Onde estiver, estarei – O Flamengo no Brasil e no Mundo

Onde estiver, estarei – O Flamengo no Brasil e no Mundo

 

Título: Onde estiver, estarei – O Flamengo no Brasil e no Mundo

Ano de Lançamento: 2022

Número de Páginas: 248

Autor(es): Luiz Hélio Alves

Editora: Autografia

O livro narra um dos mais importantes capítulos da história recente do Mais Querido. Foi quando o Clube, literalmente, abraçou a chamada torcida off-Rio, que representa 80% do contingente da gigante da nação, levando-a para dentro da Gávea e a incluindo nas ações oficiais de gestão com a criação do projeto Embaixadas da Nação. É sobre essa extraordinária saga que este livro trata, através de artigos e relatos de imensurável amor e incansável dedicação às causas rubro-negras. Uma história que teve início em meados dos anos 2000, graças à inspiração laboriosa de alguns abnegados dirigentes e inúmeros apaixonados torcedores-missionários de todos os cantos do Brasil e de diferentes países, exalta o autor.
Luiz Hélio revela que a ideia da obra surgiu em 15 de novembro de 2008, quando ele mesmo foi nomeado Embaixador da Nação. O livro começou a tomar forma em 2020, no auge do cenário provocado pela Covid-19:
- Percebi a dimensão desse projeto e sua importância para o fortalecimento ainda maior do Flamengo. Então, a ideia do livro pintou naturalmente, sendo posta em prática em 2020, durante a fase mais difícil e incerta da pandemia. Ou seja, escrever esse livro, além de missão, foi também uma forma de manter a esperança e a paixão pela vida intactas em meio a um cenário de muita tristeza no Brasil e no mundo, relembra.
A vivência e o contato do autor com o projeto desde o início facilitou a tarefa de transformar a memória em texto, relembrando os fatos e informações necessários para o livro.
Além disso, ele contou com a colaboração de outros embaixadores pioneiros, que contribuíram tanto com material fotográfico quanto com a confirmação de dados.