Campeonato Estadual 1981

Campeonato Estadual 1981


- Historia da Conquista:

  Dia 06/12/81 - O dia do ladrilheiro. O ano de 1981 foi especial para a imensa Nação Rubro-Negra. O time formado por Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior, Andrade, Adílio e Zico, Tita, Nunes e Lico, levaria a torcida ao êxtase. Conquistou a Taça Libertadores da América, o Mundial Interclubes e o título estadual, sem contar os torneios de Nápoles e de Punta Del Leste.
  No Estadual, o Flamengo vence a Taça Guanabara com grande facilidade e ao empatar com o Botafogo em 0 x 0, sagra-se campeão. No segundo turno, o Vasco se aproveita do fato do Flamengo estar disputando a Libertadores e com isso jogar com times mistos, e sagra-se campeão do segundo turno. No terceiro turno, o Flamengo volta a jogar com seus titulares e após devolver a goleada de 6 x 0 ao Botafogo, com um show histórico de Zico e companhia, vence o terceiro turno, após vencer o Volta Redonda por 5 x 2. Foi tão fácil, que não foi preciso disputar a última rodada contra o Vasco, pois o Flamengo já era o campeão.
  Neste intervalo, o Flamengo participa de uma verdadeira guerra, na decisão da Libertadores contra o Cobreloa do Chile. No primeiro jogo, realizado no Maracanã, o Flamengo vence por 2 x 1 com 2 gols de Zico. Em Santiago, aconteceram coisas terríveis. Agressões covardes, como a do zagueiro Mario Sotto, que jogava com uma pedra na mão e abriu os supercílios de Lico e Adílio. Ao final, 1 x 0 para o Cobreloa e a necessidade de decidir o título em campo neutro, em Montevidéu. Na decisão, o Flamengo vence o Cobreloa por 2 x 0, 2 gols de Zico, sagra-se campeão da Libertadores e se classifica para decidir com o Liverpool da Inglaterra o título de Campeão do Mundo.
  Ao retornar ao Brasil, após a batalha de Montevidéu, o Flamengo se prepara em meio a festa da torcida para decidir com o Vasco da Gama o título carioca. A vantagem do Flamengo era tão grande que só precisaria empatar 1 jogo em dois que se sagraria campeão. Na véspera do primeiro jogo, o Flamengo é abalado pela notícia da morte de Cláudio Coutinho, que estava retornando ao Brasil de férias, já que havia trabalhado nos Estados Unidos. Ao mergulhar nas Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro, Coutinho morreu afogado. O Flamengo tenta o adiamento da partida, mas o Vasco se nega, tentando tirar proveito dos acontecimentos. O Flamengo entra em campo atordoado e com uma grande tristeza estampada no semblante de seus jogadores, que levavam na camisa uma tarja preta sobre o distintivo. O Flamengo perde por 2 x 0 para o Vasco.
   O segundo jogo, marcado para 02 de dezembro, uma quarta feira à noite, foi antecedida por um toró monumental na cidade do Rio de Janeiro. O jogo disputado num gramado encharcado se arrastou até os 43 minutos do segundo tempo, quando a torcida do Flamengo já gritava o até então conhecido grito de "é campeão". Foi quando uma bola alçada na área do Flamengo se oferece a Roberto que chuta e cala a torcida rubro-negra. O Vasco passa a acreditar no milagre.
   Para o último e decisivo jogo, os dois times se enfrentariam em igualdades de condições. O Maracanã fica lotado para a decisão. O Flamengo ciente da necessidade da vitória parte para cima do Vasco e faz 1 x 0 com Adílio aos 18 minutos. Aos 23 minutos, Junior é lançado e divide a bola na intermediária com o goleiro Mazaropi do Vasco.  A bola chega para Nunes marcar, do meio da rua, o segundo gol. O Flamengo domina o Vasco e perde inúmeras chances de gol. Até que aos 36 minutos do segundo tempo , Marinho comete seu único erro e permite que o Vasco marque seu gol. Faltando 5 minutos, já com o Vasco dando sufoco, entra em campo aquele que seria considerado o maior personagem do jogo, maior até mesmo que Zico.
   Um torcedor, que muitos juraram que foi mandado a campo pelos dirigentes do Flamengo, paralisa a partida e é agredido por jogadores do Vasco, dando início a um tumulto quase que generalizado. Os jogadores do Flamengo partem em defesa do torcedor e principalmente Nunes sai no tapa com jogadores do Vasco. Ao ser retirado de campo, os repórteres perguntam o nome do torcedor e sua profissão. Ele responde que se chama Roberto e que era Ladrilheiro.
   Após o tumulto, o jogo é reiniciado. O Flamengo segura o ímpeto do Vasco por mais 5 minutos e sagra-se campeão estadual. Como troféu, o Ladrilheiro ganha a camisa de Zico e entra para a história. No domingo seguinte, o grande final de um grande ano, com a conquista memorável do Mundial.

- Numeros da Campanha:

Jogos: 35
Vitórias: 23
Empates: 08
Derrotas: 04
GP: 83
GC: 23

- Campanha

1º Turno (Taça Guanabara)

1ª Rodada - 24/05/1981 - Flamengo 2 x 0 Serrano
Local: Estádio Atilio Marotti, Petrópolis (Público: 8.704 espectadores)
Gols: Zico (38min1T) e Júnior (38min2T)
Fla: Cantareli, Carlos Alberto, Marinho, Rondinelli e Júnior; Andrade (Nei Dias), Carpeggiani e Zico; Chiquinho, Nunes e Baroninho (Lico).
Téc: Dino Sani
Serrano: Acácio, Paulo Verdum, Renato, Paulo Ramos e Humberto; Israel, Moreno e Wellington (Átila); Gilberto, Zé Neto (Índio) e Bernardo.
Téc: Maranhão

2ª Rodada - 28/05/1981 - Flamengo 4 x 2 Madureira
Local: Maracanã (Público: 3.489 espectadores)
Gols: Baroninho (18min1T), Nunes (24min1T), Antônio Carlos (35min1T), Wilson (42min1T), e Nunes (13min2T) e (27min2T)
Fla: Cantareli, Nei Dias, Marinho, Rondinelli e Júnior; Leandro (Júlio César Barbosa), Carpeggiani (Lico) e Zico; Chiquinho, Nunes e Baroninho.
Téc: Dino Sani
Madureira: Gilson, Pedro Américo, Celso, Rogério e Jorginho; Antônio Carlos, Wilson e Esquerdinha (Caneco); Fernandinho, Chiquinho (Jorge Demolidor) e Édson.
Téc: Jorge Pereira

3ª Rodada - 31/05/1981 - Flamengo 1 x 1 Bangu
Local: Maracanã (Público: 15.768 espectadores)
Gols: Nunes (29min1T) e Rubens Feijão (13min2T)
Fla: Raul, Carlos Alberto, Marinho, Rondinelli e Júnior; Andrade, Carpeggiani (Lico) e Zico; Chiquinho (Peu), Nunes e Baroninho.
Téc: Dino Sani
Bangu: Tobias, Vanderlei, Moisés, Fernando e Marco Antônio; Carlos Roberto, Índio e Rubens Feijão (Dreifus); Mirandinha, Luísão e Marcelo.
Téc: João Francisco

4ª Rodada - 03/06/1981 - Flamengo 7 x 0 Americano
Local: Maracanã (Público: 7.574 espectadores)
Gols: Nunes (39min1T), Chiquinho (3min2T), Baroninho (19min2T), Peu (22min2T), Andrade (29min2T), e Nunes (38min2T) e (40min2T)
Fla: Raul, Carlos Alberto, Marinho (Figueiredo), Rondinelli e Júnior; Andrade, Adílio e Zico (Peu); Chiquinho, Nunes e Baroninho.
Téc: Dino Sani
Americano: Gato Félix, Totonho, Orlando Fumaça, Ronaldo e Oliveira; Índio, Maguinho e Sousa; Piscina (Rubinho), Zé Sérgio (Renato) e Sérgio Pedro.
Téc: Paulo Henrique

5ª Rodada - 07/06/1981 - Flamengo 1 x 0 Vasco
Local: Maracanã (Público: 46.552 espectadores)
Gol: Zico (23min1T)
Fla: Raul (Cantareli), Carlos Alberto, Marinho, Rondinelli e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Chiquinho, Nunes e Baroninho (Leandro).
Téc: Dino Sani
Vasco: Mazarópi, Rosemiro, Orlando, Léo e João Luís; Dudu, Zandonaide (Serginho) e Renato Sá; Wilsinho, César (Ticão) e Silvinho.
Téc: Mário Zagallo

6ª Rodada - 18/06/1981 - Flamengo 0 x 0 América
Local: Maracanã (Público: 35.089 espectadores)
Fla: Cantareli, Leandro, Marinho, Rondinelli (Mozer) e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Chiquinho, Nunes e Baroninho.
Téc: Dino Sani
América: Ernani, Zé Paulo, Marinho Peres (Osmar), Heraldo e Alcir; João Luís, Pires e Nélson Borges (Manuel); João Carlos, Luísinho Lemos e Jurandir.
Téc: Antônio Lopes

7ª Rodada - 21/06/1981 - Flamengo 5 x 2 Campo Grande
Local: Estádio Ítalo del Cima (Público: 10.339 espectadores)
Gols: Zico (4min1T) e (9min1T), Nunes (13min1T), Luísinho (6min2T), Nunes (9min2T), Rondinelli (36min2T) e Pingo (44min2T)
Fla: Cantareli, Leandro, Marinho, Rondinelli e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Chiquinho (Lico), Nunes e Baroninho.
Téc: Dino Sani
Campo Grande: Jorge, Sergio Ramirez, Panzarielo, Fernandes e Jacenir; Serginho, Pingo e Paulinho; Tuchê, Luísinho e Genivado (Jansen).
Téc: Jair Pereira

8ª Rodada - 24/06/1981 - Flamengo 2 x 1 Volta Redonda
Local: Maracanã (Público: 11.819 espectadores)
Gols: Nunes (38min1T), Betinho (27min2T) e Zico (33min2T)
Fla: Cantareli, Leandro, Marinho, Rondinelli (Mozer) e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Chiquinho, Nunes e Baroninho (Tita).
Téc: Dino Sani
Volta Redonda: Leite, Marreta, Edinho, Luís Cláudio e Nem; Russo, Miguel Amaral e Paulinho (Serjão); Botelho, Amauri e Betinho.
Téc: Alfredo González

9ª Rodada - 28/06/1981 - Flamengo 1 x 2 Fluminense
Local: Maracanã (Público: 46.030 espectadores)
Gols: Zezé (23min1T), Zico (25min1T) e Zezé II (4min2T)
Fla: Cantareli, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Chiquinho, Nunes (Tita) e Baroninho (Vítor).
Téc: Dino Sani
Flu: Paulo Vítor, Zezinho, Adilço, Tadeu (Paulo Roberto) e Rubem Galaxe; Edinho, Édson e Mário (Valtair); Robertinho, Zezé II e Zezé.
Téc: Nelsinho Rosa

10ª Rodada - 07/07/1981 - Flamengo 3 x 0 Olaria
Local: Estádio da Rua Bariri (Público: 10.314 espectadores)
Gols: Zico (24min1T) e (18min2T), e Ronaldo Marques (19min2T)
Fla: Cantareli, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Vítor, Adílio e Zico; Fumanchu (Peu), Nunes (Ronaldo Marques) e Baroninho.
Téc: Dino Sani
Olaria: Hilton, Paulo Ramos, Pino, Mauro e Toninho; Ricardo, Lulinha e Cavaleanti; Leandro (Sérgio Luís), Aurê e Zé Ica (Salvador).
Téc: Duque

11ª Rodada - 12/07/1981 - Flamengo 0 x 0 Botafogo
Local: Maracanã (Público: 45.909 espectadores)
Fla: Cantareli, Leandro (Carlos Alberto), Marinho, Mozer e Júnior; Figueiredo, Adílio e Zico; Tita, Ronaldo Marques (Peu) e Baroninho.
Téc: Dino Sani
Botafogo: Luís Carlos, Perivaldo, Gaúcho, Zé Eduardo e Gaúcho Lima; Rocha, Mendonça e Ademir Lobo (Ziza); Édson, Jairzinho (Mirandinha) e Jérson.
Téc: Paulinho de Almeida

2º Turno (Taça Ney Cidade Palmeiro)

1ª Rodada - 19/07/1981 - Flamengo 2 x 0 Serrano
Local: Maracanã (Público: 12.680 espectadores)
Gols: Zico (32min1T) e Renato (contra, 20min2T)
Fla: Cantareli, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Figueiredo, Adílio e Zico; Chiquinho (Tita), Nunes e Baroninho.
Téc: Dino Sani
Serrano: Acácio (Gilvã), Humberto, Renato, Juvenal e Cândido; Israel, Wellington e Paulo Ramos; Gilberto, Mendes e Átila (Índio).
Téc: Maranhão

2ª Rodada - 02/08/1981 - Flamengo 1 x 1 Volta Redonda
Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (Público: 15.235 espectadores)
Gols: Eli Mendes (21min2T) e Zico (33min2T)
Fla: Cantareli, Leandro (Carlos Alberto), Rondinelli, Mozer e Júnior; Figueiredo, Adílio e Zico; Chiquinho, Ronaldo Marques (Tita) e Baroninho.
Téc: Paulo César Carpeggiani
Volta Redonda: Colonesi, Paulo Verdum, Edinho, Luís Cláudio e Nem; Léo, Miguel Amaral e Moreno; Eli Mendes, Artur (Zé Júlio) e Sivaldo (Botelho).
Téc: Chiquinho

3ª Rodada - 23/08/1981 - Flamengo 3 x 1 América
Local: Maracanã (Público: 26.579 espectadores)
Gols: Zico (44min1T), Júnior (22min2T), Tita (35min2T) e Luisinho Lemos (42min2T)
Fla: Cantareli, Carlos Alberto, Leandro, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Baroninho (Chiquinho).
Téc: Paulo César Carpeggiani
América: Ernani, Zé Paulo, Osmar, Heraldo e Alcir; Pires, Nélio (César) e Manuel; João Carlos (Jurandir), Luisinho Lemos e Porto Real.
Téc: Marinho Peres

4ª Rodada - 30/08/1981 - Flamengo 4 x 0 Bangu
Local: Estádio de Moça Bonita Público: 10.330 espectadores)
Gols: Baroninho (15min1T), Zico (9min2T), Nunes (38min2T) e Tita (40min2T)
Fla: Raul, Carlos Alberto, Leandro, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Baroninho.
Téc: Paulo César Carpeggiani
Bangu: Tobias, Ademir, Lauro, Fernando e Marco Antônio; Índio, Ademir Vicente e Rubens Feijão; Pedrinho, Dé (Henri) e Marcelo (Mirandinha).
Téc: João Francisco

5ª Rodada - 02/09/1981 - Flamengo 3 x 0 Campo Grande
Local: Maracanã (Público: 10.912 espectadores)
Gols: Zico (19min1T), Tita (18min2T) e Zico (24min2T)
Fla: Raul, Carlos Alberto, Leandro, Mozer e Júnior (Manguito); Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Baroninho (Chiquinho).
Téc: Paulo César Carpeggiani
Campo Grande: Jorge, Sergio Ramirez, Biluca, Fernandes e Jacenir; Serginho (Paulinho), Pingo e Pirulito; Tuchê, Genivado (João Fernandes) e Luís Paulo.
Téc: Jair Pereira

6ª Rodada - 07/09/1981 - Flamengo 1 x 1 Fluminense
Local: Maracanã (Público: 76.024 espectadores)
Gols: Nunes (8min1T) e Cláudio Adão (32min1T)
Fla: Raul, Carlos Alberto, Leandro (Manguito), Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Baroninho (Chiquinho).
Téc: Paulo César Carpeggiani
Flu: Paulo Vítor, Edevaldo, Tadeu, Edinho e Rubem Galaxe; Delei, Afonsinho e Gilberto (Cristóvao); Robertinho, Cláudio Adão e Zezé.
Téc: Luís Henrique

7ª Rodada - 10/09/1981 - Flamengo 1 x 0 Madureira
Local: Estádio de Caio Martins, Niterói (Público: 10.458 espectadores)
Gol: Nunes (33min1T)
Fla: Raul, Carlos Alberto, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Tita (Peu); Chiquinho, Nunes e Baroninho.
Téc: Paulo César Carpeggiani
Madureira: Gílson, Ramiro, Celso, Rogério (Chiquinho) e Lima; Miguel, Luís Carlos (Bernardo) e Édson; Manfrini, Jorge Demolidor e César.
Téc: Paura

8ª Rodada - 13/09/1981 - Flamengo 1 x 0 Americano
Local: Estádio Godofredo Cruz, Campos (Público: 12.640 espectadores)
Gol: Adílio (24min1T)
Fla: Raul, Carlos Alberto, Leandro, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Tita; Chiquinho (Figueiredo), Nunes e Baroninho.
Téc: Paulo César Carpeggiani
Americano: Gato Félix, Totonho, Orlando Fumaça, Oliveira (Tita) e Serginho; Índio, Sousa e Sérgio Pedro; Piscina, Té e Zé Roberto (Wilson Bispo).
Téc: Aurelino Beltrão

9ª Rodada - 17/09/1981 - Flamengo 3 x 0 Olaria
Local: Maracanã (Público: 4.954 espectadores)
Gols: Mozer (15min1T), Adílio (12min2T) e Nunes (44min2T)
Fla: Raul, Carlos Alberto, Leandro, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico (Chiquinho); Tita, Nunes e Baroninho.
Téc: Paulo César Carpeggiani
Olaria: Hilton, Paulo Ramos, Salvador, Mauro e Toninho; Manicera, Lulinha e Jairo; Revelis (Leandro), Pituca e Nunes.
Téc: Renê Simões

10ª Rodada - 20/09/1981 - Flamengo 1 x 1 Vasco
Local: Maracanã (Público: 84.122 espectadores)
Gols: Wilsinho (31min1T) e Zico (3min2T)
Fla: Raul, Carlos Alberto (Figueiredo), Leandro, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita (Chiquinho), Nunes e Baroninho.
Téc: Paulo César Carpeggiani
Vasco: Mazarópi, Rosemiro, Nei, Ivã e João Luís; Serginho, Dudu e Amauri; Wilsinho, Roberto Dinamite e Silvinho (Renato Sá).
Téc: Antônio Lopes

11ª Rodada - 26/09/1981 - Flamengo 1 x 2 Botafogo
Local: Maracanã (Público: 25.390 espectadores)
Gols: Marcelo Oliveira (4min1T), Nunes (9min2T) e Ademir Lobo (24min2T)
Fla: Raul, Nei Dias (Peu), Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Reinaldo Potiguar, Nunes e Baroninho (Carlinhos).
Téc: Paulo César Carpeggiani
Botafogo: Paulo Sérgio, Gilmar (Jorge Luís), Gaúcho, Osvaldo e Gaúcho Lima; Rocha, Mendonça e Ademir Lobo; Ziza (Édson Carpeggiani), Marcelo Oliveira e Jérson.
Téc: Paulinho de Almeida

3º Turno (Taça Sylvio Corrêa Pacheco)

1ª Rodada - 07/10/1981 - Flamengo 4 x 0 Olaria
Local: Maracanã (Público: 6.022 espectadores)
Gols: Zico (19min1T), Adílio (27min2T), Júnior (33min2T) e Baroninho (39min2T)
F1a: Raul, Leandro (Nei Dias), Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico (Lico); Tita, Reinaldo Potiguar e Baroninho.
Téc: Paulo César Carpeggiani
Olarla: Hilton, Marcos, Salvador, Mauro e Toninho; Pino (Omã), Manicera e Lulinha (William); Pituca, Orlando e Nunes.
Téc: Renê Simões

2ª Rodada - 10/10/1981 - Flamengo 3 x 0 Madureira
Local: Estádio de Caio Martins, Niterói (Público: 8.147 espectadores)
Gols: Zico (13min1T) e (34min1T), e Mozer (41min1T)
Fla: Raul, Nei Dias, Figueiredo (Marinho), Mozer e Júnior; Adílio, Tita e Zico (Reinaldo Potiguar); Peu, Nunes e Baroninho.
Téc: Paulo César Carpeggiani
Madureira: Gílson, Ramiro, Celso, Miguel e Lima; Luís Carlos, Antônio Carlos (Tita) e Édson; Manfrini (Chiquinho), Jorge Demolidor e César.
Téc: Daniel Pinto

3ª Rodada - 18/10/1981 - Flamengo 0 x 0 Bangu
Local: Maracanã (Público: 25.620 espectadores)
F1a: Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes (Reinaldo Potiguar) e Baroninho (Édson).
Téc: Paulo César Carpeggiani
Bangu: Júlio Galvão, Julio César, Moisés, Fernando e Marco Antônio; Mococa, Rubens Feijão e Marcelo; Dreyfus, Luisão e Mirandinha.
Téc: João Francisco

4ª Rodada - 25/10/1981 - Flamengo 2 x 1 Campo Grande
Local: Estádio Ítalo del Clma (Público: 6.588 espectadores)
Gols: Marinho (contra 24min1T), Tita (30min2T) e Lico (41min2T)
Fla: Cantareli, Hamilton, Marinho, Figueiredo e Nei Dias; Andrade, Tita e Zico; Chiquinho (Lico), Reinaldo Potiguar e Carlinhos (Édson).
Téc: Paulo César Carpeggiani
Campo Grande: Veludo, Sergio Ramirez, Fernandes, Biluca e Jacenir; Pirulito (Carlos Antônio), Serginho e Pingo; Tuchê (Panzariello), Luisinho e Luís Paulo.
Téc: Jair Pereira

5ª Rodada - 02/11/1981 - Flamengo 4 x 0 América
Local: Maracanã (Público: 29.530 espectadores)
Gols: Zico (10min1T), Zé Paulo (contra, 12min2T), e Zico (32min2T) e (43min2T)
Fla: Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Baroninho (Édson).
Téc: Paulo César Carpeggiani
América: Ernani, Zé Paulo, Osmar, Heraldo e Valmir: João Luís, Marcelo e Manuel (Carlos Alberto); Jurandir, Moreno (Porto Real) e Alvimar.
Téc: Marinho Peres

6ª Rodada - 05/11/1981 - Flamengo 1 x 1 Serrano
Local: Estádio Atilio Marotti, Petrópolis (Público: 9.545 espectadores)
Gols: Gilberto (11min1T) e Zico (9min2T)
Fla: Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Reinaldo Potiguar e Édson (Anselmo).
Téc: Paulo César Carpeggiani
Serrano: Acácio, Toninho, Juvenal, Paulo Ramos e Cândido (Mendes); Vilmário, Israel e Lima; Gilberto, Indio e Betinho.

7ª Rodada - 08/11/1981 - Flamengo 6 x 0 Botafogo
Local: Maracanã (Púlico: 69.051 espectadores)
Gols: Nunes (7min1T), Zico (27min1T), Lico (33min1T), Adílio (40min1T), Zico (30min2T) e Andrade (42min2T)
Fla: Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico.
Téc: Paulo César Carpeggiani
Botafogo: Paulo Sérgio, Perivaldo, Gaúcho, Osvaldo e Jorge Luís; Rocha, Mendonça e Ademir Lobo; Édson Carpeggiani (Jairzinho), Mirandinha e Ziza.
Téc: Paulinho de Almeida

8ª Rodada - 10/11/1981 - Flamengo 6 x 1 Americano
Local: Maracanã (Público: 8.093 espectadores)
Gols: Lico (6min1T), Adílio (26min1T) e (28min1T), Té (6min2T), Nunes (28min2T) e (34min2T), e Tita (44min2T)
Fla: Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Nei Dias; Andrade, Adílio (Chiquinho) e Zico (Baroninho); Tita, Nunes e Lico.
Téc: Paulo César Carpeggiani
Americano: Chico Santos, Orlando Fumaça, Ronaldo, Tita e César; Wilson Bispo, Índio e Zé Roberto (Marquinhos); Neilson (Piscina), Té e Gilson.
Téc: Ailton Tavares

9ª Rodada - 15/11/1981 - Flamengo 3 x 1 Fluminense
Local: Maracanã (Público: 109.514 espectadores)
Gols: Nunes (19min1T), Lico (4min2T), Edinho (28min2T) e Tita (37min2T)
Fla: Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes (Baroninho) e Lico (Nei Dias).
Téc: Paulo César Carpeggiani
Flu: Paulo Vítor, Edevaldo, Tadeu, Edinho e Rubem Galaxe; Delei, Valtair e Gilberto; Robertinho (Cristovão), Cláudio Adão e Zezé.
Téc: Dino Sani

10ª Rodada - 25/11/1981 - Flamengo 5 x 1 Volta Redonda
Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (Público: 17.818 espectadores)
Gols: Lico (19min1T), Nunes (38min1T), Adílio (43min1T), Zico (19min2T), Beto Rocha (20min2T) e Adílio (23min2T)
Fla: Raul (Luís Alberto), Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico (Baroninho); Tita, Nunes e Lico.
Téc: Paulo César Carpeggiani
Volta Redonda: Colonesi, Paulo Verdum, Edinho, Da Costa e Nem; Russo, Miguel Amaral e Moreno (Beto Rocha); Botelho, Eli Mendes e Sivaldo.
Téc: Jorge Vitório

FINAL

1º Jogo - 29/11/1981 - Flamengo 0 x 2 Vasco
Local: Maracanã (Público: 80.908 espectadores)
Gols: Roberto Dinamite (19min2T) e (32min2T)
Fla: Raul, Leandro (Nei Dias), Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico (Anselmo).
Téc: Paulo César Carpeggiani
Vasco: Mazarópi, Rosemiro, Serginho, Ivã e João Luís; Dudu, Amauri (Ricardo) e Marquinho; Wilsinho (Ticão), Roberto e Silvinho.
Téc: Antônio Lopes

2º Jogo - 02/12/1981 - Flamengo 0 x 1 Vasco
Local: Maracanã (Público: 45.704 espectadores)
Gol: Roberto Dinamite (43min2T)
Fla: Cantareli, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior (Baroninho); Andrade, Adílio e Zico; Tita, Reinaldo Potiguar e Lico (Nei Dias).
Téc: Paulo César Carpeggiani
Vasco: Mazarópi, Rosemiro, Serginho, Ivã e João Luís; Dudu, Marquinho e Amauri; Wilsinho (Ticão), Roberto Dinamite e Silvinho.
Téc: Antônio Lopes

3º Jogo - 06/12/1981 - Flamengo 2 x 1 Vasco
Local: Maracanã (Público: 161.989 pagantes, 169.989 presentes)
Gols: Adílio (20min1T), Nunes (24min1T) e Ticão (38min2T)
Fla: Raul, Nei Dias, Marinho, Mozer e Júnior (Figueiredo); Andrade, Adílio e Zico; Leandro, Nunes e Lico (Chiquinho).
Téc: Paulo César Carpeggiani
Vasco: Mazarópi, Rosemiro, Serginho, Ivã e Gilberto; Dudu, Amauri (Ticão) e Marquinho; Wilsinho, Roberto Dinamite e Silvinho.
Téc: Antônio Lopes

- Dados da Campanha:

Time-base: Raul, Leandro, Marinho (Figueiredo), Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico (Baroninho)
Banco: Cantareli, Carlos Alberto, Rondinelli, Nei Dias e Chiquinho

Artilharia: Zico (25), Nunes (21), Adílio (9), Tita (6), Lico (5), Baroninho (4), Júnior (3), Andrade (2), Mozer (2), Chiquinho (1), Peu (1), Rondinelli (1), Ronaldo Marques (1) e 2 gols contra

Participação:
35 jogos: --
34 jogos: --
33 jogos: Júnior e Zico
32 jogos: --
31 jogos: Adílio
30 jogos: Baroninho
29 jogos: Andrade e Nunes
28 jogos: Leandro e Mozer
25 jogos: Tita
22 jogos: Raul
21 jogos: Chiquinho
18 jogos: Marinho e Figueiredo
14 jogos: Cantareli e Carlos Alberto
13 jogos: Lico
11 jogos: Nei Dias
9 jogos: Rondinelli
7 jogos: Peu e Reinaldo Potiguar
4 jogos: Édson
3 jogos: Paulo César Carpeggiani e Ronaldo Marques
2 jogos: Manguito, Vítor, Carlinhos e Anselmo
1 jogo: Luís Alberto, Hamilton, Fumanchu e Júlio César Barbosa