Copa do Brasil 2013

Copa do Brasil 2013


- Historia da Conquista:

 O ano de 2013 foi marcado pelo início de uma nova administração, que tentava recuperar o Flamengo, afundado em dívidas asrtronômicas, deixadas pelas administrações anteriores. O presidente Eduardo Bandeira de Melo e sua diretoria deixaram claro que o ano seria difícil e o clube não poderia fazer grandes contratações.  Sendo assim, nem o mais otimista dos torcedores do Flamengo acreditaria que seu time, extremamente desacreditado, poderia se tornar campeão da Copa do Brasil. A campanha começou em Belém do Pará, passou por João Pessoa e terminou na primeira fase em Arapiraca. A partir das oitavas de final o Flamengo somente pegaria pedreiras. A começar pelo Cruzeiro, que acabou se tornando campeão brasileiro. Em Belo Horizonte, a pressão foi enorme. O Cruzeiro, tido pela imprensa como o franco favorito, vencia por 2 x 0, quando numa falha do zagueiro Dedé (ex-Vasco), Carlos Eduardo marcou um gol de extrema importância. No Maracanã, apesar de todo o favoritismo do Cruzeiro, a torcida rubro-negra se fez presente, lotando o estádio. A partida foi muito difícil e equilibrada. No segundo tempo, o Cruzeiro se fechou na defesa e a torcida do Flamengo não parou um minuto sequer de empurrar o time. Mas, o tempo passava e a eliminação ficava cada vez mais perto. Aos 44 minutos, Palinho fez uma grande jogada pela direita e tocou para Elias, que de primeira estufou as redes do Cruzeiro. O Maracanã explodiu. Contra todos os prognósticos, o Flamengo subia para as quartas de final. E o novo adversário era o badalado Botafogo. Na primeira partida, o empate de 1 x 1 mostrou o equilíbrio da partida. Mas, na outra partida, o Flamengo simplesmente humilhou o Botafogo. Ganhou de 4 x 0, quando poderia ganhar de 8. Na semi final, o Flamengo venceu o Goiás por 2 x 1 nos dois jogos e se classificou para a final contra o Atlético Paranaense.
 No primeiro jogo, em Curitiba, o Flamengo empatou de 1 x 1, quando poderia ter vencido. No Maracanã, completamente lotado, o Flamengo poderia ser campeão com um empate de 0 x 0. O jogo começou com o Flamengo melhor, mas não conseguindo transformar em gols a sua superioridade. O Atlético não levava perigo ao gol do Flamengo. Na segunda etapa, o Atlético começou a levar perigo, alçanda bolas na área. A torcida do Flamengo começava a ficar aflita, com medo de uma bola vadia acabar entrando. Aos 41 minutos, o Flamengo retoma a bola, que é lançada para Paulinho na esquerda. Ele cruza a bola para a direita, onde Hernane entra cara a cara, mas o goleiro faz a defesa. A bola volta para Hernane, que toca para Paulinho. Ele dribla o marcador e toca para Elias fazer o gol. Foi uma festa indescritível. A torcida ainda comemorava, quando Luiz Antonio dribla seu marcador e cruza para Hernane marcar de voleio. Fim de jogo e o Flamengo conquistava o tricampeonato da Copa do Brasil. O interessante é que o Flamengo derrotou todos os times que estavam na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro.

- Numeros da Campanha:

Jogos: 14
Vitórias: 11
Empates: 02
Derrotas: 01
GP: 26
GC: 09

- Campanha

1ª FASE

03/04 - Flamengo 1 x 0 Remo (PA)
Local: Estádio Mangueirão, Belém - Público: 20.493 pagantes
Gol: Rafinha (9min2T)
Time: Felipe, Leonardo Moura (Renato Abreu), Renato Santos, Wallace e João Paulo; Amaral, Elias, Rodolfo (Cléber Santana) e Gabriel; Rafinha (Nixon) e Hernane.
Téc: Jorginho

17/04 - Flamengo 3 x 0 Remo (PA)
Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda - Público: 2.578 pagantes
Gols: Hernane (35min1T), (4min2T) e (25min2T)
Time: Felipe, Leonardo Moura, Renato Santos, Marcos González e Ramon (João Paulo); Amaral (Luiz Antônio), Elias, Renato Abreu (Rodolfo) e Gabriel; Rafinha e Hernane.
Téc: Jorginho

2ª FASE

01/05 - Flamengo 2 x 1 Campinense (PB)
Local: Estádio Amigão, Campina Grande - Público: 16.580 pagantes
Gols: Jéfferson Maranhense (7min1T) e Renato Abreu (27min1T) e (14min2T)
Time: Felipe, Leonardo Moura, Renato Santos, Marcos González e Ramon; Amaral (Luiz Antônio), Elias, Renato Abreu (Nixon) e Gabriel; Rafinha (Carlos Eduardo) e Hernane.
Téc: Jorginho

15/05 - Flamengo 2 x 1 Campinense (PB)
Local: Estádio Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais - Público: 18.211 pagantes
Gols: Roberto Dias (contra) (5min1T), Bismarck (6min1T) e Elias (32min2T)
Time: Felipe, Leonardo Moura, Renato Santos, Marcos González e Ramon; Amaral (Luiz Antônio), Elias, Renato Abreu (Rodolfo) e Gabriel; Rafinha (Paulinho) e Hernane.
Téc: Jorginho

3ª FASE

10/07 - Flamengo 2 x 0 ASA (AL)
Local: Estádio Coaracy Fonseca, Arapiraca - Público: 3.500 pagantes
Gols: Marcelo Moreno (19min2T) e Nixon (27min2T)
Time: Felipe, Leonardo Moura (Diego Silva), Wallace, Marcos González e João Paulo; Victor Cáceres, Val (Nixon), Elias e Adryan (Carlos Eduardo); Paulinho e Marcelo Moreno.
Téc: Mano Menezes

17/07 - Flamengo 2 x 1 ASA (AL)
Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda - Público: 2.284 pagantes
Gols: Elias (43min1T), Osmar (11min2T) e Marcelo Moreno (35min2T)
Time: Felipe, Digão, Wallace, Marcos González e João Paulo; Victor Cáceres (Diego Silva), Val e Elias; Nixon (Bruninho), Marcelo Moreno e Paulinho.
Téc: Mano Menezes

OITAVAS DE FINAL

21/08 - Flamengo 1 x 2 Cruzeiro (MG)
Local: Mineirão, Belo Horizonte - Público: 33.645 pagantes
Gols: Willian (27min1T), Everton Ribeiro (11min2T) e Carlos Eduardo (23min2T)
Time: Felipe, Luiz Antônio, Chicão, Marcos González, Samir (Paulinho) e André Santos; Victor Cáceres, Elias, Fernando (João Paulo) e Gabriel (Carlos Eduardo); Marcelo Moreno.
Téc: Mano Menezes

28/08 - Flamengo 1 x 0 Cruzeiro (MG)
Local: Maracanã - Público: 47.103 pagantes
Gol: Elias (43min2T)
Time: Felipe, Luiz Antônio, Chicão, Wallace e João Paulo; Victor Cáceres (Paulinho), Elias, Carlos Eduardo (Adryan) e André Santos (Hernane); Rafinha e Marcelo Moreno.
Téc: Mano Menezes

QUARTAS DE FINAL

25/09 - Flamengo 1 x 1 Botafogo
Local: Maracanã - Público: 27.364 pagantes
Gols: André Santos (12min1T) e Edilson (12min2T)
Time: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Samir e João Paulo; Amaral, Luiz Antônio, Carlos Eduardo (Rafinha) e André Santos (Victor Cáceres); Paulinho (Gabriel) e Hernane.
Téc: Jayme de Almeida Filho

23/10 - Flamengo 4 x 0 Botafogo
Local: Maracanã - Público: 50.505 pagantes
Gols: Hernane (20min1T), (33min1T) e (12min2T), e Leonardo Moura (26min2T)
Time: Felipe, Leonardo Moura (Rafinha), Chicão, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias e Carlos Eduardo (Adryan); Paulinho (Bruninho) e Hernane.
Téc: Jayme de Almeida Filho

SEMIFINAL

30/10 - Flamengo 2 x 1 Goiás (GO)
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia - Público: 35.112 pagantes
Gols: Paulinho (25min1T), Vítor (38min1T) e Chicão (41min1T)
Time: Paulo Victor, Leonardo Moura, Chicão, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias e Carlos Eduardo (Diego Silva); Paulinho (Gabriel) e Hernane (Nixon).
Téc: Jayme de Almeida Filho

06/11 - Flamengo 2 x 1 Goiás (GO)
Local: Maracanã - Público: 49.421 pagantes
Gols: Eduardo Sasha (4min1T), Hernane (13min1T) e Elias (23min1T)
Time: Paulo Victor, Leonardo Moura, Chicão, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias e Carlos Eduardo (Diego Silva); Paulinho (Marcos González) e Hernane.
Téc: Jayme de Almeida Filho

FINAL

20/11 - Flamengo 1 x 1 Atlético (PR)
Local: Estádio Durival de Brito, Curitiba - Público: 15.494 pagantes
Gols: Marcelo Cirino (17min1T) e Amaral (30min1T)
Time: Felipe, Leonardo Moura, Chicão (Samir), Wallace e André Santos (João Paulo); Amaral, Luiz Antônio, Elias e Carlos Eduardo (Diego Silva); Paulinho e Hernane.
Téc: Jayme de Almeida Filho

27/11 - Flamengo 2 x 0 Atlético (PR)
Local: Maracanã - Público: 57.991 pagantes
Gols: Elias (42min2T) e Hernane (45+3min2T)
Time: Felipe, Leonardo Moura (Marcos González), Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias (João Paulo) e Carlos Eduardo (Diego Silva); Paulinho e Hernane.
Téc: Jayme de Almeida Filho

- Dados da Campanha:

Time-base: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane
Banco: Paulo Victor, Chicão, Marcos González, João Paulo, Victor Cáceres, Diego Silva, Gabriel, Rafinha e Nixon

Artilharia: Hernane (8), Elias (5), Renato Abreu (2), Marcelo Moreno (2), Paulinho (1), Chicão (1), Leonardo Moura (1), Rafinha (1), Nixon (1), André Santos (1), Carlos Eduardo (1), Amaral (1) e 1 gol contra

Participação:
13 jogos: Elias
12 jogos: Felipe
11 jogos: Leonardo Moura, Luiz Antônio, Paulinho e Hernane
10 jogos: Wallace Reis, Amaral e Carlos Eduardo
9 jogos: João Paulo
8 jogos: Marcos González e André Santos
7 jogos: Gabriel e Rafinha
6 jogos: Chicão e Diego Silva
5 jogos: Victor Cáceres e Nixon
4 jogos: Samir, Renato Santos, Renato Abreu e Marcelo Moreno
3 jogos: Ramon, Rodolfo e Adryan
2 jogos: Paulo Victor, Val e Bruninho
1 jogo: Digão, Fernando e Cléber Santana