-1984:
 
Presidente: George Helal
Títulos:
Futebol: Taça Guanabara
         Troféu Jorge Khoury (BA)
         Troféu Varig Caracas (Venezuela)
         Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores
         Campeonato Estadual Juvenil
         Campeonato Estadual Infantil

Basquete: Campeonato Estadual Masculino Adulto
          Campeonato Estadual Masculino Juvenil
          Campeonato Estadual Masculino Júnior
          Campeonato Estadual Masculino Infantil

Remo: Campeonato Estadual
      Regata Fita Azul

Vôlei: Campeonato Estadual Feminino Adulto
       Campeonato Estadual Feminino Mirim

Natação: Campeonato Estadual Absoluto
         Troféu Brasil
         Troféu José Finckel
         Campeonato Brasileiro de Inverno Infantil (Troféu Rubem Dinard de Araújo)
         Campeonato Brasileiro Infantil (Troféu Maurício Becken)
         Troféu Júlio Delamare (Campeonato Brasileiro Júnior)

Judô: Campeonato Estadual Masculino Sênior
      Campeonato Estadual Feminino
      Campeonato Estadual Faixa Preta Masculino
      Campeonato Estadual Faixa Preta Feminino

Futebol de Salão: Campeonato Estadual Fraldinha.

Em 1984, a torcida do Flamengo se empolga com a contratação do goleiro argentino Ubaldo Fillol, que havia brilhado nas Copas de 1978 e 1982 defendendo a sua seleção e sendo considerado um dos maiores goleiros do mundo. Porém, apesar da alegria da contratação de Fillol, os torcedores veriam durante o ano o Flamengo perder outro grande craque  para o futebol italiano. O Torino contrata Júnior, deixando o time carente de mais um grande jogador.
O futebol europeu começa a tirar grandes jogadores do futebol brasileiro, começando com a contratação de Falcão, pela Roma. Como a situação financeira na Europa era muito melhor do que no Brasil e com a possibilidade de fazer sua independência financeira, os jogadores vão se transferindo para o futebol europeu, deixando os clubes brasileiros mais fracos. Começa a partir daí um grande problema. Os times brasileiros, que antes formavam um time base que jogava junto por vários anos, começam a se acostumar a formar novos times a cada ano, perdendo o conjunto e o entrosamento, que só o tempo dá. Hoje em dia, vemos times de semestre. Basta um ou mais jogadores despontarem no time de profissionais, que fica praticamente impossível segurá-los no Brasil. Os próprios clubes começaram um processo de empobrecimento e tinham na venda de seus principais jogadores a única forma de equilibrar sua folha de pagamento.
O Flamengo contrata o ponta esquerda João Paulo, que no ano anterior jogou no Santos. Para o lugar de Júnior entra o jovem Adalberto, que vai aos poucos realizando grandes partidas e se transformando em uma nova promessa. Durante o Campeonato Estadual, o jogador Nunes retorna ao Flamengo. Também são contratados o ponta-direita Heider e o lateral-direito Jorginho, que para muitos foi um dos maiores laterais que o Flamengo já teve, só perdendo para Leandro.  Outra grande novidade é a presença de publicidade na camisa dos times de futebol. O Flamengo fecha um contrato com a Petrobrás e tem na sua camisa estampado o nome Lubrax, referente a um dos produtos da empresa. Em 8 de abril, quando o Flamengo vence o América por 3 x 0, o time joga pela primeira vez com publicidade na camisa. O Flamengo manteve na camisa o patrocínio da empresa até o ano de 2008. Nesse ano, a camisa também apresentava um pequeno símbolo, referente ao Campeonato Brasileiro conquistado no ano anterior. 
O ano começa com a disputa do Campeonato Brasileiro. Em 28 de janeiro, o Flamengo estréia contra o Palmeiras. O goleiro Fillol também faz sua estréia no time e realiza uma boa partida, fazendo com que os torcedores acreditassem que o Flamengo estava muito bem servido no gol. O time é comandado em campo por Tita e é exatamente ele quem faz o gol da vitória por 1 x 0, numa cabeçada sensacional. O início do Campeonato é animador. O Flamengo permanece invicto até a décima rodada.
Em 11 de fevereiro, o time estréia na Taça Libertadores da América  jogando contra o Santos, no Maracanã. O Flamengo jogou com Fillol, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior, Andrade, Adílio e Tita, Lúcio, Nunes e João Paulo (Lico). No primeiro tempo, aos 33 minutos, após cobrança de falta de Tita, a bola sobe e sobra para Mozer, que acerta um chute de primeira, que mais parecia um foguete. Parecia que a rede iria estourar. No segundo tempo, aos 11 minutos, Mozer domina a bola, entra na área do Santos e de repente, manda uma bomba, que se acertasse o goleiro Rodolfo Rodrigues, certamente o colocaria a nocaute. O chute foi mais violento do que no primeiro gol. Um golaço. Com um gol de Tita e outro golaço de Lico, que driblou quatro jogadores do Santos e colocou a bola com categoria no canto do goleiro, o Flamengo vence por 4 x 1.
Na primeira fase da Libertadores, o Flamengo empata em 1 x 1 com o América da Colômbia e vence o Júnior de Barranquilla por 2 x 1,  vencendo o América por 4 x 2 e o Júnior por 3 x 1 nos jogos da volta. Em 20 de abril, o Flamengo vai ao Morumbi para enfrentar o Santos pela
Libertadores. Cinco dias antes, o Flamengo enfrentou o mesmo Santos pelo Campeonato Brasileiro e venceu por 1 x 0, com gol de Tita, no Morumbi. Nesse jogo da Libertadores, o Flamengo massacrou o time santista, aplicando uma goleada histórica de 5 x 0, com gols de Bebeto, Mozer, Edmar e dois de Tita,  classificando-se para a segunda fase da Libertadores. No Campeonato Brasileiro, o time enfrenta o Corinthians na segunda fase, em sistema mata-mata. No Maracanã, o Flamengo domina o jogo e vence por 2 x 0, com gols de Elder e Bebeto. Porém, no Morumbi, o Flamengo é goleado por 4 x 1, dando adeus ao Campeonato Brasileiro.
Em 27 de maio, no amistoso contra o Cascavel do Paraná, vencido pelo Flamengo por 2 x 1, Júnior se despede do time e da torcida, indo encantar os italianos, defendendo a camisa do Torino. Júnior fez nome na Itália, ficando lá até 1989, quando retorna ao Flamengo para conquistar vários títulos.
Na Libertadores, o Flamengo enfrenta o Grêmio com o time um pouco mais enfraquecido. Jogando com Bigu, Guto e Marcos Vinicius, o Flamengo amarga uma derrota de 5 x 1, jogando no Estádio Olímpico. Ao vencer o Universidad Los Andes da Venezuela, conhecido como ULA, por 3 x 0 e 2 x 1, o Flamengo precisaria derrotar o Grêmio, para permanecer vivo na competição. No Maracanã, o Flamengo vence o Grêmio por 3 x 1, com dois gols de Bebeto e um de Andrade. Bebeto já começa a despontar como um futuro ídolo da torcida. Mesmo com seu corpo franzino, possuía grande velocidade de raciocínio e um toque primoroso. Era o provável sucessor de Zico no time do Flamengo. Com essa vitória, Flamengo e Grêmio ficam empatados e jogam uma partida extra, no Pacaembu, para definir quem continuaria na competição. O Flamengo empata por 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação. Com esse resultado, o Grêmio se classifica, pois possuía saldo de gols melhor.
A partir de 15 de julho, o Flamengo disputa o Campeonato Estadual, estreando contra o Botafogo, vencendo por 1 x 0, com gol de Nunes. Zagallo seria o responsável pelo comando técnico do time. O time base para o campeonato seria Fillol, Jorginho, Leandro, Mozer(Figueiredo) e Adalberto, Andrade, Adílio(Elder) e Tita, Bebeto, Nunes(Edmar) e Gilmar. Na Taça Guanabara, o time consegue realizar boa campanha e chega à última rodada empatado em pontos com o Fluminense. Durante a semana que antecedeu a decisão, alguns jogadores do Fluminense vão a Brasília e presenteiam o candidato a presidência do Brasil, Paulo Salim Maluf, com uma camisa do Fluminense. Maluf concorreria a presidência com Tancredo Neves, na primeira eleição à presidente, após a ditadura militar que assolou o Brasil desde 1964. Apesar do grande movimento das Diretas Já, que mobilizou toda a população brasileira, com comícios históricos que levaram grandes personalidades aos palanques para pedir eleições diretas para presidente, a eleição ainda não seria pelo voto direto. Maluf representava o partido do Governo e Tancredo representava o fim de um sistema de governo falido e a esperança de todo o povo numa reformulação geral do Brasil. Pois bem, com a visita a Maluf, o Fluminense ficou marcado por uma certa antipatia. A torcida do Flamengo utiliza isso a seu favor e mostra seu apoio total a Tancredo. Esse Fla x Flu ficou marcado como o mais politizado da história.
Em 23 de setembro, o Flamengo vai a campo com Fillol, Jorginho, Leandro, Mozer, Adalberto, Andrade, Elder, Tita, Bebeto, Nunes e Adílio. Aos 20 minutos do primeiro tempo, a bola é lançada na ponta-esquerda do ataque do Flamengo e o jogador Duílio do Fluminense pega a bola com as mãos, pensando ter ouvido o apito do juiz. O árbitro José Roberto Wright marca falta. Tita cobra a falta, cruzando a bola para a área do Fluminense. Adílio dá um leve toque de cabeça na bola e marca 1 x 0 para o Flamengo. Durante todo o jogo o Flamengo tem maior posse de bola e chega a perder um gol feito, com Adílio chutando no travessão de Paulo Vítor, no segundo tempo. Ao final do jogo, o Flamengo mais uma vez conquista a Taça Guanabara, confirmando sua hegemonia  nessa competição.
No segundo turno ou Taça Rio, o time perde vários pontos em empates com times pequenos e o Vasco conquista o direito de ir à final. O Fluminense, por ter somado mais pontos em todo o campeonato também vai à final. Em 12 de dezembro, o Flamengo derrota o Vasco por 1 x 0, com gol de Bebeto aos 29 minutos do primeiro tempo. Como o Fluminense também derrota o Vasco, Flamengo e Fluminense decidiriam o título de campeão carioca.  Em 16 de dezembro, o Flamengo vai a campo com Fillol, Jorginho, Leandro, Mozer e Adalberto, Andrade, Adílio e Tita, Bebeto, Nunes e Elder.  Com grande atuação do goleiro Paulo Vitor, o Fluminense consegue anular as tentativas de gol do Flamengo. No segundo tempo, o jogo fica mais equilibrado. Aos 30 minutos, Aldo vai à linha de fundo e cruza para o meio da área do Flamengo. Assis sobe e dá uma cabeçada com estilo, no ângulo esquerdo de Fillol, que nada pode fazer. Apesar de dar um sufoco no Fluminense até o final do jogo, o Flamengo termina como vice-campeão. Mais uma vez Assis estraga a festa do Flamengo. 
No Futebol Amador, o Flamengo conquista o Bicampeonato do Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores, o Campeonato Estadual Juvenil e o Campeonato Estadual Infantil.    
No Basquete, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Masculino Adulto. Também conquista os Campeonatos Infantil, Juvenil e Júnior Masculino.
No Remo, o Flamengo conquista o Bicampeonato Estadual e o pentacampeonato da Regata Fita Azul.
No Vôlei, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Feminino Adulto e o Campeonato Estadual Feminino Mirim.
Na Natação, o Flamengo conquista o Hexacampeonato Estadual Absoluto, o Pentacampeonato do Troféu Brasil, o Pentacampeonato do Troféu José Finckel, o Tetracampeonato do Troféu Júlio Delamare e os Campeonatos Brasileiro de Inverno Infantil e Brasileiro Infantil.
No Judô, o Flamengo conquista o Pentacampeonato Estadual Masculino Sênior, o Pentacampeonato Estadual Feminino e o Pentacampeonato dos Campeonatos Estaduais Faixa Preta Masculino e Feminino.
No Futebol de Salão, o Flamengo o Campeonato Estadual na categoria Fraldinha.

-1985:

Presidente: George Helal
Títulos:
Futebol: Primeiro Turno do Campeonato Brasileiro
         Taça Rio
         Troféu Dr. Iris Rezende Machado (RJ)   
         Troféu Governador João Alves Filho (SE)
         Troféu Quarto Centenário da Paraíba (PB)
         Campeonato Estadual de Juniores
         Taça Dario de Mello Pinto (Segundo Turno do Campeonato Estadual de Juniores)
         Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores 
         Copa São Paulo de Futebol Infantil (sub 15)

Basquete: Campeonato Estadual Masculino Adulto
          Taça Goodway Masculino
          Campeonato Estadual Masculino Pré Mirim
          Campeonato Estadual Masculino Infantil
          Campeonato Estadual Masculino Juvenil
          Campeonato Estadual Masculino de Aspirantes

Vôlei: Campeonato Estadual Masculino Infantil

Remo: Campeonato Estadual
      Troféu Brasil
      Regata Fita Azul

Natação: Campeonato Estadual Absoluto
         Troféu Brasil
         Troféu José Finckel
         Copa Mesbla
         Campeonato Brasileiro de Inverno Infantil (Troféu Rubem Dinard de Araújo)
         Campeonato Brasileiro Infantil (Troféu Maurício Becken)
         Troféu Júlio Delamare (Campeonato Brasileiro Junior) 

Ginástica Olímpica: Campeonato Estadual

Pólo Aquático: Troféu Brasil
               Campeonato Estadual Masculino
               Taça 90 anos de Glória  

Judô: Campeonato Estadual Masculino Sênior
      Campeonato Estadual Feminino
      Campeonato Estadual Faixa Preta Masculino
      Campeonato Estadual Faixa Preta Feminino
      Taça Rio

Bocha: Campeonato Estadual por Equipes de Bocha Sul Americana

Em 1985, a torcida do Flamengo vibra intensamente com o retorno de seu ídolo maior. Zico retorna à Gávea, após passar por problemas com o fisco italiano. Devido à determinação do jovem publicitário Rogério Steinberg, que realiza uma verdadeira operação de guerra, Zico é comprado e é recebido pelo Flamengo com uma grande festa, que literalmente paralisou o Rio de Janeiro. Sua estréia foi num amistoso realizado em 12 de julho, no Maracanã, quando o Flamengo jogou contra uma seleção com vários jogadores do mundo inteiro, inclusive Maradona. Nesse jogo, Zico marca um gol de falta e vê o jogador Jacozinho quase roubar a festa. Ele era um jogador folclórico, vindo de Alagoas e fazia grande sucesso, marcando gols e alegrando a torcida com suas entrevistas. Marcou inclusive o gol da seleção dos Amigos de Zico, recebendo um passe de Maradona. Ao final do amistoso, o Flamengo vence por 3 x 1 e a torcida do Flamengo festeja a volta do seu ídolo eterno.
Porém, a torcida também passaria a presenciar o maior drama da vida de Zico. Em 29 de agosto, jogando pelo Campeonato Estadual, contra o Bangu, no Maracanã, Zico é covardemente atingido pelo jogador Márcio Nunes, que entrou de carrinho, com os pés levantados, lesionando de forma grave os dois joelhos de Zico. Após exame mais detalhado, ficou constatada a ruptura de ligamentos e o comprometimento da articulação do joelho esquerdo. Com isso, Zico teria de passar por várias cirurgias e um sem fim de sessões de fisioterapia. Retornaria aos gramados apenas em 16 de fevereiro de 1986, na estréia do Campeonato Estadual, contra o Fluminense, marcando inclusive três gols. Zico teve que se submeter a outros tratamentos para poder participar da Copa do Mundo do México, em 1986. Com certeza, a sua carreira estava totalmente comprometida e abreviada. Ainda permaneceu no Flamengo até 1989, quando se despediu de jogos oficiais, na goleada de 5 x 0 sobre o Fluminense, em jogo realizado em Juiz de Fora. Em 1990, Zico se despede do futebol brasileiro e do Flamengo, num amistoso contra uma seleção mundial, que ficou conhecida com World Cup Másters.
Em 1985, o time passa a contar com os reforços de Marco Antonio Rodrigues, que havia jogado pelo Vasco e dado inclusive o título de 1982 para os cruzmaltinos, marcando o gol da vitória de 1 x 0 contra o Flamengo e do centro avante Chiquinho, que substitui Nunes, que havia deixado o Flamengo. O time perde o zagueiro Figueiredo, morto em acidente de avião juntamente com o irmão de Bebeto, quando viajavam em férias. O fato marca profundamente todos os jogadores, a torcida e principalmente Bebeto, que perde seu irmão. 
O Flamengo começa o ano disputando o Campeonato Brasileiro. A estréia é contra o Atlético Mineiro, no Mineirão, onde empata em 1 x 1, com gol do estreante Marco Antonio Rodrigues, que também seria chamado de Marquinho pela torcida. Nesse ano, o Campeonato Brasileiro seria disputado por times divididos em dois grupos e jogados dois turnos na primeira fase. Quem vencesse um turno, se classificaria e entraria com vantagem na próxima fase. Após vencer o Santa Cruz por 4 x 1, o Corinthians por 2 x 0, o Palmeiras, o Coritiba e o América, todos por 1 x 0, o Flamengo joga contra o Grêmio, precisando vencer para conquistar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, em seu grupo. Em 7 de março, o Flamengo entra em campo no Maracanã com Cantareli, Leandro(Ronaldo), Guto, Mozer e Adalberto, Andrade, Bebeto, Marquinho, Heider, Chiquinho e Adílio. O jogo foi muito equilibrado, com o Flamengo jogando um pouco melhor do que o Grêmio. Porém, o 0 x 0 não saía do placar, o que daria ao Grêmio a conquista do turno. Aos 44 minutos do segundo tempo, ocorre uma falta na intermediária do Grêmio. O goleiro Mazaropi manda 4 jogadores para a barreira. Marquinho se prepara e cobra a falta com força. A bola passa pela barreira e morre no ângulo do goleiro Mazaropi, que nada pode fazer. A torcida explode no Maracanã, com um gol  que ninguém mais acreditava que pudesse ocorrer. Com isso, o Flamengo já estava classificado para a próxima fase.
No segundo turno, o Flamengo não realiza a mesma campanha. Os destaques ficam para a vitória de 7 x 0 sobre o Santa Cruz, no Maracanã, em 13 de março e a grande goleada no Botafogo por 6 x 1. Em 24 de março, Flamengo e Botafogo realizaram um clássico que ficou para a história. O Flamengo vai a campo com Fillol, Jorginho, Guto, Mozer, Adalberto, Andrade, Adílio, Gilmar, Heider, Chiquinho e Paulo Henrique(Adilson). O Botafogo achava que ganharia fácil do Flamengo, tanto que a sua torcida comprou rolos e rolos de papel higiênico, dizendo que a torcida do Flamengo iria se borrar de medo de jogar com o Botafogo. A torcida do Botafogo comparece em grande número e vê Elói fazer 1 x 0 aos 3 minutos. Ficava a impressão de que o Botafogo aplicaria uma goleada no Flamengo, que jogava desfalcado de Bebeto, Leandro e Marquinho. Aos 10 minutos, após indecisão do zagueiro Cristiano, Adalberto dá um leve toque na bola, que entra de mansinho no gol, empatando o jogo. A torcida do Botafogo achou que fora uma infelicidade de seu zagueiro. Aos 40 minutos, Paulo Henrique entra driblando, a bola sobra para Gilmar, que é prensado na hora do chute. A sobra fica para Heider, que manda no ângulo do goleiro Luís Carlos. O Flamengo vira o placar e já cala a torcida do Botafogo. O que aconteceu no segundo tempo, ficou para a história. A 1 minuto do segundo tempo, ocorre uma falta na ponta direita do ataque do Flamengo. A bola é cruzada na área do Botafogo, onde Chiquinho cabeceia. No meio do caminho, Adílio toca de cabeça e tira do alcance do goleiro. A torcida do  Flamengo já começa a festa. Logo depois, Adalberto entra pela esquerda e cruza para Chiquinho mandar para as redes. Já era goleada. O Botafogo ficou atônito em campo e o Flamengo mandava no jogo. Adalberto realiza a sua melhor partida com a camisa do Flamengo. Aos 42 minutos, Adalberto é lançado na ponta-esquerda,  livra-se de Josimar e Cristiano e toca com classe, no contrapé do goleiro, marcando um golaço. Ao comemorar, dá saltos malucos junto a bandeira de córner, como se estivesse alucinado após o gol. Ao dar a nova saída, o time recupera a posse de bola e vai ao ataque. Na entrada da área, Andrade, camisa 6, entra driblando e só não faz o sexto gol de novo, como em 1981, porque o goleiro Luís Carlos faz uma grande defesa. A bola sobra para Gilmar, que manda para o gol. A torcida do Flamengo explode com os 6 x 1 estampados no placar. Zagalo, técnico do Flamengo,  faz questão de escrever na parede do vestiário os 6 x 1, com o papel higiênico que a torcida do Botafogo havia comprado. Em 1981, o Flamengo havia devolvido o placar. Em 1985, havia cobrado os juros. A torcida do Flamengo já se considerava satisfeita. Não precisava nem ser campeão brasileiro.
Ao terminar a primeira fase, o Flamengo realiza uma excursão à Líbia e ao Marrocos, voltando a contar com o jogador Tita, que havia sido emprestado ao Grêmio. Durante a viagem,  o time perde por 2 x 0 para a Seleção da Líbia e empata com times do Marrocos. Após retornar ao Brasil e realizar amistosos no interior do país, o Flamengo viaja ao México, onde realiza três partidas, perdendo duas e empatando uma. Na segunda fase da competição nacional, o Flamengo empata com o Ceará e o Bahia. Após vencer o Brasil de Pelotas por 1 x 0, o Flamengo comemora a volta de Zico ao time. No jogo seguinte, vence o Bahia por 3 x 0, com gols de Tita, Zico e Chiquinho. Quando todos pensavam que o time ia engrenar, perde para o Brasil e empata com o Ceará, dando adeus ao Campeonato Brasileiro.                   
Após realizar amistosos pelo Brasil, o Flamengo inicia a disputa do Campeonato Estadual em 25 de agosto, enfrentando o Bonsucesso no Estádio Caio Martins, em Niterói. O Flamengo vence por 5 x 0, com gols de Paulo Henrique, Bebeto, Tita e dois de Zico. O time não contava mais com o goleiro Fillol, que fora dispensado. Cantareli é novamente efetivado como titular do gol do Flamengo. 
Na segunda rodada, em 29 de agosto, o Flamengo enfrenta o Bangu, no Maracanã. Durante o segundo tempo, Zico sofre violenta falta do zagueiro Márcio Nunes e deixa o campo gravemente lesionado. O mesmo Márcio Nunes também seria o responsável pelo fim da carreira de Assis do Fluminense, cometendo uma falta criminosa no jogador tricolor. Logo depois, o zagueiro Fernando, do Vasco, também acaba com a carreira de Márcio Nunes, lhe fraturando a perna.  O time sente a falta de Zico e principalmente o trauma causado pela gravidade da lesão, que poderia fazer Zico encerrar a carreira. Foram momentos de muita angústia para a torcida do Flamengo. 
A Taça Guanabara acaba com o Flamengo realizando péssima campanha, perdendo para a Portuguesa por 1 x 0 e empatando com o América, Bangu e Americano em 0 x 0. O único destaque  ficou para o jogo contra o Botafogo, em 8 de setembro, quando a vitória de 1 x 0, com gol de Chiquinho, marcou o fim da freguesia para os alvinegros. Com essa vitória o Flamengo acabava com a última forma de gozação dos botafoguenses, passando a ter mais vitórias em confrontos diretos sobre o Botafogo. Aliás, nenhum time no Rio de Janeiro tem, até hoje, maior número de vitórias sobre o Flamengo em confrontos diretos. São todos fregueses.
Para a Taça Rio, o Flamengo passa a contar com o técnico Sebastião Lazaroni, que até pouco tempo era o Preparador Físico do time. Antes de estrear na Taça Rio, o Flamengo realiza dois amistosos em Los Angeles. Vence o San José Earthquakes por 3 x 0 e o Guadalajara por 2 x 0. Na Taça Rio, o Flamengo vai lançando alguns jogadores do time de juniores, como o goleiro Zé Carlos, o zagueiro Zé Carlos II, o meio de campo Ailton e os atacantes Wallace e Valtinho, filhos do batuta Silva, sem contar com o ponta-esquerda Paulo Henrique, filho do lateral Paulo Henrique nas décadas de sessenta e setenta, que já estava jogando desde o início do ano. Novamente Tita deixa o Flamengo, dessa vez de forma definitiva.
Ao vencer o Vasco na última rodada por 2 x 0, com gols de Bebeto e Valtinho, o Flamengo espera pelo jogo entre Bangu e Botafogo. Se o Bangu vencesse, seria o campeão do segundo turno e também teria o maior número de pontos, indo para a final com vantagem. A vitória do Botafogo ou o empate dariam o direito de o Flamengo decidir a Taça Rio com o Bangu. O Bangu faz 1 x 0. No final do segundo tempo, o Botafogo empata e a torcida do Flamengo que estava na geral, camuflada, se solta de vez e mostra a sua alegria, pulando e comemorando o gol do Botafogo. Em 8 de dezembro, o Flamengo enfrenta o Bangu, num jogo extra. Com um gol de Adílio, aos 16 minutos do primeiro tempo, o Flamengo conquista a Taça Rio e se classifica para as finais do Campeonato Estadual.
Em 11 de dezembro, o Flamengo entra em campo para jogar com o Fluminense. O time jogou com Cantareli, Jorginho, Leandro, Mozer e Adalberto, Andrade, Adílio e Valtinho(Gilmar), Bebeto, Chiquinho e Marquinho(Júlio César). O Flamengo começa o jogo bem melhor que o Fluminense. Aos 10 minutos, Mozer cobra falta e manda a bola no travessão de Paulo Vítor. Logo depois, Adílio e Chiquinho perdem gols diante do goleiro tricolor. No final do primeiro tempo, Adílio sofre uma lesão muscular, sentindo a coxa direita, porém continua em campo até o final do jogo. Aos 38 minutos, num dos poucos ataques do Fluminense, ocorre uma falta sobre Romerito na lateral da área do Flamengo, pela direita. A bola é levantada na área e Washington sobe sozinho para fazer 1 x 0 para o Fluminense. O Flamengo termina o primeiro tempo perdendo um jogo que merecia vencer.
No segundo tempo, o Flamengo partiu para cima do Fluminense. Conforme o tempo ia passando, a pressão aumentava. A torcida do Flamengo dá um show nas arquibancadas, deixando a torcida tricolor calada. No campo, o time dá um sufoco no Fluminense, que se defende como pode. A tensão é tanta que Adalberto e Leomir trocam pontapés e são expulsos. O Flamengo segue na pressão e perde algumas chances, com Paulo Vítor fechando o gol. A defesa vai para frente e deixa o goleiro Cantareli sozinho. Por três vezes, Cantareli teve que jogar como zagueiro e a cada subida dele ao ataque, a torcida se levantava e empurrava o time de forma emocionante. O Maracanã só ouvia o grito de “ Mengooo, Mengooo”, que vinha das arquibancadas. Quando tudo parecia perdido, aos 44 minutos, Andrade sofre falta na intermediária. Embalado com os gritos da torcida, que não arredava pé do Maracanã e não parava de gritar um só instante, Andrade cobra a falta, lançando a bola na área do Fluminense. A zaga do Fluminense rebate a bola para a sua intermediária. De repente, Leandro vem na corrida e acerta uma bomba. O goleiro Paulo Vítor voa em direção a bola. Ela bate no travessão, e na volta, bate nas costas do goleiro, que ainda estava no ar. A bola entra mansamente no gol do Fluminense. O Maracanã quase veio abaixo. Os jogadores não sabiam como comemoravam o gol. Muitos se jogavam no chão e choravam. Os reservas invadem o campo para comemorar, o que fez  alguns jogadores do Fluminense  quererem briga.  O jogo fica interrompido por alguns minutos. Após o reinício do jogo, Luís Carlos Félix termina a partida, que ficou para a história como um dos Fla x Flus mais emocionantes de todos os tempos.
Logo após o jogo, o Flamengo perde no sorteio e tem de jogar contra o Bangu, três dias após. Provavelmente, foi aí que o Flamengo perdeu o campeonato. Não houve tempo suficiente para recuperar os jogadores do grande desgaste que havia sido o Fla x Flu. Adílio estava machucado e jogou no sacrifício. O time não teve Adalberto e Andrade. Sem contar o calor que fez naquele domingo no Maracanã. O Flamengo ainda aguenta o primeiro tempo e empata em 0 x 0. Porém, o Bangu volta com mais pernas no segundo tempo e marca dois gols aos 16 e 21 minutos. Bebeto ainda marcaria aos 40 minutos, mas não dava para mais nada. O Flamengo perdia novamente um campeonato  que não merecia perder. O Fluminense se sagrou tricampeão ao vencer o Bangu por 2 x 1, no jogo que ficou famoso, devido ao pênalti não marcado por José Roberto Wright aos 44 minutos do segundo tempo, de Vica em Cláudio Adão, que poderia dar o título ao Bangu. Tal fato criou uma revolta não só dos torcedores do Bangu, mas de toda a torcida carioca, que considerou o ato de Wright como uma verdadeira patriotada, já que ele é tricolor.
No final do ano, ocorre um fato lamentável, que veio  entristecer todo o meio esportivo do Rio de Janeiro. Morre em acidente automobilístico o locutor Jorge Cury, um dos maiores narradores esportivos do Brasil,  deixando assim um vazio enorme nos rádios daqueles que se acostumaram a vibrar com suas grandes narrações. Ainda mais quando o gol era do Flamengo, já que Cury não escondia de ninguém sua grande paixão pelo rubro-negro.                   
O time de juniores conquista o Segundo Turno do Campeonato  Estadual e o próprio Campeonato Estadual. Também conquista o Tricampeonato do Torneio Otávio Pinto Guimarães. O time da categoria infantil, com jogadores de 12 a 15 anos, conquista brilhantemente o título da Copa São Paulo da categoria. Revelando jogadores que entrariam para a história do Flamengo, como Djalminha, Nélio, Fabinho, entre outros e que venceriam posteriormente a Copa São Paulo de Juniores de 1990. Esta geração foi uma das melhores feitas pelo Flamengo, após a grande geração que conquistou o Brasil, a América e o Mundo.
No Basquete, o Flamengo conquista o Bicampeonato Estadual Masculino Adulto, o Bicampeonato Estadual nas categorias Juvenil e Infantil e o Campeonato Estadual de Pré Mirim e Aspirantes.
No Vôlei, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Masculino Infantil.
No Remo, o Flamengo conquista o Tricampeonato Estadual, o Troféu Brasil e o Hexacampeonato da Regata Fita Azul.
Na Natação, o Flamengo conquista o Heptacampeonato Estadual Absoluto, o Hexacampeonato do Troféu Brasil, o Hexacampeonato do Troféu José Finckel, o Pentacampeonato do Troféu Júlio Delamare, o Bicampeonato do Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno e o Bicampeonato do Campeonato Brasileiro Infantil. Também conquista a Taça Mesbla.
Na Ginástica Olímpica, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual. Graças ao grande trabalho desenvolvido pela treinadora Georgete Vidor, o Flamengo começa uma fase de glórias na Ginástica Olímpica, se tornando o maior pólo de desenvolvimento de atletas e o maior vencedor na modalidade. Grandes atletas, como Luíza Parente, já despontam no cenário esportivo brasileiro e mundial. 
No Pólo Aquático, o Flamengo conquista o Troféu Brasil, a Tac 90 Anos de Glória e o Campeonato Estadual Masculino, dando início a uma série de conquistas, graças a uma geração de atletas que ficou conhecida como "Geração de Ouro".  Jogadores como Robert Voss, Hélio Frederico, Sérgo Figueiredo, André Caó e Fernando Carsalade, conquistaram o Tetracampeonato do Troféu Brasil de 1985 a 1988 e o Pentacampeonato Carioca de 1985 a 1989.
No Judô, o Flamengo conquista o Hexacampeonato Estadual Masculino Sênior, o Hexacampeonato Estadual Feminino, o Hexacampeonato  Estadual de Faixa Preta Masculino e Feminino e a Taça Rio.
Na Bocha, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual.

-1986:

Presidente: George Helal.
Títulos:
Futebol: Taça Rio
         Campeonato Estadual
         Troféu Naranja de Valência (Espanha)
         Troféu Centenário do Linfield F. C. (Irlanda do Norte)
         Taça Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro
         Troféu Ministro Ernane Sátyro (PB)
         Taça Luiz Barbosa (1º Turno do Campeonato Estadual de Juniores)
         Campeonato Estadual de Juniores
         Copa Belo Horizonte de Juniores
         Copa Rio Juvenil (Campeonato Brasileiro Juvenil)
         Campeonato Estadual Infantil

Basquete: Campeonato Estadual Masculino Adulto
          Campeonato Brasileiro Masculino Juvenil
          Campeonato Estadual Masculino Pré Mirim
          Campeonato Estadual Masculino Mirim
          Campeonato Estadual Masculino Infantil
          Campeonato Estadual Masculino Infanto Juvenil
          Campeonato Estadual Masculino Juvenil
          Campeonato Estadual Masculino de Aspirantes.
          Torneio Fim de Verão Masculino Juvenil

Remo: Campeonato Estadual
      Campeonato Estadual Infantil
      Campeonato Estadual Estreantes
      Campeonato Estadual Novíssimos
      Campeonato Estadual Júnior
      Campeonato Estadual Aspirantes
      Campeonato Estadual Sênior
      Regata Fita Azul

Natação: Campeonato Estadual Absoluto
         Troféu Brasil
         Troféu José Finckel
         Campeonato Brasileiro de Inverno Infantil (Troféu Rubem Dinard de Araújo)
         Campeonato Brasileiro Infantil (Troféu Maurício Becken)
         Troféu Júlio Delamare (Campeonato Brasileiro Júnior)

Atletismo: Campeonato Estadual Masculino Adulto

Ginástica Olímpica: Campeonato Estadual

Pólo Aquático: Troféu Brasil
               Campeonato Estadual Masculino

Tênis: Campeonato Brasileiro Interclubes

Nado Sincronizado: Campeonato Brasileiro Juvenil
                   Campeonato Estadual Juvenil
                   Campeonato Brasileiro Infantil

Judô: Campeonato Estadual Masculino Sênior
      Campeonato Estadual Feminino
      Campeonato Estadual Faixa Preta Masculino
      Campeonato Estadual Faixa Preta Feminino

Futebol de Salão: Campeonato Estadual Fraldinha

Tiro Ao Alvo: Campeonato Estadual de Carabina
              Campeonato Brasileiro de Tiro Mexicano
              Campeonato Carioca. 
 
Em 1986, o Flamengo consegue um grande número de títulos nas mais variadas categorias esportivas. No futebol, a torcida volta a vibrar com a conquista do Campeonato Estadual. O time passa a contar com Sócrates, contratado ao Corinthians. Porém, ele não consegue jogar por muito tempo, pois fratura o tornozelo em um treinamento e logo após é convocado para a Copa do Mundo, que seria realizada no México. Zico também tenta retornar, mas volta a sentir a sua contusão no joelho e só joga algumas poucas partidas durante o Estadual. Após a Copa do Mundo, onde Zico teve de fazer um grande esforço para jogar, ele volta à mesa de cirurgia para dar continuidade a sua tentativa de recuperação. Durante o ano, o Flamengo passa a contar com o centro-avante Kita, que havia conquistado o título paulista jogando pelo Internacional de Limeira e lança  o ponta-esquerda Zinho, o ponta-direita Alcindo, o atacante Vinicius e o zagueiro Aldair, do time de juniores.  
O time começa o ano realizando uma excursão, jogando em Bahrein, onde derrota o West Riffa por 3 x 1.  A seguir, joga na Itália, onde perde por 3 x 2 para a Fiorentina e vence a Seleção do Iraque por 2 x 0, jogando em Bagdá, com a presença de Sadam Hussein no estádio. Ao retornar ao Brasil, o Flamengo realiza um amistoso na Gávea, contra a Seleção dos Emirados Árabes. Antes da partida, o Flamengo homenageia o ex-jogador Figueiredo, morto em acidente de avião, dando uma placa e um cheque ao pai do jogador. O time vence por 3 x 1 em ritmo de treino.
A seguir, o Flamengo inicia a disputa do Campeonato Estadual, jogando contra o Fluminense em 16 de fevereiro. O time entra em campo com Cantareli, Jorginho, Leandro, Mozer, Adalberto, Andrade, Sócrates, Zico, Bebeto, Chiquinho e Adílio. A torcida do Fluminense recebe o time do Flamengo com o grito de bichado para Zico. Durante o jogo, o Flamengo domina as ações e aos 10 minutos, Zico marca 1 x 0 para o Flamengo, comemorando em frente à torcida do Fluminense. Logo após, Zico cobra uma falta e manda a bola no travessão, calando a torcida tricolor. Apesar de jogar melhor, o time comete um pênalti bobo no final do primeiro tempo. Leomir cobra a penalidade e empata o jogo aos 43 minutos. No segundo tempo, Zico comanda o show rubro-negro. Aos 27 minutos, Andrade é derrubado na entrada da área, mais pela esquerda. Zico cobra a falta com imensa categoria e manda a bola no ângulo esquerdo de Paulo Vítor, que só assiste. A torcida explode de alegria e Zico mais uma vez cala a torcida do Fluminense. Três minutos após, Bebeto entra pela direita e manda uma bomba, que explode nas redes. A torcida já faz um carnaval nas arquibancadas. Para completar a festa, Bebeto entra na área em jogada parecida com a do terceiro gol, mas é derrubado. O juiz Luís Carlos Félix marca o pênalti. Aos 34 minutos, Zico cobra o pênalti e marca a goleada no placar. Flamengo 4 x 1. No vestiário, Zico muito emocionado faz um desabafo para os torcedores, em entrevista para as redes de televisão, dizendo que será o primeiro a tomar a decisão de parar, caso sinta que não dá mais. Enquanto sentir que tem condições, a torcida poderia contar com sua força e seu futebol.
Na sequência da Taça Guanabara, o Flamengo realiza uma boa campanha,  chegando empatado com o Vasco na última rodada. Na terceira rodada, ao derrotar o Botafogo por 2 x 0, com gols de Bebeto e Chiquinho, o Flamengo conquista a Taça Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro. Em 20 de abril, Flamengo e Vasco decidem a Taça Guanabara. O Flamengo conta com uma novidade no gol. Zé Carlos assume a condição de titular no lugar de Cantareli. Durante o jogo, ocorre um grande equilíbrio no primeiro tempo, com os dois times tendo poucas chances de gol. No segundo tempo, brilha a estrela de um jovem jogador vascaíno, que marca dois gols. Seu nome: Romário. O time perde a Taça Guanabara e fica com a responsabilidade de vencer a Taça Rio para disputar a final. E o início da Taça Rio foi muito preocupante, com o time empatando em 1 x 1 com o Campo Grande e perdendo para o Botafogo por 2 x 1. A torcida já não acreditava no título.
Após a sexta rodada, o campeonato sofre uma pequena paralisação devido a realização da Copa do Mundo. No México, a Seleção Brasileira realiza boa campanha, até as oitavas de final, quando perde nos pênaltis para a França. Durante o jogo, Zico perde um pênalti e aqueles que sempre sofreram com seus gols, voltam sua raiva para Zico, covardemente acusando-o de ser o responsável pela derrota do Brasil. Um absurdo. Zico volta da Copa e ainda não apresenta condições físicas para retornar aos gramados. Ele até tenta jogar contra o Fluminense, porém é substituído logo aos 10 minutos, com uma lesão muscular. Devido ao tratamento para fortalecer a musculatura da coxa, para tentar compensar o joelho, Zico fica com a musculatura no limite para sofrer distensões, o que se torna uma triste rotina.
Em 3 de agosto, o Flamengo entra em campo para decidir a Taça Rio. O adversário era o Vasco, porém se o Flamengo perdesse ou empatasse, o campeão seria o Fluminense, que tentava o tetracampeonato estadual. Caso vencesse, o Flamengo seria campeão da Taça Rio e disputaria a final com 1 ponto de vantagem, por ter marcado o maior número de pontos em todo o campeonato.
O time entra em campo com Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Mozer, Adalberto, Andrade, Adílio, Ailton(Júlio César), Bebeto, Vinicius(Alcindo) e Marquinho. Aos 18 minutos, Bebeto cobra falta na entrada da área e marca 1 x 0 para o Flamengo. Porém, aos 23 minutos, Romário empata o jogo, chutando de virada, no ângulo de Zé Carlos. No segundo tempo, Roberto Dinamite marca 2 x 1 para o Vasco aos 15 minutos. A torcida do Flamengo já não tinha esperanças. Mas mostrando aquela garra que o Flamengo sempre tem nos momentos impossíveis, o time parte para cima do Vasco e aos 35 minutos, Alcindo  cruza a bola na área, sendo interceptada com o braço pelo zagueiro do Vasco. O juiz Júlio César Cosenza marca pênalti. Bebeto bate e marca o gol de empate. A torcida passa a jogar junto com o time e o empurra para frente. Aos 39 minutos, Adílio toca de calcanhar para Bebeto, que entra na área e chuta para a defesa parcial de Paulo Sérgio. Júlio César vem na corrida e estufa as redes do Vasco. A torcida do Flamengo explode e no placar a vitória dava o título para o Flamengo. Aos 45 minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro Fernando do Vasco manda uma cabeçada mortal, para baixo. Zé Carlos faz uma defesa monumental e garante o título.
Com  o resultado, Flamengo e Vasco vão decidir o título. O Flamengo entra com um ponto de vantagem, sendo campeão o time que marcasse quatro pontos. Lembrar que naquele tempo a vitória valia dois pontos.  Em 3 de agosto, o Flamengo enfrenta o Vasco no primeiro jogo da decisão. Durante o jogo, que foi muito equilibrado, o juiz deixa de dar um pênalti escandaloso sobre Adalberto. No final, os times empatam em 0 x 0. Em 6 de agosto, Flamengo e Vasco voltam a se enfrentar. O Flamengo joga mais defensivamente, tentando apenas os contra-ataques. No final do jogo, o Vasco dá uma pressão no Flamengo, que consegue segurar o resultado até o seu final. O  novo 0 x 0 leva a um terceiro e decisivo jogo, com o Flamengo jogando pelo empate.
Em 10 de agosto, Flamengo e Vasco vão a campo para decidir o título. O Flamengo joga com Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Guto, Aldair, Andrade, Ailton, Adílio, Bebeto, Vinicius(Júlio César) e Marquinho. O time do Vasco é mais perigoso, atacando mais que o Flamengo. O time rubro-negro joga com uma zaga completamente reserva, com Guto e Aldair. O time consegue levar o 0 x 0 até o final do primeiro tempo. No segundo tempo, inexplicavelmente, o técnico Antônio Lopes do Vasco tira  o jogador Geovani, o melhor do Vasco em campo. O Flamengo passa a dominar mais o meio de campo e passa a dar sustos na defesa do Vasco. Com uma cabeçada de Adílio e com um chute de Aldair, o goleiro Acácio realiza defesas que salvam o Vasco. Aos 24 minutos, Marquinho tabela com Ailton, recebe na frente, leva a marcação de Paulo Roberto e junto à linha de fundo, toca para Bebeto, que de dentro da área fuzila o goleiro Acácio. O Flamengo marca 1 x 0 e bota a mão na Taça. A torcida do Vasco já vai saindo do Maracanã enquanto a torcida do Flamengo realiza uma festa nas arquibancadas. Aos 38 minutos, o time troca passes, com Adílio e Ailton, que lança a Júlio César. Da entrada da área, ele chuta fraco e rasteiro. Para espanto de todos, o goleiro Acácio deixa a bola passar por baixo de seu corpo, indo morrer nas redes. Mais uma vez Júlio César marca contra o Vasco e dá de vez o título ao Flamengo. Ao final do jogo, a torcida do Flamengo explode de alegria, vendo que o time, antes desacreditado e cheio de jovens jogadores, chega ao título. Mais uma vez a máxima que diz " Craque o Flamengo faz em casa" valeu. O Rio de Janeiro não dormiu nessa noite, com a comemoração da torcida rubro-negra. Logo após a conquista, o Flamengo realiza uma bela festa no Maracanã, jogando com o Vitória da Bahia, com os jogadores recebendo as faixas. O Flamengo vence por 1 x 0 e confirma o título.
Logo após, o Flamengo realiza uma excursão à Europa, iniciando o giro na Irlanda do Norte, jogando com o Linfield, no Windsor Park Stadium, em Belfast. O clube irlandês comemorava o seu centenário de fundação e perde  de 4 x 0 para o Flamengo. Com isso, o Flamengo recebe o Troféu  Centenário do Linfield F.C. Logo após, o time vai à Espanha e perde de 3 x 2 para o Atlético de Madrid, com o árbitro “roubando descaradamente” para o time espanhol e 2 x 1 para o Gijon. A seguir, o time enfrenta o Valência, na disputa do tradicional Troféu Naranja. O Flamengo vence por 3 x 0 , com gols de Aldair, Vinicius e Bebeto, conquistando mais uma vez esse Troféu. Ao retornar ao Brasil, o Flamengo inicia a disputa do Campeonato Brasileiro, vencendo o Paysandu por 4 x 1. O time realiza boas partidas, vencendo a maioria de seus jogos na fase inicial do campeonato.                                              Porém, em 28 de setembro, no jogo com o Botafogo da Paraíba, realizado numa manhã de domingo no Estádio Caio Martins, o jogador Adalberto é covardemente atingido com um carrinho pelo jogador Porto, que lhe fratura a perna. Apesar da vitória de 2 x 0, os jogadores ficam abatidos pelo que ocorreu com Adalberto. O time passa a escalar Aldair improvisado na lateral esquerda. Essa contusão iria definir o fim da carreira do lateral. Ele tentou retornar algumas vezes, mas sempre havia um agravamento da lesão, chegando inclusive a fraturar o mesmo local num treinamento. Realmente, Adalberto foi mais um grande talento desperdiçado pela violência de um jogador medíocre, que continuou jogando impunemente.
No Campeonato Brasileiro, o Flamengo vai conseguindo algumas vitórias importantes, como nos 4 x 0 contra o Goiás, jogando no Estádio Serra Dourada, com Sócrates realizando a sua melhor partida com a camisa do Flamengo, inclusive marcando 1 gol. Os outros três gols foram marcados por Kita. Ao final do ano, não foi possível terminar o Campeonato Brasileiro. Os jogos finais são realizados no início de 1987.
O time de Juniores conquista o 1º Turno do Campeonato Estadual, o Bicampeonato Estadual e a Copa Belo Horizonte de Futebol Júnior.
O time Juvenil conquista a Copa Rio Juvenil, que é o Campeonato Brasileiro da categoria.
O time Infantil conquista o Campeonato Estadual da categoria.
No Basquete, o Flamengo conquista o Tricampeonato Estadual Masculino Adulto, o Tricampeonato nas categorias Juvenil e Infantil, o Bicampeonato Estadual de Aspirantes e Pré Mirim e o Campeonato Estadual Mirim e Infanto Juvenil. Também conquista o Campeonato Brasileiro Masculino Juvenil e o Torneio Fim de Verão Masculino Juvenil.
No Remo, o Flamengo conquista o Tetracampeonato Estadual. Conquista também o Campeonato Estadual nas categorias Infantil, Estreante, Novíssimos, Júnior, Aspirantes e Sênior. Também conquista o Heptacampeonato da Regata Fita Azul.
Na Natação, o Flamengo conquista o Octacampeonato Estadual Absoluto, o Heptacampeonato do Troféu Brasil, o Heptacampeonato do Troféu José Finckel, o Hexacampeonato do Troféu Júlio Delamare, o Tricampeonato Brasileiro de Inverno Infantil e o Tricampeonato Brasileiro Infantil.
No Atletismo, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Masculino Adulto.
Na Ginástica Olímpica, o Flamengo conquista o Bicampeonato Estadual.
No Pólo Aquático, o Flamengo conquista o Bicampeonato do Troféu Brasil e o Bicampeonato Estadual Masculino.
No Nado Sincronizado. o Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro Juvenil, o Campeonato Estadual Juvenil e o Campeonato Brasileiro Infantil.
No Judô, o Flamengo conquista o Heptacampeonato Estadual Masculino Sênior, o Heptacampeonato Estadual Feminino e o Heptacampeonato Estadual de Faixa Preta Masculino e Feminino. 
No Tênis, o Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro Interclubes.
No Futebol de Salão, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual na categoria Fraldinha.
No Tiro, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual de Carabina, o Campeonato Brasileiro de Tiro Mexicano e o Campeonato Estadual.

-1987:

Presidente: Márcio Baroukel de Souza Braga.
Títulos:
Futebol: Torneio Internacional do Gabão
         Taça Euzébio de Andrade (3º Turno do Campeonato Estadual)
         Torneio Internacional de Angola
         Campeonato Brasileiro (Copa União)
         Troféu Flamengo x Seleção de Codó (MA)
         Troféu João Havelange (RJ)   
         Campeonato Estadual Juvenil
         Campeonato Estadual Mirim
         Copa Pelé Mirim.

Atletismo: Campeonato Estadual Masculino Adulto
           Campeonato Estadual Masculino Juvenil

Basquete: Campeonato Brasileiro Masculino Juvenil
          Campeonato Estadual Masculino Pré Mirim
          Campeonato Estadual Masculino Infantil
          Campeonato Estadual Masculino Infanto Juvenil
          Campeonato Estadual Masculino Juvenil
          Copa Xepa Adulto Masculino

Remo: Campeonato Estadual
      Campeonato Estadual Infantil
      Campeonato Estadual Estreantes
      Campeonato Estadual Infanto Juvenil
      Campeonato Estadual Novíssimos
      Campeonato Estadual Júnior
      Campeonato Estadual Aspirantes
      Campeonato Estadual Sênior
      Regata Fita Azul

Vôlei: Campeonato Estadual Masculino Adulto
       Campeonato Estadual Masculino Infanto Juvenil
       Campeonato Estadual Masculino Juvenil

Natação: Campeonato Estadual Absoluto
         Troféu Brasil
         Troféu José Finckel
         Troféu Júlio Delamare (Campeonato Brasileiro Júnior)
         Troféu Tancredo Almeida Neves (Campeonato Brasileiro de Inverno Júnior)

Ginástica Olímpica: Campeonato Estadual

Pólo Aquático: Troféu Brasil Masculino
               Campeonato Estadual Masculino
               Troféu Brasil Feminino
               Torneio Rio de Janeiro Feminino

Judô: Campeonato Estadual Masculino Sênior
      Campeonato Estadual Feminino
      Campeonato Estadual Faixa Preta Masculino
      Campeonato Estadual Faixa Preta Feminino
      XL Budokan
      Campeão Geral do Troféu Dr. Guaracy Fernandes Domingues (V Torneio de Judô)

Bocha: Campeonato Estadual por Equipes de Bocha Sul Americana

Tiro: Campeonato Estadual

O ano de 1987 é marcado por uma grande confusão no futebol brasileiro. A CBF encontra dificuldades para organizar o Campeonato Brasileiro, principalmente devido a problemas políticos e financeiros. Ocorre uma grande briga pelo poder entre Otávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedid. Ao final, mesmo brigados, Nabi assume a presidência da CBF e Otávio fica com a vice-presidência. Foi com certeza, a continuação da bagunça que veio se instalar no comando da CBF e que teve continuidade com Ricardo Teixeira, anos mais tarde.
Nesse ano, a CBF estava com os cofres vazios, decorrência das más administrações de anos anteriores. Os clubes, cansados dos campeonatos deficitários organizados pela CBF e com um número cada vez maior de participantes, que servia apenas para a manutenção do poder desses cartolas que só sabem se servir do futebol e não servir ao futebol, resolvem se reunir. Os treze maiores clubes do Brasil, liderados pelo presidente do São Paulo Carlos Miguel Aidar decidem formar um grupo, denominado Clube dos Treze. Organizam um campeonato racional e lucrativo, conseguindo o patrocínio da Rede Globo e da Coca Cola. O Campeonato seria disputado em turno e returno, com todos jogando contra todos e ao final os quatro melhores disputariam uma semifinal.
Tudo ia muito bem até a dupla caipira da CBF estragar tudo. Como se mantinham no poder às custas do apoio que davam aos clubes do interior, sendo Nabi o homem forte do Bragantino, de Bragança Paulista, interior de São Paulo, os cartolas resolvem tumultuar tudo e criam o chamado Módulo Amarelo. Com medo de que os clubes se libertassem de vez do domínio da CBF e criassem a Liga de Futebol dos Clubes, como ocorre em países como Inglaterra e Itália, perdendo a CBF o apoio dos clubes pequenos, os maquiavélicos cartolas criam um campeonato com a participação dos clubes do interior,  de pouco prestígio no futebol brasileiro e começa a interferir no campeonato do Clube dos Treze, que ficou conhecido como Copa União. Sendo coagidos pela CBF e não reconhecendo a força que possuíam, o Clube dos Treze acaba cedendo à pressão e concordam em chamar o seu grupo de Módulo Verde.
O pior de tudo é que a CBF quis impor o cruzamento dos Módulos para se conhecer o campeão brasileiro. Em qualquer país sério, o campeão do país é aquele que ganha o campeonato da primeira divisão. Como o Módulo Verde seria disputado pelos maiores clubes do Brasil, seria campeão brasileiro aquele que o ganhasse. Mas para a CBF, que queria apenas tumultuar e garantir o poder de seus cartolas, o campeão deveria sair do cruzamento dos dois grupos. Um absurdo. Apenas cabeças medíocres e mal intencionadas poderiam arquitetar tal plano. Como o campeão de um país poderia sair de uma competição entre os campeões da primeira e da segunda divisão? Mas no Brasil tudo é possível.
Como o Flamengo conquista a Copa União, vencendo o Internacional na final, seria o legítimo Campeão Brasileiro de 1987. Contando com o apoio dos grandes clubes, o Flamengo se recusa a colocar seu título em jogo contra Sport e Guarani. No Módulo Amarelo, nem campeão houve. Na decisão, os dois clubes decidiram dividir o título, depois que se cansaram de bater pênaltis após o tempo regulamentar. Mesmo com o apoio do CND, que era o órgão máximo do esporte no país, o Flamengo se vê prejudicado pela dupla de cartolas mamadores das tetas da CBF e tem o seu título arrancado das mãos, quando Sport e Guarani decidem o título no ano seguinte, sendo o Sport declarado vencedor. O Flamengo perde também o direito de representar o Brasil na Taça Libertadores. O Flamengo ainda tenta reconquistar o título nos tribunais, mas como no Brasil os interesses de poucos sobressaem sobre a justiça, o Sport é declarado pela CBF como o campeão brasileiro. 
Para todos os meios de comunicação e toda a torcida, menos para os torcedores recalcados dos outros clubes, aqueles que vivem de diminuir os feitos do Flamengo, o campeão brasileiro é o Flamengo. Se o Clube dos Treze decidisse apoiar a CBF, concordando com o quadrangular entre os campeões e vice-campeões dos módulos verde e amarelo, daria força aos cartolas da CBF e perderia a força que conseguiu ao  reunir os grandes clubes. Pena que, com o passar do tempo, o Clube dos Treze acabou perdendo força e tudo continua da mesma forma. Hoje, ao ler conceituadas revistas esportivas como Placar, livros e jornais que tratam de esportes, vemos em grandes letras: Campeão Brasileiro de 1987: Flamengo. Inclusive, no dia seguinte a decisão entre Flamengo e Internacional, todos os jornais estampavam nas manchetes: Flamengo Tetracampeão Brasileiro. Se a CBF não concorda, o problema é dela ou de seus cartolas, que nenhum serviço prestam ao futebol brasileiro, vide os escândalos que são notícia  até hoje  em dia e que só não acabam em cadeia, porque no Brasil as coisas não são muito ortodoxas. Infelizmente.  
O ano de 1987 começa com o Flamengo disputando jogos do Campeonato Brasileiro do ano anterior. Ao empatar em 1 x 1 com o Atlético Mineiro no Maracanã e perder de 1 x 0 no Mineirão, o Flamengo dá adeus ao campeonato de 1986. Para reforçar o time, é contratado o jogador Renato Gaúcho, que havia feito sucesso no Grêmio. Era um ponta-direita veloz e driblador e que mantinha fora das quatro linhas uma vida agitada, principalmente com o sucesso que fazia com as mulheres.
O Flamengo começa a disputa do Campeonato Estadual  contra o Bangu, no Maracanã. Renato marca o gol da vitória por 1 x 0. A seguir, o Flamengo vai a Itaperuna, enfrentar o mais novo time do campeonato. O Porto Alegre estréia no campeonato nesse ano e já apronta para cima do Flamengo, vencendo por 2 x 0. Após início conturbado, com a torcida chegando a jogar moedas nos jogadores, após perder de 1 x 0 para o Americano e empatar em 0 x 0 com o fraco Mesquita, o Flamengo demite o técnico Lazaroni. É contratado para o seu lugar o técnico Antônio Lopes. Carlinhos chegou a assumir interinamente por 18 dias, sendo essa a segunda vez que ele ajudava o Flamengo num momento difícil. A primeira vez foi em 1983, também por poucos dias, até a contratação de Carlos Alberto Torres. Com a mudança de técnico, o time vai se acertando aos poucos. A diretoria contrata o ponta-esquerda  Sidnei, que havia feito sucesso no São Paulo e o lateral Aírton, que não tiveram vida muito longa no time. Do time de juniores sobem  Zé Ricardo, o meio campo Flavio e o lateral esquerdo Leonardo, que se tornaria um grande craque do time e da Seleção Brasileira. Na Taça Rio, o time quase conseguiu ser campeão, porém a derrota de 1 x 0 para o Bangu tirou a possibilidade da conquista, que ficou com o time de Moça Bonita.
Em 21 de junho, Zico reaparece no time, após longo tratamento. O jogo é contra o Fluminense, no Estádio Caio Martins, jogado numa manhã de domingo. O Flamengo já não tinha chances de conquistar a Taça Rio e a partida foi mais um amistoso. Aos 16 minutos ocorre um pênalti a favor do Flamengo. Zico, sem medo de errar, já que vivia a intensa crítica dos outros torcedores de ter sido responsável pela derrota para a França na Copa, o que era no mínimo uma grande covardia para com ele; bate o pênalti e marca 1 x 0. Aos 43 minutos o Fluminense empata com um gol de Jandir e assim termina o jogo.
Ainda seria disputado um Terceiro Turno, que recebeu o nome de Taça Euzébio de Andrade, porém houve tempo para uma excursão ao Gabão, onde o Flamengo derrota a Seleção do Gabão por 3 x 0 e o African Sports por 2 x 0, conquistando o Torneio Internacional do Gabão. Logo após, disputa a Copa da Amizade com o Porto de Portugal, perdendo de 1 x 0. Para terminar, o time joga em Argel e vence a Seleção da Argélia por 1 x 0.
Ao retornar ao Brasil, o time ainda realiza amistosos pelo país e inicia a disputa do Terceiro Turno, que seria a última oportunidade para disputar o título carioca. O primeiro jogo é contra o Vasco e o empate de 0 x 0 é o resultado final. O segundo jogo é contra o Bangu e após estar perdendo de 2 x 0, no primeiro tempo, o Flamengo reage e empata em 2 x 2. Para o último jogo, o Flamengo precisaria vencer o Fluminense para ser campeão. O Fluminense criou o maior problema, com ameaça de liminar e de paralisar o campeonato, para conseguir se classificar para a final, caso vencesse o jogo. A partida foi disputada em 27de julho, numa segunda feira à noite, o que era algo estranho no futebol carioca. Mesmo assim, 96 mil pessoas foram ao Maracanã. Aos 37 minutos, ocorre uma falta na ponta-esquerda do ataque do Flamengo. Zico cobra a falta, cruzando a bola na área do Fluminense. Marquinho toca levemente na bola, o suficiente para marcar o gol do Flamengo. Mesmo tendo o próprio Marquinho expulso no segundo tempo e tendo que aguentar uma pressão do Fluminense, o Flamengo conquista o terceiro turno e a vaga para a decisão.
Antes da decisão, o Flamengo viaja para Angola, para disputar o Torneio Internacional desse país. Vence por 3 x 0 a Seleção de Angola e também por 3 x 0 o Boavista de Portugal, conquistando mais um título internacional. Porém, o time sofre um grande desgaste com a viagem e inicia a disputa do triangular final contra o Bangu. Num jogo difícil e muito disputado, o Flamengo consegue a vitória por 1 x 0, com um gol contra de Paulinho Criciúma a sete minutos do final. Em 9 de agosto, o Flamengo disputa com o Vasco o título. Aos 42 minutos do primeiro tempo, o Vasco faz 1 x 0 com um gol de Tita. O mesmo Tita que tantas alegrias deu ao Flamengo. Era difícil vê-lo com a camisa do Vasco e ainda fazer um gol contra o Flamengo. A torcida não perdoa e passa a execrar o jogador de todas as formas, principalmente depois das declarações de amor que ele deu em relação ao Vasco. A torcida praticamente apaga todas as lembranças boas que um dia Tita deu à torcida do Flamengo. A perda do título de Bicampeão Carioca deixa o Flamengo meio para baixo, tanto que logo após realiza uma excursão ao México e não faz uma boa campanha, com 3 vitórias e 3 derrotas.
A partir de setembro, o Flamengo começa a disputa da Copa União, que seria o Campeonato Brasileiro, organizado pelo clube dos Treze e depois esculhambado pela CBF e seus terríveis cartolas. O Flamengo contrata o zagueiro Edinho, que durante muitos anos foi ídolo da torcida do Fluminense e conta com o técnico Carlinhos, agora efetivado no cargo. Ele que tinha sido ídolo na década de sessenta, sendo conhecido como Violino, devido ao seu toque de bola clássico e refinado, agora seria o técnico do time,  transformando-se com o tempo num dos mais vitoriosos treinadores da história do clube. 
O início não é bom, com o time perdendo para o São Paulo, Internacional e Fluminense. Bom mesmo só a vitória de 2 x 1 sobre o Vasco, com o segundo gol marcado por Zico no último minuto. No segundo turno, o Flamengo começa vencendo o Botafogo por 1 x 0, gol de Jorginho. Ao vencer o Palmeiras por 2 x 0, o Bahia por 2 x 0 e o Santa Cruz por 3 x 1, com três gols de Zico, o Flamengo se classifica para disputar a semifinal contra o Atlético Mineiro. A outra semifinal seria entre Cruzeiro e Internacional.
Em 29 de novembro, o Flamengo entra no Maracanã com Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo, Andrade, Ailton e Zico, Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho. O Atlético possuía um grande time e havia sido a grande sensação da Copa União, ficando invicto até agora. Era tido como barbada para a conquista do título. Nesse dia, porém, o Flamengo consegue enfrentar o Atlético, parando seu ataque, principalmente com a atuação sensacional de Zé Carlos, que fez grandes defesas durante todo o jogo. Na única vez em que foi vencido, Leandro salvou o gol em cima da linha. Aos 33 minutos do segundo tempo, Zico dá um toque na bola, colocando Bebeto livre na área. Ele desloca o goleiro João Leite e dá a vitória ao Flamengo. Mesmo vencendo e tirando a invencibilidade do Atlético, muitos não acreditavam que o Flamengo conseguiria segurar o time do Atlético. Além da rivalidade  entre os dois times, havia uma em especial. Renato Gaúcho detestava o técnico do Atlético, Telê Santana, desde que ele cortou Renato da Seleção de 1986, após o episódio da fuga da concentração, o que levou Leandro a pedir seu corte, em solidariedade ao amigo Renato.
O Flamengo vai ao Mineirão em 2 de dezembro para realizar um dos jogos mais emocionantes da história do clube. O time foi escalado com Zé Carlos, Leandro Silva, Leandro, Edinho e Leonardo, Andrade, Ailton e Zico(Henágio), Renato Gaúcho, Bebeto(Flavio) e Zinho. O Mineirão parecia um inferno, com um barulho ensurdecedor praticado pela torcida do Galo. Aos 22 minutos, Bebeto ganha a dividida com o zagueiro do Atlético e cruza na cabeça de Zico, que faz 1 x 0. O Mineirão se cala. Aos 31 minutos, num contra-ataque rápido, Renato é lançado em posição legal, como comprovariam as câmeras de televisão e cruza para Bebeto tocar na saída do goleiro. A bola ainda bate num zagueiro do Atlético antes de entrar. Flamengo 2 x 0 e a panela de pressão explode. Os jogadores do Atlético cercam o árbitro reclamando impedimento de Renato. Logo depois, de cabeça quente, Paulo Roberto entra de forma criminosa em Zico e é expulso pelo juiz Dulcídio Wanderley Boschília. Os torcedores se inflamam e um um deles invade o gramado, atingindo Leandro Silva com um soco, pelas costas.  O tempo fecha, o jogo é interrompido. O presidente Márcio Braga exige segurança para continuar o jogo. Enfim, o clima é extremamente pesado e perigoso.
No segundo tempo, o Flamengo domina o jogo, mas os jogadores passam a perder grandes chances de gol, achando que a fatura já estava liquidada. E foi num contra-ataque rápido do Atlético, que Leandro comete pênalti. Aos 15 minutos, Chiquinho marca o primeiro do Atlético. Aos 19 minutos, Sérgio Araújo marca o empate, botando fogo no Mineirão. Zico tem de ser substituído e sai reclamando que o Flamengo teve o jogo nas mãos e que agora teria de se superar. O Atlético, mesmo com  um jogador a menos, dá um verdadeiro sufoco, já que o empate ainda classificaria o Flamengo. A torcida do Flamengo estava angustiada com a situação e muitos achavam que o gol do Atlético seria questão de pouco tempo. Foi quando aos 34 minutos, com o Atlético todo no ataque, Renato Gaúcho ganha uma bola no meio de campo e parte para o ataque. Ele entra na área, dribla o goleiro e marca o gol da vitória. Ao comemorar, Renato vai na direção da torcida do Flamengo e manda a torcida do Atlético se calar, com o dedo em riste. Ao passar pelo Atlético, o Flamengo espera o adversário da final. Jogando no dia seguinte contra o Cruzeiro, no Mineirão, o Internacional consegue um resultado surpreendente e se classifica para a decisão. A torcida mineira, que esperava uma decisão caseira, fica extremamente decepcionada.
Em 6 de dezembro, o Flamengo joga a primeira partida, no Beira Rio. Bebeto faz 1 x 0 aos 30 minutos, ao escorar de cabeça um cruzamento de Renato. Aos 32 minutos, o Internacional empata com Amarildo. O Internacional não consegue dominar o Flamengo, que por sua vez, também não imprime muita pressão, levando o empate até o final do jogo. O único lance de destaque fica para a bicicleta de Bebeto que bate no travessão.
Em 13 de dezembro, o Maracanã recebe a decisão do campeonato. A chuva torrencial que castigou o Rio de Janeiro na noite anterior, não desanima a torcida do Flamengo, que comparece em peso para ver o time conquistar o Tetracampeonato Brasileiro. O time jogou com Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo, Andrade, Ailton e Zico(Flavio), Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho. Logo aos 16 minutos, Renato ganha uma bola na ponta-direita e cruza para a área. O zagueiro Aloísio corta. A bola sobra para Zinho, que toca para Ailton, que  passa a Andrade, que lança Bebeto. Ele chega um décimo de segundo antes de Tafarel e manda a bola para as redes. O Maracanã explode. O time vai administrando o jogo e em nenhum momento é incomodado pelo Internacional. No segundo tempo, o Flamengo perde chances com Zinho e Renato. Zico pede para sair e aos 30 minutos, Flavio o substitui. Zico é aclamado pela torcida, que agradecida pelo esforço sobre humano que seu atleta havia dispensado para a conquista do título, sem condições físicas para jogar, grita seu nome sem parar. O final do jogo se aproxima e a torcida do Flamengo já realiza uma festa com vários fogos de artifício e cascatas de luz nas arquibancadas. Ao pedir a bola ao goleiro Zé Carlos, o juiz José de Assis Aragão dá por encerrado o jogo e dá início a festa do Tetra. O Flamengo é aclamado como Campeão Brasileiro por todas as  emissoras de rádio e televisão. No dia seguinte os jornais mostram em primeira página e em letras garrafais a seguinte manchete: Mengão Tetra Campeão Brasileiro. O que prova, que mesmo com a lambança dos cartolas, o Flamengo é campeão de fato e reconhecido por todos. Os times que disputaram a Copa União são unânimes em reconhecer o Flamengo como o legítimo Campeão Brasileiro. Se a CBF não concorda, o problema é dela. Se os torcedores recalcados dos outros times não concordam, o problema é deles também. O Flamengo não se curvou aos dirigentes lambões e manteve a dignidade dos times brasileiros, quando juntamente com o Internacional não disputou um ridículo cruzamento com os times da segunda divisão. A coisa era tão ridícula, que provavelmente Flamengo e Internacional teriam que decidir novamente o título, se participassem do quadrangular, pois tanto Guarani e Sport possuíam times muito inferiores.
O time de futebol Mirim conquista o Campeonato Estadual e a Copa Pelé. O time Juvenil conquista o Bicampeonato Estadual.
No Basquete, o Flamengo conquista  o Bicampeonato Brasileiro Masculino Juvenil, o Tricampeonato Estadual Masculino Pré Mirim, o Tetracampeonato Estadual Masculino Infantil, o Bicampeonato Estadual Masculino Infanto Juvenil e o Tetracampeonato Estadual Masculino Juvenil. Também conquistou a Copa Xepa Adulto Masculino.
No Remo, o Flamengo conquista o Pentacampeonato Estadual. Conquista também o Campeonato Estadual nas categorias Infantil, Estreante, Infanto Juvenil, Novíssimos, Júnior, Aspirantes e Sênior. Também conquista o Octacampeonato da Regata Fita Azul.
No Vôlei, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Masculino Adulto, o Campeonato Estadual Masculino Infanto Juvenil e o Campeonato Estadual Masculino Juvenil.
Na Natação, o Flamengo conquista o Eneacampeonato Estadual Absoluto, o Octacampeonato do Troféu Brasil, o Octacampeonato do Troféu José Finckel, o Heptacampeonato do Troféu Júlio Delamare e o Troféu Tancredo Almeida Neves.
Na Ginástica Olímpica, o Flamengo conquista o Tricampeonato Estadual.
No Pólo Aquático, o Flamengo conquista o Tricampeonato do Troféu Brasil Masculino, o Tricampeonato Estadual Masculino, o Troféu Brasil Feminino e o Torneio do Rio de Janeiro Feminino.
No Judô, o Flamengo conquista o Octacampeonato Estadual Masculino Sênior, o Octacampeonato Estadual Feminino, o Octacampeonato de Faixa Preta Feminino e Masculino, o Torneio Budokan e o Troféu Dr. Guaracy Fernandes Domingues.
Na Bocha, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual de Bocha Sul Americana.
No Tiro, o Flamengo conquista o Bicampeonato Estadual.

-1988:

Presidente: Márcio Baroukel de Souza Braga
Títulos:
Futebol: Taça Guanabara
         Taça Kirin (Japão)
         Torneio Colombino (Espanha)
         Troféu José Fernando Carvalho dos Santos (BA)
         Taça Governador Jader Ribeiro (BA)
         Troféu Flamengo x Argentinos Juniors (MG)    
         Campeonato Estadual Juvenil
         Campeonato Estadual Infantil
         Campeonato Estadual Mirim
         Copa da Amizade Juvenil

Atletismo: Campeonato Estadual Masculino Adulto

Basquete: Taça Kanela Adulto Masculino
          Campeonato Brasileiro Masculino Juvenil
          Campeonato Estadual Masculino Pré Mirim
          Campeonato Estadual Masculino Juvenil
          Taça Francisco Marques Adulto Masculino

Remo: Campeonato Estadual
      Campeonato Estadual Estreantes
      Campeonato Estadual Novísimos
      Campeonato Estadual Júnior
      Campeonato Estadual Aspirantes
      Campeonato Estadual Sênior

Vôlei: Campeonato Estadual Masculino Adulto
       Campeonato Estadual Masculino Infanto Juvenil
       Campeonato Estadual Masculino Juvenil

Natação: Campeonato Estadual Absoluto

Ginástica Olímpica: Campeonato Estadual

Pólo Aquático: Troféu Brasil Masculino
               Campeonato Estadual Masculino
               Torneio Rio de Janeiro Feminino

Nado Sincronizado: Campeonato Estadual Juvenil
                   Campeonato Brasileiro Juvenil B

Judô: Campeonato Estadual Masculino Sênior
      Campeonato Estadual Faixa Preta Masculino
      Campeonato Estadual Feminino
      Torneio São Paulo F.C. Pré Infantil

Bocha: Campeonato Estadual

Futebol de Salão: Campeonato Estadual Juvenil

Em 1988, a torcida do Flamengo viveu a incerteza do título de Campeão Brasileiro de 1987 ser confirmado ou não. Após várias reuniões, a CBF se mantém irredutível e confirma o cruzamento dos Módulos Verde e Amarelo, para decidir o título brasileiro. Os times do Clube dos Treze se negam, principalmente Flamengo e Internacional, a participar desse cruzamento absurdo, amparados pelo CND, órgão máximo do esporte na época, que havia decidido que o verdadeiro campeão brasileiro era o Flamengo. Com isso, Sport e Guarani decidem o título da CBF e o Sport é declarado campeão. A participação de Sport e Guarani na Libertadores é pífia. Caso Flamengo e Internacional realizassem o cruzamento, certamente iriam decidir o título novamente, pois a diferença técnica dos times do Módulo Amarelo e do Módulo Verde era enorme. A decisão de não jogar foi literalmente política, pois a CBF não queria perder a sua liderança perante os clubes brasileiros para o Clube dos treze. Infelizmente, esse foi mais um grande serviço da CBF, para desmoralizar ainda mais o futebol brasileiro.
O ano começa com o Flamengo realizando uma festa na Gávea, enfrentando a Seleção da Costa do Marfim, no jogo em que receberia as faixas de Campeão Brasileiro. O Flamengo vence por 3 x 0. O time conta com os jogadores Gonçalves, Luiz Antônio, Marcelinho e Paloma, que vêm do time de juniores e com o jogador Luís Henrique que foi contratado.
O Flamengo inicia a disputa do Campeonato Estadual enfrentando o Vasco da Gama. Nesse jogo aparece uma figura que seria considerada um dos piores cartolas do futebol carioca, responsável por falcatruas, desrespeito a tabelas e regulamentos e sempre amigo do presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, garantindo durante vários anos, uma ajudazinha para o Vasco sempre ter algumas facilidades no Campeonato Estadual. Ele já era representante do Vasco na Federação e agora tornando-se vice-presidente, sua influência aumentaria muito. Principalmente com seu jeito autoritário, passava por cima de todos, para conseguir seus intentos. Nesse jogo com o Vasco, o Flamengo vencia por 1 x 0, gol de Bebeto, quando no segundo tempo, a energia elétrica acaba e os refletores do Maracanã se apagam. O árbitro decide esperar a energia retornar. Ao voltar a luz, Eurico Miranda resolve retirar o time do Vasco de campo, na tentativa de anular o jogo. A partida vai a julgamento e após pressão da imprensa e de seus dirigentes, o Flamengo ganha os pontos.
O time realiza boa campanha na Taça Guanabara e em 23 de março, com uma rodada de antecedência, o Flamengo conquista o título, vencendo o América por 2 x 1, com gols de Henágio e Andrade. No último jogo, contra o Fluminense, o time já entrou campeão. Infelizmente o Flamengo perde por 1 x 0, com Andrade perdendo um pênalti no último minuto. O time já não contou com Zico, novamente às voltas com as contusões.
Nesse ano, começa a ser disputada a Super Copa dos Campeões da Libertadores, que contava com os times que venceram a Taça Libertadores. A estréia foi contra o Estudiantes de La Plata, na Argentina e o Flamengo empata em 1 x 1. No jogo de volta, o Flamengo vence o Estudiantes por 3 x 0, no Maracanã, com gols de Luís Henrique, Renato Gaúcho e Bebeto. Na segunda rodada, o Flamengo perde para o Nacional do Uruguai e fica desclassificado da competição.
De volta ao Campeonato Estadual, o Flamengo disputa a Taça Rio, porém não tem uma boa campanha, sendo o Vasco o vencedor. Ao final da Taça Rio, o Flamengo viaja para o Japão, para participar da Taça Kirin, graças ao prestígio alcançado principalmente ao ser Campeão do Mundo. O time conta com a presença dos jogadores Paulo César, Delacir, Renato e Márcio, que eram do América e foram cedidos para a participação nesse torneio. No Rio, fica um time com maior número de titulares, que enfrenta o Fluminense no Terceiro Turno, empatando em 0 x 0. No Japão, o Flamengo enfrenta a Seleção do Japão e vence por 3 x 1, com gols de Zico, Paulo César e Delacir. A seguir, o Flamengo empata com o Bayern Lerverkusen da Alemanha em 1 x 1, com gol de Edinho. No terceiro jogo, o Flamengo empata com a Seleção da China em 1 x 1, com gol de Gerson. Para a decisão, o Flamengo enfrentaria novamente o Bayer Leverkusen , que meses antes havia conquistado a Copa da UEFA.
Em 7 de junho, o Flamengo entra no Estádio Nacional de Tóquio, de felizes lembranças, com Cantareli, Valmir, Leandro, Gonçalves, Paulo César, Delacir, Gilmar e Zico(Jecimar), Gerson, Márcio e Paloma(Zé Ricardo). Como podemos ver, um time totalmente desconhecido até mesmo para a torcida rubro-negra. O Flamengo realiza grande partida e vence o Bayer por 1 x 0, com um gol de Zico aos 10 minutos do segundo tempo. O Flamengo conquista mais um título internacional e mais uma vez encanta os japoneses.
O time retorna ao Rio de Janeiro, para lutar pelo Terceiro Turno. O time vence o Americano por 3 x 0, mas perde para o Vasco por 3 x 1. A decisão do Campeonato seria  entre Flamengo e Vasco, com o Vasco levando vantagem por ter ganho o segundo e o terceiro turnos. No primeiro jogo da decisão, Bebeto faz 1 x 0 para o Flamengo, mas no segundo tempo, o Vasco vira com gols de Bismark e Romário.
Em 22 de junho, o Flamengo precisaria vencer para forçar um novo jogo. O time pressiona o Vasco e até Andrade manda uma bola no travessão. Porém o 0 x 0 vai se mantendo no placar até o final do jogo. Aos 41 minutos do segundo tempo, entra no time do Vasco o jogador Cocada, que já jogara pelo Flamengo em 1983 e fora dispensado. Ele recebe a bola na intermediária e da entrada da área marca o gol da vitória do Vasco. Ao comemorar, ele passa em frente ao banco do Flamengo e começa a desacatar os dirigentes e jogadores, o que dá início a uma grande confusão. Cocada é expulso dois minutos após entrar em campo e um  minuto após marcar o gol. O jogo acaba após a confusão ser controlada e o Vasco conquista o Bicampeonato Estadual. Bebeto foi o artilheiro do Campeonato com 17 gols. Após a decisão, o Flamengo disputa a Taça Governador Jader Ribeiro, vencendo por 4 x 0 a Seleção de Ilhéus.
Em agosto, o Flamengo disputa o Torneio Internacional de Amsterdã, na Holanda. Vence o Ajax por 1 x 0, com gol de Renato Carioca, que fora contratado ao América  juntamente com Delacir. Luvanor, que veio do Goiás, também foi contratado. Logo após o Flamengo vence o Benfica por 2 x 0 e, pasmem, o Flamengo não foi o campeão. Devido a um regulamento ridículo, o Flamengo perde o título para o Sampdoria da Itália, por ter um saldo de gols melhor. Acontece que o Flamengo nem jogou contra os italianos. Vai entender um regulamento desses. Logo após, o Flamengo vai à Itália e disputa o Torneio de Padova, ficando em terceiro lugar. Logo a seguir, o time vai para à Espanha disputar o Torneio Colombino, na cidade de Huelva. Em 13 de agosto o Flamengo vence o Real Zaragoza por 2 x 1, com gols de Luvanor e Zinho. Na decisão, em 14 de agosto, o Flamengo enfrenta o time local do Deportivo Huelva e domina o jogo desde o início. O time espanhol se mantém na retranca e leva o jogo para a prorrogação. Aos 7 minutos do primeiro tempo da prorrogação, Aldair marca o gol da conquista. O time termina a excursão na Grécia, onde perde de 3 x 1 para o Olimpiakos.
Para o Campeonato Nacional, o nome Copa União ainda foi utilizado, porém perdeu-se na história, voltando a ser chamado de  Campeonato Brasileiro. Outra novidade foi a decisão de que todo o jogo que terminasse empatado seria decidido nos pênaltis, com o vencedor ganhando mais um ponto de bonificação, já que a vitória valeria três pontos. Hoje já é tradicional os três pontos para o vencedor de uma partida oficial, mas naquele tempo eram dois pontos. A única vez em que se fez uma experiência nesse sentido, foi na década de setenta, onde o time que vencia por diferença igual ou superior a dois gols ganhava três pontos.
O Flamengo realiza uma campanha irregular, com altos e baixos. Em 16 de outubro, o Flamengo estréia o ponta-direita Sérgio Araújo, aquele mesmo que no ano anterior jogou no Atlético Mineiro e deu um sufoco na defesa rubro-negra. Ele veio para o lugar de Renato Gaúcho, que fora vendido para o Torino. Na sua estréia, o time empata com o Botafogo por 2 x 2, com um gol dele e logo após vence o Santos por 1 x 0, também com um gol dele. A seguir, o Flamengo vence o Guarani por 5 x 1 em Campinas, com gols de Zico, Sérgio Araújo, Alcindo, Aldair e Zinho, na melhor apresentação do time no campeonato. O Flamengo também perde Andrade negociado com a Roma da Itália.
Em 30 de outubro, o Flamengo inaugura o Estádio Municipal de Juiz de Fora jogando contra o Argentinos Juniors, vencendo por 2 x 1 e levando para casa um troféu pela vitória.
Na direção técnica, o Flamengo passa a contar com Telê Santana, após Candinho ter dirigido o time por apenas dois meses. Como não se adaptou ao futebol carioca e nem ao Rio de Janeiro, ele foi demitido. O time sob o comando de Telê passa a ter um ritmo de jogo melhor e começa a melhorar sua classificação no Campeonato Brasileiro. Em 17 de novembro, o Flamengo enfrenta o Palmeiras no Maracanã. Durante o jogo, o Palmeiras faz 1 x 0, com gol de Mauro aos 15 minutos do segundo tempo. Aos 43 minutos do segundo tempo, o jogador Bebeto divide uma bola com o goleiro Zetti do Palmeiras e este tem a perna fraturada. Como o Palmeiras já havia feito as duas substituições, o centro avante Gaúcho, que anos mais adiante faria nome no próprio Flamengo, vai para o gol. Aos 45 minutos, Bebeto empata o jogo. Na disputa por pênaltis, Gaúcho defende duas cobranças e o Palmeiras vence por 4 x 2.
Ao vencer  o Fluminense por 1 x 0, o Atlético Paranaense por 2 x 1,  a Portuguesa de Desportos por 2 x 0 e o Bangu por 2 x 0, o Flamengo precisaria vencer o Atlético Mineiro e contar com um tropeço do São Paulo contra o Goiás no Morumbi, para se classificar para a próxima fase do campeonato. Em 18 de dezembro, o Flamengo vence o Atlético Mineiro com dois golaços, um de Zinho e outro de Sérgio Araújo. Ao final do jogo, a torcida do Flamengo permanece no Maracanã, juntamente com os jogadores, aguardando as notícias do Morumbi. O São Paulo vencia  por 1 x 0 e no final do jogo, o Goiás empata com um gol de falta. A torcida vibra como se ainda estivesse vendo o jogo. Com isso, o Flamengo se classifica para a próxima fase do Campeonato, que só seria realizado no próximo ano. Tudo com o selo de qualidade da CBF e seus cartolas incompetentes.           
No futebol amador, o Flamengo conquista o Tricampeonato Estadual Juvenil e os Campeonatos Estaduais de  Infantil e Mirim. O time juvenil também conquistou a Copa da Amizade, realizada na cidade paulista de Jaú, derrotando o time da casa por 3 x 1. O torneio contou com a presença de times brasileiros e do Japão.                                     
No Atletismo, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Masculino Adulto.
No Basquete, o Flamengo conquista a Taça Kanela, o Tricampeonato Brasileiro Masculino Juvenil, o Tetracampeonato Estadual Masculino Pré Mirim e o Pentacampeonato Estadual Masculino Juvenil. Também conquista a Taça Francisco Marques Adulto Masculino.
No Remo, o Flamengo conquista o Hexacampeonato Estadual. Também conquista o Campeonato Estadual nas categorias Estreante, Novíssimos, Júnior, Aspirantes e Sênior.
No Vôlei, o Flamengo conquista o Bicampeonato Estadual Masculino Adulto, o Bicampeonato Estadual Masculino Infanto Juvenil e o Bicampeonato Estadual Masculino Juvenil.
Na Natação, o Flamengo conquista o Decacampeonato  Estadual Absoluto.               
Na Ginástica Olímpica, o Flamengo conquista o Tetracampeonato Estadual.
No Pólo Aquático, o Flamengo conquista o Tetracampeonato do Troféu Brasil Masculino, o Tetracampeonato Estadual Masculino e o Bicampeonato do Torneio Rio de Janeiro Feminino.
No Nado Sincronizado, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Juvenil e o Campeonato Brasileiro Juvenil B.
No Judô, o Flamengo conquista o Eneacampeonato Estadual Masculino Sênior, o Eneacampeonato Estadual Faixa Preta Masculino, o Eneacampeonato Estadual Feminino e o Torneio São Paulo F.C. na categoria Pré Infantil.
Na Bocha, o Flamengo conquista o Bicampeonato Estadual.
No Futebol de Salão, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Juvenil.

-1989:

Presidente: Gilberto Cardoso Filho
Títulos:
Futebol: Taça Guanabara
         Canadá Day Cup.
         Troféu Flamengo x Toronto Blizzards (Canadá) 
         Torneio Internacional de Hamburgo (Alemanha)
         Troféu 51 Anos da Cidade de Três Rios (RJ)
         Taça Guanabara Júnior
         Taça Rio Júnior
         Campeonato Estadual Júnior
         Torneio Fernando Horta Júnior
         Campeonato Estadual Mirim
         Troféu Clássico das Multidões (RJ)
         Troféu Seis Anos da TV Manchete (RJ)

Basquete: Taça Kanela Adulto Masculino
          Taça Guanabara Masculino
          Campeonato Estadual Masculino Pré Mirim
          Campeonato Estadual Masculino Juvenil

Remo: Campeonato Estadual
      Campeonato Estadual Infantil
      Campeonato Estadual Estreantes
      Campeonato Estadual Infanto Juvenil
      Campeonato Estadual Júnior
      Campeonato Estadual Peso Leve
      Campeonato Estadual Sênior A
      Campeonato Estadual Sênior B
      Troféu Brasil

Vôlei: Campeonato Estadual Masculino Adulto
       Campeonato Estadual Masculino Infanto Juvenil
       Campeonato Estadual Masculino Juvenil

Natação: Campeonato Estadual Absoluto
         Troféu Brasil
         Campeonato Estadual Juvenil B
Ginástica Olímpica: Campeonato Estadual
                    Campeonato Brasileiro Adulto Feminino
                    Campeonato Brasileiro Absoluto
Pólo Aquático: Campeonato Estadual Masculino
               Copa Porto Gallo Masculino
               Copa Skol Masculino
               Torneio Rio de Janeiro Masculino

Nado Sincronizado: Campeonato Estadual Juvenil

Judô: Campeonato Estadual Masculino Sênior
      Campeonato Estadual Feminino
      Campeonato Estadual Faixa Preta Masculino

Futebol de Salão: Campeonato Estadual Fraldinha.

Em 1989, a torcida do Flamengo sofreria uma grande decepção. Desde a venda de Zico para a Itália em 1983 e com a sua contusão em 1985, o Flamengo preparava Bebeto para ser o seu sucessor. Comprado do Vitória da Bahia ainda júnior, Bebeto teve do Flamengo toda a atenção, sendo submetido a tratamento físico para encorpar e trouxe a família para o Rio de Janeiro com o Flamengo custeando tudo. Durante os anos em que jogou pelo Flamengo, Bebeto conseguiu o carinho e a admiração dos torcedores, que o consideravam ídolo. Como já é um costume no futebol brasileiro, certamente o Flamengo não conseguiria manter Bebeto por muito tempo no time, tendo que vendê-lo para a Europa, destino de todos os craques brasileiros, infelizmente. Ainda mais, após a Copa do Mundo de 1990, na Itália.
Em 1989 seria realizada a Copa América no Brasil e a CBF convida, Deus sabe lá por que, Eurico Miranda para chefiar a delegação brasileira. Durante a competição, Bebeto discutia a sua renovação de contrato com o Flamengo, tendo feito uma proposta alta para renovar. Como em qualquer renovação, ocorre uma negociação, que muitas vezes torna-se demorada. Nesse mesmo tempo, Eurico Miranda vai contratando jogadores da seleção para o Vasco da Gama, como por exemplo Dunga e Mazinho. Com Bebeto não foi diferente. Sendo pressionado pelo dirigente, que provavelmente ameaçou de alguma forma a sua presença na Copa do Mundo,  Bebeto assina um contrato com o Vasco e cria vários problemas para renovar com o Flamengo. Quando o presidente Gilberto Cardoso Filho chega à concentração do Brasil para acertar o contrato, aceitando a proposta de Bebeto, eis que o jogador não aceita e faz uma nova proposta maior. Com isso, a negociação se prolonga, sem um acerto. O passe de Bebeto acaba na Federação e o presidente do Flamengo afirma,  após falar com Antônio Soares Calçada, presidente do Vasco, ter a promessa do dirigente de que o Vasco não iria contratar Bebeto. Santa ingenuidade. Um dia após, o Vasco deposita o valor na Federação e contrata Bebeto. A torcida do Flamengo não consegue acreditar no que aconteceu. E não perdoaria jamais Bebeto por ter trocado o Flamengo pelo seu maior adversário. Bebeto é considerado um grande traidor e é execrado totalmente pela torcida do Flamengo. Mas Bebeto acaba não realizando seu sonho de ir para a Europa, principalmente após a sua pífia participação na Copa do Mundo, praticamente não participando de nenhuma partida. Ao voltar ao Vasco, se vê às voltas com uma contusão que o tirou dos gramados por um longo período. 
Outra grande tristeza para a torcida do Flamengo seria a despedida de Zico. Depois de muito lutar com as contusões musculares, que volta e meia lhe prejudicavam, Zico decide parar de jogar e faz sua despedida no final do ano, durante o Campeonato Brasileiro, num Fla x Flu realizado em Juiz de Fora.
O ano começa com o Flamengo disputando jogos do  Campeonato Brasileiro do ano anterior. Ao empatar em 0 x 0 e perder por 1 x 0 para o Grêmio,  vê-se desclassificado do Campeonato. Após vencer um amistoso contra o Palmeiras por 2 x 1 no Parque Antárctica, o Flamengo inicia a disputa do Campeonato Estadual, contando com o jogador Nando que foi contratado e com Marquinhos, Júnior Baiano, Bujica e Rogério, que vieram do time de juniores. A estréia é com um frustrante empate de 0 x 0 com o Porto Alegre, na Gávea. Porém, o Flamengo se acerta e vai derrotando seus adversários, com destaque para as goleadas de 4 x 0 sobre o Fluminense, quando o Flamengo conquista o Troféu Clássico das Multidões e 8 x 1 sobre o Nova Cidade.
Em 23 de abril, o Flamengo decide a Taça Guanabara com o Vasco. O time vai a campo com Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos II e Leonardo, Ailton(Marquinhos), Renato, Zico, Alcindo(Sérgio Araújo), Bebeto e Zinho. O time domina o primeiro tempo, e aos 42 minutos, Bebeto marca 1 x 0 para o Flamengo, mesmo tendo que ouvir o coro de chorão, que vinha da torcida do Vasco, referente ao choro do jogador, após ter levado uns tapas do treinador Carlos Alberto Silva em um jogo da Seleção Brasileira. Aos 5 minutos do segundo tempo, após lançamento de Zico, Alcindo cruza na cabeça de Bebeto que marca 2 x 0 e sai distribuindo beijinhos para a torcida do Flamengo. Aos 29 minutos, Bismark marca o gol do Vasco. Mas mesmo assim, o Flamengo mantém o domínio do jogo e marca 3 x 1 com Renato. Ao final, o Flamengo conquista o Bicampeonato da Taça Guanabara, com Zico dando show.
Na Taça Rio, o Flamengo tenta manter a pegada e apesar de perder de 3 x 1 para o Porto Alegre, em Itaperuna, o time consegue realizar boa campanha. Na vitória de 1 x 0 sobre o Fluminense, com gol de Bebeto, o time conquista o Troféu Seis Anos da TV Manchete.
O jogo chave do segundo turno foi o clássico com o Botafogo. O time alvi-negro estava conseguindo realizar um bom campeonato e contava com bons jogadores. No primeiro turno, o Flamengo conseguiu empatar em 1 x 1. Em 7 de maio, num Maracanã molhado por uma chuva que não parava de cair, o Flamengo enfrenta o Botafogo e faz 1 x 0, com um gol de falta de Zico. Logo depois, Mauricio empata o jogo. No segundo tempo, o Flamengo vai dominando as ações e faz 2 x 1 com Renato e 3 x 1 com Alcindo.  A torcida do Flamengo já fazia a festa e vê Bebeto perder pelo menos três gols feitos. Aos 36 minutos, o jogador Gonçalves, que acabara de entrar no jogo, tenta atrasar uma bola para Zé Carlos e acaba encobrindo o goleiro, fazendo gol contra. Quando ninguém mais acreditava, Vitor empata o jogo no último minuto. Mais do que não vencer o jogo, o Flamengo viria a perder o segundo turno e o campeonato devido a esse jogo.
Na última rodada, o Flamengo teria que vencer o Vasco para enfrentar o Botafogo num jogo extra, para decidir a Taça Rio. Caso o Vasco vencesse, o Botafogo seria campeão e decidiria o título com o Flamengo. O jogo, primeiramente marcado para 11 de junho, domingo, é adiado devido a uma forte chuva, que alaga o Maracanã. Na noite do dia seguinte, o jogo ocorre. O Flamengo joga melhor, mas vê Roberto marcar 1 x 0 para o Vasco, de pênalti aos 22 minutos do segundo tempo. O Flamengo parte para cima e empata aos 38 minutos, com Bebeto, após falha do lateral Paulo Roberto. Na saída de bola, o mesmo Paulo Roberto chuta do meio da rua e o goleiro Zé Carlos aceita um frango.
Com a derrota, o Botafogo ganha a Taça Rio e 1 ponto de bonificação, por ter somado maior número de pontos no campeonato. A decisão começa em 18 de junho, com Flamengo e Botafogo realizando um clássico equilibrado, com o Botafogo um pouco melhor no segundo tempo. Ao final 0 x 0. Em 21 de junho, o Flamengo precisaria vencer o Botafogo, para forçar um terceiro e decisivo jogo. O Flamengo até começa jogando melhor, com  o Botafogo utilizando mais os contra-ataques. Aos 12 minutos do segundo tempo, o jogador Mazolinha vai à linha de fundo e cruza. Maurício chega chutando a bola e empurrando o lateral Leonardo para dentro do gol. Apesar da reclamação de falta no lance, havia uma grande pressão de toda a imprensa para que o Botafogo saísse da fila de 21 anos sem ganhar um título. O gol é confirmado e o Flamengo não consegue reagir, principalmente após Zico ter que ser substituído por estar machucado. Com a vitória, o Botafogo conquista finalmente o título estadual. O Flamengo sai de campo derrotado, em um campeonato em que mostrou um futebol até mais ofensivo que o Botafogo, que vencia muito por placares apertados. Porém, não foi possível derrotar o Botafogo e a pressão de todos. Bebeto é novamente o artilheiro do Campeonato, com 18 gols.
Nesse ano, além de disputar a Super Copa da Libertadores e o Campeonato Brasileiro, o Flamengo também disputaria a Copa do Brasil, competição inventada para reunir os campeões e vice-campeões de cada Estado. O time consegue vencer o Paysandu e o Blumenau, se classificando para disputar com o Corinthians uma vaga para a semi-final. Após o primeiro jogo, onde venceu o Corinthians por 2 x 0, com gols de Zico e Nando, o Flamengo viaja para a Alemanha disputar o Torneio Internacional de Hamburgo. Em 8 de agosto, o Flamengo derrota o Saint Pauli por 2 x 0, com gols de Nando e Alcindo. Nesse jogo, o Flamengo volta a contar com Júnior, que vinha comandar o meio-de-campo do time. Na decisão do torneio, contra o Hamburgo, o Flamengo vai a campo, em 9 de agosto, no Estádio Wilhelm  Koch, com Cantareli, Leandro Silva, Gonçalves (Júnior Baiano), Rogério e Leonardo, Ailton, Júnior e Zico(Renato), Alcindo(Marcelinho), Nando(Bujica) e Zinho. Com gols de Zico aos 3 minutos, de Ailton aos 30 e Nando aos 16 minutos do segundo tempo, o Flamengo vence por 3 x 1 e conquista mais um Torneio Internacional. Antes, em 7 de julho, o Flamengo conquista  a Canadá Day Cup, vencendo o Toronto Blizzards por 2 x 0, com gols de Nando e Zico.
Na Copa do Brasil, o Flamengo enfrenta o Corinthians no Pacaembu. Zico faz 1 x 0, porém o Corinthians chega a fazer 4 x 1. Quando tudo parecia perdido, Júnior marca o segundo gol do Flamengo e pelo saldo de gols, classifica o time. O adversário seria o Grêmio. O time empata em 2 x 2 no Maracanã e perde por incríveis 6 x 1, no Olímpico.
Para o Campeonato Brasileiro, o time passa a contar com o lateral direito Josimar, os zagueiros Márcio Rossini e Fernando, o meio-de-campo Uidemar, o ponta-esquerda Luís Carlos e a volta de Renato Gaúcho. Também faz uma contratação equivocada, trazendo o argentino Borghi, que praticamente não jogou. A torcida ainda magoada e revoltada com a venda de Bebeto, tenta eleger o jovem Bujica para o seu lugar. O time realiza uma campanha muito irregular no Campeonato Brasileiro, tendo como destaques apenas três jogos. O primeiro foi a vitória de 1 x 0 sobre o Botafogo, com gol de Ailton do meio da rua, dando um pequena forra, pela perda do Estadual. O segundo foi o jogo com o Vasco. Seria a primeira vez que Bebeto enfrentaria o Flamengo. O Maracanã recebe um grande público. Durante o jogo, o Flamengo dá um sufoco no Vasco, perdendo pelo menos duas chances, com Luís Carlos e Zinho. Aos 30 minutos, Luís Carlos vai ao ataque e da linha de fundo, cruza, para a conclusão de Bujica. Flamengo 1 x 0. O jogo continua muito movimentado, com Zico e Júnior dominando o meio de campo. Bebeto estava visivelmente atordoado. Aos 8 minutos do segundo tempo, Júnior arma o ataque, lança Zico, que cruza a bola para Bujica entrar com bola e tudo. Flamengo 2 x 0 e uma festa no Maracanã. Um minuto mais tarde, Bebeto agride o goleiro Zé Carlos, que revida. Os dois são expulsos de campo. O Flamengo coloca Zé Carlos Paulista no gol e continua mandando no jogo, perdendo a chance de marcar outros gols. Quem foi ao Maracanã para ver Bebeto, acabou vendo Bujica.
O terceiro jogo foi a vitória de 5 x 0 sobre o Fluminense, no jogo de despedida  de Zico. Em 2 de dezembro, o Flamengo enfrenta o Fluminense em Juiz de Fora. A torcida comparece para ver aquele que seria o último jogo oficial de Zico com a camisa rubro-negra. O Flamengo vai a campo com Zé Carlos, Josimar, Júnior, Rogério, Leonardo(Marcelinho), Ailton, Luís Carlos, Zico (Uidemar), Renato Gaúcho, Bujica e Zinho. Aos 22 minutos, Zico é agarrado por Donizete na entrada da área. O goleiro Ricardo Pinto monta a barreira com cinco jogadores. Zico bate com a maestria de sempre e manda a bola no ângulo. Flamengo 1 x 0. Esse seria o último gol de Zico com a camisa do Flamengo. Ao todo foram 508 gols com a camisa rubro-negra e muitas conquistas. No início do segundo tempo, Zico lança a Renato Gaúcho que entra na área e marca o segundo gol do Flamengo. O jogo é interrompido logo depois, com Zico deixando o campo, sendo substituído por Uidemar. Ele dá adeus à torcida que grita seu nome sem parar. Luís Carlos, Uidemar e Bujica ainda marcariam três gols com o placar final de Flamengo 5 x 0 Fluminense. Ao empatar em 1 x 1 com o Grêmio na semana seguinte, o Flamengo dá adeus ao Campeonato Brasileiro e ao ano de 1989.  
O time de Juniores conquista a Taça Guanabara e a Taça Rio, conquistando o Campeonato Estadual. Também conquista o Torneio Fernando Horta. O time Mirim conquista o Campeonato Estadual.
No Basquete, o Flamengo conquista o Bicampeonato da Taça Kanela, o Pentacampeonato Estadual Masculino Pré Mirim, o Hexacampeonato Estadual Masculino Juvenil e a Taça Guanabara Masculino.
No Remo, o Flamengo conquista o Heptacampeonato Estadual e o Troféu Brasil. Também conquista o Campeonato Estadual nas categorias Infantil, Estreante, Infanto Juvenil, Júnior, Peso Leve, Sênior A e Sênior B.
No Vôlei, o Flamengo conquista o Tricampeonato Estadual Masculino Adulto, o Tricampeonato Estadual Masculino Infanto Juvenil e o Tricampeonato Estadual Masculino Juvenil.
Na Natação, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual pela décima primeira vez consecutiva, o Troféu Brasil e o Campeonato Estadual Juvenil B.
Na Ginástica Olímpica, o Flamengo conquista o Pentacampeonato Estadual, o Campeonato Brasileiro Adulto Feminino e o Campeonato Brasileiro Absoluto.
No Pólo Aquático, o Flamengo conquista o Pentacampeonato Estadual Masculino, a Copa Porto Gallo Masculino, a Copa Skol Masculino e o Tricampeonato do Torneio Rio de Janeiro Masculino.
No Nado Sincronizado, o Flamengo conquista o Bicampeonato Estadual Juvenil.
No Judô, o Flamengo conquista o Decacampeonato Estadual Masculino Sênior, o Decacampeonato Estadual Feminino, e o Decacampeonato Estadual Faixa Preta Masculino.
No Futebol de Salão, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual na categoria Fraldinha.

-1990:

Presidente: Gilberto Cardoso Filho
Títulos:    
Futebol: Torneio de Verão de Nova Friburgo
         Copa Sharp (Japão)
         Marlboro Cup (USA)
         Copa do Brasil
         Torneio Quadrangular de Varginha
         Taça Associação dos Cronistas Esportivos de Sergipe
         Troféu Moto Clube x Flamengo (MA)
         Troféu Cidade de Juiz de Fora (MG)
         Troféu Empresa Brasileira de Correios (GO)
         Troféu Centenário da Cidade de Cariacica (ES)
         Taça Guanabara Júnior
         Campeonato Estadual Júnior
         Copa São Paulo de Juniores
         Campeonato Estadual Mirim
         Copa Volvo Infantil (Peru)

Basquete: Campeonato Estadual Masculino Adulto
          Taça Kanela Adulto Masculino
          Campeonato Estadual Masculino Mirim
          Campeonato Estadual Masculino Juvenil

Vôlei: Campeonato Estadual Masculino Juvenil
       Campeonato Estadual Feminino Juvenil
       Campeonato Estadual Masculino Infantil

Atletismo: Maratona de Roma (com Nivaldo Batista Vieira)

Remo: Campeonato Estadual
      Campeonato Estadual Infantil
      Campeonato Estadual Estreantes
      Campeonato Estadual Infanto Juvenil
      Campeonato Estadual Júnior
      Campeonato Estadual Peso Leve
      Campeonato Estadual Sênior A
      Campeonato Estadual Sênior B

Natação: Campeonato Estadual Absoluto
         Troféu José Finckel
         Copa Mesbla
         Campeonato Estadual Infantil A

Ginástica Olímpica: Campeonato Estadual
                    Campeonato Brasileiro Adulto Feminino
                    Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino
                    Campeonato Brasileiro Absoluto

Pólo Aquático: Campeonato Estadual Masculino
               Torneio Rio de Janeiro Feminino

Judô: Campeonato Estadual Masculino Sênior
      Campeonato Estadual Feminino
      Campeonato Estadual Faixa Preta Masculino

Em 1990, o Flamengo realiza sua pré temporada em Nova Friburgo e contrata para dirigir o time o treinador Valdir Espinoza, que havia sido campeão estadual pelo Botafogo no ano anterior. Nesse mesmo tempo, a diretoria tenta contratar o jogador Carlos Alberto Dias, que também era disputado pelo Botafogo. O clube alvi-negro tinha na sua presidência o Sr. Emil Pinheiro, famoso bicheiro do Rio de Janeiro, que desde o ano anterior vinha colocando dinheiro no clube e com isso, conquistando alguns títulos, coisa rara no Botafogo. No final, Carlos Alberto Dias é contratado pelo Botafogo.
Os dois clubes iniciam a temporada disputando o Torneio de Verão de Nova Friburgo. O Flamengo vence o time amador do Cantagalo por  5 x 0 e fica com o título. O Flamengo, durante o ano, contrata os jogadores Edu Marangon para atuar no meio-de-campo, o zagueiro André Cruz (tendo que brigar com o Vasco pela contratação do jogador), o zagueiro Vítor Hugo, o lateral direito Zanata, o lateral-esquerdo Nelsinho, o meio-de-campo Bobô e o artilheiro Gaúcho, que faria nome no Flamengo. Do time de juniores, os jogadores Piá, Nélio, Fabinho, Djalminha e Paulo Nunes sobem para o time principal. A torcida do Flamengo não acreditou, quando o clube trocou o lateral esquerdo Leonardo por Nelsinho, ao São Paulo. Nelsinho já estava em fim de carreira e ainda fraturou a perna jogando pelo Flamengo. Leonardo era um craque, que o Flamengo jogou fora, com apenas 20 anos. Ele chegou a Seleção Brasileira, foi campeão do mundo e fez nome no São Paulo, antes de ir brilhar na Europa. Com certeza, um dos piores negócios feitos pelo Flamengo, pelo Sr. Gilberto Cardoso Filho, que foi um dos piores presidentes da história do clube, e pelo Sr. Francisco Horta, que neste ano atuou como diretor de futebol do Flamengo. Inicialmente, ele tentou trocar Zé Carlos(goleiro), Alcindo e Leonardo, por Gilmar(goleiro), Nelsinho e Bobô. Conseguiu reviver o troca-troca do tempo de presidente do Fluminense apenas com Leonardo e fez uma grande besteira.       
O time inicia o Campeonato Carioca vencendo o Campo Grande por 2 x 0 e o Itaperuna por 3 x 1 . A seguir empata com o Fluminense por 1 x 1, num jogo que merecia vencer de goleada. O Fluminense empata no final do jogo, com o Flamengo perdendo vários gols durante a partida. Em 6 de fevereiro, é realizado o jogo de despedida de Zico. É organizada uma festa no Maracanã, que entraria para a história. O Flamengo de 1981 enfrentaria uma seleção mundial de veteranos, no primeiro tempo. No segundo, o time atual do Flamengo jogaria contra uma seleção mundial de jogadores ainda em atividade. O Maracanã recebe um grande número de torcedores, inclusive até da Itália, que colocou uma faixa nas arquibancadas, dizendo que Zico era o rei de Udine, cidade onde jogou. Na preliminar, os filhos de Zico jogam numa partida de dentes de leite. Quando tudo estava pronto para o início do jogo, as luzes do Maracanã se apagam e sob a luz de holofotes e raios laser, os jogadores um a um são chamados para o gramado.
A primeira grande vaia ocorre quando anunciam a entrada de Bebeto, que jogaria na Seleção do segundo tempo. A segunda vaia ocorre para a entrada de Tita, que jogaria pelo Flamengo de 1981, no primeiro tempo. Ao final, pelo túnel por onde entram os juízes, sob a luz de raios laser, Zico entra em campo. A torcida grita em uma só voz o nome de Zico. Há no ar uma grande emoção. Certamente todos os torcedores do Flamengo gostariam de estar no Maracanã. E até nisso Zico pensou, solicitando a liberação das imagens para todo o Brasil. A renda do jogo seria totalmente revertida para a Casa do Hemofílico. No primeiro tempo, a torcida matou as saudades do time Campeão do Mundo, vendo em campo Raul(Cantareli), Nei Dias, Leandro, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Zico, Tita, Nunes e Lico. No gol da Seleção, que ficou sendo conhecida como World Cup Másters, estava Tafarel, que seria o goleiro titular da Seleção Brasileira na Copa da Itália, nesse ano. E Tafarel roubou a festa fechando o gol. Ao final do primeiro tempo, o empate de 0 x 0. Para o segundo tempo, o time atual do Flamengo entra em campo com Zé Carlos, Ailton, Leandro(Júnior Baiano), Fernando, Leonardo, Júnior, (Luís Carlos), Edu, Zico, Zinho, Renato Gaúcho e Bujica. Aos 8 minutos, Fernando marca 1 x 0 para o Flamengo. A Seleção Mundial vira para 2 x 1, com Leonardo empatando em 2 x 2 aos 35 minutos. Aos 43 minutos, o jogo é interrompido e Zico dá adeus, dando uma volta olímpica  cercado por crianças. A emoção é enorme e a torcida, com a voz embargada e com lágrima nos olhos, dá adeus ao ídolo maior. Ao final, Zico repete a cena e dá suas chuteiras para o menino Pintinho, do time de juvenis, assim como Carlinhos havia feito com ele. As luzes se apagam e a festa termina. A torcida do Flamengo volta para casa já com saudades de Zico.
O time não realiza uma boa campanha na Taça Guanabara, perdendo pontos ao empatar com o Americano, América, Fluminense e Vasco. Também perde para Bangu e Botafogo. Na Taça Rio, o time também não realiza boa campanha e se vê longe das finais do Campeonato. Gaúcho é o artilheiro do Campeonato com 14 gols, confirmando a boa contratação. Na final, Vasco e Botafogo decidem o título. O Vasco manipula a tabela da final e consegue desclassificar o Fluminense, ao vencê-lo por 1 x 0, não dando chance do tricolor enfrentar o Botafogo. Ao jogar  contra o Botafogo, o Vasco se auto proclama detentor de uma vantagem, que permitia perder no tempo normal e empatar numa prorrogação para ser campeão. O Botafogo vence no tempo normal por 1 x 0, gol de Carlos Alberto Dias e se nega a enfrentar o Vasco numa prorrogação absurda. O time do Vasco faz o papel ridículo de dar uma volta olímpica com uma caravela de papel, ao invés de troféu. A decisão vai parar nos tribunais e depois de uma grande pressão da imprensa, o Botafogo é declarado campeão.  
Ao final do Campeonato, o Flamengo realiza vários amistosos pelo Brasil e inicia a disputa da Copa do Brasil, vencendo o time da Capelense de Alagoas por 5 x 1 e 4 x 0. A seguir, o time passa  pelo Taguatinga de Brasília vencendo por 2 x 0 e empatando em 1 x 1. O Bahia seria o novo adversário. Na Fonte Nova, o Flamengo empata em 1 x 1. Jogando em Juiz de Fora, o Flamengo vence por 1 x 0, gol de Ailton e se classifica para a semi-final, que seria realizada meses à frente.  O time passa a ser                  dirigido por Jair Pereira, que substitui Valdir Espinoza.
O Flamengo aproveita o tempo e viaja para o Japão, onde disputaria a Copa Sharp. Em 6 de agosto, o Flamengo derrota o Real Sociedad da Espanha por 7 x 0 e conquista mais um título internacional. A seguir, o time vai aos Estados Unidos, disputar a Marlboro Cup. Em 10 de agosto, o Flamengo derrota a Seleção dos Estados Unidos por 1 x 0, com gol de Fernando, no Giants Stadium, em New Jersey. Em 12 de agosto, o Flamengo decide o título com o Alianza de Lima. O time formado por Zé Carlos, Zanata(Josimar), Vitor Hugo, Fernando e Nelsinho, Júnior, Ailton, Bobô(Uidemar), Renato Gaúcho, Gaúcho e Zinho, vence por 1 x 0, com gol de Gaúcho e conquista mais um título internacional.  
Após a grande frustração da desclassificação  do Brasil na Copa, ao perder de 1 x 0 para a Argentina, a torcida se volta para  a realização do Campeonato Brasileiro. No início, o time não consegue realizar uma boa campanha, com altos e baixos. Em meio ao campeonato, o Flamengo enfrenta o Náutico pela  semifinal da Copa do Brasil. Ao vencer por 3 x 0, no Maracanã e empatar em 2 x 2 em Recife, o Flamengo se classifica para a final, contra o Goiás. A decisão começa em 1 de novembro, em Juiz de Fora. O Flamengo joga com Zé Carlos, Ailton, Vitor Hugo, Fernando e Piá(Rogério), Marquinhos (Zanata), Júnior, Djalminha, Zinho, Renato Gaúcho  e Gaúcho. Com um gol de Fernando aos 16 minutos do segundo tempo, o Flamengo vence por 1 x 0 e vai a Goiânia precisando de um empate para ser campeão.
Em 7 de novembro, o Flamengo disputa a final com Zé Carlos, Ailton, Vitor Hugo, Rogério e Piá, Uidemar, Júnior e Bobô(Nélio), Renato Gaúcho, Gaúcho(Marquinhos) e Zinho. O jogo foi disputado sob grande pressão do time do Goiás, que contava com o artilheiro Túlio no ataque. Zé Carlos foi, sem dúvida, o maior nome do jogo. Ao final, o Flamengo empata em 0 x 0,  tornando-se campeão da Copa do Brasil e conseguindo a vaga para a Libertadores da América do ano seguinte.
Na Super Copa da Libertadores, o Flamengo escala um time de reservas e não passa pelo Argentinos Juniors. No Campeonato Brasileiro o destaque fica para as vitórias de 1 x 0 sobre o Vasco , 2 x 0 sobre a Portuguesa de Desportos, 2 x 0 sobre o Vitória, 2 x 1 sobre o Fluminense,   2 x 1 sobre o Cruzeiro, 3 x 1 sobre a Internacional de Limeira e 3 x 0 sobre o São José. Mesmo assim, o time não consegue se classificar para as finais do Brasileiro. O time realiza amistosos pelo Brasil e disputa o Torneio de Varginha. Empata com o Flamengo local por 2 x 2, vencendo nos pênaltis. A decisão é contra o Cruzeiro e o Flamengo vence por 1 x 0, gol de Bobô, vencendo mais um torneio. Durante excursão pelo Nordeste, o Flamengo conquista a Taça Cronistas Esportivos de Sergipe, ao vencer o Confiança por 1 x 0, encerrando o ano.
A grande novidade criada pela FIFA neste ano, foi deixar de considerar impedido o jogador que estivesse na mesma linha do penúltimo jogador adversário. A princípio, os bandeirinhas demoraram a acertar nas marcações, porém o jogo ganhou um pouco mais de dinamismo.
O time de Juniores conquista o Bicampeonato da Taça Guanabara, o Bicampeonato Estadual e a Copa São Paulo de Juniores, revelando jogadores como Djalminha, Júnior Baiano, Paulo Nunes, Piá, Marcelinho, Marquinhos, entre outros. O time Mirim conquista o Bicampeonato Estadual e o time Infantil conquista a Copa Volvo, realizada no Peru.
No Basquete, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Masculino Adulto, o Tricampeonato da Taça Kanela, o Campeonato Estadual Masculino Mirim e o Heptacampeonato Estadual Masculino Juvenil.
No Vôlei, o Flamengo conquista o Tetracampeonato Estadual Masculino Juvenil, o Campeonato Estadual Feminino Juvenil e o Campeonato Estadual Masculino Infantil
No Atletismo, o Flamengo conquista a Maratona de Roma, com o atleta Nivaldo Batista Vieira.
No Remo, o Flamengo torna-se Octacampeão Estadual. Também conquista o Campeonato Estadual nas categorias Infantil, Estreante, Infanto Juvenil, Júnior, Peso Leve, Sênior A e Sênior B.
Na Natação, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Absoluto pela décima segunda vez consecutiva, o Troféu José Finckel, a Copa Mesbla e o Campeonato Estadual Infantil A.
Na Ginástica Olímpica, o Flamengo conquista o Hexacampeonato Estadual, o Bicampeonato Brasileiro Adulto Feminino, o Bicampeonato Brasileiro Absoluto e o Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino.
No Pólo Aquático, o Flamengo conquista o Hexacampeonato Estadual Masculino e o Torneio Rio de Janeiro Feminino.
No Judô, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Masculino e Feminino Sênior pela décima primeira vez consecutiva e o Campeonato Estadual Faixa Preta  Masculino pela décima primeira vez consecutiva.   
                                                                      
-1991:

Presidente: Márcio Baroukel de Souza Braga
Títulos:
Futebol: Taça Cidade do Rio de Janeiro
         Taça Estado do Rio de Janeiro
         Troféu Olaria (RJ)
         Troféu Rede de Comunicação (SC)
         Taça Rio
         Troféu Chico Anysio (RJ)
         Campeonato Estadual
         Taça Rio Juvenil (2º Turno do Campeonato Estadual)
         Campeonato Estadual Juvenil
         Copa Rio Juvenil (Campeonato Brasileiro Juvenil)
         Copa Gazetinha Infantil (Campeonato Brasileiro Infantil)
         Campeonato Estadual Mirim
         Torneio Internacional de Borborema (SP) Mirim

Basquete: Campeonato Estadual Masculino Mirim
          Torneio Início Mirim
          Torneio Início Infantil
          Torneio Início Pré Mirim

Remo: Campeonato Estadual
      Campeonato Estadual Estreantes
      Campeonato Estadual Júnior
      Campeonato Estadual Sênior A
      Campeonato Estadual Sênior B
      Troféu Brasil

Natação: Campeonato Estadual Absoluto
         Troféu Brasil
         Festival Sudeste de Inverno Mirim
         Campeonato Carioca de Inverno Juvenil (Categoria A e B)
         Campeonato Carioca de Inverno
         I Torneio Centro Oeste-Sudeste Mirim (I e II)
         Campeonato Carioca Juvenil Categoria A e B

Ginástica Olímpica: Campeonato Estadual
                    Campeonato Estadual Mirim Masculino
                    Campeonato Estadual Mirim Feminino
                    Campeonato Estadual Infantil Masculino
                    Campeonato Estadual Infantil Feminino
                    Campeonato Estadual Juvenil Masculino
                    Campeonato Estadual Juvenil Feminino
                    Campeonato Estadual Adulto Masculino
                    Campeonato Estadual Adulto Feminino
                    Campeonato Brasileiro Adulto Feminino
                    Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino
                    Campeonato Brasileiro Juvenil Masculino
                    Campeonato Brasileiro Infantil Feminino
                    Campeonato Brasileiro Absoluto

Pólo Aquático: Campeonato Estadual Masculino
               Campeonato Sul Americano Adulto Masculino
               Campeonato Estadual Júnior Masculino
               Troféu Brasil Feminino
               Troféu Rio de Janeiro Feminino

Nado Sincronizado: Campeonato Estadual Juvenil A

Judô: Campeonato Estadual Masculino Sênior
      Campeonato Estadual Feminino Sênior
      Campeonato Estadual Faixa Preta Feminino
      Campeonato Estadual Faixa Preta Masculino
      Copa Akxe
      V Copa Corpore
      Circuito Itaú Juvenil Faixa Preta
      Circuito Itaú Júnior Faixa Preta
      Circuito Itaú Sênior Faixa Preta
      Torneio Vila Sonia Sênior
      Campeonato Individual Estadual Feminino Faixa Preta

Vôlei: I Torneio Mirim Feminino
       I Torneio Mirim Masculino (13 anos)
       I Torneio Mirim Masculino (12 anos)
       I Torneio Infanto Juvenil Feminino (16 anos)
       II Torneio Infantil Feminino (14 anos)
       I Torneio Juvenil Masculino
       Torneio Aberto Masculino
       Campeonato Estadual Masculino Adulto
       Campeonato Estadual Masculino Juvenil
       Campeonato Estadual Feminino Infantil

Futebol de Salão: Campeonato Estadual Fraldinha

Bocha: Campeonato Estadual por Equipes de Bocha Sul Americana

Em 1991, o Flamengo é presidido novamente por Márcio Braga, que começa a fazer valer a sua frase "Craque o Flamengo faz em casa". Os jogadores Marcelinho, Djalminha, Paulo Nunes, Júnior Baiano, Piá, Marquinhos, Fabinho, Nélio e Rogério assumem finalmente a condição de titulares absolutos e formam a base que viria a dar muitas alegrias nos dois próximos anos. A comandar os meninos, Júnior. Em campo, como um maestro a reger sua orquestra, Júnior comanda o time, dando aquele toque de classe e inteligência ao meio-de-campo rubro-negro. Tanto que após ser conhecido como capacete, quando usava o cabelo Black Power, nas décadas de setenta e oitenta, agora, já com os cabelos grisalhos, Júnior passa a ser o Maestro. O time também passa a contar com os zagueiros Wilson Gotardo e Adilson, os atacantes Toninho e Paulo Cesar Cruvinel,  o lateral-esquerdo Dida, o ponta-esquerda Jeferson e o cabeça-de-área Charles, que devido à grande raça demonstrada nos jogos, caiu nas graças da torcida e foi logo apelidado de Charles Guerreiro. No segundo semestre, o Flamengo contaria também com o goleiro Gilmar, que havia feito nome no gol do São Paulo. Para ser o treinador, é contratado Vanderlei Luxemburgo, antigo lateral esquerdo do time na década de setenta e que havia feito sucesso dirigindo times do interior de São Paulo.
O primeiro jogo do ano é contra o Corinthians, no Morumbi. Disputava-se a Super Copa do Brasil, com o Flamengo sendo o Campeão da Copa do Brasil e o Corinthians sendo o Campeão Brasileiro. A vitória pertence ao Corinthians, por 1 x 0. Logo a seguir, inicia-se o Campeonato Brasileiro. O Flamengo perde na estréia para o Atlético Paranaense por 3 x 0, porém vence o São Paulo por 1 x 0, jogando na Gávea. Nesse jogo, o Flamengo perde seu meio de campo Uidemar, que deixa o campo com a perna fraturada. Em seu lugar, estréia o jogador Charles, vindo de Belém do Pará. A sua atuação é tão boa e com tanta determinação, que ele ganha de cara a confiança da torcida do Flamengo. Logo, ele é chamado de Charles Guerreiro, devido à sua raça e vontade nas disputas de bola. A torcida do Flamengo sempre valorizou o jogador raçudo, que dava seu sangue pelo time. Charles vem se encaixar nesse rol de jogadores, que apesar de não serem craques, ficaram para sempre na galeria dos ídolos rubro-negros.
Logo a seguir, o Flamengo inicia também a disputa da Taça Libertadores da América. A estréia é contra o Corinthians, jogando em Cuiabá. O time ia vencendo por 1 x 0, golaço de Marcelinho cobrando falta, mas deixa a vitória escapar no último minuto. Na Libertadores, o Flamengo realiza boa campanha, vencendo o Nacional do Uruguai por 1 x 0 e 4 x 0, o Corinthians por 2 x 0 e empata com o Bela Vista do Uruguai  por 2 x 2 e 1 x 1,   classificando-se para a segunda fase. No Campeonato Brasileiro, o Flamengo realizava uma campanha muito irregular, não conseguindo passar para a fase final. Na Libertadores, o Flamengo vence o Tachira da Venezuela por 3 x 2  e  5 x 0, passando para a terceira fase. O próximo adversário era o Boca Juniors da Argentina. No Maracanã, o Flamengo vence por 2 x 1. Mas em Buenos Aires, jogando na Bombonera, o Flamengo enfrenta uma pressão insuportável, sem contar com a ajuda do árbitro uruguaio Ernesto Filipi, que marcou um pênalti inexistente a favor do Boca e invalidou um gol legítimo de Marquinhos. Ainda expulsa Gotardo e Gaúcho. Com isso, o Flamengo perde por 3 x 0 e é eliminado da Libertadores.
Em junho, o Rio de Janeiro veria a criação de mais um campeonato, uma invenção da Federação e  seu presidente, o Sr. Eduardo Viana, mais conhecido como Caixa D'Água. Dirigente extremamente polêmico, elitista, preconceituoso, que sempre mostrou total desprezo para com os torcedores, exatamente aqueles que levam dinheiro para manter os clubes e a Federação. Manteve-se no poder por muitos anos devido ao apoio que dava aos times do interior e as chamadas Federações de fundo de quintal, que assim, por terem maioria de votos, o mantinham no poder. Teve durante muitos anos, a total oposição do Flamengo, que foi sempre o único clube a lutar contra a tirania e a falta de profissionalismo desse senhor, não recebendo a ajuda de seus co-irmãos. O Vasco, muito pelo contrário, ficou muito amigo do presidente da Federação do Rio e tinha em seu vice-presidente, Eurico Miranda, um aliado. Tanto que sempre recebia o total apoio da Federação, como facilidades na tabela, modificação do regulamento dos campeonatos, árbitros que sempre davam aquela mãozinha, etc. Enfim, foram muitas as vezes em que o Flamengo tentou mobilizar seus co-irmãos a lutar contra o Caixa D'Água, mas sempre ficou sozinho na briga. E por isso, foi muito prejudicado em várias ocasiões.
Mas voltando ao novo campeonato, seria realizado um campeonato da Capital e outro do Interior. O campeão e o vice de cada um jogariam um quadrangular e assim seria conhecido o campeão. O campeonato não servia para absolutamente nada, tanto que a partir do ano seguinte foi sempre disputado por times mistos ou reservas dos grandes clubes, até ser definitivamente sepultado em 1998. Nesse ano, o Flamengo vence o Campo Grande por 2 x 1, o Olaria por 2 x 0 (onde ganha o Troféu Olaria), o Fluminense por 2 x 1, empata com o Botafogo em 0 x 0 e vence o Vasco por 2 x 0,  tornando-se o Campeão da Capital. Ao derrotar o América de Três Rios por 2 x 1 na Gávea, após ter empatado em 1 x 1 em Três Rios, o Flamengo enfrenta o Americano na final, que havia derrotado o Vasco. Seria a grande chance do Sr. Caixa D'Água ver seu time de coração ser campeão de alguma coisa. Porém, o Flamengo vence em Campos por 1 x 0, gol de Júnior e vence no Maracanã por 3 x 0, com gols de Gaúcho, Júnior e Zinho,  tornando-se campeão.
Antes de estrear no Campeonato Estadual, o Flamengo realiza uma excursão à Europa. Começa disputando o Torneio de Paris. Ao empatar em 1 x 1 com o Paris Saint Germain, vencendo nos pênaltis por 3 x 1, o Flamengo se classifica para a final. Infelizmente perde de 1 x 0 para o Olympique e fica com o vice-campeonato. A seguir, o time disputa o Torneio de Berna, na Suíça. O time novamente fica em segundo lugar ao empatar com o Young Boys em 1 x 1, vencendo nos pênaltis, e perder a final para o Stuttgart da Alemanha. A seguir, o Flamengo viaja para a fronteira entre a Alemanha, Áutria e Itália, para disputar o Torneio da cidade de Bressanone. Vence o Dusseldorf por 4 x 0, mas perde para o Atalanta  por 2 x 0, ficando novamente com o vice-campeonato. A excursão termina com a derrota para o Nuremberg da Alemanha por 2 x 1.
O Campeonato Estadual começa com o Flamengo jogando contra o América. No gol do Flamengo, Gilmar já é o titular e assim ficaria por mais três anos. O time estréia com Gilmar, Fabinho, Gotardo, Rogério e Piá, Júnior, Marquinhos(Djalminha), Zinho, Paulo Nunes, Marcelinho e Gaúcho. No comando técnico do time está Carlinhos. Aos 4 minutos, Júnior faz 1 x 0, cobrando uma falta com maestria. O América empata, mas Marcelinho faz 2 x 1. Porém, a zaga do Flamengo falha seguidamente e o América vira para 3 x 2. Aos 38 minutos, Gaúcho empata o jogo. Dois minutos após, o goleiro do América derruba Gaúcho na área e ao mesmo tempo, o zagueiro do América mete a mão na bola. O juiz Jorge Emiliano dos Santos, conhecido como Margarida, marca o pênalti. O tempo fecha e os jogadores do América chegam a agredir o árbitro. Margarida chega a ameaçar expulsar todo o time do América, mas após um grande tumulto, o pênalti é batido por Gaúcho e convertido. Aos 44 minutos, Djalminha marca o quinto gol do Flamengo, que vence por 5 x 3.
O time empata com o Itaperuna e com o América de Três Rios, dando a impressão de que a Taça Guanabara seria um fiasco. A imprensa tachava a zaga do Flamengo como muito fraca. O time ainda perde de 2 x 1 para o Fluminense, porém começa a engrenar e a vencer seus adversários. Em 15 de setembro, o Flamengo enfrenta o Vasco da Gama. Aos 5 minutos, Bebeto marca 1 x 0 para o Vasco, em impedimento. O time consegue se manter vivo em campo e num jogo extremamente disputado, às vezes até com deslealdade, chega ao empate aos 6 minutos do segundo tempo. Zinho cruza a bola, que é cortada com a mão pelo jogador Macula do Vasco. O juiz marca o pênalti, sob protestos dos jogadores vascaínos. Gaúcho bate o pênalti e marca o primeiro gol do Flamengo. Ao sair comemorando, coloca a bola sob a camisa e imita o personagem "Seu Boneco", da Escolinha do Professor Raimundo, programa humorístico de Chico Anísio, que fazia um grande sucesso nos finais de tarde, na TV Globo. Aos 23 minutos, Nélio marca o gol da vitória. O time continua a fazer uma campanha regular e ao vencer o Botafogo na última rodada por 2 x 1, espera uma vitória do América sobre o Fluminense para ser campeão. Mas o Fluminense consegue empatar e conquista a Taça Guanabara.
No segundo turno, o time adquire mais entrosamento e passa pelos seus adversários. Ao mesmo tempo é disputada a Super Copa dos Campeões da Libertadores. O Flamengo passa pelo Estudiantes, mas é desclassificado nos pênaltis pelo River Plate. Na Taça Rio, ao vencer o Vasco por 2 x 0, com um show de Júnior, bastaria vencer o Campo Grande e o Botafogo, que seria campeão do segundo turno. O Campo Grande é derrotado por 1 x 0. O jogo contra o Botafogo ocorre em 8 de dezembro e o Maracanã recebe um grande público. Momentos antes da partida, cai sobre o Maracanã uma chuva típica de verão, com o sol de fora. O time joga com Gilmar, Charles, Gotardo, Júnior Baiano, Piá, Uidemar, Júnior(Zé Ricardo), Zinho, Nélio(Marquinhos), Paulo Nunes e Gaúcho. O Flamengo marca 2 gols,  aos 13 minutos em cabeçada de Gaúcho e aos 17, com um chute de Zinho, que o goleiro Ricardo Cruz tomou entre as pernas. A torcida do Flamengo já estava em festa, com a possibilidade da conquista e de interromper os sonhos do tricampeonato do Botafogo. No segundo tempo, o técnico Carlinhos tira Júnior de campo e o Flamengo se enfraquece. Aos 9 minutos, Carlos Alberto Dias marca o primeiro gol do Botafogo. Aos 44 minutos, o zagueiro Júnior Baiano tenta sair jogando de sua área, após grande pressão do Botafogo. Perde a bola, que chega a cabeça de Carlos Alberto Dias, que empata o jogo. Com o empate, as chances do Botafogo voltam a surgir. O Flamengo conseguia se classificar para as finais, pois tinha conseguido marcar o maior número de pontos em todo o campeonato. Mas ainda tinha que decidir a Taça Rio, com o próprio Botafogo. Se o Flamengo vencesse, levaria um ponto de bonificação para a decisão contra o Fluminense. Caso fosse o Botafogo, haveria um triangular. 
O jogo foi realizado em 11 de dezembro, com a torcida do Flamengo lotando o Maracanã. Aos 26 minutos do primeiro tempo, Charles avança pela direita e cruza para o chute de primeira de Gaúcho. Flamengo 1 x 0. O jogo é muito disputado, com os dois times perdendo oportunidades. No segundo tempo, Piá é expulso de campo. O Botafogo passa a dar pressão, mas Gilmar é um paredão. No final do jogo, o jogador Chicão do Botafogo é expulso. O Flamengo retoma as rédeas da partida e a leva ao final, conquistando mais uma vez a Taça Rio.
Em 15 de dezembro, sob um forte calor de verão, Flamengo e Fluminense iniciam a disputa da final. O Fluminense marca 1 x 0, num pênalti bobo de Júnior Baiano em Bobô. Ézio bate e marca. Exatamente 1 minuto após, Júnior cobra falta sobre a área tricolor, Gaúcho toca de cabeça, sua especialidade e deixa Paulo Nunes de frente para o gol. Ele cabeceia e empata o jogo. A partir daí o que se viu foi uma verdadeira continuidade de milagres, realizados pelo goleiro Ricardo Pinto, do Fluminense. O Flamengo domina todo o jogo e pelo menos sete defesas dificílimas fez o goleiro do Fluminense. A torcida do Flamengo deixa o Maracanã frustrada, mas com a certeza de que no próximo jogo a história seria bem diferente.
Em 19 de dezembro, uma quarta feira chuvosa, o Flamengo vai a campo com Gilmar, Charles, Gotardo, Júnior Baiano, Piá, Uidemar, Júnior, Nélio(Marcelinho), Zinho, Paulo Nunes e Gaúcho. Como no jogo anterior, o Flamengo manda em campo, mas é o Fluminense quem marca. Aos 37 minutos, Ézio cabeceia a bola na trave e na volta encobre o goleiro Gilmar, marcando um bonito gol. Até o final do primeiro tempo, o Flamengo sofreria uma pressão tricolor, com o time das Laranjeiras ainda perdendo uma grande chance de gol. A torcida do Fluminense que era minoria fazia sua festa. No segundo tempo, o Flamengo volta determinado a virar o jogo. Aos 12 minutos, Piá cruza da esquerda,  Uidemar cabeceia no meio da zaga e marca o empate. A torcida do Flamengo faz o Maracanã  tremer e leva o time à virada. Aos 25 minutos, Piá novamente cruza e Gaúcho voa em direção à bola, marcando de cabeça o gol da virada. Aos 32 minutos, o Flamengo vai ao ataque com Paulo Nunes, que lança Nélio. Ele toca a bola para Zinho que vem na corrida e manda uma bomba indefensável, marcando o terceiro gol. A torcida do Flamengo já gritava é campeão, quando Júnior Baiano faz mais uma de suas costumeiras lambanças. Ao cruzarem a bola na área do Flamengo, Júnior Baiano fura e Ézio marca o segundo gol. O Fluminense já não contava com Itaberá e Pires, expulsos em duas jogadas criminosas sobre Júnior. Aos 38 minutos, Piá recebe a bola e toca para Zinho entrar livre na área. Com a saída do goleiro, ele toca para Júnior encerrar a goleada. O Flamengo conquista o Campeonato Estadual e Júnior cogita a possibilidade de encerrar a carreira. A torcida do Flamengo comemora o título por todas as ruas do Rio de Janeiro.  Novamente Gaúcho é o artilheiro do Campeonato, com 17 gols.        
O time de futebol Juvenil conquista a Taça Rio (2º Turno do Campeonato Estadual), o Campeonato Estadual e a Copa Rio Juvenil, se tornando Campeão Brasileiro de Futebol Juvenil, pela segunda vez. A primeira foi em 1986. O time Mirim conquista o Tricampeonato Estadual, o Torneio Internacional de Borborema (SP) e a Copa Gazetinha, que era o Campeonato Brasileiro Infantil. 
No Basquete, o Flamengo conquista o Bicampeonato Estadual Masculino Mirim e  o Torneio Início Mirim, Infantil e Pré Mirim.
No Remo, o Flamengo conquista o Eneacampeonato Estadual. Também conquista o Troféu Brasil e o Campeonato Estadual nas categorias Estreante, Júnior, Sênior A e Sênior B..
Na Natação, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Absoluto pela décima terceira vez consecutiva, o Troféu Brasil, o Festival Sudeste de Inverno Mirim, o Campeonato Carioca de Inverno Juvenil nas categorias A e B, o Campeonato Carioca de Inverno, o I Torneio Centro Oeste-Sudeste Mirim I e II e o Campeonato Carioca Juvenil A e B.
Na Ginástica Olímpica, o Flamengo conquista o Heptacampeonato Estadual, ganhando títulos nas categorias Mirim, Infantil, Juvenil e Adulto, tanto no Feminino quanto no Masculino. Também conquistou o Tricampeonato Brasileiro Adulto Feminino e o Bicampeonato Brasileiro Juvenil Feminino. Conquista também o Campeonato Brasileiro Juvenil Masculino, o Campeonato Brasileiro Infantil Feminino e o Tricampeonato Brasileiro Absoluto.
No Pólo Aquático, o Flamengo conquista o Campeonato Sul Americano, o Heptacampeonato Estadual Masculino, o Campeonato Estadual Júnior Masculino, o Troféu Brasil Feminino e o Bicampeonato do Torneio Rio de Janeiro Feminino.
No Nado Sincronizado, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Juvenil A.
No Judô, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Masculino e Feminino Sênior e o campeonato Estadual Faixa Preta Masculino pela décima segunda vez consecutiva. Também conquista o Campeonato Estadual Faixa Preta Feminino, o Circuito Itaú Faixa Preta Juvenil, Júnior e Sênior, o Campeonato Estadual Feminino Individual Faixa Preta, a Copa Akxe e a V Copa Corpore.
No Vôlei, o Flamengo conquista o Pentacampeonato Estadual Masculino Adulto, o I Torneio Mirim, Infanto Juvenil e Infantil Feminino, o I Torneio Juvenil Masculino e o Torneio Aberto Masculino. Também conquista o Pentacampeonato Estadual Masculino Juvenil e o Campeonato Estadual Feminino Infantil.
No Futebol de Salão, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual na Categoria Fraldinha.
Na Bocha, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual por Equipes de Bocha Sul Americana.

-1992:

Presidente: Márcio Baroukel de Souza Braga
Títulos:
Futebol: Campeonato Brasileiro
         Taça dos Campeões Brasileiros
         Troféu ECO'92
         Troféu San Benito (Espanha)
         Troféu Governador Joaquim Rorys (DF)
         Troféu Modesto Bria (RJ)     
         Taça Guanabara Júnior
         Campeonato Estadual Infantil

Atletismo: Campeonato Estadual Masculino Juvenil
           Maratona de Long Beach (USA) com Nivaldo Batista Vieira

Basquete: Campeonato Estadual Masculino Adulto
          Copa Eugênia Borer Feminino Pré Mirim
          Copa Rio Adulto Masculino

Remo: Campeonato Estadual
      Campeonato Estadual Júnior
      Campeonato Estadual Juvenil
      Campeonato Estadual Peso Leve
      Campeonato Estadual Sênior A
      Campeonato Estadual Sênior B

Vôlei: Campeonato Estadual Masculino Adulto
       Campeonato Municipal Masculino
       Campeonato Estadual masculino Juvenil

Natação: Campeonato Estadual Absoluto
         Festival Sudeste Juvenil (Taça Assis Chateaubriand)
         Festival Sudeste Infantil (Taça Assis Chateaubriand)
         Campeonato Estadual Petiz II
         Campeonato Estadual Petiz I
         Campeonato Estadual Juvenil B

Ginástica Olímpica: Campeonato Estadual
                    Campeonato Estadual Feminino Adulto
                    Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino
                    Campeonato Brasileiro Absoluto
                    Campeonato Estadual Feminino Juvenil

Pólo Aquático: Campeonato Estadual Masculino
               Torneio Rio de Janeiro Feminino

Nado Sincronizado: Campeonato Estadual Absoluto
                   Campeonato Estadual Juvenil
                   Campeonato Estadual Juvenil A                                                         

Judô: Campeonato Estadual Masculino Sênior
      Campeonato Estadual Feminino Sênior
      Campeonato Estadual Faixa Preta Masculino.

Em 1992, o Flamengo mantém a base que foi campeã estadual no ano anterior. O técnico Carlinhos continua no comando técnico do time, sabendo como ninguém trabalhar com os garotos que vinham das categorias de base, onde ele mesmo trabalhou e já conhecia a maioria dos jogadores. As únicas contratações foram  dos atacantes Júlio César e Toto e do lateral Sandro Becker. Do time de juniores, sobem o zagueiro Gelson e  os laterais Cláudio e Josicler.
O time inicia o ano disputando o Campeonato Brasileiro e o primeiro jogo foi contra o Bahia, na Fonte Nova. Gaúcho faz 1 x 0, cobrando falta. O Bahia empata e, no final da partida, falta energia, as luzes se apagam e o jogo é encerrado. No segundo jogo, o Flamengo vence o Guarani em Campinas por 3 x 1, com um show de Júnior, que decidira não abandonar a carreira e comandava em campo os jogadores mais jovens. A seguir, o Flamengo enfrenta o Botafogo, que durante o campeonato se transformaria no grande favorito ao título. O time contava com os atacantes Valdeir e Renato Gaúcho, atravessando um bom momento. O Botafogo faz 1 x 0, com Valdeir e não permite a reação do Flamengo no primeiro tempo. No segundo tempo, Júnior domina o meio de campo. Aos 4 minutos, a bola é cruzada na área do Botafogo, sendo rebatida pela zaga. A bola vai parar na intermediária. Júnior vem na corrida e acerta um daqueles chutes raros. A bola vai como uma bomba, no ângulo do goleiro Palmieri, que mesmo com seus 2 metros de altura não consegue defender. Aos 24 minutos, Júnior dá um toque de calcanhar para Piá, que chuta cruzado, virando o jogo. Porém, aos 27 minutos, Chicão empata novamente o jogo. O técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, já cogita a convocação de Júnior, devido ao grande futebol do veterano jogador rubro-negro.
O Flamengo continua vencendo, como nos 2 x 1 sobre o Palmeiras em pleno Parque Antarctica e nos 3 x 2 sobre o São Paulo, jogando no Maracanã.  Nesse jogo, Júnior dá um novo show de bola e leva o Flamengo a mais uma vitória. Após a paralisação para o Carnaval, o Flamengo não passa por um bom momento, perdendo alguns jogos, como para o Cruzeiro e Santos. No empate com o Atlético Mineiro por 1 x 1, no Mineirão, Júnior marca um golaço de falta.  O time continua a jogar mal e a má fase vai até a derrota para o Vasco por 4 x 2, quando o time literalmente acorda e parte para melhorar a sua situação na tabela. O time vence o Atlético Paranaense por 2 x 0 e vence o Corinthians por 3 x 1 no Pacaembu, numa das melhores apresentações do time e do próprio Júnior no Campeonato. Os resultados dos outros times ajudavam o Flamengo, já que os primeiros oito colocados se classificariam para a segunda fase em dois grupos de quatro. Porém, o Flamengo empata com o Fluminense em 1 x 1(quando conquista o Troféu Modesto Bria) e perde de 2 x 1 para o Sport Recife em pleno Maracanã, dando a impressão de que não daria mais para chegar a classificação.
Mostrando um grande poder de recuperação, o time volta a vencer seus adversários e após vencer o Internacional por 2 x 0, com novo show de Júnior, que inclusive marca o primeiro gol cobrando falta com maestria, o time se classifica em quarto lugar para a segunda fase do campeonato. O primeiro jogo foi contra o São Paulo. Nessa semana, o Rio de Janeiro recebeu as maiores autoridades mundiais, que se reuniram para discutir diretrizes para o meio ambiente, no que ficou conhecido como ECO'92 (infelizmente, a reunião não serviu para nada). No jogo contra o São Paulo, foi disputada a Taça ECO'92, com o Flamengo vencendo por 1 x 0, com um gol de falta marcado por Rogério, do meio da rua, com a colaboração do goleiro Zetti. A seguir, o Flamengo perde de 1 x 0 para o Santos no Morumbi, perdendo vários gols. O próximo adversário era o Vasco e a partida foi disputada de forma extremamente ríspida, com muitas jogadas desleais, devido à grande rivalidade que aumentou mais ainda com a ida de Bebeto para o Vasco. Cada jogo com o Vasco era disputado com ódio. Nesse jogo, Júnior cobra uma falta na lateral da área e conta com a ajuda do goleiro Régis, do Vasco, que entra com bola e tudo.  No segundo tempo, o Vasco empata e a partida fica ainda mais dramática. Júnior Baiano era a sombra de Bebeto e não aliviava. Ao final o empate foi até justo. Mas o próximo adversário era o mesmo Vasco. E foi mais uma guerra. Aos 40 minutos, Júnior cobra um escanteio e num lance muito parecido com o gol que marcara no jogo anterior, vê o goleiro Régis novamente entrar com bola e tudo.
A torcida do Flamengo comemora a vantagem de 1 x 0 de forma intensa. No segundo tempo, o Vasco parte para cima e a cada contra-ataque, o Flamengo perdia uma grande chance. Aos 39 minutos, Júnior lança Nélio que chuta de primeira, cruzado e marca o segundo gol. Logo após, Gotardo manda uma bola na trave. O Flamengo tem os jogadores Júnior, Zinho e Nélio recebendo o terceiro cartão amarelo e ficando de fora do próximo jogo contra o São Paulo, no Morumbi. Nesse jogo o Flamengo joga muito mal e perde de 2 x 0, com Gaúcho ainda perdendo um pênalti no final da partida. Para a última rodada, Flamengo, Santos e São Paulo brigavam por uma vaga na final. O Flamengo enfrenta o Santos, no Maracanã e o São Paulo joga contra o Vasco, em São Januário. O Flamengo faz a sua parte e num jogo muito difícil, vence o Santos por 3 x 1, com Gaúcho marcando o terceiro gol no último minuto, quando o Santos mais pressionava. Em São Januário, o Vasco vence o São Paulo por 4 x 1, com três gols de Bebeto, com a torcida do Vasco gritando para o time entregar o jogo. Com isso, o Flamengo estava classificado para decidir o título com o Botafogo, que era o grande favorito para a conquista.
Em 12 de julho, o Maracanã recebe 102. 547 pagantes, para a primeira partida da final. O Flamengo vai a campo com Gilmar, Fabinho, Júnior Baiano, Gotardo e Piá, Uidemar, Júnior e Zinho, Júlio César, Gaúcho e Nélio(Paulo Nunes)(Marcelinho). O Flamengo começa a todo vapor e Júnior dá uma sequência de dribles desconcertantes em Renato Gaúcho, deixando-o sentado na grama, com a torcida delirando. Aos 15 minutos, Piá vai à linha de fundo e cruza. Zinho deixa a bola passar e Júnior chuta de primeira,  marcando 1 x 0. O time continua a jogar uma grande partida, quando aos 34 minutos, Fabinho lança a Nélio, que entra livre e coloca a bola entre as pernas do goleiro Ricardo Cruz. Flamengo 2 x 0 e surpresa geral. Para calar de vez a torcida do Botafogo, aos 38 minutos Júnior lança a Piá, que cruza na cabeça de Gaúcho, que marca 3 x 0.  A torcida do Flamengo vai à loucura e chega ao exagero de pedir de novo 6 x 0. A torcida do Botafogo não acreditava no que estava vendo. O seu time só teve uma chance de marcar, no final do segundo tempo, com Carlos Alberto Dias perdendo o gol cara a cara com Gilmar, chutando por cima. O Flamengo ainda perdeu pelo menos duas outras chances. Ao final do jogo, a torcida do Flamengo já gritava que o time era Penta-Campeão.
No dia seguinte ao jogo, o jogador Gaúcho  recebeu Renato Gaúcho para um churrasco, em sua casa, já que os dois sempre foram grandes amigos. A diretoria do Botafogo não gostou e afastou Renato definitivamente do time. O clima no Botafogo não era nada bom. No Flamengo, o clima era muito bom e o treinador Carlinhos lutava para evitar o "já ganhou". Em 19 de julho, a torcida do Flamengo lota o Maracanã, para ver a conquista do penta. Momentos antes dos times entrarem em campo, ocorre uma tragédia no Maracanã. A grade que fica no primeiro degrau das arquibancadas, exatamente onde se localiza a torcida Raça Rubro-Negra, cede, fazendo com que vários torcedores viessem a cair sobre as cadeiras e sobre os torcedores que ali estavam. Nesse momento estava sendo disputada uma preliminar entre veteranos, que é interrompida. Desce sobre o Maracanã um silêncio assustador. Os torcedores ficaram sem saber o que estava acontecendo. As notícias eram desencontradas e cada vez mais o drama aumentava. Quando um helicóptero desce no gramado e não consegue prestar socorro, todos ficam mais assustados ainda. Diziam que vários torcedores estavam mortos e que o jogo não se realizaria. Ao final de uns quinze minutos, os times entram em campo ainda com a incerteza do que iria acontecer. Os Bombeiros fazem um cordão de isolamento e o jogo começa, sob um clima desagradável. Ao final, 18 pessoas saem feridas, duas com gravidade, sendo que uma viria a morrer durante a semana.
O Flamengo consegue controlar a pressão inicial do Botafogo e começa a equilibrar o jogo. Aos 28 minutos, Renê derruba Zinho com violência e como já tinha cartão amarelo, é expulso de campo. Aos 42 minutos, Zinho, que era o maior nome do jogo, é derrubado na entrada da área. Júnior cobra a falta sobre a barreira e marca o primeiro gol do Flamengo. No início do segundo tempo, aos 10 minutos, Piá cruza e Júlio César marca o segundo gol do Flamengo dando início à festa. Mesmo com os gols de Piquete e Valdeir, o time consegue controlar a  pressão e com o apito final de José Roberto Wright, o Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro pela quinta vez. A torcida leva para o gramado uma enorme bandeira que cobre toda a metade do campo do Maracanã. Júnior recebe a Taça  num palanque armado no meio de campo e a torcida do Flamengo comemora intensamente o título.
Com os acontecimentos, o Maracanã ficaria fechado até o ano seguinte para passar por reformas gerais. O time realiza uma excursão à África do Sul, derrotando o Jomo Cosmos por 4 x 2, o Amazulu por 2 x 0 e o Celtics por 4 x 0. Ao voltar, decide com o Paraná a Taça dos Campeões Brasileiros, reunindo os campeões da primeira e segunda divisão. O Flamengo empata por 2 x 2 e vence nos pênaltis por 4 x 3, conquistando mais um título. O time ainda joga na Espanha, disputando o Torneio Acuña e a Taça Línea de la Concepcion, infelizmente perdendo para o Deportivo La Coruña por 2 x 0, jogando com menos um jogador e empatando com o Atlético de Madrid por 2 x 2, mas perdendo nos pênaltis por 9 x 8. A única vitória foi no amistoso contra o Xerez Deportivo, da cidade de Jerez de La Frontera, por 2 x 1, com  o Flamengo jogando com 9 jogadores e conquistando o Troféu San Benito.
Ao retornar ao Brasil, o Flamengo disputa o Campeonato Estadual, que teria no "campo neutro" de São Januário, seu principal estádio. O time até que realiza uma boa campanha e acaba decidindo o título com o Vasco, que  só jogando em seu estádio, teve sua missão muito facilitada. Rogério faz 1 x 0 para o Flamengo, mas o Vasco empata e vence a Taça Guanabara.
Na Super Copa da Libertadores, o time passa por Grêmio e Estudiantes, porém perde para o Racing da Argentina.  Na Taça Rio, o Flamengo realiza campanha regular, chegando ao final do returno precisando vencer o Vasco para disputar o título em um jogo extra. A partida é novamente disputada em um clima extremamente violento. O zagueiro Jorge Luís do Vasco é o mais desleal e tem na figura inoperante do juiz Jorge dos Santos Travassos um aliado para continuar batendo à vontade. Em determinado momento, ele acerta uma cotovelada no rosto de Júnior, que parte para cima do árbitro. Os dois discutem e Júnior acerta uma cabeçada no árbitro, sendo expulso de campo. O Vasco se aproveita de ter mais um jogador em campo e faz 1 x 0 com Edmundo. Aos 43 minutos do segundo tempo, Marcelinho empata em cobrança de falta, mas já era tarde demais. O Vasco conquista um campeonato feito totalmente para ele ganhar.
A grande novidade do ano ficou para a regra criada pela FIFA, de que o goleiro não poderia mais defender com as mãos as bolas atrasadas com os pés. Muitos goleiros teriam que começar a  jogar com os pés, de forma tão eficiente como com as mãos. Com isso, o jogo ficaria sem aquela "cera" chata, onde um determinado time ficava atrasando a bola para o goleiro, que ficava retendo a bola demasiadamente.
O time de futebol Júnior conquista a Taça Guanabara e o time Infantil conquista o Campeonato Estadual.  
No Atletismo, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Masculino juvenil e a Maratona de Long Beach, nos Estados Unidos, com o atleta Nivaldo Batista Vieira.
No Basquete, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Masculino Infantil, a Copa Eugênia Borer Feminino Pré Mirim e a Copa Rio Adulto Masculino.
No Remo, o Flamengo conquista o Decacampeonato Estadual. Também conquista o Campeonato Estadual nas categorias Júnior, Juvenil, Peso Leve, Sênior A e Sênior B.
No Vôlei, o Flamengo conquista o Hexacampeonato Estadual Masculino Adulto, o Hexacampeonato Estadual Masculino Juvenil e o Campeonato Municipal Masculino.
Na Natação, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Absoluto pela décima quarta vez consecutiva. Também conquista os Festivais Sudeste Juvenil e Infantil, e os Campeonato Estaduais Petiz I e II e o Campeonato Estadual Juvenil B.
Na Ginástica Olímpica, o Flamengo conquista o Octacampeonato Estadual, o Bicampeonato Estadual Feminino Adulto, o Tricampeonato Brasileiro Juvenil Feminino, o Tetracampeonato Brasileiro Absoluto e o Bicampeonato Estadual Feminino Juvenil.
No Pólo Aquático, o Flamengo conquista o Octacampeonato Estadual Masculino e o Tricampeonato do Torneio Rio de Janeiro Feminino.
No Nado Sincronizado, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Absoluto, o Campeonato Estadual Juvenil e o Bicampeonato Estadual Juvenil A.
No Judô, o Flamengo conquista o Campeonato Estadual Masculino e Feminino Sênior e o Campeonato Estadual Faixa Preta Masculino, ambos pela décima terceira vez consecutiva.