Alberto e Athirson; Leandro Ávila, Marcelo Rosa, Fábio Baiano (Juan) e Beto; Leandro Machado (Reinaldo) e Romário (Maurinho).
Téc: Carlinhos

27/10 - Flamengo 4 x 0 Independiente (Argentina)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Gols: Leandro Machado (17min1T), Fábio Baiano (20min1T), Romário (24min1T) e Leandro Machado (10min2T)
Time: Clemer, Pimentel (Maurinho), Célio Silva (Ronaldo), Juan e Athirson; Leandro Ávila, Marcelo Rosa, Fábio Baiano e Iranildo (Lê); Leandro Machado e Romário.
Téc: Carlinhos

Semi-Final

18/11 - Flamengo 3 x 0 Peñarol (Uruguai)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Gols: Leandro Machado (29min1T), Maurinho (44min1T) e Lê (37min2T)
Time: Clemer, Maurinho, Célio Silva, Juan e Athirson; Leandro Ávila, Marcelo Rosa, Fábio Baiano e Iranildo (Caio); Leandro Machado (Reinaldo) e Rodrigo Mendes (Lê).
Téc: Carlinhos

07/12 - Flamengo 2 x 3 Peñarol (Uruguai)
Local: Estádio Centenário, Montevidéu
Gols: Bengoechea (45min1T), Athirson (25min2T), Reinaldo (33min2T), Martin Garcia (34min2T) e Bengoechea (45min2T)
Time: Clemer, Maurinho, Célio Silva, Juan e Athirson; Leandro Ávila, Jorginho, Marcelo Rosa e Leonardo Inácio (Beto); Leandro Machado (Rodrigo Mendes) e Caio (Reinaldo).
Téc: Carlinhos

Final

16/12 - Flamengo 4 x 3 Palmeiras (Brasil)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Gols: Juan (6min1T), Júnior Baiano (43min1T), Asprilla (23min2T), Caio (25min2T), Paulo Nunes (28min2T), Caio (30min2T) e Reinaldo (40min2T)
Time: Clemer, Maurinho, Célio Silva, Juan e Athirson; Leandro Ávila, Marcelo Rosa (Rodrigo Mendes), Leonardo Inácio e Iranildo (Caio); Leandro Machado e Reinaldo.
Téc: Carlinhos

20/12 - Flamengo 3 x 3 Palmeiras (Brasil)
Local: Parque Antárctica, São Paulo
Gols: Arce (21min1T), Caio (1min2T), Rodrigo Mendes (11min2T), Arce (13min2T), Paulo Nunes (21min2T) e Lê (38min2T)
Time: Clemer, Maurinho, Célio Silva, Juan e Athirson; Leandro Ávila, Marcelo Rosa (Lê) e Leonardo Inácio (Rodrigo Mendes); Leandro Machado, Reinaldo e Caio (Iranildo).
Téc: Carlinhos

- Dados da Campanha:

Time-base: Clemer, Maurinho, Célio Silva, Juan e Athirson; Leandro Ávila, Marcelo Rosa, Fábio Baiano e Rodrigo Mendes; Caio Ribeiro e Leandro Machado
Banco: Róbson, Pimentel, Fabão, Jorginho, Leonardo Inácio, Lê, Iranildo, Reinaldo e Romário

Artilharia: Romário (8), Caio Ribeiro (5), Rodrigo Mendes (4), Fábio Baiano (3), Leandro Machado (3), Reinaldo (2), Marco Antônio (2), Lê (2), Athirson (1), Leonardo Inácio (1), Maurinho (1) e Juan (1)

Participação:
11 jogos: Clemer e Leandro Ávila
10 jogos: Maurinho, Célio Silva e Rodrigo Mendes
9 jogos: Marcelo Rosa, Caio Ribeiro e Leandro Machado
8 jogos: Athirson e Fábio Baiano
7 jogos: Juan, Reinaldo e Romário
6 jogos: Pimentel, Leonardo Inácio e Iranildo
5 jogos: Jorginho, Beto e Lê
4 jogos: Fabão e Marco Antônio
3 jogos: Luiz Alberto e Ronaldo
2 jogos: --
1 jogo: Róbson