Todo torcedor rubro-negro deveria ter a obrigação de saber a história do Flamengo. Porém, o Flamengo é um clube brasileiro, isto é, pertence a um país cuja população realmente não tem memória. O brasileiro, seja por preguiça ou falta de oportunidade, não é muito chegado a saber aquilo que ocorreu no passado. E não precisa ser um passado muito remoto. Muitos não lembram o que ocorreu há uma semana e aqueles que tentam sempre cometem erros ou omitem fatos importantes. Por isso, contar a história de um clube que se transformou numa nação, possuidor de uma imensa legião de seguidores apaixonados, é uma tarefa árdua de pesquisa e paciência. Muitos outros já deram sua cota de trabalho e realizaram obras memoráveis sobre o Flamengo. Tentarei, humildemente, fazer não um relato minucioso, porém deixar registrados os fatos mais marcantes dessa história repleta de paixão, suor, lágrimas, alegrias, tristezas e muito amor, daqueles que vestiram sua camisa nos campos de batalha ou que se tornaram defensores de suas cores, nos estádios, ginásios, raias, piscinas, campos, mares ou em qualquer lugar onde as cores rubro- negras estivessem travando luta contra seus adversários.
    Em 1895, o Rio de Janeiro era uma cidade que crescia em meio a problemas de urbanização e saúde pública. Problemas com epidemias, como a Febre Amarela e a Cólera, eram muito comuns. Porém a cidade já era o grande centro do país, que ditava normas e costumes e que possuía uma elite cultural que se encontrava para reuniões e saraus embalados por  pianos e cravos. E como a cidade ostentava um litoral dos mais lindos do mundo, é claro que a vida desta cidade era à beira-mar. Não podemos comparar o Rio desse tempo com o de hoje em dia. A cidade do Rio era apenas o que é hoje o centro da cidade, a região da Praça Mauá, Santa Tereza, a Lapa e as praias de Botafogo e Flamengo. A chamada Zona Sul da cidade era uma faixa de terra perdida, num fim de mundo. Copacabana, Leblon, Ipanema e adjacências eram lugares onde praticamente não se podia viver e que não possuíam o menor valor comercial.
    Aqueles que pertenciam a uma elite social e que estavam em plena juventude, praticavam esportes, principalmente o Remo, como uma forma de se manterem fortes e poderem conquistar as mocinhas que passeavam, sempre muito bem acompanhadas de seus familiares, pela orla marítima da cidade. Nesse final de século, já existiam agremiações que praticavam o Remo, até então o principal esporte que atraía a população e a atenção dos jornais da época. Foi quando um pequeno grupo de jovens, estudantes na sua maioria, que se reunia no Restaurante  Lamas, localizado no Largo do Machado, teve a seguinte idéia: "Vamos formar um grupo de regatas". Eles não suportavam ver os jovens remadores do Botafogo, que viviam fazendo sucesso perante as mocinhas da praia do Flamengo, reinarem absolutos. E por que não, já que tinham a força de vontade para mudar tal situação? Foi assim, que em setembro de 1895, José Agostinho Pereira da Cunha lançou tal idéia, que foi prontamente aceita por Mario Espínola, Augusto Silveira Lopes e Nestor de Barros.
    O primeiro passo foi comprar um barco, já que um Grupo de Regatas deveria ter uma embarcação. Resolveram se cotizar e compraram uma velha baleeira a cinco remos que estava encostada numa casa da praia do Flamengo. Levaram a embarcação à praia de Maria Angu (hoje praia de Ramos) e ali trataram de providenciar o conserto com um armador local. Até esse momento, já faziam parte do grupo José Felix da Cunha Menezes, Napoleão de Oliveira, Maurício Rodrigues Pereira, Joaquim Bahia e Felisberto Laport. O barco foi batizado com o nome de Pherusa (lembrar que na época o ph tinha som de f). Em 06 de outubro, a embarcação foi lançada ao mar com Nestor de Barros, Mario Espínola, José Felix da Cunha, Felisberto Laport, José Agostinho Pereira, Napoleão de Oliveira, Maurício Rodrigues Pereira e Joaquim Leovegildo dos Santos Bahia formando a guarnição que levaria a Pherusa para a Praia do Flamengo. Partiram da Ponta do Caju, durante a tarde. Pouco tempo depois, o tempo começou a virar e o forte vento provocou o naufrágio da embarcação. Os seus tripulantes, vendo que poderiam morrer, se agarraram ao casco virado da embarcação, na tentativa de salvarem suas vidas. Num ato heróico e desesperado, Joaquim Bahia, que era um exímio nadador, lançou-se ao mar e começou a nadar, na tentativa de chegar até a praia e clamar por socorro. Algum tempo depois, já com o tempo melhor, os jovens são resgatados por uma lancha que levava passageiros que estavam na Igreja da Penha. A Pherusa foi rebocada até o cais Pharoux, na Praça XV e todos achavam que aquela aventura teria uma vítima fatal: Joaquim Bahia. No entanto, Bahia consegue chegar à praia, na Ilha de Bom Jesus e comunica  o ocorrido ao delegado da 18ª circunscrição. No jornal do Commercio do dia seguinte, a história dos integrantes da baleeira e de seu valente tripulante foi contada. Foi a primeira grande história de heroísmo do Flamengo.
    Todos se cotizaram para que a baleeira fosse novamente consertada. O inusitado, porém, acontece: ela foi roubada e os jovens mais uma vez ficaram "a ver navios". Seria já o suficiente para apagar a vontade de qualquer um. Porém, mostrando uma força de vontade enorme, os jovens mais uma vez se cotizaram e compraram mais uma embarcação, chamada Etoile, que rebatizaram com o nome de Scyra. Para concretizar de vez o sonho, marcaram para a casa de Nestor de Barros, na Praia do Flamengo número 22, no dia 17 de novembro,  a reunião para a fundação do Grupo. Participaram da reunião: José Agostinho Pereira da Cunha, Mario Espínola, Napoleão Coelho de Oliveira, José Maria Leitão da Cunha, Eduardo Sardinha, Carlos Sardinha, Desidério Guimarães, Maurício Rodrigues Pereira, George Leuzinger, Augusto Lopes da Silveira, José Augusto Chauréu e João de Almeida Lustosa, que elegeram Domingos Marques de Azevedo como Presidente, Francisco Lucci Colás como Vice-Presidente, Nestor de Barros como Secretário e Felisberto Cardoso Laport como Tesoureiro. Decidiram também que a data oficial da fundação seria 15 de novembro, devido ao feriado da Proclamação da República. As cores escolhidas foram o azul e o ouro, em listras horizontais. A sede do Flamengo ficou sendo o endereço de Nestor de Barros, posteriormente conhecida como República da Paz e do Amor, onde os barcos seriam guardados. O interessante é que o primeiro presidente do Flamengo, Domingos Marques de Azevedo, não fazia parte do grupo de rapazes que idealizaram o clube. Ele era um Guarda-Marinha, primeiro posto de oficial da Marinha do Brasil,  que por acaso passava pelo local e observando a movimentação foi ver do que se tratava e acabou abraçando a idéia.
    A estréia do Flamengo nas competições de Remo foi um verdadeiro fiasco. Em 05 de dezembro, o Flamengo inscrevia a Scyra para competir na prova organizada pelo Grupo de Regatas Gragoatá. A equipe formada por José Félix, Mario Espínola, Maurício Rodrigues Pereira, Felisberto Laport e Nestor de Barros, momentos antes, exagerou na comida e no vinho. Durante a prova, os remadores começaram a passar mal e a vomitar. A embarcação foi rebocada pelo barco do Botafogo, após se chocar contra a raia. Uma humilhação.
    Após o ocorrido, os jovens remadores procuraram levar mais a sério as competições e adquiriram novas embarcações, que seriam sempre batizadas com nomes indígenas ou nomes que estivessem ligados à cultura brasileira. O escaler de dez remos foi batizado de Aymoré e as canoas de dois remos de Iací e Irerê. Em 15 de agosto de 1896, o Flamengo conseguiria chegar em segundo lugar, com o barco Cecy, na regata realizada na Ilha de Paquetá. Em 05 de setembro de 1897, o Flamengo consegue um novo segundo lugar, com o barco Tupy, na regata organizada pelo Clube de Regatas Botafogo. Durante os primeiros anos, o Flamengo  ficou conhecido como o Clube do Bronze, por sempre chegar em segundo lugar nas competições. Em 1898, o Flamengo consegue sete segundos lugares com os barcos Jacy, Irerê, Jandaia e Aymoré.
   
    Em 1896, por sugestão de Nestor de Barros, as cores foram mudadas de azul e ouro para vermelho e preto. A explicação é que além da dificuldade de achar os tecidos, que eram importados da Inglaterra, a salinidade e o sol desbotavam as cores. Assim, o uniforme foi constituído de uma camiseta em listras horizontais em vermelho e preto, com o distintivo no lado esquerdo, bermudas pretas e cinto branco. A mudança das cores ocorreu oficialmente em 23 de novembro de 1896 e as cores foram baseadas na bandeira do Jockey Club Brasileiro.
    Finalmente, em 05 de junho de 1898, a baleeira de dois remos Irerê, com Costa Ferreira, José Agostinho Pereira da Cunha e Raul Leitão da Cunha, consegue a primeira vitória do Remo rubro-negro. A conquista foi numa prova do Campeonato Náutico do Brasil. Depois dessa vitória, o Flamengo adquire os barcos Tymbira e Ypiranga, com os quais consegue várias vitórias importantes, como em 1899. Em 1900, o Flamengo conquista seu primeiro título de campeão. Foi na Regata do IV Centenário de Descoberta do Brasil, com os barcos Tymbira e Ypiranga, ganhando o Troféu Trophon. Em 1901, o Remo rubro-negro conquista a Regata do Conselho Superior de Regatas e a Taça Salutaris. Em 1902, o Flamengo muda seu nome de Grupo para Clube de Regatas do Flamengo. Em 1905, o Flamengo conquista a Taça Sul América, com Alberto Borgerth, Oswaldo Gomes, Getúlio Caldas, Ernani Martins e Arnaldo Borgerth a bordo do barco Tymbira. Em 1907, conquista a Taça Jardim Botânico, com o barco Tabajara, repetindo o feito em 1911 e 1912, com o barco Janaya. Outro barco que ficou famoso foi a Iole a oito Aymoré, que ganhou 199 medalhas para seus remadores e 21 para o Flamengo, se tornando um dos barcos mais vitoriosos da história do Remo rubro-negro.
    Grandes vitórias também foram conquistadas nas chamadas Provas Clássicas, como a Prova Comandante Midosi em 1930, com o barco "Paoté"; a Prova Conselho Municipal em 1915 com "Tapuia" e 1919 com "Jussara"; a Prova Júlio Furtado em 1915,  1919 e 1921 com "Yracy" e 1926 com "Ytapuca"; a Prova Pereira Passos em 1920 e 1923 com o barco "Flamengo", em 1930 com "Cecy", em 1934, 1936, 1937 com "Xingu" e 1944 com "Tapuya"; a Prova América do Sul em 1914 com "Cacique" e 1920 com "Itatiaia"; a Prova Prefeitura do Distrito Federal em 1933 com "Baré", 1934 com "Pindorama", 1935 e 1936 com "Potyra", 1937 com "Pindorama"  e 1939 com "Sumaré"; a Prova Estados Unidos do Brasil em 1931 com "Nery"; a Prova Montevidéu Rowing Club em 1936 com "Graúna"; a Prova Marinha Mercante Brasileira em 1938 e 1939 com "Araguaya"; a Prova Dr. Luiz Aranha em 1941 e 1943 com "Araguaya" e "Piratininga"; a Prova General Firmo Freire em 1944 com "Cayru" e na Prova Antunes de Figueiredo em 1931, 1932 e 1933.

- LISTA DE TÍTULOS DO REMO RUBRO-NEGRO EM REGATAS ATÉ 1930:

Regata do Campeonato em 05/06/1898
- 4º páreo - 1º lugar - Irerê

Regata do C.R. Icaraí em 15/10/1899 
-  2º páreo (União de Regatas Fluminense) - 1º lugar - Tymbira
-  4º páreo (11 de Junho) - 1º lugar - Ypiranga

Regata do 4º Centenário da Descoberta do Brasil em 06/05/1900
- 2º páreo (13 de maio)- 1º lugar - Tymbira                                                                                                
- 5º páreo (Álvares Cabral) - 1º lugar – Ypiranga

Regata do Campeonato em 12/08/1900
- 6º páreo (C.E. Cajuense) - 1º lugar – Jurity

Regata do C.R. Boqueirão do Passeio em 16/06/1901
- 10º páreo (Henrique Blater) - 1º lugar – Cecy

Regata do Campeonato em 25/08/1901
- 9º páreo (Botafogo) - 1º lugar - Tymbira

Regata do C.R. Vasco da Gama em 06/10/1901
- 2º páreo (Armada Nacional) - 1º lugar -  Jurity
- 10º páreo (Almirante Barros) - 1º lugar – Itabira

Regata do C.R. Flamengo em 08/06/1902
- 4º páreo (Francisco Cardoso Laport) - 1º lugar – Itabira

Regata da Federação Brasileira das Sociedades de Remo em 17/08/1902
- 1º páreo (Arturo Prat) - 1º lugar - Itabira
- 5º páreo (Comandante Simpson) - 1º lugar – Tamoyo

Regata do C.R. Vasco da Gama em 12/10/1902
 - 7º páreo (Sport Náutico) - 1º lugar – Igarite

Regata da Federação Brasileira das Sociedades de Remo em 23/10/1904
- 10º páreo (C.R. Vasco da Gama ) - 1º lugar – Yara

Regata do C.R. Icaraí em 02/06/1905
- 3º páreo (Imprensa Fluminense) - 1º lugar – Tamoyo

Regata do C.R. Botafogo em 19/11/1905
- 4º páreo (Henrique Jacutinga) - 1º lugar - Tamoyo

Regata do C.R. Gragoatá em 15/07/1906
- 4º páreo (Afonso Pimenta Veloso) - 1º lugar - Tamoyo
- 6º páreo (Dr. Nilo Peçanha) - 1º lugar - Jaty
- 8º páreo (15 de Dezembro) - 1º lugar – Tamoyo

Regata do Campeonato em 26/08/1906
- 7º páreo (Conselho Municipal) - 1º lugar - Jaty
- 10º páreo (Clube Internacional de Regatas) - 1º lugar – Tamoyo

Regata do C.R. Boqueirão do Passeio em 04/11/1906
- 11º páreo (Lucas Sá) - 1º lugar - Jaty
- 14º páreo (Coronel José Ferreira de Aguiar) – Tamoyo

Regata do Clube de Natação e Regatas em 15/06/1907
- 7º páreo (Prova Clássica Jardim Botânico) - 1º lugar - Tabajara

Regata do Campeonato em 11/08/1907
- 6º páreo ( Conselho Municipal) - 1º lugar - ?

Regata do C.R. Flamengo em 12/10/1907
- 11º páreo (Coronel José Ferreira de Aguiar) - 1º lugar – Ypiranga

Regata do Campeonato em 16/08/1908
- 7º páreo (Conselho Municipal) - 1º lugar - Avany
- 9º páreo (Prefeitura Municipal) - 1º lugar - Jaty
-12º páreo (C.R. São Cristóvão) - 1º lugar – Tabajara

Regata do C.R. São Cristóvão em 27/06/1909
- 8º páreo (Dr. Francisco Pereira Passos) - 1º lugar - Ypiranga
- 12º páreo (Almirante Alexandrino de Alencar)- 1º lugar - Jaty

Regata do Campeonato em 27/08/ 1909
- 4º páreo (C.R. Flamengo) - 1º lugar - Ypiranga
- 8º páreo (Prefeitura do Distrito Federal) - 1º lugar - Jandyra
- 12º páreo (Clube Internacional de Regatas) - 1º lugar – Jandaia

Regata do C.R. Botafogo em 23/10/1910
- 4º páreo (Dr. Francisco Pereira Passos) - 1º lugar - Jandaia

Regata do C.R. Gragoatá em 18/06/1911
- 6º páreo (Prova Clássica Jardim Botânico)- 1º lugar - Jandaia
- 14º páreo (Federação Brasileira das Sociedades de Remo) - 1º lugar - Tamoyo

Regata do Campeonato em 13/08/1911
- 1º páreo (Ernesto Curvell Júnior) - 1º lugar – Jurity

Regata do Campeonato em 25/08/1912
- 3º páreo (Almirante Belfort Vieira) - 1º lugar - Jandaia

Regata do C.R. Vasco da Gama em 15/06/1913
- 2º páreo (Sociedades Federadas) - 1º lugar – Tymbira

Regata de Campeonato em 10/08/1913
- 6º páreo (Centro de Cronistas Esportivas) - 1º lugar – Cacique

Regata do C.R. Guanabara em 10/10/1913
- 9º páreo (Felisberto Cardoso Laport) - 1º lugar – Tupy

Regata do C.R. São Cristóvão em 14/11/1914
- 3º páreo (Major Carlos Frederico de Oliveira) - 1º lugar - Tamoyo
- 7º páreo (Prova Clássica América do Sul) - 1º lugar - Cacique
- 13º páreo (General Bento Ribeiro) - 1º lugar - Cacique

Regata do Campeonato em 09/08/1914
- 10º páreo (Liga Metropolitana de Sports Athléticos) - 1º lugar – Cacique

Regata do Clube Internacional de Regatas em 18/10/1914
- 4º páreo (Luís Viana) - 1º lugar – Cacique

Regata do C.R. Icaraí em 26/06/1915
- 10º páreo (Conselho Municipal) - 1º lugar - Tapuia
- 12º páreo (C.R. Guanabara) - 1º lugar - Cacique
- 13º páreo (C.R. Flamengo) - 1º lugar - Tamoyo

Regata do Campeonato em 08/08/1915
- 10º páreo (Prova Clássica Júlio Furtado) - 1º lugar - Irany
- 11º páreo (5 de Julho) - 1º lugar - Tamoyo

Regata do C.R. Botafogo em 24/10/1915
- 3º páreo (Comandante Midosi) - 1º lugar - Irany
- 5º páreo (Dr. Júlio Furtado) - 1º lugar - Cacique

Regata do C.R. Gragoatá em 18/06/1916
- 1º páreo (Clube Internacional de Regatas) - 1º lugar – Irany
- 8º páreo (C. R. Boqueirão do Passeio) - 1º lugar – Cacique

Regata do Campeonato em 13/08/1916
- 11º páreo (Campeonato do Rio de Janeiro) -1º lugar - Aymoré

Regata do C.R. Boqueirão do Passeio em 15/10/1916
-  8º páreo (Artur Augusto Ferreira) - 1º lugar - Tamoyo

Regata do Campeonato em 12/08/1917
- 4º páreo (Dr. Nilo Peçanha) - 1º lugar - Iracema
- 9º páreo (Campeonato do Rio de Janeiro) - 1 º lugar - Aymoré
- 13º páreo (Liga Militar de Futebol)  - 1º lugar - Aymoré

Regata do C.R. Flamengo em 07/10/1917
- 3º páreo (José Pimenta de Melo Filho) - 1º lugar - Itabyra
- 10º páreo (Carlos Leclerc Castelo Branco) - 1º lugar – Aymoré

Regata do Campeonato em 11/08/1918
- 4º páreo (Almirante Alexandrino de Alencar) - 1º lugar - Itabira
- 7º páreo (Prefeitura do Distrito Federal) - 1º lugar - Aymoré
-13º páreo (Dr. Nilo Peçanha) - 1º lugar - Aymoré

Regata do C.R. São Cristóvão em 26/06/1919
- 1º páreo (Antônio Mucury Costa) - 1º lugar - Itabyra
- 10º páreo (Dr. Paulo de Frontin) - 1º lugar - Japyra
- 13º páreo (Prova Clássica Júlio Furtado) - 1º lugar - ?

Regata do Campeonato em 17/08/1919
- 2º páreo (Prova Clássica Conselho Municipal) - 1º lugar - Jussara
- 15º páreo (C.R. Boqueirão do Passeio) - 1º lugar - Aymoré

Regata do Clube Internacional de Regatas em 19/10/1919
- 5º páreo (Campeonato do Remador do Rio de Janeiro) - 1º lugar - Ipê
- 8º páreo (Federação Brasileira das Sociedades de Remo) - 1º lugar – Aymoré

Regata do C.R. Icaraí em 20/06/1920
- 4º páreo (Campeonato do Remador do Rio de Janeiro) - 1º lugar - Flamengo
- 5º páreo (Prova Clássica América do Sul) - 1º lugar - Itabira
- 6º páreo (Tenente Irineu Ramos Gomes) - 1º lugar - Aymoré
- 10º páreo (Coronel Antônio Augusto de Araújo) - 1º lugar - Irany
- 14º páreo (Aníbal Artur Peixoto) - 1º lugar – Itabira

Regata do Campeonato em  15/08/1920
- 4º páreo (Prova Clássica Pereira Passos) - 1º lugar - Flamengo
- 8º páreo (Campeonato do Rio de Janeiro)- 1º lugar - Aymoré
- 9º páreo (Dr. Carlos Sampaio) - 1º lugar - Itabira
- 10º páreo (Federação Brasileira das Sociedades de Remo)  - 1º lugar – Aymoré

Regata do C.R. Botafogo em 17/10/1920
- 5º páreo (Confederação Brasileira das Sociedades de Remo) - 1º lugar – Irany

Regata do C.R. Gragoatá em 19/06/1921
- 6º páreo (Campeonato do Remador do rio de Janeiro)- 1º lugar - Flamengo
- 4º páreo (Prova Clássica Júlio Furtado) - 1º lugar - Irany
- 14º páreo (Benedito Montenegro) - 1º lugar – Irany

Regata do C.R. Boqueirão do Passeio em 21/10/1921
- 3º páreo (Federação Brasileira das Sociedades de Remo) - 1º lugar - Aymoré

Regata do C.R. Guanabara em 18/06/1922
- 10º páreo (Dr. Henrique Coelho) - 1º lugar – Iguape

Regata da Federação Brasileira das Sociedades de Remo em 13/08/1922
- 1º páreo (Tiradentes) - 1º lugar - Irany
- 7º páreo (José Bonifácio de Andrada e Silva) - 1º lugar - Aymoré
- 14º páreo (D. Pedro I) - 1º lugar – Havaí

Regata do C.R. Flamengo em 22/10/1922
- 10º páreo (Liga de Esportes do Exército) - 1º lugar - Aymoré
- 11º páreo (15 de Novembro de 1895) - 1º lugar - Iguape
- 14º páreo (Prova Clássica Jardim Botânico) - 1º lugar – Jandaia
 
Regata do C.R. Vasco da Gama em 17/06/1923
- 10º páreo (Campeonato de Remo do Rio de Janeiro) - 1º lugar – Iguape

Regata do Campeonato em 19/08/1923
- 8º páreo (Presidente Obrigon) - 1º lugar - Aymoré
- 11º páreo (Rei Vittorio Emmanuele) - 1º lugar - Aymoré
- 12º páreo (Prova Clássica Pereira Passos) - 1º lugar – Iguape

Regata do Campeonato em 17/08/1924
- 15º páreo (Dr. Alaor Prata) - 1º lugar - Aymoré

Regata do Clube Internacional de Regatas em 15/10/1924
- 1º páreo (C.R. Gragoatá) - 1º lugar  - Havaí

Regata da Confederação Brasileira de Desportos em 20/12/1925
- 4º páreo (Dr. Artur da Silva Bernardes) - 1º lugar - Aymoré

Regata do S.C. Fluminense em 20/06/1926
- 1º páreo (Câmara Municipal de Niterói) - 1º lugar - Itapuca
- 8º páreo (Dr. Feliciano Sodré) - 1º lugar - Aymoré
- 11º páreo (Federação Brasileira das Sociedades de Remo) - 1º lugar – Fahyra

Regata do Campeonato em 15/10/1926
- 1º páreo (Almirante Tamandaré) - 1º lugar - Itapuca
- 9º páreo (Prova Clássica Júlio Furtado) - 1º lugar - Itapuca
- 11º páreo (Almirante Barroso) - 1º lugar – Diu
- 14º páreo (Almirante Alexandrino de Alencar) - 1º lugar – Irapuan

Regata do C.R. Gragoatá em 24/10/1926
- 4º páreo (Celso da Silva Mafra) - 1º lugar - Tuchana
- 7º páreo (Associação Fluminense de Sports Atléticos) - 1º lugar - Havaí
- 13º páreo (Arnaldo Voigt) - 1º lugar – Iguape

Regata do C.R. Boqueirão do Passeio em 26/06/1927
- 6º páreo (C.R. Santista) - 1º lugar – Jaty

Regata do Campeonato em 14/08/1927
- 1º páreo (Federação Paranaense de Sports Náuticos) - 1º lugar – Jurá
 
Regata do C.R. Flamengo em 16/10/1927
- 6º páreo (Dr. Antônio Prado Júnior) - 1º lugar – Ítalo

Regata do C.R. Vasco da Gama em 17/06/1928
- 3º páreo (Dr. Washington Luiz) - 1º lugar - Fahyra
- 7º páreo (Campeões Vascaínos) - 1º lugar – Piyá

Regata do Campeonato em 19/08/1928
- 6º páreo (Campeonato de Juniores) - 1º lugar – Fahyra
 
Regata do C.R. Botafogo em 30/09/1928
- 1º páreo (João Segadas Viana) - 1º lugar – Irany

Regata do Clube de Natação e Regatas em 21/10/1928
- 5º páreo (Dr. Antônio Prado Júnior) - 1º lugar – Jandaya
 
Regata do Liga de Sports da Marinha em 11/11/1928
- 20º páreo (Federação Brasileira das Sociedades de Remo) - 1º lugar - Jandaya

Regata do C.R. Botafogo em 19/05/1929
- 5º páreo (Roberto Schalders) - 1º lugar - Aymoré
- 6º páreo (Dr. Renato Pacheco) - 1º lugar – Irany

Regata da Liga de Sports da Marinha em 06/10/1929
- 3º páreo (Federação Brasileira das Sociedades de Remo) - 1º lugar – Irany

Regata de Novíssimos em 11/05/1930
- 1º páreo (C.R. Gragoatá) - 1º lugar - Irany
- 2º páreo (C.R. Flamengo) - 1º lugar - Pery
- 3º páreo (C.R. Botafogo) - 1º lugar - Fahyra
- 5º páreo (C.R. Guanabara) - 1º lugar - Aymoré
- 9º páreo (Clube de Natação e Regatas) - 1º lugar - Irany
- 14º páreo (Rio Sailing Club) - 1º lugar – Piyá

Regata do Clube Internacional de Regatas em 22/06/1930
- 1º páreo (O jornal) - 1º lugar – Irany

Regata do Campeonato em 17/18/1930
- 2º páreo (Dr. Luiz Couto) - 1º lugar - Irany
- 10º páreo (Dr. Antônio Prado) - 1º lugar – Irany

Regata da Liga de Sports da Marinha em 31/08/1930
- 3º páreo (Federação Brasileira das Sociedades de Remo) - 1º lugar - Irany

TÍTULOS DO REMO RUBRO-NEGRO DE1931 ATÉ 1952:

- 1931:
Prova Clássica Antunes de Figueiredo - 14 primeiros lugares e 9 segundos lugares

-1932:
Prova Clássica Antunes de Figueiredo - 13 primeiros lugares e 6 segundos lugares
Prova Clássica  Estados Unidos do Brasil - 1º lugar - Nery

-1933:
Prova Clássica Antunes de Figueiredo - 14 primeiros lugares e 6 segundos lugares
Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal - 1º lugar - Baré

-1934:
Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal - 1º lugar - Pindorama
Prova Clássica Pereira Passos - 1º lugar - Xingu

-1935:
Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal - 1º lugar - Potyra

-1936:
Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal - 1º lugar - Potyra
Prova Clássica Pereira Passos - 1º lugar - Xingu
Prova Clássica Montevidéu Rowing Club - 1º lugar - Graúna
Prova Clássica Comandante Midosi

-1937:
Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal - 1º lugar - Pindorama
Prova Clássica Pereira Passos - 1º lugar - Xingu

-1938:
Prova Clássica Marinha Mercante do Brasil - 1º lugar - Araguaia

-1939:
Prova Clássica Marinha Mercante do Brasil - 1º lugar - Araguaia
Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal - 1º lugar - Sumaré

-1941:
Prova Clássica  Luiz Aranha - 1º lugar - Araguaia

-1943:
Prova Clássica  Luiz Aranha - 1º lugar - Piratininga

-1944:
Prova Clássica  Luiz Aranha – 1º lugar - Piratininga
Prova Clássica  General Firmo Freire - 1º lugar - Cayru
Prova Clássica  Pereira Passos - 1º lugar - Tapuia

-1945:
Prova Clássica Firmo Freire
Prova Clássica  Joaquim Pereira Salgado Filho
Prova Clássica Prefeitura Municipal de Niterói
Prova Clássica Marinha Mercante Brasileira

-1946:
Prova Clássica Dr. Henrique Dodsworth

-1947:
Prova Clássica Quinze de Novembro
Prova Clássica  General Eurico Gaspar Dutra

-1948:
Prova Clássica  Comandante Ernani do Amaral Peixoto
Prova Clássica Companhia de Seguros Indenizadoras

-1949:
Prova Clássica Presidente Getúlio Vargas
Prova Clássica Dr. Henrique Dodsworth
Prova Clássica Riachuelo

-1950:
Prova Clássica Imprensa Carioca
Prova Clássica Comandante Midosi
Prova Clássica Pereira Passos

-1951:
Prova Clássica Comandante Irineu Ramos Gomes

-1952:
Prova Clássica Comandante Irineu Ramos Gomes

    Outro fato que envolveu o nome do Flamengo, ocorreu na primeira década do século XX, quando uma grande ressaca atingiu o litoral do Rio de Janeiro. Nessa época, o nº 22 da Praia do Flamengo era conhecido como República da Paz e do Amor. Literalmente era um lugar proibido para as pessoas de família e principalmente para as mocinhas, que mudavam de lado da calçada, para não passar por ali. Os jovens remadores rubro-negros bem que contribuíam para essa fama, pois faziam as mais diversas traquinagens. Ao lado, havia um colégio e as freiras ficavam para morrer quando se deparavam com aqueles jovens, completamente nus, em cima das árvores do quintal da casa, pegando frutas. Eles eram conhecidos como os cafajestes da Praia do Flamengo. Porém, quando ocorreu a tal ressaca, que inundou toda a região, as freiras em apuros, foram socorridas exatamente pelos remadores do Flamengo, que as carregaram nos braços para um lugar seguro. Tal fato foi comentado pela cidade e foi notícia dos jornais da época. Este foi mais um ato de heroísmo dos atletas rubro-negros.
    Até 1911, o Flamengo foi um Clube de Regatas e não praticou nenhum outro esporte. A partir de 1912, começaria uma nova fase da vida do Flamengo com a inclusão de seu Departamento de Desportos Terrestres, que visaria a prática do Futebol.
    A partir daqui, a história será contada ano a ano, com os fatos mais importantes da vida do Clube de Regatas do Flamengo. Resumindo, até agora temos os seguintes fatos desde a fundação:

- 1895:
Presidente: Domingos Marques de Azevedo
O Flamengo é fundado por um grupo de jovens, que pretende competir nas regatas - esporte principal dos cariocas e que levava multidões a assistir às provas.
Em 05 de dezembro, o Flamengo estréia em competições oficiais.

- 1896:
Presidente: Domingos Marques de Azevedo.
O Flamengo consegue chegar em segundo lugar, com o barco Cecy, na regata da Ilha de Paquetá.
O Flamengo troca o azul e ouro pelo vermelho e preto.

- 1897:
Presidente: Domingos Marques de Azevedo.
O Flamengo consegue novo segundo lugar, com o barco Tupy, na regata do Clube de Regatas Botafogo.

- 1898:
Presidente: Augusto Lopes da Silveira.
O Flamengo conquista sua primeira vitória com o barco Irerê, numa prova do Campeonato Náutico do Brasil.

- 1899:
Presidente: Júlio Gonçalves de A. Furtado.
O Flamengo continua disputando provas de Remo e conquistando vitórias com os barcos Tymbira e Ypiranga. Conquista as Regatas União de Regatas Fluminense e 11 de Junho.

- 1900:
Presidente: Antonio Ferreira Viana Filho (renunciou) e Jacintho Pinto de Lima Júnior.
O Flamengo conquista o seu primeiro título, na Regata do IV Centenário da Descoberta do Brasil, ganhando o Troféu Trophon. Conquista também a Regata C.E Cajuense.

- 1901:
Presidente: Fidelcino da Silva Leitão.
O Flamengo conquista as Regatas do Conselho Superior de Regatas, Henrique Blater, C.R. Botafogo, Armada Nacional, Almirante Barros e a Taça Salutaris.

- 1902:
Presidente: Virgílio Leite de Oliveira e Silva.
O Flamengo conquista as Regatas Francisco Cardoso Laport, Arturo Prat, Comandante Simpson e C.R. Vasco da Gama 
O nome do clube muda de Grupo para Clube de Regatas do Flamengo.
Uma curiosidade: O presidente Virgílio Leite de Oliveira e Silva torna-se um dos 20 nomes que fundaram o Fluminense Football Club neste ano. Além dele, mais dois futuros presidentes do Flamengo, Arthur John Lawrence Gibbons e Manuel Alves da Cruz Rios constam na lista de fundadores do Fluminense.

- 1903:
Presidente: Arthur John Lawrence Gibbons.
O Flamengo não conquista títulos.

- 1904:
Presidente: Mario Espínola.
O Flamengo conquista a Regata C.R. Vasco da Gama

- 1905:
Presidente: José Agostinho Pereira da Cunha e Manuel Alves de Cruz Rios.
O Flamengo conquista a Taça Sul América e as Regatas Imprensa Fluminense e Henrique Jacutinga.

- 1906:
Presidente: Francis Hamilton Walter.
O Flamengo conquista as Regatas Afonso Pimenta Veloso, Dr. Nilo Peçanha, 15 de Dezembro, Conselho Municipal, Clube Internacional de Regatas, Lucas Sá e Coronel José Ferreira de Aguiar.

- 1907:
Presidente: Virgílio Leite de Oliveira e Silva. 
O Flamengo conquista a Taça Jardim Botânico e as Regatas Conselho Municipal e Coronel José Ferreira de Aguiar.

- 1908:
Presidente: Virgílio Leite de Oliveira e Silva.
O Flamengo conquista as Regatas Conselho Municipal, Prefeitura Municipal e C.R. São Cristóvão. Até esse ano, o Flamengo já havia conquistado 43 medalhas de ouro, 126 de prata e 141 de bronze, em competições de Remo.

- 1909:
Presidente: Virgílio Leite de Oliveira e Silva.
O Flamengo conquista as Regatas Dr. Francisco Pereira Passos, Almirante Alexandrino de Alencar, C.R. Flamengo, Prefeitura do Distrito Federal e Clube Internacional de Regatas.

-1910:
Presidente: Virgílio Leite de Oliveira e Silva.
O Flamengo conquista a Regata Dr. Francisco Pereira Passos

- 1911:
Presidente: Virgílio Leite de Oliveira e Silva
O Flamengo conquista a Taça Jardim Botânico e as Regatas Federação Brasileira das Sociedades de Remo e Ernesto Curvell Júnior.