Campeonato Estadual 2008

Campeonato Estadual 2008


- Historia da Conquista:

  Botafogo vice de novo. E com chororô. Em 2008, o Flamengo luta para ser bicampeão estadual. Inicialmente, o Fluminense se vestiu de favorito, pois contratou três atacantes de peso. Com Washington, Dodô e Leandro Amaral, que saiu fugido de São Januário, o tricolor achava que seria barbada. O Botafogo, após se desfazer de seus grandes nomes, como Dodô, armou um bom time, que também foi considerado favorito, principalmente nas decisões contra o Flamengo.
  Na Taça Guanabara, o Flamengo despachou novamente o Vasco da Gama, com Edmundo e tudo, por 2 x 1, gols de Fábio Luciano e Ronaldo Angelim e foi decidir o título com o Botafogo, que derrotou o Fluminense na semi-final.
  Após estar perdendo por 1 x 0 no primeiro tempo, Juan cobra uma falta na segunda etapa e Fábio Luciano é agarrado na área. O pênalti foi marcado e os jogadores do Botafogo chiaram demais. Ibson cobra o pênalti e empata a partida. Na pressa de pegar a bola, Souza e o goleiro Castillo se desentendem. Ocorre uma grande confusão e Souza é expulso, juntamente com Zé Carlos. O Botafogo se descontrola emocionalmente, tanto que Túlio pede aos prantos para sair de campo. Lúcio Flávio dá um ponta pé em Juan e é expulso.
  Aos 47 minutos, quando tudo levava a crer que a decisão iria para os pênaltis, o Flamengo puxa um contra ataque e Leonardo Moura toca para Diego Tardelli. Ele mata a bola e chuta colocado. A bola entra no canto esquerdo do goleiro Castillo. A torcida do Flamengo explode no Maracanã.
  Mas o jogo não havia acabado. Aos 50 minutos, uma falta é cobrada na ponta direita do ataque do Botafogo. A bola é centrada, sendo cabeceada no bolo de jogadores. A bola se choca com a trave e é despachada da área por Fábio Luciano. Após esse lance, onde alguns quase morreram do coração, o jogo termina e o Flamengo conquista a Taça Guanabara mais uma vez.
  No vestiário do Botafogo, o técnico Cuca, os jogadores e até o presidente Bebeto de Freitas choram copiosamente, reclamando da arbitragem. Foi patético. A torcida do Flamengo não perdoou e começou a cantar a música do chororô.
  Na Taça Rio, o Flamengo não passa pela semifinal, principalmente após ter que jogar na altitude de Cuzco, no Peru, onde foi buscar a classificação para a segunda fase da Libertadores, vencendo o Cienciano por 3 x 0. O Botafogo acaba conquistando a Taça Rio, ao derrotar o Fluminense mais uma vez.
  Na primeira partida, o Botafogo sem quatro titulares iria enfrentar o Flamengo, pois Castillo e Triguinho se machucaram e Jorge Henrique e Alessandro haviam sido expulsos. Todos achavam que o Flamengo deveria aproveitar a oportunidade, pois após essa partida, o Flamengo iria jogar na Cidade do México, a 2800 metros, contra o América local.
  Na primeira partida, que foi muito disputada e equilibrada, o Flamengo derrota o Botafogo por 1 x 0, gol de Obina aos 35 minutos do segundo tempo. Com essa vitória apertada, todos apostavam que o Botafogo iria ganhar do Flamengo com facilidade. O Flamengo foi ao México, ganhou o América por 4 x 2 e deu um show de bola. Ao retornar para o Rio de Janeiro, dois dias antes da decisão, o Flamengo procurou descansar o time. O Botafogo ficou descansando e treinando durante toda a semana.
  Em 4 de maio, a torcida do Flamengo invade o Maracanã e como no domingo anterior, preencheu três quartos do estádio. A torcida do Botafogo foi em pequeno número nas duas partidas. Mas acabou vibrando primeiro, pois aos 23 minutos do primeiro tempo, após cobrança de falta de Lúcio Flávio, o goleiro Bruno, que completava cem partidas com a camisa do Flamengo, acaba falhando e tomando um frango. Com esse resultado, a decisão iria para os pênaltis.
  No intervalo, Joel Santana colocou em campo Obina e Diego Tardelli, mandando o time para frente. Logo aos 4 minutos, Juan cobra uma falta, lançando a bola sobre a área. Obina cabeceia no canto esquerdo e empata o jogo. O Flamengo passa a dominar a partida, principalmente quando o Botafogo ficou sem um jogador, pois Renato Silva foi expulso por levar o segundo cartão amarelo. Com isso, o Flamengo tomou conta do jogo. Aos 37 minutos, Juan passa pelo marcador e de dentro da área, cruza para Diego Tardelli chutar de primeira e virar o jogo. O título já estava ganho. Mas aos 47 minutos, Diego Tardelli foi lançado pela esquerda e cruza para Obina. Ele chuta e marca o terceiro gol.
  A torcida do Flamengo comemorava intensamente nas arquibancadas e com o apito final, o Flamengo comemorava o seu 30º título de campeão estadual, igualando o número de títulos do Fluminense. Mas devemos lembrar, que quando o Flamengo começou a disputar o campeonato carioca em 1912, o Fluminense já tinha 5 títulos de campeão carioca.
 
- Numeros da Campanha:

Jogos: 20
Vitórias: 15
Empates: 02
Derrotas: 03
GP: 46
GC: 22

- Campanha

1º Turno (Taça Guanabara)

1ª Rodada - 20/01/2008 - Flamengo 2 x 0 Boavista
Local: Maracanã (Público: 23.779 espectadores)
Gols: Souza (19min2T) e Fábio Luciano (41min2T)
Fla: Diego, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian (Obina), Jailton, Toró, Ibson e Renato Augusto (Marcinho); Souza.
Téc: Joel Santana
Boavista: Erivélton, Felipe, Vinícius, Hélton e Flávio Medina; Roberto Lopes, Tiaguinho (Bruno), Rodrigo (Flávio Santos) e Esquerdinha; Anselmo e Faióli (Romarinho).
Téc: Edinho

2ª Rodada - 24/01/2008 - Flamengo 4 x 1 Cardoso Moreira
Local: Maracanã (Público: 15.287)
Gols: Ibson (21min1T), Souza (45min1T), Wágner Carioca (9min2T), Juan (22min2T) e Leonardo Moura (36min2T)
Fla: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton (Obina), Jônatas, Toró e Ibson (Rodrigo); Marcinho e Souza (Maxi Biancucchi).
Téc: Joel Santana
Cardoso Moreira: Macula, Caboclo, Paulo Roberto, Ernandes e Neném; Índio, Rincón, Bruno Rafael (Rodrigo) e Germano; Léo Santos (Eliomar) e Wágner Carioca (Fábio Tosca).
Téc: Charles Guerreiro

3ª Rodada - 27/01/2008 - Flamengo 5 x 1 Duque de Caxias
Local: Maracanã (Público: 19.812 espectadores)
Gols: Marcinho (20min1T), Ibson (29min1T), Leonardo Moura (35min1T), Souza (43min1T), Ibson (4min2T) e Eduardo (37min2T)
Fla: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano (Rodrigo), Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Jônatas, Toró e Ibson; Marcinho (Maxi Biancucchi) e Souza (Obina).
Téc: Joel Santana
Duque de Caxias: Fernando, Eduardo, Alessandro, Daniel (Gustavo) e Alan; Silva, Marcelo Cardoso (Gavião), Djair e Renatinho; Madson e Viola (Adenis).
Téc: Manoel Neto

4ª Rodada - 30/01/2008 - Flamengo 1 x 0 Macaé
Local: Maracanã (Público: 13.795 espectadores)
Gol: Toró (6min1T)
Fla: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Jônatas (Kléberson), Toró e Ibson; Marcinho (Obina) e Souza.
Téc: Joel Santana
Macaé: Cássio, Wallace, André, Souza (Lima) e Bill (Tiano); Mário César, André Gomes, Steve e Zada (Geraldo); Wallace e Jones.
Téc: Tita

5ª Rodada - 02/02/2008 - Flamengo 4 x 0 América
Local: Engenhão (Público: 15.469 espectadores)
Gols: Obina (31min2T), Juan (38min2T), Obina (43min2T) e (45min2T)
Fla: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton (Maxi Biancucchi), Jônatas, Toró e Ibson; Marcinho (Obina) e Souza (Rodrigo).
Téc: Joel Santana
América: Fábio Carvalho, Bruno Carvalho, Cléberson (Cleiton), Márcio Abraão e Maciel; Válber, Jeffinho, Éverton (Messias) e Elvis; Lourival e Eraldo (Marco).
Téc: Gaúcho

6ª Rodada - 07/02/2008 - Flamengo 2 x 1 Volta Redonda
Local: Maracanã (Público: 13.781 espectadores)
Gols: Juan (2min1T), Diego Tardelli (25min1T) e Gláuber (44min1T)
Fla: Bruno, Luizinho, Rodrigo (Rodrigo Arroz), Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Jônatas, Ibson e Kléberson (Marcinho); Diego Tardelli (Obina) e Souza.
Téc: Joel Santana
Volta Redonda: Edinho, Júlio César, Alemão, Aílson (Vinícius) e Hamilton (Marcinho); Alexandre, Butti, Leandro Sena (Lecheva) e Gláuber; Léo Guerra e Fábio.
Téc: Alexandre Gama

7ª Rodada - 10/02/2008 - Flamengo 1 x 4 Fluminense
Local: Maracanã (Público: 39.056 espectadores)
Gols: Kléberson (4min2T), Thiago Neves (7min2T), (27min2T) e (33min2T), e Maurício (41min2T)
Fla: Diego, Luizinho, Thiago Sales, Rodrigo Arroz e Egídio; Cristian, Hugo Colace (Marcinho), Léo Medeiros e Kléberson; Diego Tardelli (Maxi Biancucchi) e Obina.
Téc: Joel Santana
Flu: Fernando Henrique, Rafael, Anderson, Roger e Gustavo Nery; Fabinho, Romeu, Arouca (David), Dario Conca (Maurício), Thiago Neves (Tartá) e Cícero.
Téc: Renato Gaúcho

SEMI-FINAL (Taça Guanabara)

Jogo Único - 17/02/2008 - Flamengo 2 x 1 Vasco
Local: Maracanã (Público: 56.800 espectadores)
Gols: Allan Kardec (31min1T), Fábio Luciano (42min1T) e Ronaldo Angelim (34min2T)
Fla: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Jônatas (Cristian), Ibson e Kléberson (Obina); Diego Tardelli (Marcinho) e Souza.
Téc: Joel Santana
Vasco: Tiago, Rodrigo Antônio, Vílson, Jorge Luiz e Calisto; Jonílson, Carlos Amaral, Alex Teixeira (Xavier) e Morais; Edmundo e Allan Kardec (Abuda).
Téc: Alfredo Sampaio

FINAL (Taça Guanabara)

Jogo Único - 24/02/2008 - Flamengo 2 x 1 Botafogo
Local: Maracanã (Público: 78.830 espectadores)
Gols: Wellington Paulista (27min1T), Ibson (18min2T) e Diego Tardelli (45+1min2T)
Fla: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton (Kléberson), Cristian, Toró (Diego Tardelli) e Ibson; Marcinho (Obina) e Souza.
Téc: Joel Santana
Botafogo: Juan Castillo, Alessandro (Fábio), Renato Silva, Alexis Ferrero, Eduardo (Édson) e Zé Carlos; Diguinho, Túlio e Lúcio Flávio; Adriano Felício (Jorge Henrique) e Wellington Paulista.
Téc: Cuca

2º Turno (Taça Rio)

1ª Rodada - 02/03/2008 - Flamengo 4 x 2 Resende
Local: Maracanã (Público: 9.358 espectadores)
Gols: Alexsandro (9min1T), Léo (22min1T), Thiago Sales (28min1T), Obina (14min2T), e Diego Tardelli (19min2T) e (45min2T)
Fla: Bruno, Luizinho, Leonardo, Thiago Sales e Egídio; Jailton (Maxi Biancucchi), Jônatas (Diego Gavilán) e Kléberson; Marcinho (Cristian), Obina e Diego Tardelli.
Téc: Joel Santana
Resende: Márcio, Valdir, Márcio Costa, Leandro e Vinícius; Beto, Márcio Gomes (Fábio Azevedo), Bruno Reis (Biúla) e Léo; Alexsandro (Jack Jones) e Toni.
Téc: Antônio Carlos Roy


2ª Rodada - 09/03/2008 - Flamengo 3 x 1 Americano
Local: Maracanã (Público: 8.821 espectadores)
Gols: Thiago Sales (20min1T), Maxi Biancucchi (22min1T), Jessé (24min2T) e Thiago Sales (32min2T)
Fla: Bruno, Leonardo Moura (Luizinho), Leonardo, Thiago Sales e Egídio; Jailton (Renato Augusto), Diego Gavilán, Jônatas e Toró; Marcinho (Souza) e Maxi Biancucchi.
Téc: Joel Santana
Americano: Wender, Ciro (Ricardo), Alex Mineiro, Anderson e Isaías (Silvan); Ivan (Rondinelli), Leandro Leite, Leandro Matera e Pirão; Bruninho e Jessé.
Téc: Válter Ferreira

3ª Rodada - 12/03/2008 - Flamengo 2 x 0 Mesquita
Local: Maracanã
Gols: Souza (13min1T) e Vágner (contra, 10min2T)
Fla: Bruno, Luizinho (Diego Gavilán), Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Kléberson e Ibson; Maxi Biancucchi (Renato Augusto), Diego Tardelli (Obina) e Souza.
Téc: Joel Santana
Mesquita: Diogo, Édson, Juan, Vágner e Felipinho (Dedeco); Léo, Dé, Índio e Fábio Costa (Bruno Suzano); Leandro e Márcio Orelha (Bruno Carvalho).
Téc: Mário Marques

4ª Rodada - 16/03/2008 - Flamengo 2 x 3 Botafogo
Local: Maracanã (Público: 21.010 espectadores)
Gols: Wellington Paulista (22min1T), Leonardo Moura (38min1T), Zé Carlos (45+1min1T), Jorge Henrique (7min2T) e Thiago Sales (23min2T)
Fla: Bruno, Leonardo Moura, Leonardo, Thiago Sales e Egídio; Diego Gavilán (Léo Medeiros), Jailton (Marcinho), Toró, Jônatas e Renato Augusto (Maxi Biancucchi); Obina.
Téc: Joel Santana
Botafogo: Juan Castillo, Alessandro, Renato Silva, Andre Luís, Triguinho (Adriano Felício) e Zé Carlos (Wellington Júnior); Diguinho, Túlio (Eduardo) e Lúcio Flávio; Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Téc: Cuca

5ª Rodada - 22/03/2008 - Flamengo 2 x 0 Cabofriense
Local: Maracanã (Público: 12.398 espectadores)
Gols: Souza (7min1T) e Marcinho (30min1T)
Fla: Bruno, Leonardo Moura, Leonardo, Thiago Sales e Juan; Cristian, Kléberson (Toró), Ibson e Renato Augusto (Diego Tardelli); Marcinho e Souza (Maxi Biancucchi).
Téc: Joel Santana
Cabofriense: Flávio, Ênio, Leandro Amaro, Douglas Assis (Wesley) e Julinho; Marcão, Marcos Marins, Têti (Charles) e Lucas; Vanderson (Gérson) e Fabinho.
Téc: Ailton Ferraz

6ª Rodada - 26/03/2008 - Flamengo 4 x 1 Friburguense
Local: Maracanã (Público: 7.818 espectadores)
Gols: Marcinho (19min1T), Renato Augusto (20min1T), Léo Andrade (10min2T), Leonardo Moura (29min2T) e Marcinho (33min2T)
Fla: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Toró, Ibson (Jônatas) e Renato Augusto (Diego Tardelli); Marcinho e Souza (Obina).
Téc: Joel Santana
Friburguense: Adriano, Éverton, Cadão, Felipe Marques e Gílson; Elan, Cassiano, Victor Hugo (Diego) e Carlos Alberto (Guido); Alex (Ziquinha) e Léo Andrade.
Téc: Cleimar Rocha

7ª Rodada - 29/03/2008 - Flamengo 0 x 0 Madureira
Local: Maracanã (Público: 11.536 espectadores)
Fla: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Kléberson, Ibson (Toró) e Renato Augusto (Diego Tardelli); Maxi Biancucchi (Obina) e Marcinho.
Téc: Joel Santana
Madureira: Renan, Paulo César, Marcílio, Jordan e Douglas; Thiago Souza (China), Amaral (Júnior Negão), Éverton e Crys (Doriva); Wágner e Milson.
Téc: Carlos Tozzi

8ª Rodada - 06/04/2008 - Flamengo 2 x 2 Vasco
Local: Maracanã (Público: 16.760 espectadores)
Gols: Marcinho (10min1T), Rodrigo Arroz (12min1T), Allan Kardec (23min2T) e Jorge Luiz (39min2T)
Fla: Marcelo Lomba, Luizinho, Rodrigo Arroz, Thiago Sales e Egídio; Jailton, Aírton (Vinícius Pacheco) e Kléberson; Maxi Biancucchi (Éder), Marcinho e Diego Tardelli (Paulo Sérgio).
Téc: Joel Santana
Vasco: Tiago, Wágner Diniz, Jorge Luiz, Eduardo Luiz, Luizão e Calisto (Alex Teixeira); Jonílson (Souza), Leandro Bomfim e Jean (Edu); Edmundo e Allan Kardec.
Téc: Alfredo Sampaio

SEMI-FINAL (Taça Rio)

Jogo Único - 13/04/2008 - Flamengo 0 x 3 Botafogo
Local: Maracanã (Público: 43.385 espectadores)
Gols: Wellington Paulista (39min1T), Alessandro (15min2T) e Lúcio Flávio (27min2T)
Fla: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian (Obina), Kléberson, Ibson, Toró e Renato Augusto (Diego Tardelli); Souza (Marcinho).
Téc: Joel Santana
Botafogo: Juan Castillo, Alessandro (Túlio Souza), Renato Silva, Andre Luís, Triguinho e Zé Carlos; Diguinho, Túlio e Lúcio Flávio (Fábio); Jorge Henrique e Wellington Paulista (Leandro Guerreiro).
Téc: Cuca

FINAL

1º Jogo - 27/04/2008 - Flamengo 1 x 0 Botafogo
Local: Maracanã (Público: 63.413 espectadores)
Gol: Obina (34min2T)
Fla: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Kléberson (Diego Tardelli), Toró e Ibson (Obina); Marcinho e Souza (Jailton).
Téc: Joel Santana
Botafogo: Renan, Túlio Souza (Eduardo), Renato Silva, Andre Luís, Leandro Guerreiro e Zé Carlos (Édson); Diguinho, Túlio e Lúcio Flávio; Wellington Paulista e Fábio (Adriano Felício).
Téc: Cuca

2º Jogo - 04/05/2008 - Flamengo 3 x 1 Botafogo
Local: Maracanã (Público: 78.716 espectadores)
Gols: Lúcio Flávio (22min1T), Obina (3min2T), Diego Tardelli (37min2T) e Obina (45+1min2T)
Fla: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Cristian (Obina), Toró e Ibson (Diego Tardelli); Marcinho (Kléberson) e Souza.
Téc: Joel Santana
Botafogo: Renan, Alessandro, Renato Silva, Andre Luís e Zé Carlos (Fábio); Leandro Guerreiro, Túlio (Édson), Diguinho (Adriano Felício), Lúcio Flávio; Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Téc: Cuca

- Dados da Campanha:

Time-base: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian (Jailton), Toró, Kléberson e Ibson; Marcinho e Souza (Obina)
Banco: Diego, Thiago Sales, Jônatas, Renato Augusto, Maxi Biancucchi e Diego Tardelli

Artilharia: Obina (7), Souza (5), Marcinho (5), Diego Tardelli (5), Ibson (4), Leonardo Moura (4), Thiago Sales (4), Juan (3), Fábio Luciano (2), Toró (1), Kléberson (1), Ronaldo Angelim (1), Maxi Biancucchi (1), Renato Augusto (1), Rodrigo Arroz (1) e 1 gol contra

Participação:
20 jogos: --
19 jogos: Marcinho
18 jogos: --
17 jogos: Bruno e Obina
16 jogos: --
15 jogos: Leonardo Moura, Juan, Ibson e Souza
14 jogos: Ronaldo Angelim, Jailton e Toró
13 jogos: Fábio Luciano, Kléberson e Diego Tardelli
12 jogos: Cristian
11 jogos: Maxi Biancucchi
10 jogos: Jônatas
8 jogos: Renato Augusto
6 jogos: Luizinho e Thiago Sales
5 jogos: Egídio
4 jogos: Rodrigo, Leonardo e Diego Gavilán
3 jogos: Rodrigo Arroz
2 jogos: Diego e Léo Medeiros
1 jogo: Marcelo Lomba, Aírton, Hugo Colace, Vinícius Pacheco, Éder e Paulo Sérgio